fbpx
Fundação Podemos
/
/
/
Destaques de Semana de 26/02 a 01/03

Destaques de Semana de 26/02 a 01/03

Segunda-feira – 26 de fevereiro

 

Para Ministros do STF, Bolsonaro quis exibir força política e ameaçar corte

Dois ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) consideram que o ex-presidente Jair Bolsonaro tinha dois objetivos com o ato de domingo (25) na Avenida Paulista. O primeiro deles era exibir força política em ano eleitoral. O outro, mostrar que não está sozinho no combate ao que chamou de injustiças cometidas contra ele pela cúpula do Judiciário.

Dino estréia no STF com voto para amplo alcance em ação sobre uberização.

Em seu primeiro voto como ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Flávio Dino votou para reconhecer a repercussão geral da discussão sobre a possibilidade de vínculo de emprego entre motoristas de aplicativo e plataformas.

Erika Hilton pede investigação sobre despesas com estadias de Bolsonaro no Bandeirantes.

A Justiça de São Paulo recebeu um pedido para investigar os gastos da gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos) com hospedagens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Palácio dos Bandeirantes, residência oficial do governador.

 

Terça-feira – 27 de fevereiro

 

Valdemar pede saída de assassino de Chico Mendes de diretorio do PL no PA.

O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, “recomendou”, nesta terça-feira (27), que o homem condenado pela morte do ambientalista Chico Mendes seja destituído da presidência da sigla no interior do Pará.

Fávaro diz que agro não aderiu a ato de Bolsonaro: ‘Todo mundo na roça’

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, afirmou hoje que empresários do setor têm melhorado a relação com o governo Lula (PT) e não aderiram à manifestação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no último final de semana, em São Paulo.

Ministro Gilmar Mendes diz que anistia a condenados por ato golpistas não tem cabimento.

O ministro do STF Gilmar Mendes avaliou, em entrevista à revista Carta Capital, que um projeto que anistie condenados por atos golpistas do 8 de janeiro, como foi proposto pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), não tem “cabimento”.

 

Quarta-feira – 28 de fevereiro

 

TSE determina que redes removam conteúdo falso mesmo sem decisão judicial

Uma resolução aprovada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) determina que plataformas de redes sociais removam conteúdos “sabidamente inverídicos” mesmo sem decisão judicial prévia. A medida foi editada pela ministra Cármen Lúcia e validada pelos demais integrantes da Corte na noite de ontem (27).

Relator apresentará texto da PC do fim da reeleição a líderes, diz Pacheco.

O senador Marcelo Castro (MDB-PI) apresentará nesta quinta-feira (29), na reunião de líderes, o texto da PEC que prevê o fim da reeleição em cargos do Executivo. A informação foi dada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que disse também que consultará os líderes sobre o projeto da minirreforma eleitoral.

Extremismo digital no País usa métodos nazista e fascista, diz Moraes, em tese para concurso na USP

Extremismo digital no País usa métodos nazista e fascista, diz Moraes, em tese para concurso na USP.

Quinta-feira – 29 de fevereiro

 

Brasil não pode ficar a cada governo tendo um soluço antidemocrático ambiental, diz Carmen Lúcia.

Ministra do STF vê avanços na gestão Lula, mas critica redução no orçamento do Ministério do Meio Ambiente e estabelece novas medidas de preservação da Amazônia e do Pantanal.

Especialistas divergem sobre aplicação de regras de TSE para IA e temem redução de liberdade.

Especialistas consultados pelo ‘Estadão’ apontam que o maior desafio dessa eleição será fiscalizar o uso de inteligência artificial por cidadãos engajados nas campanhas

Novo Código Eleitoral estabelece mandato de 10 anos para senadores; veja como ficam outros cargos.

PECs preveem o fim da reeleição para prefeitos, governador e presidente da República e 5 anos de mandato para todos os cargos eletivos, exceto senadores.

 

Sexta-feira – 01 de março

 

Pacheco e Lira divergem de propostas que atingem o Supremo e Lula quer distância de polêmica.

No rol das divergências entre os presidentes do Senado e da Câmara estão ideias para limitar investigações, mandatos e decisões de ministros da Corte.

Como voluntários combatem invasão biológica em Florianópolis.

Cerca de 420 mil pínus foram retirados das dunas da Lagoa da Conceição. Estudo indica que espécies exóticas invasoras causam prejuízos de até R$ 14 bilhões por ano no Brasil.

Brasil registra mais de 1 milhão de casos de dengue em 2024.

País tem 214 mortes confirmadas pela doença no ano e outras 687 em investigação. Distrito Federal lidera em taxa de incidência e Minas Gerais, em número de casos. Ministério da Saúde promove ação preventiva neste sábado.

PIB do Brasil fecha 2023 com alta de 2,9%, mas fica estagnado no segundo semestre.

Economia nacional tem desempenho nulo (0%) nos dois últimos trimestres do ano, diz IBGE.

 

 

Observação: Esse conteúdo não representa, necessariamente, a opinião da Fundação Podemos.

Compartilhe:
como citar
Últimas publicações
Acompanhe nosso conteúdo
plugins premium WordPress