fbpx
Fundação Podemos
/
/
/
Destaques da Semana (29/01 – 04/02)
Polícia Militar Do Rio De Janeiro Recebe 265 Novas Viaturas.

Destaques da Semana (29/01 – 04/02)

Neste clipping, divulgamos as principais notícias nacionais da semana: Congresso volta do recesso com pauta de costumes e foco eleitoral; blindagem a emendas consagra domínio do centrão sobre Orçamento em ano eleitoral; sob novas regras, importação de armas de fogo bate recorde no Brasil; Judiciário reabre com eleições na pauta e nova crise entre Bolsonaro e STF; PF minimiza ausência de Bolsonaro a depoimento e finaliza inquérito; STF aprova medidas para reduzir letalidade em operações policiais no Rio de Janeiro; Rosa Weber envia à PGR relatório que isenta Bolsonaro no caso Covaxin; e mais.

Sábado, 29 de janeiro de 2022.

Congresso volta do recesso com pauta de costumes e foco eleitoral/Folha (29/01)

​“O Congresso retorna nesta quarta-feira (2) das férias de fim de ano com baixas expectativas de realizar mudanças estruturais significativas, mas com perspectiva de votações de pontos da chamada “pautas de costumes” do governo Jair Bolsonaro (PL), entre outras.”

Bolsonaro usa ação do PT para justificar ausência na PF/Carta Capital (29/01)

“Ao desobedecer a ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e faltar ao depoimento marcado na sexta-feira 28, para explicar o vazamento de um inquérito sigiloso da Polícia Federal sobre uma tentativa de ataque hacker às urnas eletrônicas, o presidente Jair Bolsonaro (PL) adotou uma estratégia discreta e cautelosa: mandou avisar que já prestou as informações ‘que reputava pertinentes compartilhar’ com os investigadores.”

Queiroga diz que quer ser visto ‘como o homem que acabou com a pandemia da Covid-19’/Carta Capital (29/01)

“O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que quer ser visto ‘como o homem que acabou com a pandemia da Covid-19’. A declaração foi dada em entrevista ao O Globo, veiculada neste sábado 29, ao ser questionado sobre a sua gestão frente ao Ministério da Saúde, que completará um ano em março.”

Avante oficializa pré-candidatura do deputado André Janones à Presidência/Folha (29/01)

“O partido Avante oficializou, neste sábado (29), a pré-candidatura do deputado federal André Janones (MG) à Presidência da República. O lançamento ocorreu durante evento em um hotel no Recife com a presença de lideranças nacionais do partido.”

Domingo, 30 de janeiro de 2022.

Militares vão prestar continência a Lula ou a qualquer outro, diz comandante da FAB/Folha (30/01)

“Questionado se irá prestar continência caso o hoje favorito nas pesquisas eleitorais, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ou outro candidato tome o lugar de Jair Bolsonaro (PL) em 2023, Carlos de Almeida Baptista Junior é direto.”

Blindagem a emendas consagra domínio do centrão sobre Orçamento em ano eleitoral/Folha (30/01)

“A blindagem às emendas de relator na sanção do Orçamento consagra o domínio do centrão sobre os cofres do governo, justamente em ano de eleições.”

Governadores de oposição acusam BB de dificultar empréstimos/O Antagonista (30/01)

“Governadores de oposição ao governo Jair Bolsonaro acusam o Banco do Brasil de dificultar empréstimos a seus estados.”

Segunda-Feira, 31 de janeiro de 2022.

Caged: Brasil criou 2,7 milhões de vagas com carteira assinada em 2021/UOL (31/01)

“O Brasil criou 2,73 milhões de vagas com carteira assinada em 2021, segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgados hoje pelo Ministério do Trabalho e Previdência. O número é a diferença entre 20.699.802 admissões e de 17.969.205 desligamentos registrados todo o ano.”

Sob novas regras, importação de armas de fogo bate recorde no Brasil/BBC (31/01)

“O volume de importação de armas de fogo no Brasil aumentou 33% em 2021 em relação a 2020 e chegou a US$ 51,9 milhões, contra US$ 38,9 milhões. É o maior valor da série histórica produzida pelo Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex), do governo federal, que começa em 1997.”

Covid: ao menos 27 universidades federais exigirão passaporte vacinal/Metrópoles (31/01)

“Pelo menos 27 universidades federais vão exigir que alunos, professores e servidores apresentem comprovante de vacinação contra a Covid-19 para acessar as dependências universitárias na volta ao formato presencial. Enquanto algumas instituições continuam com atividades remotas, outras já adotaram retomada em modelo híbrido.”

Brasil perde mais de 265 mil vagas de emprego com carteira assinada em dezembro/CNN (31/01)

“O Brasil perdeu 265.811 vagas de emprego com carteira assinada no mês de dezembro, mas encerrou 2021 com crescimento, segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta segunda-feira (31). Ao todo, foram 1.437.910 admissões e 1.703.721 demissões.”

Terça-Feira, 1º de fevereiro de 2022.

Judiciário reabre com eleições na pauta e nova crise entre Bolsonaro e STF/UOL (01/02)

“Na esteira de um novo atrito entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o STF (Supremo Tribunal Federal), o Poder Judiciário retoma nesta semana suas atividades regulares após o recesso. As eleições deste ano, que estão no centro da crise entre Executivo e Judiciário, são destaques na pauta dos tribunais superiores, que fazem hoje as primeiras sessões de 2022.”

Ligação rompeu 3 anos de silêncio entre Flávio Bolsonaro e Queiroz/UOL (01/02)

“O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e o subtenente reformado da PM-RJ Fabrício Queiroz, ex-assessor do parlamentar, voltaram a conversar diretamente em dezembro de 2021. Uma conversa entre os dois, por telefone, foi relatada à coluna por interlocutores de ambos.”

Saúde pede ao Butantan 10 milhões de doses da Coronavac para crianças/Folha (01/02)

“O Ministério da Saúde pediu a compra de 10 milhões de doses da vacina Coronavac ao Instituto Butantan para imunizar crianças contra a Covid-19.”

Vaga de diretoria na Anvisa abre guerra nos bastidores entre bolsonaristas negacionistas e centrão/G1 (01/02)

“A indicação de uma vaga de diretoria da Anvisa, que estará aberta em julho, abriu uma guerra nos bastidores entre bolsonaristas negacionistas e integrantes do centrão.”

Auditor bolsonarista é nomeado para comandar corregedoria da Receita/Carta Capital (01/02)

“O auditor João José Tafner foi nomeado nesta terça-feira corregedor da Receita Federal. Dentro do órgão, ele é tido como apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL). A corregedoria da Receita é uma área de interesse do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). A nomeação foi publicada nesta terça-feira no Diário Oficial da União (DOU), com a assinatura do ministro da Economia, Paulo Guedes.”

Quarta-Feira, 02 de fevereiro de 2022.

Produção industrial volta a crescer em dezembro e fecha 2021 com expansão de 3,9%/G1 (02/02)

“A produção industrial brasileira cresceu 2,9% em dezembro, na comparação com novembro, na primeira taxa positiva desde maio, segundo divulgou nesta quarta-feira (2) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar das dificuldades enfrentadas ao longo do ano, o setor conseguiu fechar 2021 com um avanço de 3,9%, depois de dois anos seguidos de perdas.”

Assassinato de jovem congolês destrói imagem de país cordial e hospitaleiro/UOL (02/02)

“Na última segunda-feira, o jovem imigrante congolês, Moïse Kabamgabe, de 24 anos, foi brutalmente assassinado no Rio de Janeiro. Moïse chegou ainda criança ao Brasil junto com sua mãe e seus irmãos. Era um refugiado que buscava reconstruir a vida longe dos conflitos étnicos na República Democrática do Congo que já tinham ceifado a vida de seu pai e de outros parentes.”

Guedes convence Bolsonaro a enterrar PEC para baixar luz e gasolina/UOL (02/02)

“A ideia do governo de encontrar uma solução para o problema da alta dos preços de combustíveis e da energia por meio de uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) não deve mais prosperar.”

PF minimiza ausência de Bolsonaro a depoimento e finaliza inquérito/Folha (02/02)

“A delegada federal Denisse Ribeiro enviou ao ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), a conclusão do inquérito sobre o vazamento de uma investigação de ataque hacker ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral).”

Quinta-Feira, 03 de fevereiro de 2022.

STF aprova medidas para reduzir letalidade em operações policiais no Rio de Janeiro/O Globo (03.02)

BRASÍLIA — O Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou nesta quinta-feira uma série de medidas que deverão ser adotadas pelas autoridades do Rio de Janeiro para reduzir a letalidade em operações policiais realizadas nas comunidades do estado. Entre as principais providências determinadas pela maioria dos ministros da Corte estão a prioridade de investigações de casos que envolvam crianças e adolescentes, limitações às buscas sem autorização judicial e a instalação de GPS e câmeras corporais nos policiais em 180 dias.

Procurador pede a Aras providências contra Bia Kicis por expor médicos pró-vacina/UOL (03.02)

O procurador federal dos Direitos do Cidadão, Carlos Vilhena, encaminhou ao gabinete do procurador-geral da República, Augusto Aras, e ao Ministério Público do Distrito Federal e Território (MPDFT), uma representação proposta pela bancada do PSOL na Câmara contra a deputada bolsonarista Bia Kicis (PSL-DF), por ter divulgado nas redes sociais os dados de médicos favoráveis à vacinação.

MPF pede que Ministério da Saúde revogue nota pró-cloroquina/Metrópoles (03.02)

O Ministério Público Federal (MPF) recomendou, nesta quinta-feira (3/2), a revogação de dois documentos publicados pela Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde do Ministério da Saúde.

Ocupação de UTIs é crítica em 8 estados e no DF, aponta boletim da Fiocruz/UOL (03.02)

BRASÍLIA (Reuters) – A taxa de ocupação de leitos de UTIs para tratamento da Covid-19 no Brasil segue elevada em meio ao avanço da altamente transmissível variante Ômicron do coronavírus, segundo boletim de acompanhamento da pandemia no país divulgado hoje por pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que apontou uma espécie de “interiorização” dessa cepa.

Deputado apresenta PEC que permite zerar impostos sobre combustíveis e gás/UOL (03.02)

O deputado Christino Áureo (PP-RJ) apresentou nesta quinta-feira, 3, uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que permite reduzir ou zerar imposto sobre combustíveis e gás em 2022 e 2023, sem compensação fiscal. A medida vale para o governo federal, Estados, Distrito Federal (DF) e municípios.

Sexta-Feira, 04 de fevereiro de 2022.

Desmatamento sob Bolsonaro chegou a nível alarmante, aponta Ipam/Folha (04.02)

Uma nota técnica do Ipam (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) aponta a explosão do desmatamento em terras públicas federais na Amazônia desde o início do governo Jair Bolsonaro (PL), destruição que atingiu um alarmante patamar, dizem os pesquisadores.

Rosa Weber envia à PGR relatório que isenta Bolsonaro no caso Covaxin/Estadão (04.02)

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), enviou para a Procuradoria-Geral da República (PGR) o relatório da Polícia Federal que descartou prevaricação do presidente Jair Bolsonaro (PL) no caso Covaxin. Caberá ao PGR, Augusto Aras, avaliar se há elementos para prosseguir com a investigação ou determinar seu arquivamento.

Bolsonaro prevê saída de 11 ministros; confira os mais cotados/Estadão (04.02)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta quinta-feira, 3, que 11 ministros devem deixar o governo para disputar as eleições em outubro. Segundo o mandatário, a dança das cadeiras está prevista para 31 de março. Pelo calendário eleitoral, o prazo para que ministros e secretários de Estado abandonem seus postos para viabilizar candidaturas é 2 de abril.

Governo elabora decreto que esvazia o licenciamento federal para obras/UOL (04.02)

A 11 meses do fim do mandato, o governo Bolsonaro prepara um decreto presidencial com mudanças profundas no processo de licenciamento ambiental de obras de infraestrutura em todo o País, retirando diversas atribuições que hoje são da União e do Ibama para repassá-las aos Estados.

Observação: Esse conteúdo não representa, necessariamente, a opinião da Fundação Podemos.

Compartilhe:
como citar
Últimas publicações
Acompanhe nosso conteúdo
plugins premium WordPress