fbpx
Fundação Podemos
/
/
/
Destaques da Semana (29/05 – 04/06)

Destaques da Semana (29/05 – 04/06)

O clipping desta semana reúne as principais notícias nacionais e internacionais: a coalização opositora em Israel; o resultado do estudo de Serrana, que comprova a eficácia da ampla aplicação da vacina no controle da pandemia; a seca brasileira e o risco de inflação; a crise colombiana e a sua relação com o Uribismo; a decisão do governo federal em aceitar a Copa América; as implicações do arquivamento do caso do general Pazuello por participar de um ato político com Bolsonaro; a investigação contra o Ministro do Meio Ambiente Salles, e mais. Para acessar as principais notícias da CPI da Pandemia, clique aqui.

Exclusivo: estudo em Serrana (SP) indica que, com 75% de vacinados, pandemia pode ser controlada/G1 (30.05)

“O Fantástico destaca uma notícia bastante animadora, que traz esperança, e ao mesmo tempo chama a atenção para a urgência de acelerar a vacinação no país. Nos últimos quatro meses, pesquisadores do Instituto Butantan mediram os efeitos da imunização em larga escala na cidade de Serrana, no interior de São Paulo. É como se fosse um ensaio do que poderia estar acontecendo no país inteiro, se não houvesse tanto atraso.”

Coronavírus: Aumento da pobreza e falta de comida transformam ovo em ‘prato principal’ na pandemia/BBC (29.05)

“Com o agravamento da crise financeira causada pela pandemia do coronavírus e as constantes altas do preço da carne, aliados à perda da renda e do emprego, o ovo tornou-se a principal fonte de proteínas de muitas famílias.”

Como seca histórica no Brasil traz risco de inflação e racionamento de energia/Folha (31.05)

“O SNM (Sistema Nacional de Meteorologia) emitiu na sexta-feira (28) um alerta de emergência hídrica entre junho e setembro para cinco Estados —Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná.”

Com Pazuello, integrantes das forças especiais tomaram conta da Saúde/Estadão (31.05)

“’Qualquer missão, em qualquer lugar, a qualquer hora, de qualquer maneira’ é o lema das Forças Especiais (FE). Foi dentro desse universo que o general Eduardo Pazuello viveu parte de sua carreira militar. Para os que o conhecem, mais do que intendente, Pazuello é um FE, uma das igrejas do Exército. A prontidão para enfrentar a fome, o frio e a fadiga desses homens na guerra pode ser excepcional. Mas aplicada à política pode ter efeitos desastrosos, além de produzir frases para cativar a internet.”

Comissão de Direitos Humanos solicita apuração de conduta da PM em protesto contra Bolsonaro/Carta Capital (31.05)

“A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados solicitou no sábado 29 uma apuração de conduta da Polícia Militar de Pernambuco pela violência em protesto contra o presidente Jair Bolsonaro que aconteceu no Recife.”

Cerco se fecha contra Salles e situação está cada vez mais insustentável/Correio Braziliense (31.05)

“Revogação de medidas que proibiam a exportação ilegal de madeira; exoneração de servidores do Ministério do Meio Ambiente e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) que queriam evitar a flexibilização das regras de envio de produtos florestais para o exterior; nomeação de pessoas de confiança para estabelecer atos oficiais que facilitaram o contrabando e as movimentações financeiras suspeitas de pelo menos R$ 1,7 milhão desde que entrou no governo federal. Esses são alguns dos indícios apontados pela Polícia Federal para a abertura de investigação contra o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, acusado pela corporação de integrar um esquema criminoso de tráfico de madeira.”

Congresso derruba veto de projeto que obriga governo a fornecer internet gratuita para alunos e professores/O Globo (01.06)

“RIO — O Congresso derrubou nesta terça-feira o veto do presidente Jair Bolsonaro ao projeto de lei que obriga o governo a fornecer internet gratuita para alunos e professores da educação básica pública para a realização de aulas não presenciais durante a pandemia de Covid-19. As votações na Câmara dos Deputados e do Senado foram realizadas no mesmo dia.”

‘Insanidade’: Copa América no Brasil pode agravar terceira onda e ‘caldeirão’ de variantes/BBC (01.06)

“Depois da recusa da Argentina e Colômbia, o Brasil pode sediar a Copa América do dia 13 de junho a 10 de julho deste ano. O torneio de futebol reúne seleções de países da América do Sul e deve atrair milhares de pessoas para o país, incluindo jogadores, comissão técnica e torcedores, embora os jogos sejam fechados ao público.”

PIB se recupera, mas gerar empregos ainda é um desafio; leia análise/Estadão (01.06)

“O Brasil terminou 2020 em meio a pelo menos duas catástrofes: a sanitária, com cerca de 195 mil mortes pela covid-19 (uma média de 665 por dia desde a primeira morte, em 12 de março), e a econômica, expressa em uma queda de 4,1% do Produto Interno Bruto (PIB). Em 2021, o cenário mudou. A catástrofe sanitária piorou: no primeiro trimestre, o número de pessoas que perderam a vida para a covid chegou a 123,5 mil, uma média de 1,37 mil por dia. Mas a economia deu sinal de vida e subiu 1,2%, um número surpreendente.”

Ex-ministro da Saúde, Pazuello é nomeado para novo cargo no governo Bolsonaro/G1 (01.06)

“O ‘Diário Oficial da União’ publicou nesta terça-feira (1º), em edição extra, a nomeação do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello como secretário de Estudos Estratégicos da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República.”

SP: Domésticas, motoristas e pedreiros estão entre as principais vítimas da Covid-19/Carta Capital (01.06)

“Depois dos aposentados, as empregadas domésticas, pedreiros e motoristas de táxi e aplicativo despontam entre os grupos de trabalhadores que mais registraram mortes por Covid-19 na cidade de São Paulo. Os dados são de uma pesquisa do Instituto Pólis com base em dados da Secretaria Municipal de Saúde.”

Fiocruz e AstraZeneca assinam contrato para produzir insumo de vacina contra Covid no Brasil/Folha (01.06)

“Após atrasos, a Fiocruz assinou nesta terça-feira (1o) um contrato de transferência de tecnologia que permite a produção, no Brasil, do insumo farmacêutico ativo (IFA) usado na fabricação da vacina AstraZeneca/Oxford contra a Covid.”

As manifestações contra Bolsonaro/Opinião Estadão (01.06)

“Foram muito significativas as manifestações do sábado passado contra o presidente Jair Bolsonaro, não somente em razão da dimensão – houve passeatas em quase todas as capitais e no Distrito Federal, além de cidades menores – e da numerosa participação, mas principalmente pela realização, em si mesma, do protesto.”

Colômbia reabre fronteira com a Venezuela após 14 meses/O Estado de Minas (02.06)

“O governo da Colômbia reabriu nesta quarta-feira (2) as fronteiras fluviais e terrestres com a Venezuela, fechadas desde março de 2020 para combater a pandemia de coronavírus.”

Chacina do Jacarezinho: Comissão Arns denuncia na ONU violações de direitos humanos/Carta Capital (02.06)

“A Comissão Arns entrou com uma ação na ONU nesta terça-feira 1 denunciando violações graves de direitos humanos na operação que deixou pelo menos 28 mortos na comunidade do Jacarezinho, no Rio de Janeiro, em maio.”

Oposição forma coalizão em Israel e Netanyahu deixará o poder após 12 anos/Estadão (02.06)

“JERUSALÉM – Chegou ao fim nesta quarta-feira, 2, a era Binyamin Netanyahu em Israel. Depois de 12 anos de governo, o primeiro-ministro, conhecido como “O Mágico” por sua habilidade política em manter-se no cargo, deixará o poder depois de a oposição ter chegado a um acordo para um governo de coalizão. Com a adesão do partido árabe Raam, de Mansour Abbas, ao bloco de oposição, o pacto foi fechado a poucas horas do fim do prazo.”

Fachin: ação contra filiação dos Bolsonaros no Patriota tem ‘elevada gravidade’/Carta Capital (02.06)

“O ministro Edson Fachin, do Tribunal Superior Eleitoral, negou nesta quarta-feira 2 uma ação apresentada à corte por parte da cúpula do Patriotas contra o presidente da sigla, Adilson Barroso, acusado de irregularidades na organização da convenção na nacional em que foi anunciada a filiação do senador Flávio Bolsonaro (RJ). O ministro viu ‘elevada gravidade’ nas alegações mas considerou que elas devem ser analisadas pelo Tribunal de Justiça do Distrito federal. O grupo liderado por Ovasco Resende vice-presidente do Patriota, vai acionar a corte.”

Governo exonera servidores do Meio Ambiente investigados por PF/Carta Capital (02.06)

“O governo oficializou a exoneração de servidores do Ibama investigados na Operação Akuanduba, que investiga a possibilidade de um conluio dentro da pasta do Meio Ambiente para beneficiar setores madeireiros.”

PF faz buscas na casa do governador do Amazonas e procura secretário de Saúde em operação contra fraudes e superfaturamento em contrato de hospital de campanha/Estadão (02.06)

“A Polícia Federal deflagrou nesta quarta, 2, a quarta fase da Operação Sangria para investigar supostas fraudes e superfaturamento em contrato para instalação do hospital de campanha no Amazonas. A ofensiva supostos crimes de organização criminosa, fraude a licitação e desvio de recursos públicos envolvendo empresários e servidores da cúpula da gestão do sistema de saúde do Estado. Agentes fazem buscas na casa e no gabinete do governador Wilson Lima e tentar executar uma ordem de prisão contra o secretário de Saúde, Marcellus Campelo.”

A explosão social na Colômbia e a crise do uribismo/Folha (03.06)

“No último mês a Colômbia viveu momentos de grande esperança, assim como de grande tristeza e incerteza: por um lado, a maior mobilização da história recente do país e, por outro, uma repressão estatal sem precedentes.”

Instituições têm de reagir a avanços do bolsonarismo/Opinião O Globo (03.06)

“Acertou o governador Paulo Câmara, de Pernambuco, ao exonerar o comandante da Polícia Militar (PM) no estado em virtude da repressão violenta aos protestos contra o presidente Jair Bolsonaro no último sábado. Recife foi a única entre 21 capitais onde policiais reagiram com brutalidade diante de uma manifestação pacífica, sem nenhuma justificativa para isso. Dois atingidos pelas balas de borracha disparadas pela PM pernambucana contra os manifestantes perderam a visão num dos olhos. Uma vereadora petista foi agredida com spray de pimenta.”

Salles diz à PGR que se reuniu com madeireiros após pedido do ministro Ramos/O Globo (03.06)

“BRASÍLIA — O ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles afirmou, em esclarecimentos apresentados por escrito à Procuradoria-Geral da República (PGR), que realizou uma reunião com madeireiros da região da Amazônia após uma solicitação “feita pessoalmente” pelo ministro-chefe da Casa Civil do governo Bolsonaro, Luiz Eduardo Ramos.”

Barroso suspende por seis meses reintegrações de posse, remoções e despejos de ocupações anteriores à pandemia/Estadão (03.06)

“O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, determinou nesta quinta-feira, 3, a suspensão, por seis meses, de medidas https://fundacaopodemos.org.br/wp-content/uploads/2023/03/semana-municipal-primeira-infancia-sao-paulo-agosto22.pngistrativas ou judiciais que resultem em despejos, desocupações, remoções forçadas ou reintegrações de posse nos casos de ocupações anteriores a 20 de março de 2020, quando foi aprovado o estado de calamidade pública em razão da pandemia da covid-19. Segundo Barroso, a decisão busca ‘evitar que remoções e desocupações coletivas violem os direitos à moradia, à vida e à saúde das populações envolvidas’.”

Parlamentares se mobilizam por PEC para barrar militares da ativa em cargos políticos/Folha (04.06)

“Parlamentares que integram partidos de oposição e de centro, como MDB e PL, iniciaram mobilização nesta sexta-feira (3) para impulsionar a PEC (proposta de emenda à Constiuição) da deputada Perpétua Almeida (PC do B-AC), que tem o objetivo de impedir que militares da ativa ocupem cargos políticos em governos.”

Decisão deixa Exército em situação inédita de submissão’, diz cientista político Carlos Fico/O Globo (04.06)

“BRASÍLIA — Especialista em estudos sobre a ditadura militar, o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Carlos Fico avalia que a decisão do Exército de arquivar o procedimento https://fundacaopodemos.org.br/wp-content/uploads/2023/03/semana-municipal-primeira-infancia-sao-paulo-agosto22.pngistrativo que havia sido instaurado contra o ex-ministro e general da ativa Eduardo Pazuello por participar de um ato ao lado do presidente Jair Bolsonaro coloca as Forças Armadas em uma inédita posição de submissão.”

Observação: Esse conteúdo não representa, necessariamente, a opinião da Fundação Podemos.

Compartilhe:
como citar
Últimas publicações
Acompanhe nosso conteúdo
plugins premium WordPress