Destaques da Semana (29/07 – 04/08)
Cristiano Zanin Martins - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

Destaques da Semana (29/07 – 04/08)

Sábado, 29 de julho de 2023

Bolsonaro pediu Pix para pagar multa, recebeu 17 milhões e não pagou dívida

Valor revelado pelo relatório do Coaf pagaria 17 vezes as multas acumuladas pelo ex-presidente, mas foi investido em aplicações de renda fixa

Delator diz que bicheiro está envolvido em morte de Marielle

O ex-PM Élcio de Queiroz afirmou que Bernardo Bello forneceu carro e celular usados por atirador; PF investiga se ele teve participação no crime.

Domingo, 30 de julho de 2023

Haddad conversa com banqueiros sobre juros às vésperas de reunião do Copom

O ministro deve falar com os banqueiros sobre crédito, um dia antes da reunião do Copom em que os dois nomes indicados pelo governo Lula para diretorias do banco estreiam nos encontros do Comitê.

Lula prioriza economia e elevação da receita na volta do Congresso

Além de Reforma Tributária, Carf e arcabouço, governo quer avançar em medidas de tributação para equilibrar Orçamento de 2024

As ligações entre o grupo do contraventor Rogério Andrade e o caso Marielle

Braço direito de contraventor atuava em rede de bingos, a mesma que deu autorização para o ex-PM Ronnie Lessa explorar os serviços na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio

STF tem Nunes Marques e André Mendonça unidos nas derrotas e poucas divergências; veja mapa da Corte

Levantamento do GLOBO aponta que grupo formado por ministros indicados por Bolsonaro, Fachin e Gilmar Mendes discorda quase três vezes mais que os demais magistrados

Segunda-Feira, 31 de julho de 2023

Diretor-geral da PF critica Exército e diz que 8 de janeiro terá novas ações

Para Andrei Rodrigues, ‘houve complacência de várias entidades e órgãos públicos de manutenção’ dos acampamentos bolsonaristas

Inquérito militar livra tropas e aponta erro do governo Lula no ataque de 8/1

Apuração do Exército diz que era possível ter evitado com planejamento invasão do Planalto ou minimizado danos

Moraes determina que PF inclua blogueiro bolsonarista na lista de procurados da Interpol

Em dezembro, ministro atendeu a pedidos da PF e determinou nova prisão de Oswaldo Eustáquio, que é investigado por atos antidemocráticos.

Ouvidoria apura mais 9 mortes de ação em Guarujá; total de vítimas pode chegar a 19

Governo Tarcísio e polícia confirmam 10 mortes na megaoperação no litoral

Lula sanciona lei para ampliar oferta de vagas na educação básica em tempo integral

Programa Escola em Tempo Integral tem a meta de criar 1 milhão de novas vagas neste ano. União repassará recursos a estados e municípios para ampliar oferta.

MST libera área da Embrapa após governo federal assumir compromisso de assentar famílias

Está programada para esta terça-feira (1º) uma reunião com lideranças do movimento para tratar de demandas que não teriam sido atendidas

Terça-Feira, 1º de agosto de 2023

CPI dá 48h para Dino liberar imagens do 8 de Janeiro de ministério …

Ministro da Justiça negou acesso às câmeras de segurança; se material não for compartilhado, comissão acionará o STF.

Feminicídios: STF derruba validade de tese da legítima defesa da honra

Ministros do STF consideraram que a tese contraria os princípios da dignidade da pessoa humana, da proteção à vida e da igualdade de gênero

Mortos na Baixada Santista chegam a 14, e dois PMs são feridos

Após cabo ser baleada pela manhã, operação foi estendida para Santos e dois suspeitos morreram em confronto, segundo a polícia

CPMI do 8 de Janeiro: ex-diretor da Abin relata alerta pessoal a ex-chefe do GSI

Saulo Moura da Cunha, então responsável pela Abin, diz que o general G.Dias lhe respondeu sobre alertas: ‘vamos ter problemas’

Sem definição de ministérios, Lira segura votação do arcabouço fiscal

Com demora de Lula em definir ministérios do Centrão, Arthur Lira avisou a líderes que não pretende votar arcabouço fiscal nesta semana

Quarta-Feira, 2 de agosto de 2023

Lula defende entrada da Arábia Saudita no Brics e diz que G7 está superado

Para presidente, FMI ‘ajuda a afundar os países’ e banco do Brics deve ajudar a desenvolver nações

SSP confirma 16 mortes em operação da polícia no litoral de SP

Ação da polícia começou no dia 28 de julho após execução de PM da Rota, em Guarujá. Ouvidoria da PM diz que apura possíveis excessos.

Moraes vota por descriminalização do porte de maconha para uso pessoal

O voto se deu em ação sobre descriminalização do porte de drogas. Para ele, deve ser considerado usuário quem portar até 60g de maconha

Por unanimidade, Copom prevê novos cortes de 0,50 pp nos próximos meses

Nesta reunião, placar foi de 5 a 4 pela queda de 0,50 pp, entre eles Roberto Campos Neto

Copom inicia ciclo de baixa da Selic com corte de 0,50 ponto

Decisão dividida de reduzir taxa básica de juros a 13,25% teve placar de 5 votos a 4

PEC da Anistia: comissão é instalada e Câmara caminha para livrar partidos de multas e punições

A Câmara dos Deputados instalou nesta quarta-feira, 2 a comissão especial que analisará a PEC da Anistia. A sessão também elegeu o presidente do colegiado, deputado Diego Coronel (PSD-BA), e o relator, Antonio Carlos Rodrigues (PL-SP). O projeto que isenta legendas e políticos que cometeram crimes eleitorais de 2015 a 2022. Esse é último passo antes de a PEC ir à votação no plenário da Casa.

Zambelli é alvo de operação da PF e hacker da Vaza Jato é preso

Deputada e Walter Delgatti Neto são investigados por suposta inserção de mandado de prisão falso contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, no sistema do Conselho Nacional de Justiça

Relator aceita denúncia contra Carla Zambelli no Conselho de Ética

O deputado João Leão (PP-BA), relator da denúncia contra Carla Zambelli (PL) no Conselho de Ética da Câmara, votou a favor da continuidade de um processo contra a parlamentar no colegiado.

Quinta-Feira, 3 de agosto de 2023

CPI do 8/1 aprova quebra de sigilos de Mauro Cid e Anderson Torres

A CPMI dos atos golpistas de 8 de janeiro aprovou quebras de sigilo do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e do ex-ministro da Justiça Anderson Torres.

Câmara dos deputados já unificou 7 propostas para regulamentar influencers

Criadores de conteúdo são reconhecidos oficialmente como ocupação, mas ainda não têm regulamentação específica por lei

Lula dá posse a Celso Sabino como ministro do Turismo

Indicado para o cargo pelo União Brasil, Sabino substituiu Daniela Carneiro. Presidente negocia com PP e Republicanos outras mudanças na equipe ministerial.

PF prende homem apontado como o “maior devastador do bioma amazônico”

Bruno Heller foi alvo de operação nesta manhã e teve R$ 116 milhões bloqueados pela Justiça

Alertas de desmatamento batem recorde no Cerrado; na Amazônia, área é a menor em 4 anos

Segundo dados do Deter, o Cerrado teve 6.359 km² de área desmatada, a maior para o bioma desde o início da sua série histórica em 2017. Área representa quase o mesmo tamanho de Macapá.

Cristiano Zanin toma posse no STF em cerimônia com Lula, Lira e Pacheco

Novo ministro poderá ficar na Corte até 2050, quando completa 75 anos; ele foi advogado de Lula na Lava Jato

Cristiano Zanin Martins - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

Cristiano Zanin Martins – Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

Brasil terá disque-denúncia e sistema para monitorar ocorrências de violência escolar

Lei que cria serviço foi sancionada pelo presidente Lula e publicada nesta quinta-feira (3). Disque-denúncia funcionará em todo o país, com ligações gratuitas.

Sexta-Feira, 4 de agosto de 2023

Governo Lula bloqueia verba para alfabetização, transporte escolar e bolsas de estudo

Decisão atinge principalmente recursos da educação básica e emendas de bancada, atraindo críticas e cobrança a ministro

Governo Lula prepara mudança em lei para limitar poder de militares em crises