fbpx
Fundação Podemos
/
/
Acervo Temático: CPI da Pandemia XI
51309834219 70c8d7415c K

Acervo Temático: CPI da Pandemia XI

Nesta semana, a CPI da Pandemia ouviu dois atores centrais para a apuração de corrupção nas compras de vacinas contra Covid-19: a diretora da Precisa Medicamentos Emanuela Medrades e Cristiano Carvalho, representante no Brasil da empresa americana de produtos hospitalares Davati Medical Supply. A CPI, que entrou em recesso e foi prorrogada por mais 90 dias, adiou o depoimento do sócio da Precisa Francisco Maximiano para agosto.

Confira as principais notícias da CPI:

Pedro França/Agência Senado

Investigando militares, CPI avança em terreno minado/Correio Braziliense (11.07)

“Na semana tensa que marcou Brasília, o embate entre os integrantes da CPI da Covid e o governo federal subiu um degrau. Desde a instalação da comissão parlamentar de inquérito, em abril, os senadores acumulam confrontos com integrantes do Ministério da Saúde e, com frequência quase diária, com a Presidência da República. Mas um novo front estourou na última quarta-feira, quando o presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD-AM), comentou sobre o envolvimento de militares nas denúncias de corrupção no processo de compra de vacinas contra a covid-19.”

Time de Guedes apostou em ‘imunidade de rebanho’ sem ouvir Saúde, mostra ofício à CPI/Folha (12.07)

A SPE (Secretaria de Política Econômica), do Ministério da Economia, apostou no recuo da pandemia em 2021 sem trocar informações com o Ministério da Saúde. A afirmação consta de ofício enviado à CPI da Covid no Senado.

CPI: diretora da Precisa se nega a responder perguntas, e Omar Aziz aciona STF para esclarecer decisão/G1 (13.07)

A diretora da Precisa Medicamentos Emanuela Medrades se negou, nesta terça-feira (13), a responder perguntas feitas pelos senadores na CPI da Covid. Emanuela foi convocada como testemunha, mas afirmou que, por ser investigada, não responderia para não produzir provas contra si mesma.

Renan defende convocação do ministro da Defesa, Braga Netto, para falar na CPI da Covid/O Globo (13.07)

BRASÍLIA – O relator da CPI da Covid, senador Renan Calheiros (MDB-AL), defendeu nesta terça-feira a convocação do ministro da Defesa, Braga Netto. Renan citou a nota do Ministério da Defesa atacando o presidente da CPI, senador Omar Aziz, e dizendo que “as Forças Armadas não aceitarão qualquer ataque leviano às instituições que defendem a democracia e a liberdade do povo brasileiro”. Para o relator da comissão, o ministro faz ameaças de golpes. Já há três requerimentos de convocação de Braga Netto apresentados em abril e maio que ainda não foram analisados pela CPI.

Governo diz que inglês insuficiente atrasou adesão ao Covax Facility/Carta Capital (14.07)

A falta de conhecimento em inglês de integrantes do Ministério da Saúde atrasou em cerca de seis meses a entrada do Brasil no consórcio de vacinas Covax Facility.

O dilema da CPI/Opinião Veja (14.07)

A CPI da Covid-19 enfrenta um dilema criado pelo seu próprio sucesso: ganhou toda a atenção nacional, afetou o clima político do país e colocou em questão vários assuntos, incluindo a suspeita de corrupção no Governo Bolsonaro.”

Randolfe diz que governo usa PF e explica modus operandi para atrapalhar CPI/Correio Braziliense (14.07)

A Precisa Medicamentos — que intermediou a compra da vacina indiana Covaxin, entre o Ministério da Saúde e o laboratório Bharat Biotech — vai concentrar as atenções, hoje, da CPI da Covid. Os senadores tomarão o depoimento do sócio da empresa, Francisco Maximiano, e da diretora-executiva, Emanuela Medrades. A funcionária da Precisa compareceu, ontem, à comissão, mas se recusou a responder às perguntas dos parlamentares, usando como alegação o habeas corpus obtido no Supremo Tribunal Federal (STF). Ao fim de uma sessão tensa, o presidente do colegiado, Omar Aziz (PSD-AM), remarcou a oitiva dela para esta quarta-feira e já avisou que poderá decretar a prisão, por desobediência, de quem optar pelo silêncio total.

Saúde admite ineficácia de cloroquina e outros medicamentos do “kit covid”/Congresso em Foco (14.07)

O Ministério da Saúde admitiu em documentos enviados à CPI da Covid essa semana que medicamentos que compõem o chamado “kit covid”, amplamente defendidos por Jair Bolsonaro, são ineficazes contra o vírus.

Diretora ligada à Covaxin alinha discurso ao Planalto, mas admite à CPI descaso do governo com calote milionário/Folha (14.07)

A diretora-técnica da Precisa Medicamentos, Emanuela Medrades, negou irregularidades no contrato para a venda da vacina indiana Covaxin, mas admitiu que não houve nenhuma preocupação do Ministério da Saúde durante a negociação com o calote milionário que outra empresa do grupo havia dado no governo federal.

Diretora da Precisa vê equívoco de ministro e depoentes sobre data da primeira nota de compra da Covaxin/G1 (14.07)

A diretora-técnica da empresa Precisa Medicamentos, Emanuela Medrades, disse à CPI da Covid nesta quarta-feira (14) que o ministro Onyx Lorenzoni (Secretaria-Geral), o ex-secretário-executivo do Ministério da Saúde Elcio Franco e os depoentes Luis Ricardo Miranda, servidor da pasta, e William Santana, terceirizado no ministério, se “equivocaram”.

Presidente do Senado prorroga CPI da Covid por 90 dias/Folha (14.06)

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), autorizou nesta quarta-feira (14) a prorrogação da CPI da Covid por 90 dias.”

Lewandowski autoriza acesso de Ricardo Barros a documentos da CPI da Covid que o citem diretamente/Estadão (15.06)

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, autorizou o deputado Ricardo Barros a acessar documentos da CPI da Covid que o mencionem diretamente, além da possibilidade de juntar formalmente aos autos do colegiado todos os documentos e declarações que entender necessários para exercício de sua defesa.

Propina e negociação com ministério; as frases do representante da Davati/UOL (15.06)

A CPI da Covid ouve hoje Cristiano Carvalho, representante no Brasil da empresa americana de produtos hospitalares Davati Medical Supply, que propôs a venda de 400 milhões de doses da vacina da AstraZeneca ao governo federal.

Em recesso, CPI da Pandemia retornará em agosto; Maximiano deve ser o 1º a depor/CNN (16.07)

Por causa do recesso parlamentar, que vai até o dia 31 de julho, a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Pandemia só deve voltar a fazer sessões em 3 de agosto.

Diretora da Precisa entregou dados estratégicos à CPI da Covid/O Globo (16.07)

O depoimento de Emanuela Medrades à CPI da Covid foi considerado de grande valia para os investigadores que trabalham nos bastidores do colegiado.

Fora da agenda, Pazuello negociou Coronavac com intermediária e pelo triplo do preço; veja vídeo/Folha (16.07)

O então ministro Eduardo Pazuello (Saúde) prometeu a um grupo de intermediadores comprar 30 milhões de doses da vacina chinesa Coronavac que foram formalmente oferecidas ao governo por quase o triplo do preço negociado pelo Instituto Butantan.

Observação: Esse conteúdo não representa, necessariamente, a opinião da Fundação Podemos.

Compartilhe:
como citar
Últimas publicações
Acompanhe nosso conteúdo
plugins premium WordPress