Acervo Temático: CPI da Pandemia II

Nesta semana, a CPI ouviu o Antonio Barra Torres, presidente da ANVISA; o Fabio Wajngarten, ex-secretário das Comunicações; e o Carlos Murillo, atual gerente-geral da Pfizer na América Latina. A semana foi marcada por diversos conflitos na Comissão e por uma discussão sobre o direito do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello de não responder perguntas feitas durante o seu depoimento, que está marcado para o próximo dia 19/04. Confira as notícias da semana:

Cpi da Covid: Osmar Aziz e Renan Calheiros (Edilson Rodrigues/Agência Senado)

CPI da Covid: cloroquina não funciona contra doença, mas governo tinha plano para mudar bula, diz presidente da Anvisa/BBC (11.05)

O presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, reafirmou em depoimento à CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid na terça-feira (11/05) que todos os estudos científicos confiáveis concluídos até hoje apontam que a cloroquina não funciona no tratamento contra a covid-19.

Como o presidente da Anvisa tenta se desvincular de Bolsonaro/Nexo Jornal (11.05)

O diretor-presidente da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Antonio Barra Torres, que é amigo íntimo do presidente Jair Bolsonaro, depôs na terça-feira (11) como testemunha na CPI da Covid no Senado. Ele criticou o presidente por se opor às medidas de combate ao novo coronavírus e pediu para que a população não se oriente por condutas anticientíficas, como as defendidas por Bolsonaro.

Renan Calheiros sugere prisão de Wajngarten em caso de mentira na CPI/Correio Braziliense (12.05)

O senador Renan Calheiros, relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga as ações do governo na pandemia de covid-19, afirmou que vai pedir a prisão do ex-secretário de Comunicação da Presidência, Fabio Wajngarten, caso ele tenha mentido ao colegiado em depoimento, nesta terça-feira (12/5).

Carta ignorada da Pfizer, contradições, Pazuello e campanhas; veja 6 temas do depoimento de Wajngarten à CPI da Covid/Folha (12.05)

Em depoimento tulmutuado à CPI da Covid, o ex-secretário de Comunicação da Presidência Fabio Wajngarten se contradisse em uma série de ocasiões e se esquivou de perguntas.

CPI da Covid: defensora do tratamento precoce, Nise Yamaguchi será convocada/Correio Braziliense (12.05)

A médica Nise Yamaguchi, defensora de um “tratamento precoce” para a covid-19 deve ser convocada para depor na CPI. Ela foi citada pelo diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antonio Barra Torres, como sendo o nome por trás de um pedido de mudança na bula da cloroquina para recomendar o uso em pacientes infectados pelo novo coronavírus. Os parlamentares querem saber quem faz a articulação para a propagação da https://fundacaopodemos.org.br/wp-content/uploads/2023/03/semana-municipal-primeira-infancia-sao-paulo-agosto22.pngistração de remédios sem eficácia científica comprovada contra a doença.

Relatos de Pfizer, Anvisa e Wajngarten à CPI reforçam indícios de negligência de Bolsonaro na pandemia/Folha (13.05)

O depoimento do gerente-geral da Pfizer na América Latina, Carlos Murillo, à CPI da Covid do Senado nesta quinta-feira (13) reforçou, junto com outros prestados nesta semana, os indícios de que o presidente Jair Bolsonaro negligenciou a pandemia.

Os principais pontos do depoimento do executivo da Pfizer/DW (13.05)

A CPI da Pandemia no Senado, que investiga as ações e omissões do governo federal no combate ao coronavírus, ouviu nesta quinta-feira (13/05) o gerente-geral da Pfizer para a América Latina, Carlos Murillo, para entender a oferta de doses da vacina contra a covid-19 ao país.

Em documento da CPI, governo admite perder 2,3 milhões de testes de Covid e ameaça incinerar excedente/Folha (13.05)

O Ministério da Saúde admitiu ao MPF (Ministério Público Federal) que existe o risco de perder milhões de testes para Covid-19. Os kits para detecção do novo coronavírus estão estocados em almoxarifado com prazo de vencimento em maio deste ano.

AGU entra com habeas corpus para Eduardo Pazuello/CNN (13.05)

A Advocacia-Geral da União (AGU) entrou nesta quinta-feira (13) com um habeas corpus no Supremo Tribunal Federal (STF) para blindar o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello na CPI da Pandemia.

Para aliados, Flávio Bolsonaro expôs preocupação do governo com CPI da Covid ao xingar Renan/G1 (13.05)

“Integrantes da chamada tropa de choque do governo demonstraram desconforto com a participação do senador Flávio Bolsonaro na CPI da Covid. Ele atacou o senador Renan Calheiros com xingamentos durante o depoimento do ex-secretário de Comunicação da Presidência Fabio Wajngarten.

Datafolha: Maioria apoia CPI da Covid, mas avalia que comissão fará apenas uma encenação/Folha (14.05)

A maioria da população brasileira apoia a criação da CPI da Covid no Senado, mas também acredita que a investigação será apenas uma encenação.

Pazuello tem direito de ficar em silêncio na CPI porque ‘já é investigado’, diz Mourão/O Globo (14.05)

BRASÍLIA — O vice-presidente Hamilton Mourão afirmou nesta sexta-feira que o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello tem direito a ficar em silêncio em seu depoimento na CPI da Covid porque ele “já é investigado”. Pazuello foi convocado para a CPI na condição de testemunha, mas Mourão ressaltou que o ex-ministro é investigado em um inquérito por sua atuação no colapso do sistema de saúde do Amazonas.

Senador protocola pedido de convocação de Carlos Bolsonaro na CPI da Covid/Carta Capital (14.05)

“O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) apresentou requerimento para que o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) seja convocado a prestar depoimento na CPI da Covid.”