fbpx
Fundação Podemos
/
/
/
Destaques da Semana de 08/04 a 12/04

Destaques da Semana de 08/04 a 12/04

Segunda-feira – 08 de abril

O presidente do STF, Luís Roberto Barroso, se posicionou a respeito das ameaças feitas pelo dono do X (antigo Twitter).

O empresário Elon Musk, em relação a decisões judiciais da Suprema Corte. As declarações do bilionário fizeram com que um inquérito contra ele fosse aberto.

Em 2020, o bilionário Elon Musk fez um tuíte com um aviso: “Vamos dar golpe em quem quisermos. Lide com isso”.

A mensagem foi publicada na esteira de uma crise política na Bolívia. Meses antes, o então presidente, Evo Morales, de esquerda, havia renunciado ao cargo.

Petrobras segue no foco com impasse sobre Prates, Mercadante no radar e investidor mirando dividendo.

Haddad se reúne com Lula nesta segunda, após presidente ter desmarcado encontro no Alvorada na noite de domingo; expectativa é de que haja desfecho para crise que expôs racha dentro do governo.

Musk vira investigado no inquérito das milícias digitais.

Após dono do X (antigo Twitter) postar críticas e ameaças, ministro Alexandre de Moraes manda PF apurar conduta do empresário e estabelece multa caso a plataforma reative contas bloqueadas.

Se no Brasil Elon Musk insinua que pode promover uma “desobediência civil” diante das ações do STF (Supremo Tribunal Federal).

Ele é alvo de investigações na Europa por conta de suspeitas de que sua plataforma X (ex-Twitter) estaria falhando em impedir que discursos de ódio e desinformação sejam veiculados — além de se recusar a adotar uma transparência na forma pela qual gera dados e contas.

Terça-feira – 09 de abril

 

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) defendeu, nesta terça-feira (9), o debate sobre regulação das redes sociais.

O posicionamento aparece em meio ao conflito público entre o dono do X, Elon Musk, e o ministro Alexandre de Moraes.

A ministra Cármen Lúcia se somou nesta terça-feira, 9, às manifestações de apoio ao colega Alexandre de Moraes na queda de braço com o empresário Elon Musk, dono do X, que ameaçou descumprir decisões judiciais de bloqueio a perfis na plataforma.

Ao abrir a sessão no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e sem citar diretamente o caso, a ministra afirmou que os magistrados têm o dever se fazer com que suas decisões sejam cumpridas.

Promotoria denuncia 29 ‘infiltrados’ do PCC em empresas de ônibus de São Paulo; saiba quem são.

Sócios, contadores e advogados ligados às companhias Transwolff e UPBus são acusados de organização criminosa e lavagem de dinheiro da facção

Moro celebra decisão que o livrou da cassação: ‘A oposição tem o direito de existir’.

Senador se manifestou nesta terça-feira, 9, após Tribunal Regional Eleitoral rejeitar ações que pediam sua condenação por abuso de poder econômico; ‘O TRE preservou a soberania popular’.

Promotores apuram envolvimento de agentes públicos no megaesquema de lavagem de dinheiro do PCC.

Ação contra a captura do transporte público pelo PCC mostra o tamanho do desafio do crime organizado para o Estado.

Flávio diz que não quer ser o herdeiro da ‘franquia’ de Bolsonaro e descarta concorrer à Presidência.

Senador afirmou que ainda acredita na elegibilidade do pai até as eleições de 2026.

PF prende hacker do Senado, TSE e Exército e vazou dados de 223 milhões, até de mortos.

Investigadores capturaram, em Feira de Santana, na Bahia, Marcos Roberto Correia da Silva, o VandaTheGod, que estava foragido desde novembro de 2023.

 

Quarta-feira – 10 de abril

 

Nisia diz que nenhum deputado vai constrangê-la sobre vaga de filho

A ministra Nísia Trindade (Saúde) disse hoje (10) que “nenhum deputado vai constrangê-la” com questionamentos sobre a contratação de seu filho como secretário de Cultura de Cabo Frio (RJ), que ocorreu após ela receber a prefeita e liberar verba extraordinária para a cidade.

Gilmar Mendes se pronuncia a respeito das declarações de Elon Musk contra Alexandre de Moraes.

O ministro e decano do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes, fez um pronunciamento em que criticou o X (antigo Twitter) e defendeu as ações do colega Alexandre de Moraes, que determinou que o bilionário Elon Musk, dono da rede social, seja investigado após ameaçar não cumprir ordens da Corte.

A maioria dos parlamentares da Câmara dos Deputados decidiu por manter a prisão de Chiquinho Brazão (sem partido).

Acusado de ser o mandante do assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes. Veja como votou cada deputado na Câmara.

Lula volta a criticar Elon Musk em evento.

O presidente Lula (PT) voltou a criticar o empresário Elon Musk, sem o citar nominalmente, após ataques contra o STF e o ministro Alexandre de Moraes.

Senado vai discutir impacto do X no processo democrático do Brasil em audiência pública.

Autora do requerimento considerou como ‘muito graves’ declarações do empresário Elon Musk, que acusou o ministro do STF Alexandre de Moraes de praticar censura e tomar decisões autoritárias.

Banco pede à Justiça apreensão de bens de Jair Renan Bolsonaro por dívida de R$ 360 mil.

Filho do ex-presidente Jair Bolsonaro é acusado de usar documentos falsos para angariar empréstimos de banco, mas não pagou crédito e agora é cobrado na Justiça; defesa diz que Jair Renan já propôs acerto com banco.

 

Quinta-feira – 11 de abril

 

Preso preventivamente desde o dia 22 de março, o tenente-coronel Mauro Cid, não pode concorrer e teve sua promoção vetada pela Comissão de Promoções de Oficiais (CPO) do Exército.

Segundo o parecer da Comissão, Cid não pode concorrer à promoção por merecimento porque a Lei de Promoções dos Oficiais da Ativa das Forças Armadas (LPOAFA) prevê que o militar preso cautelarmente não pode ser incluído em qualquer quadro de acesso, enquanto não tiver sua prisão revogada.

Pacheco defende Padilha após ataque de Lira e diz que o considera competente.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), defendeu o ministro da Secretaria das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, alvo de um ataque do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), nesta quinta-feira, 11.

 

Sessão temática para debater anteprojeto do novo Código Civil tem data marcada no Senado.

Plenário realiza na quarta-feira, 17, sessão de debate temático que tem como proposta o recebimento, exposição e o debate do anteprojeto elaborado por comissão de juristas.

STF ‘socorre’ Lira após retirada do projeto das Fake News e planeja punir plataformas no pós-Musk.

Movimento ocorre nos bastidores e interessa às duas partes no momento em que presidente da Câmara precisa do apoio de bolsonaristas para eleger o seu sucessor e Corte atua para dar resposta a dono de X.

Ronaldo Caiado alcança 86% de aprovação em Goiás, enquanto 12% desaprovam seu governo.

Pesquisa Genial/Quaest indica que a segurança pública é o principal trunfo do governador que pré-candidato à Presidência em 2026, entre as áreas pesquisadas.

Governo Tarcísio é aprovado por 62% dos eleitores de São Paulo e desaprovado por 29%.

Dados da pesquisa Genial/Quaest indicam que infraestrutura e transporte é a área com melhor avaliação no governo estadual; gestão Lula tem números inferiores.

 

Sexta-feira – 12 de abril

STF forma maioria para ampliar foro privilegiado.

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria de votos nesta sexta-feira, 12, para determinar a ampliação do foro privilegiado mesmo após autoridades deixarem o cargo, permitindo que deputados, senadores, ministros e outras autoridades sejam investigadas pela Corte em crimes praticados no exercício ou que tenham relação com o cargo. O julgamento foi suspenso em seguida devido a novo pedido de vista (mais tempo para análise) do ministro André Mendonça.

STF reforça domínio sobre processos contra Bolsonaro ao mudar regra de foro.

Não foi apenas o processo que investiga o assassinato da vereadora Marielle Franco que pesou para a maioria dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) concordar com a mudança na regra do foro privilegiado. Também estão em jogo o foro das investigações que tramitam na Corte contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.

‘Não vou descer a esse nível’, diz Padilha após ataques de Lira.

Ministro de Lula cita ‘rancor é tumor’, diz que ‘quando um não quer, dois não brigam’ e afirma seguir trabalho com Congresso.

Entenda em qual estágio o mundo e o Brasil estão no uso do hidrogênio verde.

Qual o potencial do ‘petróleo do futuro’, quem está na frente e o que deve ser feito para aproveitar oportunidades na área?

Vítimas de tiroteios têm direito a indenização, decide STF.

Decisão vale para mortos e feridos durante operações de forças de segurança, exceto quando participação direta de agentes não for comprovada. Corte também considerou ilegal perfilamento racial em abordagens policiais.

 

Observação: Esse conteúdo não representa, necessariamente, a opinião da Fundação Podemos.

Compartilhe:
como citar
Últimas publicações
Acompanhe nosso conteúdo
plugins premium WordPress