Neste clipping, reunimos as principais notícias da semana: Luciano Bivar desiste de concorrer ao Planalto e tentará Câmara; Inpe registra aumento de queimadas na Amazônia e no Cerrado em 2022; TRE-MG cassa bancada do Avante, incluindo Janones, por fraude em 2018; Câmara aprova projeto que obriga planos de saúde a cobrirem tratamentos fora do rol da ANS; Moraes vota contra usar nova Lei de Improbidade para beneficiar condenados por regra anterior; apesar de impasse com PSB, PT confirma apoio à chapa de Freixo no Rio; e mais.
Domingo, 31 de julho de 2022
Luciano Bivar desiste de concorrer ao Planalto e tentará Câmara; União Brasil lança Soraya Thronicke/Estadão (31.07)
“O presidente do União Brasil, Luciano Bivar, desistiu de concorrer à Presidência da República. O anúncio foi feito neste domingo, 31, durante a convenção do partido em Pernambuco, Estado do parlamentar. Bivar afirmou que tentará a reeleição à Câmara dos Deputados e que a senadora Soraya Thronicke (União Brasil-MS), ex-aliada do presidente Jair Bolsonaro (PL), será a candidata do partido ao Palácio do Planalto.”
O Beco de Lira/Revista Piauí (31.07)
“Gilberto Gonçalves e Arthur Lira foram colegas de bancada no Partido da Mobilização Nacional (PMN) na Assembleia Legislativa de Alagoas. Participaram, como tal, de um gigantesco esquema de desvio de dinheiro, de cerca de 300 milhões de reais, alvo da Operação Taturana, deflagrada pela Polícia Federal em 2007. Gonçalves foi preso, e Lira, afastado do cargo. Ambos foram indiciados. Condenado por improbidade https://fundacaopodemos.org.br/wp-content/uploads/2023/03/semana-municipal-primeira-infancia-sao-paulo-agosto22.pngistrativa em duas instâncias, Arthur Lira até hoje recorre da sentença. Agora, um novo caso de desvio de dinheiro em Alagoas pode unir novamente os dois antigos aliados, hoje correligionários no partido Progressistas. O primeiro no papel de prefeito do município de Rio Largo (AL), suspeito de desvio de 12 milhões de reais em contratos do município que envolvem recursos públicos federais. O segundo, presidente da Câmara dos Deputados, na condição de quem abastece os cofres da prefeitura com milhões de reais.”
Bolsonaro convida governantes estrangeiros para 7 de Setembro sob sombra golpista/Folha (31.07)
“O governo Jair Bolsonaro (PL) convidou para as festividades do 7 de Setembro em Brasília os chefes de Estado de Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.”
Segunda-Feira, 1º de agosto de 2022
Censo 2022 começa em todo o país/G1 (01.08)
“A população brasileira começou a ser recontada, de forma detalhada, nesta segunda-feira (1º). Foi dado início à coleta domiciliar do Censo Demográfico 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).”
PGR pede que STF arquive inquérito contra Bolsonaro/Poder360 (01.08)
“A vice-procuradora-geral da República, Lindôra Araújo, voltou a pedir nesta 2ª feira (1º.ago.2022) que o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), arquive o inquérito contra o presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre o suposto vazamento de dados sigilosos.”
Câmara acelera votação de projeto que tira poder de governadores sobre PMs às vésperas da campanha/Estadão (01.08)
“BRASÍLIA – A Câmara dos Deputados ressuscitou a intenção de retirar dos governadores de Estado poder e controle sobre o comando da Polícia Militar (PM). Os deputados se preparam para votar nesta terça-feira, 2, um projeto de lei que institui a lista tríplice como forma de escolha dos comandantes-gerais, confere a eles um mandato de dois anos e dá autonomia orçamentária às PMs. A tendência é de aprovação.”
Terça-Feira, 2 de agosto de 2022
TRE-MG cassa bancada do Avante, incluindo Janones, por fraude em 2018/Metrópoles (02.08)
“Em julgamento na tarde desta terça-feira (2/8), o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) acatou denúncia do Ministério Público e cassou as candidaturas do Avante à Câmara dos Deputados em 2018. Com a decisão, os candidatos eleitos pelo partido no estado perdem seus mandatos e ainda podem ficar inelegíveis.”
Bolsonaro rejeita assinar manifesto da Fiesp e diz que pretende ir a debates/Estadão (02.08)
“O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta terça-feira, 2, que não precisa assinar o manifesto pela democracia organizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).O documento foi articulado em meio aos ataques sem provas do chefe do Executivo sobre o sistema eleitoral brasileiro. Ele também alegou que “a princípio” deve participar de debates eleitorais durante a campanha independente da presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).”
Datafolha: Um em cada três brasileiros teve comida insuficiente em casa/Folha (02.08)
“Um em cada três brasileiros afirma que a quantidade de comida em casa nos últimos meses não foi suficiente para alimentar a família. É o que aponta pesquisa do Datafolha, contratada pela Folha e que ouviu 2.556 pessoas em 183 cidades de forma presencial na quarta (27) e quinta-feira (28).”
Simone Tebet confirma chapa feminina à Presidência com Mara Gabrilli, do PSDB, como vice/G1 (02.08)
“A senadora Simone Tebet, candidata do MDB à Presidência da República, confirmou na manhã desta terça-feira (2) a também senadora Mara Gabrilli (PSDB) como sua vice na chapa que disputará a eleição de outubro.”
União confirma Soraya à Presidência e quer general Santos Cruz de vice/Metrópoles (02.08)
“O União Brasil vai oficializar nesta terça-feira a candidatura da senadora Soraya Thronicke à presidência. O anúncio será feito por ela e pelo presidente da legenda, Luciano Bivar, que desistiu de concorrer ao Planalto para tentar se reeleger como deputado federal.”
Molon pede ‘bom senso’ após PT-RJ propor retirada de apoio a Freixo/UOL (02.08)
“O deputado federal Alessandro Molon (PSB-RJ) pediu “bom senso” ao PT após o diretório do partido no Rio de Janeiro informar, em nota, que pode retirar apoio à candidatura de Marcelo Freixo (PSB-RJ) ao governo do estado.”
Quarta-Feira, 3 de agosto de 2022
Em dia de manifestação, Bolsonaro cancela presença em encontros com empresários/CNN (03.08)
“O presidente Jair Bolsonaro (PL) informou que não pretende mais comparecer ao encontro com empresários do Grupo Esfera e à reunião na Fiesp (Federação da Indústria dos Estado de São Paulo), compromissos previstos para próxima semana, dia 11.”
Por 311 a 98, Câmara aprova projeto que acaba com saída temporária de presos/Carta Capital (03.08)
“A Câmara aprovou nesta quarta-feira 3, por 311 votos a 98, o projeto de lei que extingue saídas temporárias de presos, conhecidas como “saidinhas”. Na sequência, o texto voltará ao Senado, que já havia se debruçado sobre a matéria, mas terá de analisar as mudanças promovidas pelos deputados.”
Bolsonaro diz que proposta dos militares é filmar votação de eleitores/Metrópoles (03.08)
“O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou, na quarta-feira (2/8), que as Forças Armadas apresentaram ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) uma proposta de filmar a votação de eleitores e, no final do dia, checar os dados.”
Senado aprova MP que retira recursos de programas de pesquisa para renovar frota de caminhões/G1 (03.08)
“O Senado aprovou nesta quarta-feira (4), a medida provisória que abre brecha para que recursos destinados à pesquisa e inovação sejam usados na renovação da frota de caminhões. A votação foi simbólica, sem contagem de votos.”
Câmara aprova projeto que obriga planos de saúde a cobrirem tratamentos fora do rol da ANS/G1 (03.08)
“A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (3) um projeto que obriga planos de saúde a cobrirem tratamentos e procedimentos fora do rol da Agência Nacional da Saúde (ANS). A votação foi simbólica (sem registro individual dos votos), e o texto segue para o Senado.”
Câmara aprova medida provisória que altera regras do auxílio-alimentação e regulamenta o teletrabalho/G1 (03.08)
“A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (3) a medida provisória que altera as regras para a concessão do auxílio-alimentação pago aos trabalhadores e regulamenta adoção do teletrabalho pelas empresas.”
Senado aprova MP que flexibiliza regras trabalhistas em caso de calamidade pública/G1 (03.08)
“O Senado aprovou nesta quarta-feira (3) a medida provisória que flexibiliza regras trabalhistas em caso de calamidade pública nacional, estadual ou municipal.”
Quinta-Feira, 4 de agosto de 2022
Barroso mantém condenação de policiais por massacre do Carandiru/Metrópoles (04.08)
“O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso negou recurso e manteve a condenação de policiais militares pelo massacre do Carandiru.”
Câmara aprova projeto que cria o crime de ‘estelionato sentimental’/G1 (04.08)
“A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (4) um projeto que altera o Código Penal para criar o crime de estelionato sentimental, definido quando há alguma promessa sobre uma relação afetiva em troca da entrega de valores ou bens pela vítima.”
Câmara aprova projeto que cria política nacional de educação digital/G1 (04.08)
“A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (4) um projeto que institui a Política Nacional de Educação Digital, que estabelece estratégias visando a capacitação de profissionais e a inclusão de programação e robótica no currículo da educação básica. O texto segue para o Senado.”
Em live com Lula, Janones confirma retirada de candidatura à Presidência/UOL (04.08)
“Em uma live no Facebook, o deputado federal André Janones (Avante-MG) oficializou hoje (4) que saiu da disputa à Presidência da República para apoiar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).”
Podemos decide fechar aliança com Simone Tebet/CNN (04.08)
“O Podemos decidiu nesta quinta-feira (4) apoiar a candidatura presidencial de Simone Tebet (MDB), já aliada à federação PSDB-Cidadania. Esses partidos foram essenciais na costura política: no Paraná, as siglas vão defender a reeleição ao Senado de Alvaro Dias, cujo nome chegou a ser cotado para uma nova disputa pelo Palácio do Planalto.”
MDB DO RJ CONFIRMA RUPTURA COM SIMONE TEBET/Congresso em Foco (04.08)
”O diretório do MDB no Rio de Janeiro oficializou nesta quinta-feira (4) sua ruptura com a campanha eleitoral da pré-candidata Simone Tebet (MDB-MS) para a Presidência da República. Em seu lugar, o partido passa a apoiar a campanha do ex-presidente Lula (PT), junto a outros dez diretórios que, em julho, declararam apoio ao petista nas eleições de 2022.”
Moraes vota contra usar nova Lei de Improbidade para beneficiar condenados por regra anterior/G1 (04.08)
“O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes votou nesta quinta-feira (4) contra a possibilidade de aplicar a nova versão da Lei de Improbidade Administrativa, com mudanças sancionadas em 2021, para rever casos já transitados em julgado (ou seja, com tramitação concluída).”
SP cria rede de hospitais para varíola dos macacos e prevê vacinar 5.500/Folha (04.08)
“O Governo de São Paulo anunciou, nesta quinta-feira (4), uma série de medidas para conter a rápida disseminação da varíola dos macacos. Segundo dados desta quarta (3) da Secretaria da Saúde, o estado já registrou 1.298 casos da doença. Dois desses pacientes estão internados e dez crianças e adolescentes já foram infectados.”
Sexta-Feira, 5 de agosto de 2022
“O PDT anunciou, nesta sexta-feira (5/8), a vice-prefeita de Salvador (BA), Ana Paula Matos, como candidata a vice-presidente na chapa de Ciro Gomes na corrida presidencial.”
Bolsonaro apresenta 7 ações contra Lula no TSE e acusa petista de ‘discurso de ódio’/Folha (05.08)
“O PL, partido do presidente Jair Bolsonaro (PL), apresentou sete ações ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) contra o ex-presidente Lula (PT) por propaganda eleitoral antecipada.”
Apesar de impasse com PSB, PT confirma apoio à chapa de Freixo no Rio/UOL (05.08)
“Após dias de discussões em meio a um impasse com o PSB no Rio de Janeiro, o PT anunciou hoje que vai manter o apoio à candidatura do deputado Marcelo Freixo (PSB-RJ) ao governo do estado. A sigla frisou, no entanto, que só tem um candidato à vaga ao Senado na chapa, o deputado estadual André Ceciliano (PT-RJ).”
Bolsonaro sanciona lei que libera doação de bens do governo no período eleitoral/CNN (05.08)
“O presidente Jair Bolsonaro (PL) sancionou a lei que permite o governo federal doar bens, valores ou benefícios a entidades privadas e públicas, durante o período eleitoral. A mudança está publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (05).”