Divulgação: Broken-System Sentiment – 2021

Foi divulgado em julho o relatório “Broken-System Sentiment” da Ipsos. Realizada em 25 nações, a pesquisa focou em capturar o sentimento de cidadãos sobre o próprio país. De modo geral, 56% dos entrevistados concordam com a percepção de que a sua sociedade está “quebrada” e 56% concordam que o seu próprio país está em declínio.

O Brasil lidera o ranking, alcançando 69% da população pessimista em relação ao futuro do país e da sociedade brasileira. Em seguida, o Chile, a África do Sul e a Argentina atingiram 68%, e a Colômbia, 67%. Além disso, o relatório aponta para um sentimento anti-elite nos países. Confira:

Populist, anti-elite and nativist views linked to globally widespread broken-system sentiment/Ipsos (28.08)

Resumo do estudo, apontando as principais métricas, as bases da pesquisa e os países que lideram no sentimento de pessimismo.

Brasileiros lideram ranking de sentimento que país está em “declínio”/Poder 360 (28.07)

“De acordo com a pesquisa ‘Broken-System Sentiment in 2021’, realizada pela empresa Ipsos, os brasileiros são o povo que mais sente que o próprio país está em declínio. Eis a íntegra do levantamento (4 MB), em inglês. A pesquisa de opinião foi realizada em 25 nações.”