26 de agosto – segunda-feira
Lula diz que não repetirá ‘erro’ de Dilma e promete não interferir em eleição na Câmara. Presidente ouve de Elmar Nascimento que ele só levará candidatura adiante com apoio de Lira.
Lula sugere partida de futebol com Congresso; ‘Desde que Dino não seja juiz’, brinca Elmar. Centrão desconfia de tabelinha entre governo e STF sobre a gestão de emendas parlamentares.
Bia Kicis pede convocação de perito à CCJ para esclarecer caso das mensagens de Moraes. Requerimento para ouvir Eduardo Tagliaferro, ex-TSE, ainda precisa ser aprovado pela comissão; deputada vê “disparidade” nas investigações de políticos de direita e esquerda.
https://www.estadao.com.br/politica/bia-kicis-convoga-eduardo-tagliaferro-cjj-mensagens-moraes-nprp/
TSE negocia extensão até 8 de setembro para repasse financeiro a candidatos negros e mulheres. Prazo final para repasse aos partidos foi mantido pela ministra Cármen Lúcia em 30 de agosto.
https://www.estadao.com.br/politica/tse-extensao-setembro-repasse-negros-mulheres-nprp/
Marçal diz que Bolsonaro não manda na direita e que ex-presidente ‘curvou a cervical’ por Valdemar. Em entrevista ao canal CNN Brasil, candidato do PRTB defende implementação de teleféricos em São Paulo e se descontrola após ser questionado sobre condenação por furto qualificado.
Não é preciso ter advogado para dar entrada em pedido de pensão alimentícia, decide STF. Ministros do Supremo Tribunal Federal negam pedido da OAB e confirmam legislação que dispensa presença de bacharel na primeira audiência com o juiz.
MP eleitoral pede rejeição de registro de candidatura de Fabrício Queiroz a vereador. Promotoria alega que o ex-assessor do clã Bolsonaro não apresentou uma certidão necessária para comprovar o andamento de um processo contra ele no TJRJ; defesa pediu ‘tempo’.
Juiz aceita denúncia e põe 19 no banco dos réus por ‘ecossistema criminoso’ do PCC na Cracolândia. Réus vão responder por tráfico de drogas, comércio ilegal de armas, lavagem de dinheiro e até extorsão de comerciantes.
José Dirceu chama crescimento de Marçal em SP de ‘histeria’ e pede calma: ‘Esquerda vencerá’. Ex-ministro afirmou que ministros de Lula e lideranças petistas precisam ‘analisar quadro com frieza’; ex-coach divide votos bolsonaristas e cresceu até sete pontos nas últimas pesquisas.
Bolsonaro mergulha em campanha de Nunes e vai gravar até inserção para o horário eleitoral. Ex-presidente também deve marcar presença em agenda ao lado do prefeito na Ceagesp; atuação mais ativa ao lado do emedebista ocorre após crescimento de Pablo Marçal (PRTB) nas pesquisas.
27 de agosto – terça-feira
A Justiça Eleitoral negou nesta terça-feira, 27, recurso do influenciador Pablo Marçal, candidato à Prefeitura de São Paulo pelo PRTB, em caso envolvendo direito de resposta solicitado pelo candidato do PSOL, deputado federal Guilherme Boulos. Com a decisão, Marçal será obrigado a publicar em suas redes sociais, pelo dobro do tempo que os vídeos originais ficaram disponíveis, vídeo de resposta produzido por Boulos.
O governo do Pará decretou situação de emergência por conta dos incêndios. A decisão foi publicada na edição desta terça-feira (27) do Diário Oficial.
https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2024/08/27/decreto-emergencia-para.htm
Deputados da base do governo atuaram para impedir nesta terça-feira, 27, a votação de pacote anti-Supremo Tribunal Federal (STF) prevista na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, presidida por Caroline de Toni (PL-SC), apoiadora do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Parlamentares de PT, PSOL e PCdoB reagiram para obstruir a pauta do colegiado e conseguiram adiar a análise dos textos com pedidos de vista (mais tempo para análise).
A região marítima sob jurisdição brasileira – conhecida como Amazônia Azul – foi inteiramente incluída este ano no Atlas Geográfico Brasileiro, elaborado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O novo mapa segue as delimitações da Marinha e já contempla a expansão de território reivindicada pelo governo federal. Essa ampliação ainda depende de aval da Comissão de Limites da Plataforma Continental da Organização das Nações Unidas (ONU).
O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), anunciou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará um novo decreto que regula o uso de armas de fogo no Brasil, que será apresentado até a segunda-feira, 2.
Lira e Pacheco se reúnem e tentam fechar proposta sobre novas regras para emendas. Permanece na mesa a ideia de que os líderes dos partidos assinem as emendas de comissão; Congresso tem até o fim desta semana para apresentar novo modelo de repasse dos recursos.
Haddad diz esperar orçamento “confortável” em 2025. Ministro da Fazenda também afirmou ter recomendado que o próximo presidente do BC seja indicado até o começo de setembro.
https://www.estadao.com.br/politica/haddad-orcamento-confortavel-2025-nprp/
Entenda todas as investigações que envolvem Pablo Marçal e como estão os processos. Candidato à Prefeitura de São Paulo pelo PRTB é investigado pela Polícia Federal, pela Polícia Civil, responde a processo na Justiça comum e pelo menos 21 ações na Justiça Eleitoral; veja quais.
Bancada evangélica espera votar nesta semana PEC que amplia isenção fiscal para igrejas. Promessa de votação foi feita pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), duas semanas atrás; expectativa é levar a plenário o texto de Marcelo Crivella ainda nesta terça-feira, 27.
https://www.estadao.com.br/politica/lira-promete-pec-isencao-igrejas-semana-nprp/
Dino dá 15 dias para governo Lula intensificar combate a incêndios no Pantanal e na Amazônia. Ministro do Supremo Tribunal Federal cobra envio de agentes da Força Nacional, Forças Armadas, PF e PRF para prevenção e repressão de queimadas.
Tebet vai incluir Nordeste em projeto de integração sul-americana; veja bastidores. Ideia do Ministério do Planejamento é conectar todo o Brasil, incluindo mais Estados do Sudeste, às rotas que levarão aos países vizinhos.
28 de agosto – quarta-feira
O vereador do Rio de Janeiro e candidato à reeleição Carlos Bolsonaro (PL) conversou por telefone com Pablo Marçal (PRTB), candidato à Prefeitura de São Paulo, na noite desta quarta, 28 em sinal de reaproximação entre figuras da direita. Em seu perfil no X, antigo Twitter, o filho de Jair Bolsonaro (PL) disse que o empresário foi “educado e bacana” na conversa. “Expusemos nossos pontos e fico feliz em ter a consciência que queremos rumar nas mesmas direções quando falamos de Brasil”, escreveu.
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, 28, em definitivo, a atualização da legislação brasileira sobre turismo, que consta no Projeto de Lei 1.829/2019. Dentre as novidades, estão mudanças de regras sobre o Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac), que agora poderá ser utilizado como fonte garantidora para financiamentos a companhias aéreas. A votação foi simbólica, tendo posição contrária apenas dos partidos Psol e Novo. Agora, o projeto vai à sanção presidencial.
Um homem de 32 anos foi preso na tarde de terça-feira (27), suspeito de atear fogo em uma área de mata no município de Salto, interior de São Paulo. Esta é a sétima prisão ligada aos incêndios registrados no estado desde a semana passada.
O Centro de Cana do Instituto Agronômico, em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, teve 80% das plantações de cana-de-açúcar destruídas por causa das queimadas no interior de São Paulo a partir da sexta-feira, 23. A perda de 120 dos 150 hectares de plantação do instituto deve provocar entre um e dois anos de atraso nas pesquisas que estavam em andamento.
O Congresso Nacional convocou uma sessão conjunta nesta quinta-feira, às 11h, com todos os deputados e senadores. A expectativa é que sejam votadas novas regras para a operacionalização das emendas parlamentares. Os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), têm discutido com o governo uma proposta para cumprir a determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) de que o Legislativo dê transparência e rastreabilidade aos repasses desses recursos.
Efeito Toffoli: juiz tranca ação da finada Lava Jato por fraudes de R$ 1,1 bi na Braskem.
PCC usava conta bolsão de ‘clientes invisíveis’ de fintechs para blindar ativos.
Nova pesquisa de avaliação de governo da AtlasIntel mostra que há um empate entre os que aprovam e rejeitam a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo o levantamento, tanto os que acham o mandato ótimo ou bom, quanto ruim ou péssimo somam 43,8%, cada. Outros 12% acham que o governo do petista exerce um trabalho regular.
O Brasil registrou 836 casos confirmados ou prováveis de mpox, a antiga varíola dos macacos, desde o início de 2024, de acordo com o último boletim do Ministério da Saúde, divulgado na terça, 27. Desse total, 427 registros (51,5%) foram no Estado de São Paulo – 112 a mais do que o contabilizado de janeiro a julho.
Desembargadora reabre ação disciplinar sobre Silvinei por apoio a Bolsonaro.
Em dia de derrota do governo Luiz Inácio Lula da Silva, a oposição na Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, dia 28, um pacote com nove requerimentos relacionados à crise política na Venezuela. Os deputados querem discutir o posicionamento oficial do Brasil, o impasse político na Venezuela, os indícios de fraude na proclamação de reeleição de Maduro e o recrudescimento do regime.
Porto de Santos deve movimentar 180 milhões de t neste ano.
O ex-policial militar Ronnie Lessa disse, em audiência virtual promovida pelo STF nesta quarta-feira (28), que ficaria “milionário” com a morte de Marielle Franco. Segundo ele, o então chefe da Polícia Civil do Rio, Rivaldo Barbosa, “já estava pré-pago” para assegurar impunidade.
O secretário-executivo do Ministério dos Povos Indígenas (MPI), Eloy Terena, sugeriu que a mesa de conciliação sobre o marco temporal seja suspensa até a União dialogar com a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), que anunciou nesta quarta-feira, 28, sua saída da comissão que busca um acordo sobre o tema. A entidade deixou o Supremo acompanhada de demais representantes indígenas sob gritos de “demarcação”. Eloy manifestou preocupação com a saída da entidade, mas ressaltou que a pasta não deixará a mesa.
Conhece a Amazônia Azul? Brasil pede à ONU para expandir seu território marítimo.
O governo federal publicou no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, 28, um decreto com regras para o alistamento militar feminino. A norma prevê o recrutamento de voluntárias e foi assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e por José Múcio, ministro da Defesa. A pasta prevê o início do recrutamento já em 2025. Serão ofertadas 1.500 vagas para voluntárias.
29 de agosto – quinta-feira
A facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) é suspeita de utilizar empresas de maquininhas de cartão de crédito para lavagem de dinheiro e ocultar bens, segundo investigações do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado de São Paulo (Gaeco), braço do Ministério Público de São Paulo (MP-SP), Receita Federal, Polícia Federal e Ministério Público Federal (MPF). De acordo com informações da Operação Concierge, deflagrada nesta quarta-feira, 28, há indícios de que a Yespay Soluções de Pagamentos Ltda teria sido utilizada por um dos líderes da facção João Aparecido Ferraz Netto, conhecido como João Cabeludo, para atuar na lavagem de capitais de interesse do PCC.
A rede social X (antigo Twitter) anunciou na noite desta quinta-feira, 29, que não cumpriu o prazo determinado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes para indicar um representante legal da empresa no País. Com isso, a plataforma deve ser suspensa a qualquer momento.
O preço do leite captado em julho caiu 1,5% frente a junho, para R$ 2,7225 o litro na “média Brasil” medida pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). A queda interrompe o movimento de alta que vinha sendo observado desde novembro do ano passado. O valor, porém, ainda supera em 7,9% o de julho/23, em termos reais (os valores foram deflacionados pelo IPCA de julho/24). “Apesar de o preço do leite pago ao produtor acumular avanço real de 30,1% desde o início de 2024, a média de janeiro a julho deste ano (de R$ 2,50/litro) está 11,5% inferior à do mesmo período de 2023”, disse o Cepea.
As chuvas da semana passada no Rio Grande do Sul proporcionaram a reposição de umidade no solo e beneficiaram o desenvolvimento das lavouras de trigo, ainda que a massa de ar frio que veio depois tenha causado a formação de geadas de intensidade variável. “A avaliação inicial indica que a maioria das lavouras não sofreu prejuízos, exceto em algumas áreas de baixada, onde a intensidade das geadas foi maior e as plantas estavam em estágios reprodutivos.
O Supremo Tribunal Federal (STF) deu mais 10 dias para Congresso e governo definirem novas regras para o pagamento de emendas parlamentares. O prazo inicial venceria nesta sexta-feira, 30. O pedido de prorrogação foi feito pelo governo em reunião realizada na noite desta quinta, 29, sem a participação do Congresso. A expectativa é que seja editada uma lei complementar com as mudanças estruturais determinadas pela Corte.
Como é uma doença neurodegenerativa, a esclerose lateral amiotrófica (ELA) causa fraqueza muscular que avança progressivamente. Uma das consequências é a paralisia motora irreversível, que afeta também os músculos do rosto. Agora, pesquisadores buscam identificar os padrões de paralisia facial da doença com ajuda da inteligência artificial.
Entenda todas as investigações que envolvem Marçal e como estão os processos.
Produção de soja no PR deve atingir 22,3 milhões de t na safra 2024/25, diz Deral.
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) assinou na quarta-feira, 28, um contrato com um consórcio de organizações negras para financiar de forma não reembolsável e capitalizar projetos de valorização da região conhecida como “Pequena África”, na região central do Rio de Janeiro. Serão R$ 10 milhões aportados pelo BNDES e advindos do seu Fundo Cultural, e outros R$ 10 milhões captados com instituições privadas.
O Congresso Nacional iniciou por volta das 12h desta quinta-feira, 29, sua sessão deliberativa, ainda sem discutir a proposta de novas regras para aplicação das emendas parlamentares. Por enquanto, os congressistas discutem um projeto de lei sobre crédito a atingidos pelas enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul no primeiro semestre deste ano.
A Câmara dos Deputados aprovou, de forma simbólica, projeto de lei que cria medidas excepcionais para a aquisição de bens e para a contratação de obras e de serviços, inclusive de engenharia, destinados ao enfrentamento dos impactos de calamidades públicas. O texto vai para a análise do Senado.
Há 26 municípios no Brasil com população abaixo de 1.500 habitantes, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (29) pelo IBGE. Somadas, essas cidades abrigam 33.238 pessoas — ou 0,02% da população total do país, calculada em 212,5 milhões.
A população do Brasil é estimada em 212.583.750 habitantes, de acordo com novos dados divulgados nesta quinta-feira (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Roraima, Acre e Amapá são os três estados menos populosos do Brasil, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (29) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
O Brasil é responsável por quase metade dos focos de queimadas registrados na América do Sul, entre janeiro e agosto, segundo dados compilados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).
30 de agosto – sexta-feira
O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), mandou suspender, nesta sexta-feira (30), o funcionamento da rede social X no Brasil. A empresa não respondeu à intimação do ministro para indicar em 24 horas um representante no país para se manifestar sobre as ordens judiciais.
Ministros do STF divergem de Moraes no bloqueio às contas da Starlink. Expectativa é de que magistrado reveja a decisão.
O governo federal entregou ao Congresso Nacional o PLOA (Projeto de Lei Orçamentária Anual) para 2025 na noite desta sexta-feira (30), no limite do prazo constitucional. A proposta prevê um reajuste para o salário mínimo a partir de 1° de janeiro do ano que vem e meta de déficit fiscal zero.
O presidente Lula (PT) disse que Nicolás Maduro vai ter de “arcar com as consequências” de não ter seguido o rito eleitoral após se declarar reeleito na Venezuela.
https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2024/08/30/lula-maduro-consequencias.htm
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o seu trabalho é mais difícil do que o de Roberto Campos Neto na presidência do Banco Central. O ministro disse que é preciso “aguentar um pouco de crítica” ao assumir um cargo público. Haddad participou nesta sexta-feira (30) do evento de investimentos Expert XP, em São Paulo.
https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2024/08/30/fernando-haddad-expert-xp.htm