fbpx
Fundação Podemos
/
/
/
Destaques da Semana de 27/01 a 31/01

Destaques da Semana de 27/01 a 31/01

27 de janeiro – segunda-feira

 

“Não são convicções, são provas”, diz diretor-geral da PF sobre inquérito do golpe. No Roda Viva, Andrei Rodrigues classificou o material como “documento contundente”.

https://cultura.uol.com.br/noticias/70234_nao-sao-conviccoes-sao-provas-diz-diretor-geral-da-pf-sobre-inquerito-do-golpe.html

O delegado Fábio Schor, da PF (Polícia Federal), apresentou nesta segunda-feira (27) ao Supremo Tribunal Federal novas provas de que Fabio Wajngarten, ex-ministro de Jair Bolsonaro (PL), teria atuado para trazer de volta ao Brasil dos EUA um kit de joias que o ex-presidente havia recebido de presente.

https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2025/01/27/pf-diz-que-wajngarten-tinha-procuracao-de-bolsonaro-para-pegar-joias.htm

Um jantar de apoio a candidatura de Hugo Motta (Republicanos-PB) à presidência da Câmara dos Deputados uniu petistas, bolsonaristas e líderes partidários do centrão nesta segunda-feira (27) em uma pizzaria no bairro de Higienópolis, em São Paulo.

https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2025/01/27/jantar-em-sp-une-petistas-e-bolsonaristas-em-apoio-a-campanha-de-hugo-motta.htm

O governo brasileiro convocou para uma reunião nesta segunda-feira (27) o encarregado de negócios dos EUA em Brasília. O encontro, na sede do Itamaraty, foi considerado como o início de um processo de diálogo para tentar encontrar uma solução para situação dos brasileiros deportados.

https://noticias.uol.com.br/colunas/jamil-chade/2025/01/27/brasil-convoca-diplomata-americano-e-inicia-negociacao-sobre-deportados.htm

SP despeja equivalente a 6 caminhões de lixo por dia na bacia do Alto Tietê. Descarte irregular e coleta insuficiente geram problemas ambientais e de drenagem, o que favorece enchentes e alagamentos.

https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2025/01/sp-despeja-equivalente-a-6-caminhoes-de-lixo-por-dia-na-bacia-do-alto-tiete.shtml

CEO da Petrobras diz a Lula que diesel terá reajuste. Em reunião com o presidente da República e o ministro de Minas e Energia, Magda Chambriard informou ainda que gasolina não terá remarcação.

https://www1.folha.uol.com.br/colunas/painelsa/2025/01/ceo-da-petrobras-diz-a-lula-que-diesel-tera-reajuste.shtml

O senador Plínio Valério (PSDB-AM), único representante do partido no Senado, declarou nesta segunda-feira, 27, que pode deixar a sigla caso seja confirmada a fusão ou incorporação com o PSD, presidido por Gilberto Kassab (PSD). “Se tiver a fusão ou a incorporação, não teria como ficar”, afirmou em entrevista ao Poder360.

https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2025/01/27/psdb-pode-perder-atual-unico-senador-da-sigla-caso-avance-em-fusao-com-psd.htm

 

28 de janeiro – terça-feira

 

O dólar manteve a trajetória de seis quedas consecutivas ao longo desta terça-feira (28). Com a variação, a divisa fechou o dia abaixo de R$ 5,90 pela primeira vez desde novembro.

https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2025/01/28/dolar—bolsa.htm

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), afirmou que o apoio do Nordeste a Lula em 2026 não está garantido e cobrou mais presença do governo federal na região.

https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2025/01/28/fatima-bezerra-diz-que-apoio-do-nordeste-a-lula-em-2026-nao-esta-garantido.htm

A Transparência Internacional criticou o governo Lula por manter sigilo sobre agendas e os gastos de Janja, após reportagem do jornal O Globo na última segunda-feira (27).

https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2025/01/28/sigilo-sobre-janja-incomoda-transparencia-internacional-desrespeita-lai.htm

O trem intercidades que promete ligar São Paulo à Baixada Santista foi um dos maiores projetos de infraestrutura anunciados em maio do ano passado pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), mas pouco ainda se sabe sobre sua implementação.

https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2025/01/28/o-que-se-sabe-sobre-projeto-de-trem-que-promete-conectar-sp-a-santos.htm

“Ainda Estou Aqui”, filme brasileiro indicado a três prêmios do Oscar 2025, conta a história da família Paiva. Rubens (Selton Mello) foi levado por agentes da ditadura militar para prestar depoimento, em janeiro de 1971, e nunca mais voltou. Eunice (Fernanda Torres) é a esposa que vive com a ausência do marido e luta para descobrir o que aconteceu com ele. A história da família Paiva, no entanto, não é única. Em 2014, a Comissão Nacional da Verdade listou 434 mortos e desaparecidos políticos durante o período da ditadura militar. Durante 50 dias de apuração, Splash identificou os quatro desaparecidos retratados nesta reportagem em análises dos primeiros relatórios oficiais da Comissão.

https://www.uol.com.br/splash/noticias/2025/01/28/ainda-estou-aqui-desaparecidos-ditadura-militar.htm

A investigação da Polícia Federal sobre desvios de emendas parlamentares por um grupo de empresários da Bahia apontou que novas planilhas apreendidas indicam repasses de propina para um assessor do deputado federal Elmar Nascimento (BA), líder do União Brasil na Câmara. A informação foi encaminhada ao STF (Supremo Tribunal Federal).

https://noticias.uol.com.br/colunas/aguirre-talento/2025/01/28/planilha-indica-propina-a-assessor-de-elmar-nascimento-diz-pf.htm

O Brasil resgatou 2.004 trabalhadores de condições análogas às de escravo em 2024, segundo dados oficiais do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O número é menor que os 3,2 mil de 2023 e os 2,5 mil de 2022. Com isso, o país ultrapassou 65 mil trabalhadores flagrados nessa situação desde a criação dos grupos especiais de fiscalização móvel, base da política antiescravista do país, que completam 30 anos em 2025.

https://noticias.uol.com.br/colunas/leonardo-sakamoto/2025/01/28/brasil-flagra-2004-escravizados-em-2024-resgate-na-byd-foi-o-maior-do-ano.htm

O chanceler Mauro Vieira chamou de “trágica” a operação de deportação de brasileiros dos Estados Unidos, realizada na semana passada. O governo Lula (PT) anunciou a criação de um posto de acolhimento em Minas Gerais.

https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2025/01/28/deportacoes-estados-unidos-chanceler-mre-tragica.htm

 

29 de janeiro – quarta-feira

 

Brasil não tem política de acolhimento para pessoas deportadas. País recebeu mais de 7.100 expulsos dos EUA em quatro anos; governo agora corre para pensar em novos programas na área.

https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2025/01/brasil-nao-tem-politica-de-acolhimento-para-pessoas-deportadas.shtml

A gasolina e o diesel ficarão mais caros nos próximos meses em razão da defasagem de preços e do reajuste do ICMS, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços. Os reajustes devem pressionar a inflação, principalmente a de alimentos, trazendo mais dor de cabeça ao governo Lula (PT), que tenta conter a subida de preços.

https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2025/01/29/gasolina-diesel-aumento-precos-inflacao-alimento-comida.htm

Governo suspende fundação do IBGE que desatou crise na gestão Pochmann. Protestos contra a presidência do instituto foram feitos no Rio, em dia de evento com o gestor em Brasília.

https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2025/01/pochmann-defende-gestao-e-diz-que-ibge-nao-tera-interferencia-de-interesses-privados.shtml

O Ministério Público de São Paulo entrou na Justiça para que a Prefeitura de São Paulo seja obrigada a fiscalizar e controlar a venda de apartamentos que deveriam ser destinados à população de baixa renda. A Ação Civil Pública também pede que a gestão de Ricardo Nunes (MDB) suspenda novos pedidos de certificado de conclusão de imóveis sob suspeita de fraude. A PGM (Procuradoria Geral do Município) informou, por meio de nota, que a prefeitura ainda não foi notificada.

https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2025/01/29/suspeita-fraude-mp-justica-politica-habitacao-nunes.htm

O presidente do PSD e secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo, Gilberto Kassab, afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é um forte candidato à reeleição, mas que não venceria o pleito de 2026 se fosse hoje. A declaração foi feita em painel da Latin America Investment Conference, evento realizado pelo UBS e o UBS BB nesta quarta-feira (29), no hotel Grand Hyatt, em São Paulo.

https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2025/01/29/lula-e-um-candidato-forte-mas-perderia-a-eleicao-se-fosse-hoje-afirma-kassab.htm

Não há bala de prata para resolver queda na aprovação de Lula, diz Padilha. Ministro diz que pesquisas mostram o que presidente já vinha cobrando do governo.

https://www1.folha.uol.com.br/poder/2025/01/nao-ha-bala-de-prata-para-resolver-queda-na-aprovacao-de-lula-diz-padilha.shtml

O senador Omar Aziz (PSD-AM) criticou a indicação de Gleisi Hoffmann para participar do governo Lula (PT) e disse não suportar a atuação de “ministro militante”.

https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2025/01/29/lula-presidente-governo-ministro-gleisi-hoffmann-fernando-haddad-omar-aziz.htm

Empresas da família do senador Marcelo Castro (MDB-PI) usam irregularmente, desde 2008, um terreno da União no Piauí para mineração de granito, onde têm uma receita anual milionária extraindo brita para construção civil.

https://noticias.uol.com.br/colunas/natalia-portinari/2025/01/29/familia-de-senador-marcelo-castro-tem-mineradora-em-area-invadida-da-uniao.htm

Hugo Motta assinava pedidos de Cunha na Câmara em ação combinada, indicam mensagens. Conversas foram anexadas em inquéritos nos anos da Lava Jato; favorito à presidência da Casa não comenta.

https://www1.folha.uol.com.br/poder/2025/01/hugo-motta-assinava-pedidos-de-cunha-na-camara-em-acao-combinada-indicam-mensagens.shtml

Lula discute com CEOs de bancos uso de recursos do FGTS como garantia de crédito consignado privado. Presidente vai se reunir com executivos de Bradesco, Itaú e Santander na tarde desta quarta-feira, 29; encontro foi pedido pelo governo.

https://www.estadao.com.br/economia/lula-ceos-bancos-uso-recursos-fgts-garantia-credito-consignado-privado/

 

30 de janeiro – quinta-feira

 

O ministro da Educação, Camilo Santana (PT), anunciou nesta quinta-feira (30) o reajuste no piso salarial de professores para R$ 4.867,77.

https://educacao.uol.com.br/noticias/2025/01/30/reajuste-professor-2025-mec-camilo-santana.htm

O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de São Paulo cassou na tarde desta quinta-feira (30) o mandato da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) por abuso de poder.

https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2025/01/30/carla-zambelli-tem-mandato-cassado-por-abuso-de-poder-cabe-recurso.htm

O ex-presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, afirmou à coluna que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve que fazer uma “leve correção” nos processos da Petrobras ao afirmar publicamente que “não autorizou reajuste no preço do diesel”.

https://noticias.uol.com.br/colunas/raquel-landim/2025/01/30/lula-corrigiu-vazamentos-de-ministros-sobre-diesel-diz-ex-petrobras.htm

Começa a valer em fevereiro uma mudança sobre cancelamentos de planos de saúde por falta de pagamento. As novas regras valem para todos os planos assinados desde 1º de janeiro de 1999.

https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2025/01/30/ans-plano-de-saude.htm

Gilmar Mendes nega soltar dono de Porsche que matou motorista de aplicativo em março. OUTRO LADO: Procurada, defesa não respondeu; ao STF, advogado considera que prisão preventiva é medida excessiva.

https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2025/01/gilmar-mendes-nega-soltar-dono-de-porsche-que-matou-motorista-de-aplicativo-em-marco.shtml

O litoral de São Paulo está com 61 praias impróprias para banho, segundo o relatório semanal da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), atualizado na quinta-feira (30).

https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2025/01/30/praias-improprias-para-banho-em-sp.htm

Durante o mês de janeiro, sete novos pedidos de impeachment de ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) foram inseridos no sistema do Senado Federal. As petições foram protocoladas no ano passado: seis contra o ministro Alexandre de Moraes e uma contra o ministro Dias Toffoli. Em setembro de 2024, a Casa tinha 51 requerimentos registrados contra ministros do STF.

https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2025/01/30/senado-registrou-7-novos-pedidos-de-impeachment-de-moraes-e-toffoli-em-janeiro.htm

Pesca só serve para usar avião da FAB, diz deputado do PSD sobre pasta ocupada pelo partido. Cezinha de Madureira (SP) afirma que bancada de deputados nunca esteve contemplada no governo Lula e defende ir para a oposição.

https://www1.folha.uol.com.br/colunas/painel/2025/01/pesca-so-serve-para-usar-aviao-da-fab-diz-deputado-do-psd-sobre-pasta-ocupada-pelo-partido.shtml

Imunizante que previne bronquiolite em bebês chega ao Brasil por R$ 2.663. Medicamento deve começar a ser comercializado em março deste ano; ainda não está disponível no SUS.

https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2025/01/imunizante-que-previne-bronquiolite-em-bebes-chega-ao-brasil-por-r-2663.shtml

Os indígenas que protegem a Amazônia com ajuda da tecnologia. Com iPads e smartphones, agentes Indígenas de Manejo Ambiental monitoram ameaças à floresta. Criado em 2005, projeto reúne rede de pesquisadores locais na região do Alto Rio Negro.

https://www.dw.com/pt-br/os-ind%C3%ADgenas-que-protegem-a-amaz%C3%B4nia-com-ajuda-da-tecnologia/a-71454372

 

31 de janeiro – sexta-feira

 

A taxa de desemprego no Brasil foi de 6,2% no último trimestre de 2024, mostram dados divulgados nesta sexta-feira (31) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O percentual representa o menor nível de desocupação da série história da Pnad Continua, coletada desde 2012, para o mês e conta com a contribuição do número recorde de trabalhadores com carteira assinada.

https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2025/01/31/desemprego-2024.htm

Em sua primeira entrevista coletiva após a queda em casa e o tombo na sua popularidade, Lula ajeitou o discurso econômico, agradou a Faria Lima e começou a orçar quanto vai custar para fazer a reforma do seu ministério. Petistas desconfiam que eles vão acabar pagando a conta – em cargos perdidos no governo para os partidos aliados e sempre insatisfeitos.

https://noticias.uol.com.br/colunas/a-hora/2025/01/31/por-apoio-lula-muda-discurso-agrada-mercado-e-orca-reforma-no-ministerio.htm

Preparada pelo publicitário Sidônio Palmeira, novo ministro da Secom (Secretaria de Comunicação Social), a entrevista coletiva do presidente Lula na manhã de ontem (30) deu sinais de como o governo quer tentar arrefecer as crises e melhorar a comunicação.

https://noticias.uol.com.br/colunas/carla-araujo/2025/01/31/sidonio-poe-digital-em-entrevista-e-quer-lula-como-motor-de-conteudo.htm

SP tem queda recorde de roubos e alta de registro de estupros e de violência policial em 2º ano de Tarcísio. Capital teve aumento de latrocínios; número de mortos por policiais cresceu 63% em relação a 2023.

https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2025/01/sp-tem-queda-recorde-de-roubos-e-alta-de-estupros-e-de-violencia-policial-em-2o-ano-de-tarcisio.shtml

O governo Lula (PT) indicou um ex-executivo da Vale e representante de mineradoras para ser diretor da ANM (Agência Nacional de Mineração), agência reguladora da atividade minerária no Brasil.

https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2025/01/31/governo-indica-ex-lobista-da-vale-e-de-mineradoras-para-ser-diretor-da-anm.htm

A prefeita de Zé Doca (MA), Flavinha Cunha (PL), está sendo alvo de críticas após anunciar que não irá realizar a tradicional festa de Carnaval na cidade e, no lugar, vai fazer um evento gospel voltado ao público evangélico.

https://noticias.uol.com.br/colunas/carlos-madeiro/2025/01/31/prefeita-do-pl-troca-carnaval-por-festa-gospel-com-caches-de-ate-r-210-mil.htm

Bolsonaro diz que cassação de Zambelli é resultado de ofensiva para atingi-lo. Ex-presidente faz paralelo com processos contra ele e afirma que TRE-SP aprendeu com TSE.

https://www1.folha.uol.com.br/poder/2025/01/bolsonaro-diz-que-cassacao-de-zambelli-e-resultado-de-ofensiva-para-atingi-lo.shtml

Um vídeo que mostra dois comandantes policiais agredindo e pisando em presos nus em um complexo penitenciário em Santa Izabel, no Pará, resultou no afastamento dos agentes de suas funções.

https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2025/01/31/comandantes-no-para-que-pisaram-em-presos-nus-sao-afastados-apos-video.htm

Corregedoria indicia 17 PMs presos por suspeita de envolvimento na morte de delator do PCC. Todos os policiais suspeitos de participação no crime já estão presos.

https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2025/01/corregedoria-indicia-17-pms-presos-por-suspeita-de-envolvimento-na-morte-de-delator-do-pcc.shtml

Novo prefeito de Marília (SP), Vinicius Camarinha (PSDB) viralizou nas redes sociais com um vídeo em que aparece cortando os fios que alimentam os radares da cidade com um alicate. A ação, realizada no início de janeiro, é reflexo de nova diretriz na cidade, em que todos os 18 controles que fiscalizavam o excesso de velocidade foram desativados.

https://www.uol.com.br/carros/noticias/redacao/2025/01/31/prefeito-corta-fios-e-desativa-radares-de-velocidade-no-interior-de-sp.htm

O nome de Jair Messias Bolsonaro apareceu em uma lista de classificação para disputar uma vaga como professor de educação física, na rede de ensino fundamental, em São Mateus (ES). Ele ficou em primeiro lugar, habilitado para a função. As autoridades locais investigam para saber se alguém usou o nome de má-fé, ou se existe uma mesma pessoa com o nome do ex-presidente.

https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2025/01/31/bolsonaro-concurso-es.htm

O trânsito de São Paulo ficou mais violento no primeiro mandato do prefeito Ricardo Nunes (MDB). Entre 2021 e 2024, o número de mortes cresceu 42% na cidade, chegando a 1.031 óbitos no ano passado. Na contramão, o total de multas só cai. Quando assumiu o cargo, a média mensal de infrações, referente a 2020, era de 928 mil por mês —agora, está em 489 mil. A queda é de 47%.

https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2025/01/31/sob-nunes-mortes-no-transito-sobem-e-multas-caem-na-cidade-de-sao-paulo.htm

Brasil teve 251 mortes em decorrência das chuvas em 2024. Foi o quarto ano mais letal devido às chuvas no país em mais de três décadas. Mudanças climáticas e falta de prevenção estão entre as principais causas dos desastres.

https://www.dw.com/pt-br/brasil-teve-251-mortes-em-decorr%C3%AAncia-das-chuvas-em-2024/a-71466714

Ataque a assentamento do MST marca onda de ódio a movimento. Assentados em Tremembé continuam luta de movimento após ataque que deixou dois mortos. Apesar de mudança de foco nos últimos anos, MST ainda enfrenta violência e preconceito.

https://www.dw.com/pt-br/ataque-a-assentamento-do-mst-marca-onda-de-%C3%B3dio-a-movimento/a-71471562

Observação: Esse conteúdo não representa, necessariamente, a opinião da Fundação Podemos.

Compartilhe:
como citar
Últimas publicações
ACOMPANHTE NOSSO CONTEÚDO