Destaques da Semana de 04/03 a 08/03
15.dez.2023 - O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), durante inauguração do Parque Linear Água Podre Ypuera, no Butantã Imagem: Ronaldo Silva/Ato Press/Estadão Conteúdo… - Veja mais em https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2024/03/04/tcm-analise-gestao-ricardo-nunes-obras-emergenciais.htm?cmpid=copiaecola

Destaques da Semana de 04/03 a 08/03

Segunda-feira – 04 de março

PF prende suspeitos de ameaçar testemunha de investigação sobre desvio de medicamentos aos Yanomami.

Dono de caminhão que transportava medicamentos e um comparsa foram presos preventivamente após ameaças; um pistoleiro teria sido contratado para ajudar o grupo.

Uber pede suspensão de todos os processos sobre vínculo com motoristas até STF julgar o tema.

Plataforma afirma que processos podem ‘inviabilizar’ seu funcionamento no volume atual; pedido foi encaminhado ao ministro Edson Fachin, relator do caso.

TCM analisa gestão de Ricardo Nunes sobre obras emergenciais

O Tribunal de Contas do Município de São Paulo disse analisar contratos emergenciais fechados pela Prefeitura de São Paulo, após reportagem do UOL revelar indícios de conluio entre empresas em ao menos 223 casos.

O presidente Lula (PT) posou com uma bandeira da Palestina hoje na abertura da 4ª Conferência Nacional de Cultura, em Brasília.

No discurso que abriu o evento, o poeta Antônio Marinho pediu o “fim do genocídio” em Gaza e foi aplaudido de pé por Lula. Depois da fala, tirou uma foto com o presidente e a ministra da Cultura, Margareth Menezes, empunhando a bandeira palestina.

Terça-feira – 05 de março

Ministro do STF sobre depoimento de general Freire: ‘Melhor que delação’

Dissemina-se no Supremo Tribunal Federal a percepção segundo a qual o depoimento do general Freire Gomes à Polícia Federal, na sexta-feira, leva água para o moinho da condenação de Bolsonaro e do alto-comando da tentativa de golpe de Estado.

Governo de São Paulo decreta emergência para dengue.

Estado tem 138.259 casos e registrou 31 mortes; decretos desse tipo facilitam repasse de recurso a municípios, e reforçam uma mensagem sobre a gravidade do cenário.

Ala do PT resiste a acordos firmados com PSB e pode dividir aliança que garantiu vitória de Lula.

Presidente nacional petista, Gleisi Hoffmann, afirma que partido tem acordos feitos com outras legendas do campo progressista.

Quarta-feira – 06 de março

Como o PL de Bolsonaro levou comando de importantes comissões da Câmara e o que isso significa.

Partido do ex-presidente conquistou a presidência da CCJ e da Comissão de Educação e ainda manteve controle da Comissão de Segurança Pública.

Governo Lula atinge pior avaliação após presidente comparar Israel com Holocausto, aponta pesquisa.

Outro fator que explica a queda na aprovação do petista é a percepção da população sobre a economia do País: levantamento mostra que 38% dos entrevistados consideram que a situação econômica piorou nos últimos 12 meses.

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), disse, nesta quarta-feira (6), que ele e o presidente Lula (PT) acreditam na democracia.

A fala ocorreu durante entrevista coletiva após reunião entre os dois em Brasília.

Quinta-feira – 07 de março

PSDB terá debandada de vereadores com briga interna e indefinição sobre apoio a Nunes nas eleições.

Prazo para troca de partido antes das eleições abre nesta quinta-feira, 7; aposta é que maior parte da bancada tucana deixe o partido diante da incerteza sobre a disputa municipal e o atraso na montagem da chapa.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou hoje que a PEC das Drogas pode ser votada na próxima quarta (13) na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça).

Inicialmente, o acordo previa esperar a conclusão do julgamento do STF.

Controladoria-Geral da União (CGU) resolveu aplicar a penalidade de destituição de cargos públicos comissionados de Antônio Élcio Franco e Roberto Ferreira Dias, que ocuparam postos de alta gestão do Ministério da Saúde no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

A expulsão, publicada em portarias no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira, 7, se dá pela comprovação da acusação de envolvimento dos dois em irregularidades na contratação de seguro internacional para cobrir riscos relativos à responsabilidade civil de vacinas contra a covid-19.

Lula diz que vai rediscutir teto com o Congresso para ‘benefícios ao povo’

O presidente Lula (PT) afirmou hoje que pretende rediscutir o limite do teto de gastos com o Congresso caso o governo aumente a arrecadação neste ano.

Sexta-feira – 08 de março

Por que é difícil mães seguirem fazendo ciência no Brasil.

Pausa momentânea com a chegada dos filhos é vista pelo sistema acadêmico como falha de produtividade, compromete a ascensão de pesquisadoras e afasta talentos da ciência.

Mulheres ganham 79% da renda dos homens, mesmo estudando e trabalhando mais.

As mulheres trabalham, em média, 2,3 horas a mais que os homens, por semana, somando trabalhos remunerados, afazeres domésticos e cuidados de pessoas. Ainda assim, e com um nível educacional mais alto, elas ganham, em média, 78,9% do rendimento deles.

8 gráficos que mostram como a vida das brasileiras mudou na última década, segundo o IBGE.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira (08/03), Dia Internacional da Mulher, uma série de dados sobre a diferença que ser mulher ou homem no Brasil faz em temas como acesso à educação e ao mercado de trabalho.

Recolhido em 3 estados, ‘O Avesso da Pele’ é ficção mais vendida na Amazon.

O livro ‘O Avesso da Pele’, do escritor e colunista do UOL Jeferson Tenório, registrou aumento de 1400% nas vendas na Amazon na última semana, de acordo com a loja virtual. Nos últimos dias, a obra entrou na mira de bolsonaristas e foi recolhida de escolas estaduais pelas secretarias da Educação de Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraná…