fbpx
Fundação Podemos
/
/
/
Destaques da Semana (26/03 – 01/04)
98124470 Brazilian Health Minister Marcelo Queiroga Arrives To A Flag Raising Ceremony Before Th

Destaques da Semana (26/03 – 01/04)

Neste clipping, reunimos as principais notícias nacionais da semana: Saúde recua de declarar fim da pandemia e mira máscaras e ‘revogaço’ de regras brandas; Bolsonaro demite presidente da Petrobras, Adriano Pires assume o cargo; Senado aprova ampliação à proteção ao câncer de mama no SUS; Câmara aprova anistia a partidos que descumpriram cota para mulher e negro; Senado aprova custeio de perícias do INSS pelo governo federal; STF forma maioria a favor das medidas impostas por Moraes ao deputado Daniel Silveira; e mais.

Sábado, 26 de março de 2022

Baterista do Foo Fighters, Taylor Hawkins, morre em turnê, na Colômbia/UOL (26.03)

O baterista Taylor Hawkins, da banda Foo Fighters, morreu aos 50 anos, na cidade de Bogotá, Colômbia. A notícia foi divulgada em suas contas nas redes sociais. Ainda não se sabe a causa da morte do músico, que tocaria no Brasil neste domingo (27).

Domingo, 27 de março de 2022

Representação do PL identificou empresa errada, e Lollapalooza não é notificada/O Globo (27.03)

BRASÍLIA — Ao pedir ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a proibição de manifestações políticas no festival de música Lollapalooza, o PL, partido do presidente Jair Bolsonaro, identificou a empresa errada. Isso pode dificultar o cumprimento da decisão do ministro Raul Araujo, que atendeu o pedido da legenda. Após a descoberta do erro, a defesa do PL apresentou uma nova petição identificando a empresa correta.

Saúde recua de declarar fim da pandemia e mira máscaras e ‘revogaço’ de regras brandas/Folha (27.03)

Depois de prometer declarar o fim da pandemia da Covid-19, tarefa que cabe apenas à OMS (Organização Mundial da Saúde), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, modulou o discurso e mira mudanças mais brandas.

Segunda-Feira, 28 de março de 2022

Milton Ribeiro é exonerado após suspeitas de corrupção com balcão de negócios do MEC/Folha (28.03)

O ministro Milton Ribeiro (Educação) foi exonerado do cargo nesta segunda-feira (28) para tentar reduzir o desgaste do governo do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Após reclamação de Bolsonaro, PL desiste de ação contra Lollapalooza/Metrópoles (28.03)

O partido do presidente Jair Bolsonaro, o PL, formalizou, nesta segunda-feira (28/3), a desistência de representação junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra o evento Lollapalooza, na qual acusava artistas e organizadores de propaganda eleitoral antecipada. A ação conseguiu uma decisão provisória, dada pelo ministro Raul Araújo, que proibiu manifestações consideradas eleitorais durante os shows do festival, realizado em São Paulo, no fim de semana.

Bolsonaro demite presidente da Petrobras. Adriano Pires assume o cargo/O Globo (28.03)

BRASÍLIA — O presidente Jair Bolsonaro decidiu demitir o presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna, nesta segunda-feira, em meio à pressão por conta do aumento no preço dos combustíveis e depois de diversas críticas feitas pelo governo e pelo Congresso à estatal.

STF valida acordo e encerra disputa entre Prefeitura de SP e União por Campo de Marte/Folha (28.03)

Após 64 anos de disputa judicial entre a União e a Prefeitura de São Paulo, o acordo em torno do Campo de Marte foi validado nesta segunda-feira (28) pelo STF (Supremo Tribunal Federal) e irá extinguir cerca de R$ 25 bilhões em dívidas do município com o governo federal.

Terça-Feira, 29 de março de 2022

Motoristas e entregadores de aplicativos dizem que greve atinge 17 cidades/UOL (29.03)

Trabalhadores de aplicativos como o Uber, a 99 Táxi e o iFood entraram em greve em diversos locais do país. Segundo o sindicato da categoria, motoristas e entregadores de pelo menos 17 cidades aderiram ao movimento hoje.

Petrobras não pode fazer política pública e ‘menos ainda’ política partidária, diz Silva e Luna/Estadão (29.03)

BRASÍLIA e RIO – O presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna, de saída do cargo após ter sido demitido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), afirmou que a petroleira, por lei, não pode fazer política pública com os preços dos combustíveis e “menos ainda” política partidária.

SENADO APROVA ACORDO DE COOPERAÇÃO ENTRE BRASIL [e Israel] EM QUESTÕES RELACIONADAS À DEFESA/Congresso em Foco (29.03)

O plenário do Senado Federal poderá aprovou nesta terça-feira (29), o PDL 228/2021 que prevê um acordo entre Brasil e Israel na área da defesa. Pelo texto, a cooperação se dará nos setores de intercâmbio de tecnologias, treinamento, pesquisa e desenvolvimento, apoio logístico e mobilização. A relatora, senadora Soraya Thronicke (PSL-MS), foi favorável ao texto. A matéria vai à sanção presidencial.

Senado aprova ampliação à proteção ao câncer de mama no SUS/Poder360 (29.03)

O Senado aprovou nesta 3ª feira (29.mar.2022), por unanimidade, o projeto que amplia o atendimento de atenção integral à mulher pelo SUS (Sistema Único de Saúde) na prevenção e no tratamento dos cânceres do colo uterino, de mama e colorretal. Esse projeto (PL 6.554/2019) é resultado do substitutivo da Câmara dos Deputados ao Projeto de Lei do Senado (PLS) 374/2014, da ex-senadora Vanessa Grazziotin (AM). Agora, o texto segue para sanção da Presidência da República.

Quarta-Feira, 30 de março de 2022

Câmara aprova anistia a partidos que descumpriram cota para mulher e negro/Folha (30.03)

A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta quarta-feira (30) a PEC (proposta de emenda à Constituição) que concede uma ampla anistia a partidos que nas últimas eleições descumpriram as regras de direcionamento mínimo de verbas públicas para mulheres e negros.

Queiroga contradiz Bolsonaro e diz que não vai decretar fim da pandemia/UOL (30.03)

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou hoje que a pasta não vai rebaixar o status da pandemia de covid-19 para endemia, como vem afirmando o presidente Jair Bolsonaro (PL). Em entrevista coletiva, o ministro e o secretário-executivo da Saúde, Rodrigo Cruz, afirmaram que a pasta estuda apenas encerrar o estado de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin), em vigor há mais de dois anos.

Em inquérito sobre interferência na instituição, PF conclui que Bolsonaro não cometeu crime/G1 (30.03)

Relatório da Polícia Federal enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF) afirmou que não há elementos de crime na conduta do presidente Jair Bolsonaro no caso em que ele foi acusado de interferência na autonomia da instituição policial.

Comissão do Senado aprova proibição de barragem no Rio Araguaia/Agência Brasil (30.03)

A proibição de construção de barragens, comportas e eclusas no Rio Araguaia deu mais um passo hoje (30) no Senado. É que a Comissão de Meio Ambiente da Casa aprovou o Projeto de Lei do Senado (PLS) 248/2014, que tem esse objetivo.

Covaxin: Rosa nega arquivar inquérito que envolve Bolsonaro; PGR recorrerá/UOL (30.03)

A ministra do STF (Supremo Tribunal Federal) Rosa Weber negou ontem pedido da PGR (Procuradoria-Geral da República) para arquivar o inquérito que investiga se o presidente Jair Bolsonaro (PL) cometeu crime de prevaricação no caso da vacina indiana Covaxin. A PGR informou que vai recorrer.

Quinta-Feira, 31 de março de 2022

Recuo de Moro e vaivém de Doria mudam xadrez da 3ª via e podem fortalecer polarização/Folha (31.03)

O vaivém de João Doria (PSDB-SP) e a desistência de Sergio Moro (União Brasil) de disputar a Presidência da República ampliaram as indefinições na chamada terceira via para criar uma candidatura competitiva às de Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL).

Justiça determina suspensão de portaria que veta linguagem neutra em projetos financiados pela Lei Rouanet/G1 (31.03)

A Justiça Federal determinou a suspensão imediata dos efeitos da portaria do governo federal que veta utilização da linguagem neutra nos projetos financiados pela Lei Rouanet.

MPF vai à Justiça contra nota em apoio ao golpe de 1964/Poder360 (31.03)

O MPF (Ministério Público Federal) pediu nesta 5ª feira (31.mar.2022) que a Justiça de Brasília mande o governo federal apagar a Ordem do Dia celebrando o golpe militar de 31 de março de 1964. O caso está na 2ª Vara Cível do Distrito Federal.

Senado aprova custeio de perícias do INSS pelo governo federal/CNN (31.03)

O Senado aprovou, em votação simbólica, o projeto que torna permanente a garantia de custeio das perícias do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Essas perícias são necessárias nos processos judiciais que envolvem benefícios por incapacidade e são custeadas pelo Poder Executivo federal.

Sexta-Feira, 1º de abril de 2022

STF forma maioria a favor das medidas impostas por Moraes ao deputado Daniel Silveira/G1 (01.04)

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria no início da tarde desta sexta-feira (1º) a favor das medidas impostas pelo ministro Alexandre de Moraes ao deputado Daniel Silveira, após o parlamentar ter se recusado a colocar tornozeleira eletrônica.

Baricitinibe: Ministério da Saúde aprova primeiro medicamento para tratamento da Covid no SUS/G1 (01.04)

O Ministério da Saúde anunciou nesta sexta-feira (1º) o uso do medicamento baricitinibe para Covid-19. Segundo o governo, este será o “primeiro medicamento para o tratamento da Covid-19 no Sistema Único de Saúde (SUS)”.

Observação: Esse conteúdo não representa, necessariamente, a opinião da Fundação Podemos.

Compartilhe:
como citar
Últimas publicações
Acompanhe nosso conteúdo
plugins premium WordPress