18 de novembro – segunda-feira
A Polícia Civil de São Paulo identificou um suspeito de envolvimento no assassinato de Antônio Vinícius Gritzbach, 38, morto a tiros em um ataque no aeroporto de Guarulhos no dia 8 de novembro. O suspeito, que não teve o nome divulgado, já está com a prisão decretada pela Justiça de São Paulo. Ele foi identificado com a ajuda das imagens de câmeras de segurança do aeroporto.
https://noticias.uol.com.br/colunas/josmar-jozino/2024/11/18/policia-suspeito-delator-pcc.htm
Foragido do 8/1 é preso ao tentar fugir da Argentina para o Chile. Wellington Luiz Firmino tentou burlar posto de fronteira; há ordem de captura contra ele após pedido de extradição do Brasil.
PUC cria comissão que pode expulsar quem chamou alunos da USP de ‘cotistas’ e ‘pobres’. Processo deve ser encerrado em 40 dias; Promotoria analisa o caso, e faculdade promete ampla defesa a estudantes.
O TCU (Tribunal de Contas da União) abriu nesta segunda-feira (18) um procedimento para investigar suposto uso irregular de dinheiro público no festival de música apelidado de “Janjapalooza”.
O ex-presidente Michel Temer (MDB) disse nesta segunda-feira (18) que a escala de trabalho 6×1, com seis dias de trabalho e um de descanso, “é um pouco exagerada”. Temer foi o responsável pela reforma trabalhista, última grande mudança nas leis trabalhistas no Brasil, aprovada pelo Congresso em 2017.
O Senado terminou nesta segunda-feira (18) a votação do projeto de lei que cria novas regras para a execução das emendas parlamentares, mas continua sem atender a todas as exigências do STF para a liberação dos pagamentos. Com as mudanças realizadas pelos senadores, o texto volta para a Câmara dos Deputados.
Trabalhadores encontraram um cemitério colonial durante uma obra para construção de uma praça no município de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, ao lado da Igreja Matriz.
Após falar em aumentar gestão privada de escolas de SP, Nunes pede discussão. Mudança afetaria recursos recebidos do Fundeb; na sexta (15), prefeito justificou ampliação de convênios com desempenho do Liceu.
O vice-procurador-geral eleitoral, Alexandre Espinosa, deu um parecer contrário à queixa-crime apresentada por Guilherme Boulos (PSOL) contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
O projeto de lei apresentado pelo deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) para acabar com os “supersalários” prevê punição para servidores públicos que burlarem a lei e receberem remunerações acima do teto constitucional.
19 de novembro – terça-feira
O plano para matar o presidente Lula, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro do STF Alexandre de Moraes foi impresso duas vezes no Palácio do Planalto, durante o governo de Jair Bolsonaro, segundo a Polícia Federal.
A Polícia Federal afirma que os militares presos nesta terça-feira (19) cogitaram usar explosivos e veneno para matar o presidente Lula (PT), o ministro do STF Alexandre de Moraes e o vice-presidente Geraldo Alckmin em dezembro de 2022, após as eleições.
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), classificou como “extremamente preocupantes” as suspeitas de envolvimento de agentes militares em um plano para executar Lula (PT), Geraldo Alckmin (PSB) e o ministro do STF Alexandre de Moraes.
O ministro Paulo Pimenta, da Secom (Secretaria de Comunicação Social), disse que a operação deflagrada nesta quinta (19), que prendeu suspeitos de planejarem a morte do presidente Lula (PT) em 2022, leva as investigações “para a porta” do ex-presidente Jair Bolsonaro PL).
‘Foi plano de execução, e não mera cogitação’, diz Gilmar sobre militares.
O ex-presidente Jair Bolsonaro teria dado o aval para um golpe de Estado até o dia 31 de dezembro de 2022. A informação consta no relatório da Polícia Federal que detalha o plano dos suspeitos para matar o presidente Lula (PT), o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e o ministro do STF Alexandre de Moraes.
O presidente do STF e do CNJ, Luis Roberto Barroso, afirmou nesta terça-feira (19) que o país esteve mais perto do “inimaginável” do que se imaginava, ao comentar a operação da PF que prendeu quatro militares e um policial federal suspeitos de tramar os assassinatos de Lula, Alckmin e o ministro do Supremo Alexandre de Moraes em 2022.
A Polícia Federal afirma que o general da reserva Mario Fernandes, preso nesta terça-feira (19), orientava e apoiava os manifestantes que acamparam em frente ao QG do Exército em Brasília no final de 2022. O militar é um dos suspeitos de um plano para matar o presidente Lula (PT), o vice Geraldo Alckmin (PSB) e o ministro do STF Alexandre de Moraes.
Onde estavam Moraes, Lula e Alckmin no dia do plano de execução de ministro.
Jurista rebate Flávio Bolsonaro: ‘Três crimes possíveis, incluindo golpe’.
A PF encontrou documentos que revelam que suspeitos de envolvimento no plano de assassinar Lula, Alckmin e Moraes estudaram o caso Marielle Franco para tentar driblar o rastreamento de localização e mensagens sobre a trama golpista.
Câmara conclui votação de projeto de emendas mirando destravar pagamentos.
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (19), o projeto de lei que reserva 30% das vagas em concursos públicos federais às pessoas negras, indígenas e quilombolas.
20 de novembro – quarta-feira
Zumbi dos Palmares: o maior líder quilombola brasileiro. Data de sua morte se tornou o Dia da Consciência Negra no Brasil. No auge, território de escravizados fugidos teria reunido 30 mil pessoas em uma área do tamanho de Portugal.
“Conceição Evaristo é a maior escritora negra do Brasil”. Em entrevista, biógrafa de Conceição Evaristo destaca a complexidade das obras de personalidade que é referência de autoria negra, e sua influência no novo cenário literário brasileiro.
Ao menos 33 autoridades têm antepassado ligado à escravidão. Segundo pesquisa da Agência Pública, quatro ex-presidentes são descendentes de pessoas que teriam usado mão de obra escravizada, como tataravô de FHC e antepassado de Collor em engenho na região do Quilombo dos Palmares.
A Polícia Federal encurralou o major Rafael de Oliveira, ‘kid preto’ ligado à Operação ‘Copa 2022’ – missão golpista concebida para prisão e execução do ministro Alexandre de Moraes, do STF, em dezembro passado – a partir apenas de uma foto no celular do militar. Na imagem, o major ‘Joe’, como é conhecido na caserna, empunhava a carteira de habilitação de um terceiro – cujos dados usou ilicitamente para conseguir uma linha telefônica sem ser identificado.
‘Vamos partir pra guerra’: golpistas pediam ‘orientação’ a general próximo de Bolsonaro.
O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse nesta quarta-feira (20) que golpes e atos contra a vida de autoridades da República foram derrotados pelas instituições brasileiras e pelo povo brasileiro.
O PT entregou hoje (20/11) o documento de solicitação de arquivamento do PL da Anistia, que tenta livrar da cadeia os responsáveis pelo 8 de Janeiro. O partido citou o atentado a bomba no STF e a revelação de um plano para matar Lula, Alckmin e Alexandre de Moraes para justificar o pedido.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ficou sabendo do plano para matá-lo após a Polícia Federal deflagrar a operação que terminou com a prisão de quatro militares e um policial federal suspeitos de participar de um plano de golpe de Estado em 2022, afirmou o ministro-chefe da Secom (Secretaria de Comunicação Social), Paulo Pimenta.
Os principais jornais internacionais repercutiram as prisões de militares e de um policial federal, suspeitos de envolvimento em um plano de golpe contra o resultado das eleições de 2022, que incluía os assassinatos do presidente Lula, de seu vice, Geraldo Alckmin e do ministro de Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.
A Polícia Federal deve apresentar até o fim deste mês o relatório pedindo o indiciamento dos investigados no inquérito que apura o envolvimento do ex-presidente Jair Bolsonaro, seus ex-ministros e militares de alta patente na tentativa de golpe de Estado ocorrida em 2022.
‘Quatro linhas é o c…’: quem é Mario Fernandes, general preso pela PF.
A juíza Fabiana Alves Rodrigues, da 8.ª Vara Criminal Federal de São Paulo, autorizou a Polícia Federal (PF) a levar adiante o inquérito sobre a máfia das creches em que o prefeito Ricardo Nunes (MDB) é investigado sob a suspeita de receber pagamentos indevidos de uma entidade que mantinha contrato com o Município.
MP pede perícia de terras ocupadas por bilionários da soja em Cuiabá.
Fogo na Amazônia destruiu 10 vezes mais que desmatamento. Sob seca extrema, Floresta Amazônica registra em 2024 incêndios em área equivalente a 31 cidades de Baku, capital do Azerbaijão e sede da Conferência do Clima da ONU neste ano.
https://www.dw.com/pt-br/fogo-na-amaz%C3%B4nia-destruiu-10-vezes-mais-que-desmatamento/a-70835862
21 de novembro – quinta-feira
Motivados por PM, alunos de colégio militar em TO cantam música sobre matar.
Em discurso um dia antes do encerramento da COP29 (29ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), em Baku, no Azerbaijão, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, reforçou a necessidade de os países entrarem em acordo sobre uma Nova Meta Quantificada Global de Finanças (NCQG, na sigla em inglês).
Governo Tarcísio autoriza licitação para concessão de mais três linhas da CPTM. Entre os serviços de trem que deverão passar para gestão da iniciativa privada está o Expresso Aeroporto, que liga a zona oeste paulistana a Guarulhos.
Cinco empresários bolsonaristas receberam mais de R$ 150 milhões em incentivo fiscal em 2024.
A Policia Federal indiciou nesta quinta-feira (21) o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o general Braga Netto (PL) e mais 35 pessoas sob suspeita dos crimes de abolição violenta do Estado democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa.
A Polícia Federal indiciou nesta quinta (21) Jair Bolsonaro, Braga Netto e mais 35 por tentativa de golpe. A lista tem 24 militares — 3 dos quais foram ministros — e 2 policiais federais — além de um marqueteiro argentino e um padre. Veja quem são na lista.
‘Capitão desonrado’: mídia internacional destaca indiciamento de Bolsonaro.
Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado nesta quinta-feira (21) por três crimes —dois deles estão previstos em uma lei que ele mesmo sancionou quando ainda era presidente, em setembro de 2021.
Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), teve sua delação premiada mantida nesta quinta-feira (21) após prestar um novo depoimento ao ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal). Segundo o UOL apurou, o acordo foi mantido porque Cid deu novas informações envolvendo o general Braga Netto nas articulações golpistas.
Haddad anuncia bloqueio de R$ 5 bi no Orçamento de 2024 e deixa pacote de cortes para semana que vem. Ministro da Fazenda afirma que redação de propostas para reduzir despesas será apresentada a Lula na próxima segunda (25).
STF prorroga para 2025 prazo de conciliação sobre marco temporal. A tese considera que os indígenas somente têm direito às terras que estavam em sua posse no dia 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição Federal.
Mãe quer homenagear filho morto pela PM em congresso de Medicina: ‘A gente só falava disso’. Marco Aurélio Cardenas Acosta foi baleado à queima-roupa dentro de um hotel na Vila Mariana; SSP diz que caso é investigado e que os policiais envolvidos foram afastados.
Ronaldo confirma desejo de ser presidente da CBF: ‘Estou extremamente preparado’. Ex-jogador defende mudanças no futebol brasileiro e é cauteloso ao comentar sobre Guardiola, recém renovado com o City, na seleção.
Petrobras aprova dividendos extraordinários de R$ 20 bi; União fica com R$ 7,3 bi. Além dos dividendos, a Petrobras divulgou oficialmente o primeiro plano de negócios da gestão da presidente Magda Chambriard, que manteve o foco na exploração e produção de petróleo.
https://www.estadao.com.br/economia/negocios/petrobras-aprova-dividendos-extraordinarios-de-20-bi/
Por que é difícil traçar a genealogia de negros no Brasil? Historiadores explicam em reportagem da Agência Pública os desafios da preservação da memória e da ancestralidade em um país onde mais de 55% da população é preta ou parda.
22 de novembro – sexta-feira
Desemprego cai em sete estados no 3º trimestre; veja ranking. IBGE diz que taxa ficou estável nas outras 20 unidades da Federação, sem variações significativas.
Brasil pede desculpas públicas pela escravização de pessoas negras. Declaração foi em evento com presença das ministras Macaé Evaristo (Direitos Humanos e Cidadania) e Anielle Franco (Igualdade Racial) nesta quinta (21).
Seis pontos que ligam Bolsonaro à trama golpista. Entenda o que pesa contra o ex-presidente, que é investigado pela PF por suspeita de envolvimento em plano para impedir posse de Lula e se perpetuar no poder.
As provas colhidas por investigadores da PF indicam que, enquanto as discussões da minuta para dar um golpe de Estado evoluíam entre Jair Bolsonaro e seu entorno, entre novembro e dezembro de 2022, o cerco ao ministro Alexandre de Moraes, então presidente do Tribunal Superior Eleitoral, foi posto em curso por militares das forças especiais, os kids pretos.
A Polícia Federal prendeu nesta semana quatro militares das Forças Especiais e um policial federal suspeitos de planejar um golpe que incluía matar o presidente Lula, o vice Geraldo Alckmin e o ministro Alexandre de Moraes. Em um grupo intitulado “Copa 2022”, eles coordenaram ações, discutiram planos e compartilharam informações sobre os alvos.
Gonet bate martelo e só apresentará denúncia contra Bolsonaro em 2025. PGR pretende estudar de forma detalhada o inquérito da Polícia Federal.
Políticos que exercem papel de destaque na direita saíram em defesa de Jair Bolsonaro depois de dois dias em silêncio. Na terça-feira (19), a Polícia Federal deflagrou uma operação que revelou um plano de militares para matar o então presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, o vice Geraldo Alckmin e o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal).
“Radicalização deve crescer com problema legal de Bolsonaro”. Para coordenador do Observatório da Extrema Direita, Odilon Caldeira Neto, recentes atentados de extrema direita no país não são só um perigo, mas também um alerta à democracia.
STF desconfia que pombo-correio fazia ponte entre Cid e bolsonaristas. Tenente-coronel estaria enviando, via interlocutores, informações sobre andamento de processos.
Mãe médica diz que foi barrada em hospital: ‘Falaram que era ordem da polícia’.
Mulher é baleada dentro de carro no RJ após visitar filha de 5 anos que está internada. Motorista afirma que PM atirou no veículo;OUTRO LADO: PM diz que casal ficou na linha de tiro com suspeitos.
Câmara de SP centraliza distribuição de gabinetes após relatos de pedido de dinheiro. Vereadores teriam pedido compensação em troca de preferência na escolha de espaços.
Zeferina, a quilombola que resgatava escravizados. De origem angolana, ela chegou a planejar uma invasão a Salvador no início do século 19. De acordo com historiador, sua vida foi pouco documentada, de modo que as narrativas sobre ela tendem a ter uma conotação mítica.