fbpx
Fundação Podemos
/
/
Acervo Temático: CPI da Pandemia XIX

Acervo Temático: CPI da Pandemia XIX

Nesta semana, reunimos as principais notícias relacionadas à CPI da Pandemia: TCU suspende por 45 dias sem salário auditor que fez ‘relatório paralelo’ citado por Bolsonaro; CPI quer tirar poder de presidente da Câmara para decidir sobre impeachment; o advogado Marcos Tolentino nega participação em negociações por vacinas Covaxin; juristas apontam 7 crimes de Bolsonaro na pandemia e pedem impeachment; Marconny Faria nega ser lobista à CPI, mas diz que foi sondado pela Precisa; Prevent Senior é investigada na CPI da Covid por ocultar mortes em estudo sobre cloroquina apoiado por Bolsonaro; Polícia Federal faz operação em endereços da Precisa Medicamentos a pedido da CPI da Covid; e mais.

Carta anônima de funcionários pede que CPI da Covid investigue a fundo distribuidora de vacinas/Folha (09/07)

Uma carta enviada de forma anônima a senadores da CPI da Covid nesta terça-feira (7) dá detalhes sobre os diretores das empresas VTCLog e Voetur, cita sua suposta influência sobre o governo Jair Bolsonaro e pede que a comissão aprofunde essa linha de investigação, iniciada em julho.

TCU suspende por 45 dias sem salário auditor que fez ‘relatório paralelo’ citado por Bolsonaro/Estadão (13.07)

O auditor Alexandre Figueiredo Costa Silva, do Tribunal de Contas da União (TCU), foi suspenso das funções da Corte por 45 dias, sem direito a salário. A decisão foi tomada pela comissão do tribunal montada para estudar uma punição a ele. O servidor é autor de uma pesquisa não oficial que contestava o número de mortes por covid-19 em 2020 e apontava, sem amparo técnico, que o número poderia ser 50% menor que o informado oficialmente.

Juíza autoriza condução coercitiva se lobista não comparecer para prestar depoimento à CPI/G1 (13.07)

A Justiça Federal em Brasília autorizou nesta segunda-feira (13) a condução coercitiva do lobista Marconny Albernaz de Faria para depor à CPI da Covid, caso ele não compareça e nem justifique a sua eventual ausência.

CPI quer tirar poder de presidente da Câmara para decidir sobre impeachment; senadores apoiam/Estadão (14.09)

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) afirmou nesta terça-feira, 14, que vai propor no seu relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid mudanças na lei do impeachment para forçar que a Câmara analise pedidos contra o presidente da República. A proposta é estabelecer um tempo mínimo para o presidente da Casa analisar denúncias oriundas da CPI. Caso o prazo não seja cumprido, caberia ao plenário, onde os demais 512 deputados votam, decidir se aceita iniciar um processo.

Documentos vazados apontam novas ligações entre o FibBank, Precisa Medicamentos e Global Saúde/Revista O Sabiá (14.09)

Documentos divulgados apresentam evidências de que a carta-fiança de R$80,7 milhões, oferecida pela Fib Bank em negociação entre a Precisa Medicamentos e o Ministério da Saúde para a compra da vacina Covaxin, foi apenas uma entre um extenso histórico de negociações entre as empresas. Ambas estão sendo investigadas pela CPI da Covid por suposta participação em escândalo de corrupção dessa negociação.

Advogado nega participação em negociações por vacinas Covaxin/Metrópoles (14.09)

Apontado como sócio oculto da Fib Bank, o advogado Marcos Tolentino afirmou, nesta terça-feira (14/9), em depoimento à CPI da Covid-19, que não participou das negociações com o Ministério da Saúde para a compra das vacinas Covaxin.

CPI da Covid: juristas apontam 7 crimes de Bolsonaro na pandemia e pedem impeachment/Estadão (15.09)

O grupo de juristas coordenado pelo ex-ministro da Justiça Miguel Reale Júnior apontou à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, no Senado, que cabe uma ação de impeachment por crime de responsabilidade contra o presidente Jair Bolsonaro no enfrentamento à pandemia. Ao todo, os juristas identificaram sete tipos de crimes cometidos pelo presidente. Além de infringir a Lei do Impeachment, Bolsonaro cometeu crimes contra a saúde pública (charlatanismo, infração de medida sanitária e epidemia), contra a https://fundacaopodemos.org.br/wp-content/uploads/2023/03/semana-municipal-primeira-infancia-sao-paulo-agosto22.pngistração pública (prevaricação), contra a paz pública (incitação ao crime) e contra a humanidade.

CPI convoca ex de Bolsonaro para explicar relação com suposto lobista/UOL (15.09)

A CPI da Covid aprovou hoje a convocação de Ana Cristina Valle, uma das ex-mulheres do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), para que preste depoimento sobre indícios de relação dela com o suposto lobista Marconny Albernaz de Faria.

Marconny Faria nega ser lobista à CPI, mas diz que foi sondado pela Precisa/Poder 360 (15.09)

O empresário Marconny Faria, apontado pela CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid no Senado como lobista da Precisa Medicamentos, negou ao colegiado nesta 4ª feira (15.set.2021) que tenha atuado dessa forma para a empresa. Faria declarou que foi “sondado” pela companhia para ajudar em concorrência junto ao Ministério da Saúde.

Prevent Senior é investigada na CPI da Covid por ocultar mortes em estudo sobre cloroquina apoiado por Bolsonaro/G1 (16.09)

O plano de saúde Prevent Senior ocultou mortes de pacientes que participaram de um estudo realizado para testar a eficácia da hidroxicloroquina, associada à azitromicina, para tratar a Covid-19, aponta um dossiê ao qual a GloboNews teve acesso.

Renan insiste em ouvir ministro da Defesa, Braga Netto, na CPI da Covid/O Globo (16.09)

BRASÍLIA – O relator da CPI da Covid, Renan Calheiros (MDB-AL), insistiu nesta quinta-feira no depoimento do ministro da Defesa, Braga Netto, que já foi o coordenador do comitê de enfrentamento à pandemia do governo federal na época em que foi ministro da Casa Civil. Embora a oposição seja maioria na CPI, não há consenso entre eles sobre a convocação de Braga Neto.

Diretor da Prevent Senior não vai à CPI da Covid nesta quinta, diz presidente da comissão/G1 (16.09)

O diretor-executivo da Prevent Senior, Pedro Batista Júnior, não vai comparecer à CPI da Covid nesta quinta-feira (16), informou ao blog o presidente da comissão, Omar Aziz (PSD-AM).

Ex-médicos da Prevent Senior dizem à CPI que pacientes foram tratados com ‘kit covid’ sem saber/Estadão (16.09)

BRASÍLIA – Um grupo de 15 médicos que diz ter trabalhado na Prevent Senior encaminhou para a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid no Senado um dossiê no qual informa que integrantes do chamado “gabinete paralelo” do governo de Jair Bolsonaro usaram a operadora de saúde como uma espécie de laboratório para comprovar a tese de que o chamado kit covid (hidroxicloroquina e azitromicina) era eficiente contra a doença e revelaram que pacientes não foram informados do tratamento experimental, o que é ilegal. O documento, assinado pelos profissionais, foi revelado pela GloboNews. O Estadão também teve acesso.

CPI da Covid diz ao STF que depoentes abusam do direito ao silêncio/G1 (16.09)

A CPI da Covid afirmou nesta quinta-feira (16) ao Supremo Tribunal Federal (STF) que depoentes estão abusando do direito constitucional de permanecer em silêncio, para não produzir provas contra eles mesmos, o que tem esvaziado as atribuições da comissão.

Polícia Federal faz operação em endereços da Precisa Medicamentos a pedido da CPI da Covid/Folha (17.09)

A pedido da CPI da Covid, a Polícia Federal faz uma operação de busca e apreensão de documentos na em dois endereços da Precisa Medicamentos, na manhã desta sexta-feira (17), em São Paulo.

Observação: Esse conteúdo não representa, necessariamente, a opinião da Fundação Podemos.

Compartilhe:
como citar
Últimas publicações
Acompanhe nosso conteúdo
plugins premium WordPress