Destaques da Semana (30/07 – 05/08)
Arthur Lira

Destaques da Semana (30/07 – 05/08)

Neste clipping, reunimos as principais notícias da semana: Luciano Bivar desiste de concorrer ao Planalto e tentará Câmara; Inpe registra aumento de queimadas na Amazônia e no Cerrado em 2022; TRE-MG cassa bancada do Avante, incluindo Janones, por fraude em 2018; Câmara aprova projeto que obriga planos de saúde a cobrirem tratamentos fora do rol da ANS; Moraes vota contra usar nova Lei de Improbidade para beneficiar condenados por regra anterior; apesar de impasse com PSB, PT confirma apoio à chapa de Freixo no Rio; e mais.

Domingo, 31 de julho de 2022

Luciano Bivar desiste de concorrer ao Planalto e tentará Câmara; União Brasil lança Soraya Thronicke/Estadão (31.07)

“O presidente do União Brasil, Luciano Bivar, desistiu de concorrer à Presidência da República. O anúncio foi feito neste domingo, 31, durante a convenção do partido em Pernambuco, Estado do parlamentar. Bivar afirmou que tentará a reeleição à Câmara dos Deputados e que a senadora Soraya Thronicke (União Brasil-MS), ex-aliada do presidente Jair Bolsonaro (PL), será a candidata do partido ao Palácio do Planalto.”

O Beco de Lira/Revista Piauí (31.07)

“Gilberto Gonçalves e Arthur Lira foram colegas de bancada no Partido da Mobilização Nacional (PMN) na Assembleia Legislativa de Alagoas. Participaram, como tal, de um gigantesco esquema de desvio de dinheiro, de cerca de 300 milhões de reais, alvo da Operação Taturana, deflagrada pela Polícia Federal em 2007. Gonçalves foi preso, e Lira, afastado do cargo. Ambos foram indiciados. Condenado por improbidade https://fundacaopodemos.org.br/wp-content/uploads/2023/03/semana-municipal-primeira-infancia-sao-paulo-agosto22.pngistrativa em duas instâncias, Arthur Lira até hoje recorre da sentença. Agora, um novo caso de desvio de dinheiro em Alagoas pode unir novamente os dois antigos aliados, hoje correligionários no partido Progressistas. O primeiro no papel de prefeito do município de Rio Largo (AL), suspeito de desvio de 12 milhões de reais em contratos do município que envolvem recursos públicos federais. O segundo, presidente da Câmara dos Deputados, na condição de quem abastece os cofres da prefeitura com milhões de reais.”

Bolsonaro convida governantes estrangeiros para 7 de Setembro sob sombra golpista/Folha (31.07)

“O governo Jair Bolsonaro (PL) convidou para as festividades do 7 de Setembro em Brasília os chefes de Estado de Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.”

Segunda-Feira, 1º de agosto de 2022

Censo 2022 começa em todo o país/G1 (01.08)

“A população brasileira começou a ser recontada, de forma detalhada, nesta segunda-feira (1º). Foi dado início à coleta domiciliar do Censo Demográfico 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).”

Na abertura do semestre no STF, Fux diz que sistema eleitoral é dos mais confiáveis do mundo/G1 (01.08)

“O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta segunda-feira (1º) que o sistema eleitoral brasileiro é um dos mais confiáveis e eficientes do mundo.”

Bolsonaro irá à Fiesp em dia de ato pela democracia e deve ser convidado a assinar manifesto/Estadão (01.08)

“O presidente Jair Bolsonaro marcou para o dia 11 de agosto sua ida à Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) como candidato à reeleição. A data escolhida por Bolsonaro é a mesma para a qual estão marcados dois atos em São Paulo em defesa da justiça eleitoral, da democracia e contra as investidas do presidente sobre o processo eleitoral brasileiro. Um desses atos tem a Fiesp como uma das principais articuladoras.”

“Nos sete primeiros meses de 2022, o número de focos de queimada na região amazônica aumentou 14% em comparação ao mesmo período do ano anterior. No Cerrado, o crescimento foi de 6%. Os dados são do Inpe Programa Queimadas, levantamento divulgado no domingo 31.”

PGR pede que STF arquive inquérito contra Bolsonaro/Poder360 (01.08)

“A vice-procuradora-geral da República, Lindôra Araújo, voltou a pedir nesta 2ª feira (1º.ago.2022) que o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), arquive o inquérito contra o presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre o suposto vazamento de dados sigilosos.”

Câmara acelera votação de projeto que tira poder de governadores sobre PMs às vésperas da campanha/Estadão (01.08)

“BRASÍLIA – A Câmara dos Deputados ressuscitou a intenção de retirar dos governadores de Estado poder e controle sobre o comando da Polícia Militar (PM). Os deputados se preparam para votar nesta terça-feira, 2, um projeto de lei que institui a lista tríplice como forma de escolha dos comandantes-gerais, confere a eles um mandato de dois anos e dá autonomia orçamentária às PMs. A tendência é de aprovação.”

Terça-Feira, 2 de agosto de 2022

TRE-MG cassa bancada do Avante, incluindo Janones, por fraude em 2018/Metrópoles (02.08)

“Em julgamento na tarde desta terça-feira (2/8), o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) acatou denúncia do Ministério Público e cassou as candidaturas do Avante à Câmara dos Deputados em 2018. Com a decisão, os candidatos eleitos pelo partido no estado perdem seus mandatos e ainda podem ficar inelegíveis.”