28 de outubro – segunda-feira
Levantamento feito pelo UOL aponta que a perda de espaço da esquerda nas eleições municipais das capitais brasileiras é progressiva e gradual desde 2012. O resultado é que, neste ano, partidos de esquerda e centro-esquerda foram praticamente varridos das prefeituras de capitais. O chamado campo progressista elegeu apenas três prefeitos: João Campos (PSB) em Recife; David Almeida (Avante) em Manaus, e Evandro Leitão (PT) em Fortaleza.
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), disse que, ao contrário do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), demonstrou que sabe ganhar eleições.
https://noticias.uol.com.br/eleicoes/2024/10/28/ronaldo-caiado-vitoria-eleicoes-jair-bolsonaro.htm
Suplicy recebe diagnóstico de câncer linfático e inicia tratamento com imunoquimioterapia. Alimentação saudável e rotina de exercícios físicos ajudam no combate à doença, detectada no início.
Críticas marcam reunião do PT: Gleisi ataca Padilha e Jilmar diz que ministros jogam na várzea. Dirigentes do partido reagem a frase de ministro de Relações Institucionais sobre zona de rebaixamento.
Anunciado na sexta (25), o acordo entre a Vale, em conjunto com a Samarco e a BHP Billiton Brasil, e o poder público para reparar os danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), em 2015, prevê um pagamento total de R$ 170 bilhões, dividido em três categorias.
29 de outubro – terça-feira
Técnicos do Ibama recomendam rejeição de licença de perfuração na Foz do Amazonas. Presidente do órgão ignora pedido de especialistas e decide por ‘prosseguimento das discussões’ com a Petrobras.
O Tribunal de Justiça do Paraná suspendeu a licitação do governo Ratinho Júnior (PSD) para implantar unidades de atendimento ao cidadão no estado. Trata-se de um programa para agregar, em uma única estrutura física, diversos serviços estaduais, nos moldes do Poupatempo existente em São Paulo. O programa atende a uma das promessas de campanha do governador, em 2022.
Jair Bolsonaro chamou de “utopia” e descartou a formação de uma vertente da direita que não gravite em torno dele. O ex-presidente declarou que já existiram tentativas semelhantes no passado e todas naufragaram.
No RS, 1.810 pessoas seguem em abrigos públicos 6 meses após enchentes. Maior parte das vítimas está na região metropolitana de Porto Alegre e no Vale do Taquari.
O ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), anulou ontem (28) todas as condenações da Lava Jato contra o ex-ministro José Dirceu (PT). O sigilo do processo foi derrubado por Gilmar.
Em decisão que anulou todas as condenações do ex-ministro José Dirceu (PT) na Lava Jato, o ministro do STF Gilmar Mendes afirmou que o ex-juiz e hoje senador Sergio Moro (União) e os procuradores, liderados por Deltan Dallagnol, se associaram em uma “confraria” para, com “falta de isenção”, tornar Dirceu “coautor” de crimes de corrupção.
Em reação à afirmação do ministro do STF Gilmar Mendes de que o ex-juiz Sergio Moro e os procuradores da Lava Jato montaram uma “confraria” para condenar os petistas José Dirceu e Lula, o ex-chefe da força-tarefa, Deltan Dallagnol, afirmou ao UOL que confraria “é a união de ministros do STF com acusados, condenados e criminosos”.
O consórcio Novas Escolas Oeste SP, formado pela Engeform e o fundo Kinea, venceu o leilão para construção e administração de 17 escolas estaduais. O grupo sugeriu contraproposta mensal de R$ 11,99 milhões, que começará a ser paga pelo estado após a entrega das unidades, prevista para meados de 2026.
O empresário Rubens Ometto, presidente do conselho de administração da Cosan, cobrou o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, pelo recente aumento da taxa de juros no Brasil.
COP16 precisa acelerar ações de defesa da biodiversidade da Amazônia.
Governadores de seis estados brasileiros declararam que não pretendem aderir à cobrança do novo Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito (SPVAT), nome atual do antigo “DPVAT”. Extinto em 2020 sob a administração de Jair Bolsonaro (PL), o seguro foi reinstituído pela Lei Complementar n.º 207, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em maio de 2024, e sua cobrança está programada para 2025.
Câmara cria comissão e atrasa projeto que anistia golpistas. Partidos deverão indicar integrantes para formação de grupo, o que atrasará votação de projeto de lei que livra de punição condenados pelos ataques de 8 de janeiro de 2023.
30 de outubro – quarta-feira
Morre Arthur Moreira Lima, que desbravou o Brasil em seu piano, aos 84 anos. Pianista, que tratava um câncer no intestino desde o ano passado, não gostava de se comparar e não ligava para críticas.
O deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) obteve nesta quarta (30) apoio de PL, PT e MDB e já supera o número mínimo de votos para vencer a eleição a presidente da Câmara em primeiro turno.
Justiça de SP suspende terceirização de construção e manutenção de escolas do governo Tarcísio. Decisão é provisória; governo diz que quando for notificado da decisão, analisará o caso e adotará medidas para recorrer.
Ex-policial militar Élcio de Queiroz, 51, afirmou que soube que a vereadora Marielle Franco seria assassinada momentos antes do crime, enquanto já dirigia o carro que levava o atirador Ronnie Lessa, 54.
https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2024/10/30/depoimento-elcio-de-queiroz.htm
O ministro Cássio Nunes Marques descarta conceder liminar para suspender a discussão no Congresso sobre o projeto que limita os poderes do STF (Supremo Tribunal Federal). A coluna apurou que o ministro pediu para que a AGU (Advocacia-Geral da União) e a PGR (Procuradoria-Geral da República) se manifestem a respeito. A interlocutores, tem afirmado que sua intenção é deixar o processo em aberto para funcionar como uma espécie de “peso e contrapeso” e conter abusos do próprio Supremo.
Os deputados rejeitaram uma emenda parlamentar que criava um imposto sobre grandes fortunas. A proposta do PSOL foi derrotada por 262 votos contra e 136 a favor.
O ministro Flávio Dino, do STF, sugeriu nesta quarta-feira (30) que o TCU fiscalize a execução das emendas parlamentares e que seja criado uma plataforma unificada com todos os dados detalhados do orçamento, inclusive da destinação das emendas parlamentares.
A oposição ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) anunciou que protocolou nesta quarta-feira (30) uma representação com pedido de impeazchment pela fala de que o PCC teria mandado um suposto “salve” para orientar votos em Guilherme Boulos (PSOL). Tarcísio não apresentou provas para a sua fala.
Provedor que impulsiona post criminoso deve ser punido, diz ministro do TSE. O ministro Floriano Marques Neto, do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), esclareceu nesta quarta-feira (30) que os provedores de internet não podem ser punidos por todo e qualquer conteúdo que os usuários publicam. Ele ponderou, no entanto, que as plataformas têm responsabilidade quando concordam em impulsionar esse tipo de publicação.
Governo brasileiro muda regras para transporte aéreo de pets. Novas diretrizes, que não têm força de lei, buscam aumentar segurança de animais durante voos nacionais. Aéreas, que se comprometeram voluntariamente, têm 30 dias para se adequar.
Corte de gastos: Saiba quais medidas o governo Lula discute e por que o pacote mexeu com o dólar. Integrantes da equipe econômica saem em defesa do pacote depois da alta do dólar, mas sem detalhar as medidas; limite para crescimento dos pisos de saúde e educação, uso de emendas para cumprimento de despesas para saúde e do Fundeb para o Pé-de-Meia estão em estudo.
Senado aprova projeto que cria cadastro nacional de condenados por pedofilia e estupro. Proposta libera divulgação de nomes e CPFs de condenados em primeira instância e foi aprovado com substitutivo, texto segue para sanção do presidente Lula.
Disputa entre fabricantes de fibra ótica pode elevar preço da internet no Brasil. Governo federal iniciou investigação de suposta prática de dumping por exportadores chineses; taxa de importação foi de 11,2% para 35% em cabos óticos; e de 9,6% para 35% em fibras.
https://www.estadao.com.br/economia/disputa-fabricantes-fibra-otica-preco-internet/
31 de outubro – quinta-feira
Ronnie Lessa e Élcio Queiroz são condenados a 78 e 59 anos de prisão por matar Marielle e Anderson. Ambos fizeram delação e não devem cumprir toda a pena; Justiça do Rio chega ao veredito após seis anos dos assassinatos.
A taxa de desemprego no Brasil recuou a 6,4% no trimestre encerrado em setembro, mostram dados divulgados nesta quinta-feira (31) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O recuo coloca o percentual de desocupados com 14 anos ou mais no país no menor nível de toda a série histórica da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) para o período. O indicador é coletado desde 2012.
https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2024/10/31/desemprego-setembro-2024.htm
Por que o Brasil bate recorde de recuperações judiciais, mesmo com a economia em crescimento. De janeiro a setembro deste ano, 1,7 mil empresas pediram recuperação judicial, volume 73% superior ao mesmo período de 2023; número é maior que o de 2016, quando o País vivia a turbulência do impeachment de Dilma Rousseff e da Lava Jato.
https://www.estadao.com.br/economia/negocios/recuperacao-judicial-recorde-economia-em-crescimento/
Tarcísio é grande vencedor da eleição, bolsonarista que busca unidade ampla contra Lula, diz Singer. Responsável por cunhar o termo ‘lulismo’, André Singer avalia que o governador de São Paulo emergiu vitorioso diante da divisão do campo da direita nas eleições municipais deste ano; para ele, o presidente Lula não dialoga com a classe C e precisa melhorar a avaliação de seu governo para disputar a reeleição em 2026.
No segundo dia do júri popular dos ex-policiais militares Ronnie Lessa, 54, e Élcio de Queiroz, 51, o MP (Ministério Público) tentou dissociar Marielle Franco da figura que se limitava a uma potência de esquerda. A estratégia dos promotores tem como principal intuito tentar convencer os jurados — homens, brancos e de meia-idade, segundo o MP — a condenarem à pena máxima os réus confessos.
De origem chinesa, o bilionário indonésio Jackson Widjaja passou a contar com o apoio do João Doria, ex-governador de São Paulo, em sua disputa contra os irmãos Joesley e Wesley Batista pelo controle da gigante de celulose Eldorado.
A Primeira Tuma do STF formou maioria para tornar o deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) réu por calúnia, injúria e difamação contra o senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO).
Extrema direita se comunica melhor, diz prefeito eleito do PT em Fortaleza.
Ibama ignora parecer e segue com licença na Foz do Amazonas. Grupo de 26 analistas ambientais recomendou negar e arquivar pedido de licença da Petrobras para explorar petróleo na região, mas instituto manteve processo.
O que o Estado pretende mudar na PPP do Túnel Santos-Guarujá? Alterações com desvio na chegada nas áreas urbanas das duas cidades e criação de “superquadra” têm objetivo de reduzir desapropriações no litoral de SP.
https://www.estadao.com.br/sao-paulo/o-que-o-estado-pretende-mudar-na-ppp-do-tunel-santos-guaruja/
Caiado chega para reunião com Lula criticando proposta de PEC da Segurança Pública. Governador de Goiás se opõe ao texto antes mesmo de encontro com o presidente.
Exército indicia coronéis por carta com teor golpista feita em 2022.
01 de novembro – sexta-feira
O ministro da Defesa, José Múcio, mostrou-se favorável à anistia dos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 que cometeram infrações consideradas leves. Em entrevista ele defendeu, porém, punições aos mentores do caso, como membros da alta cúpula das Forças Armadas e o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Projeto para anistia do 8/1 terá solução no meu mandato, diz Lira. Presidente da Câmara criou comissão para tratar do projeto e afirma que ele estava sendo ‘inapropriadamente usado’ para interferir em sua sucessão.
O MBL (Movimento Brasil Livre) quer sair das sombras. O grupo que se diz oposição a Lula e a Jair Bolsonaro quer se tornar um partido político. A sigla levará o nome de Missão e não deve substituir o MBL: o movimento continuará vendendo livros e cursos de formação política.
Por R$ 600 milhões, o consórcio Aposta Vencedora venceu na manhã de hoje (1) o leilão promovido pelo governo de São Paulo, que concedeu à iniciativa privada o serviço estadual de loterias.
https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2024/11/01/leilao.htm