Destaques da Semana (13/05 – 19/05)

Sábado, 13 de maio de 2023

Enfermeira diz à PF que emprestou senha para chefe excluir registros de vacina de Bolsonaro

Chefe de vacinação de Duque de Caxias (RJ) afirma que forneceu dado para acesso a secretário sem saber que caso envolvia então presidente

Brasil resgata 1.201 trabalhadores em condições análogas à escravidão em 2023

Goiás aparece em primeiro lugar na lista de regastes, com 372 até o início de maio…

TSE manda partidos devolverem R$ 40 milhões, e Congresso corre com anistia

Valor se refere a dinheiro público desviado, além de multa; na terça, CCJ da Câmara deve aprovar perdão a irregularidades

Domingo, 14 de maio de 2023

Em sintonia com o Centrão, PSB se afasta do governo Lula no Congresso

Deputados do partido, que tem três ministérios e faz parte da base de Lula, votaram contra o Planalto. Líder na Câmara, aliado próximo de Lira, articula nova derrota

Dois ministros deixam TSE nesta semana; substitutos votarão inelegibilidade de Bolsonaro

Os mandatos de Sérgio Banhos e Carlos Horbach acabam em 17 e 18 de maio, respectivamente. Nesta semana, eles participam das últimas sessões

Segunda-Feira, 15 de maio de 2023

Conselheiros de Lula pedem que ministros barrem PEC da Anistia …

Ao todo, 50 integrantes de 2 conselhos assinam a carta e pedem que o governo trabalhe pela rejeição…

Perícias em celulares e material apreendido com Bolsonaro e Cid indicam suspeita de conta no exterior ligada ao ex-presidente

Na semana passada, a investigação já havia descoberto a existência de conta do ex-ajudante de ordens no BB Americas, subsidiária internacional do Banco do Brasil, na Flórida.

Bancada das big techs apresenta texto alternativo ao PL das Fake News

Frente Digital, ligada às plataformas, propõe lei que protege parlamentares e dificulta punição de redes

Lula enquadra PT e avisa que não vai admitir racha na votação do arcabouço fiscal

O governo não vai aceitar a oposição do PT ao projeto de lei do arcabouço fiscal.

Arcabouço fiscal: relator proíbe reajuste salarial de servidores caso meta fiscal seja descumprida

O reajuste do salário mínimo e o Bolsa Família ficaram fora das sanções previstas, como queria o presidente lula. As mudanças no texto foram anunciadas após reunião de líderes na Câmara

Terça-Feira, 16 de maio de 2023

CCJ da Câmara dá aval a PEC que anistia partidos por prestação de conta irregular e descumprimento de cota para mulheres e negros

Texto posterga de 2018 para 2022 prazo que livra siglas de punição por descumprirem valor mínimo para candidaturas de mulheres e negros. Proposta passará por comissão especial.

Bolsonaro diz à PF que não determinou inserção de dados de vacinação no sistema do Ministério da Saúde

Ex-presidente prestou depoimento em Brasília sobre inquérito que investiga suposto esquema de adulteração de cartões de vacinação contra a Covid. Na semana passada, casa de Bolsonaro foi alvo de busca e apreensão.

Por unanimidade, TSE derruba registro e cassa mandato de Deltan Dallagnol

O plenário do TSE decidiu hoje, por unanimidade, derrubar o registro de candidatura e cassar o mandato do deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR), ex-procurador que coordenou a força-tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba. A cassação foi decidida com base na Lei da Ficha Limpa.

Brasil fica entre os últimos em prova internacional de alfabetização com 65 países

Dados do Pirls, de 2021, reforçam cenário de dificuldade de alunos brasileiros com leitura e forte desigualdade

Petrobras anuncia redução de 21,3% no gás de cozinha, 12,6% na gasolina e 12,8% no diesel

Jean Paul Prates fez anúncio ao lado do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. No início da manhã, estatal anunciou fim da paridade de importação do petróleo e nova política de preços.

Quarta-Feira, 17 de maio de 2023

CPI do 8 de Janeiro atinge número mínimo de integrantes e deve começar na semana que vem; veja quem são

Partidos do centro da Câmara apresentaram seus titulares; no Senado apenas PP, PL, Republicanos e Novo oficializaram nomes

Fachin propõe pena de 33 anos de prisão a Collor …

Câmara instala CPI do MST com ex-ministro de Bolsonaro na relatoria e opositor de Lula na presidência

Para presidente, foi eleito o tenente-coronel Luciano Zucco (Republicanos-RS). A relatoria caberá ao ex-ministro do Meio Ambiente, durante o mandato de Jair Bolsonaro, Ricardo Salles (PL-SP)

Vaga de Dallagnol fica com pastor Itamar Paim (PL), decide TRE-PR

Itamar Paim (PL-PR) assume o cargo no lugar do deputado federal cassado pelo TSE Deltan Dallagnol (Podemos-PR)

‘Perdi meu mandato porque combati a corrupção’, diz Dallagnol em entrevista acompanhado de deputados da oposição

Deputado federal cassado fez pronunciamento no Salão Verde da Câmara. TSE foi unânime ao cassar o mandato por entender que Dallagnol se demitiu do Ministério Público para evitar punição em processo interno.

Ibama nega pedido da Petrobras para explorar petróleo na foz do Amazonas

Órgão demonstrou preocupação com atividades da petroleira em região de vulnerabilidade socioambiental

Quinta-Feira, 18 de maio de 2023

Lula chega a Hiroshima para maratona de bilaterais no G7

Presidente brasileiro tem encontros programados com líderes de países como Austrália, Japão, França e Alemanha

STF forma maioria para condenar Fernando Collor por esquema de corrupção

O plenário do STF formou maioria para condenar Fernando Collor (PTB-AL) por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Até o momento, seis ministros votaram contra o ex-presidente na ação penal derivada da Operação Lava Jato, e apenas um para absolvê-lo. O julgamento será retomado na semana que vem

Deltan tem chance zero de reaver mandato no STF depois de derrota acachapante no TSE, dizem ministros

Cassado na corte eleitoral, ex-deputado tentará reverter decisão no Supremo, mas chances de sucesso são nulas, dizem magistrados

Câmara rejeita articulação política para salvar Dallagnol; Lira vai dar trâmite burocrático à decisão da Justiça

Ex-procurador da Lava Jato teve mandato cassado pelo TSE. Aliados contavam com uma salvação na Câmara – mas presidente da Casa indicou que isso não deve acontecer.

TSE multa Flávio Bolsonaro e Carla Zambelli por ligar Lula à morte de Celso Daniel

Senadora Mara Gabrilli também é alvo de decisão; cada um terá que pagar R$ 10 mil

Petrobras pedirá que Ibama reconsidere licença na Foz do Amazonas …

Estatal disse que “atendeu rigorosamente todos os requisitos”; sonda e recursos empenhados para a perfuração serão direcionados para atividades no Sudeste…

Sexta-Feira, 19 de maio de 2023

Reforma tributária será votada na Câmara ainda neste semestre, diz Lira.

O deputado, que se encontrou com governadores do Sudeste e do Sul do país no Rio de Janeiro como parte do trabalho por apoio à reforma do sistema tributário, avaliou que o fundo de desenvolvimento regional, demanda de Estados e municípios, é importante e pode ajudar no debate da proposta. PUBLICIDADE “Não posso garantir a aprovação mas posso garantir discussão ampla e facilitar o debate”, disse Lira a jornalistas após a reunião no Palácio da Guanabara.

TCU apura irregularidades do programa de doação de botijões de gás e cestas básicas no último ano do governo Bolsonaro

Iniciado em 2021, o programa foi mantido no ano eleitoral e custou R$ 300 milhões. O processo ainda precisa ser analisado pelo plenário do TCU

Ministério quer que Petrobras contorne decisão do Ibama

Instituto do meio ambiente negou pedido da estatal para fazer uma perfuração de teste na costa do Amapá