Destaques da Semana (27/05 – 02/06)
11.jan.2023 - O presidente Lula cumprimenta o deputado federal Arthur Lira (PP-AL), que comanda a Câmara Imagem: ADRIANO MACHADO/REUTERS

Destaques da Semana (27/05 – 02/06)

Sábado, 27 de maio de 2023

Lula resgata confraternizações no Alvorada para azeitar governo …

Presidente realizou churrasco com ministros e congressistas na noite de 6ª feira e discutiu relação com Congresso e indicação para o STF este post continha erro e foi corrigido Presidente Luiz Inacio Lula da Silva recebeu o presidente da Argentina Alberto Fernandez, no Palácio da Alvorada onde trataram sobre acordos bilaterais.

Fazenda limita pacote de Alckmin para carro popular

Programa deve durar ‘de três a quatro meses’ e custar menos de R$ 2 bilhões, indica Haddad

Domingo, 28 de maio de 2023

Na busca do governo por ampliar a base na Câmara, PT e partidos do Centrão são os que mais recebem emendas

Uma das principais reclamações de deputados tem sido a lentidão do Palácio do Planalto em liberar as emendas parlamentares. Governo teve derrotas nos últimos dias em votações no Congresso.

Segunda-Feira, 29 de maio de 2023

Congresso discute mudar PEC da Anistia após reações a maior perdão da história a partidos

Cota de cadeiras para mulheres no Legislativo e manutenção da punição para irregularidades partidárias estão em análise

Bolsonaro provocou calote bilionário na Caixa em tentativa de reeleição

No início de 2022, Jair Bolsonaro viu ruir sua primeira cartada na busca pelos votos das pessoas mais pobres. A criação do Auxílio Brasil não havia gerado o efeito esperado nas pesquisas. O então presidente decidiu dobrar a aposta. Para isso, recrutou um aliado: a Caixa Econômica Federal.

STF anula condenação de Eduardo Cunha a quase 16 anos de prisão na Lava Jato

Por 3 votos a 2, Segunda Turma entendeu que Justiça Federal do Paraná não era competente para analisar caso sobre propina em contratos de navios-sonda.

Lula, ao lado de Maduro, diz ser favorável à entrada da Venezuela no Brics

Presidente brasileiro foi questionado sobre o assunto por jornalista da TV estatal do país caribenho

Terça-Feira, 30 de maio de 2023

Moeda comum, mercado de energia e mobilidade a estudantes: veja as 10 propostas de Lula para a América do Sul

Lula ainda defendeu a criação de um Grupo de Alto Nível, integrado por representantes de cada presidente, para dar continuidade aos debates e propostas iniciadas nesta terça-feira

Conselho de Ética abre 7 processos para apurar suposta quebra de decoro parlamentar por deputados

Episódios envolvem xingamentos e acusações de transfobia, importunação sexual, ameaça e agressão. PL lidera lista com 4 deputados na mira do colegiado.

Padilha diz que governo Lula apoia versão de MP que enfraquece Marina

Planalto teme recado do centrão, esquece retórica e já aceita perda de poder em áreas ambiental e indígena

Arthur Lira pede demissão de ministro dos Transportes

Presidente da Câmara, Arthur Lira enviou recado ao Palácio do Planalto; em troca de demissão, Lira atuaria por medida provisória do governo

CNJ vai apurar supostas irregularidades no TRF-4 e na 13ª Vara de Curitiba que cuidam da Lava-Jato

Entre os motivos para a decisão está a existência de diversas reclamações disciplinares apresentadas ao Conselho Nacional de Justiça

Câmara aprova texto-base do marco temporal sobre demarcação de terras indígenas

Votação expõe falta de estratégia do governo, que tentou adiar sessão

Quarta-Feira, 31 de maio de 2023

Supremo condena Collor por corrupção e lavagem a 8 anos e 10 meses de prisão

Plenário considerou que crime de associação criminosa prescreveu e não pode haver punição.

Lira diz que há ‘insatisfação generalizada’ na Câmara e põe em dúvida a aprovação da MP dos Ministérios

Presidente da Câmara afirmou ainda que, se a MP da reorganização dos ministérios não for aprovada, a culpa não pode ser colocada nos deputados.

11.jan.2023 – O presidente Lula cumprimenta o deputado federal Arthur Lira (PP-AL), que comanda a Câmara
Imagem: ADRIANO MACHADO/REUTERS

Emendômetro: Lula já pagou mais de R$ 5 bilhões em emendas, mas Congresso cobra mais

Governo libera verbas do orçamento secreto deixadas por Bolsonaro e dá mais recursos para acalmar parlamentares; deputados e senadores exigem maior controle sobre verbas

Ex-GSI de Lula falsificou relatório do 8/1 enviado à comissão de inteligência do Congresso

Os parlamentares constataram que o primeiro documento, entregue à comissão no dia 20 de janeiro e assinado pelo diretor-adjunto de Gê Dias, Saulo Moura da Cunha, não traz os onze alertas que o ministro recebeu no próprio telefone celular entre 6 e 8 de janeiro sobre a movimentação dos golpistas

STF libera para julgamento recurso de Lira contra denúncia por corrupção passiva

Análise do caso deve ocorrer na próxima terça-feira, na primeira turma do Supremo

Quinta-Feira, 1º de junho de 2023

TSE libera para julgamento ação que pode tornar Bolsonaro inelegível …

Ministro Benedito Gonçalves apresentou relatório nesta 5ª feira (1º.jun); Moraes deve incluir processo na pauta.

Indicação de Zanin é formalizada por Lula no Diário Oficial …

Edição extra do DOU foi publicada com mensagem em que o advogado de Lula é indicado para substituir Lewandowski.

Acordo com Lira para aprovar MP dos Ministérios inaugura nova fase do governo Lula. Dois gestos exibidos ontem na Câmara dos Deputados ajudam a entender o significado da tumultuada negociação que acabou com a aprovação da MP dos Ministérios, por ampla maioria, no final da noite de quarta-feira

Centrão quer comandar Ministério da Saúde e cobra espaço para grupo de Lira no governo

Pasta é alvo de cobiça por ter orçamento de R$ 188, 3 bilhões e abrigar mais da metade das emendas individuais dos parlamentares

A PF fecha o cerco aos aliados de Lira