Destaques da Semana (23/07 – 29/07)
Vice-procuradora geral da República, Lindôra Araújo

Destaques da Semana (23/07 – 29/07)

Neste clipping, reunimos as principais notícias nacionais da semana: varíola dos macacos vira emergência global de saúde; Brasil não atinge metas da vacinação infantil e tem taxas abaixo da média mundial; PGR pede ao STF arquivamento de apurações contra Bolsonaro; a dois meses da eleição, aliados do presidente retomam articulação por PEC que blinda Bolsonaro com cargo vitalício; PSB nega apoio ao PT no Ceará e fará campanha a aliado de Ciro ao governo estadual; Bolsonaro mantém encontros secretos com Lindôra, a quem prometeu PGR; e mais.

Sábado, 23 de julho de 2022

Varíola dos macacos vira emergência global de saúde; saiba o que significa/G1 (23.07)

“A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou, neste sábado (23), que a varíola dos macacos (monkeypox) tornou-se a nova emergência de saúde global. A resolução foi tomada, sem consenso, em reunião do Comitê de Emergência da Varíola dos Macacos na última quinta-feira (21).”

Domingo, 24 de julho de 2022

Bolsonaro é lançado candidato à reeleição em evento com ataque ao STF e discurso de Michelle/G1 (24.07)

)

“O Partido Liberal (PL) anunciou oficialmente Jair Bolsonaro (RJ) como candidato .à reeleição à Presidência da República, na manhã deste domingo (24), em evento com ataque ao Supremo Tribunal Federal (STF) e discurso da primeira-dama, Michelle Bolsonaro.”

Brasil não atinge metas da vacinação infantil e tem taxas abaixo da média mundial; entenda em 6 gráficos/G1 (24.07)

“Os números da vacinação infantil no Brasil estão cada vez mais desafiadores e apontam uma tendência de queda nos últimos anos em vacinas essenciais para os pequenos, como a BCG, a tríplice bacteriana e as contra a hepatite B e a poliomielite, todas com taxas de cobertura menores que médias mundiais.”

Segunda-Feira, 25 de julho de 2022

O que dizem as mais novas pesquisas para presidente?/UOL (25.07)“Pesquisas do Instituto FSB, contratada pelo banco BTG Pactual, e do Instituto Ipespe, paga pela XP Investimentos, ambas divulgadas hoje, confirmam a tendência de que a eleição deve ser polarizada entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o atual mandatário, Jair Bolsonaro (PL).”

Ala do MDB entra na Justiça para suspender convenção que oficializaria Tebet/CNN (25.07)

“Uma ala do MDB entrou para tentar anular a convenção do partido, prevista para o próximo dia 27. O evento deve confirmar a candidatura de Simone Tebet à Presidência.”

Nova lei de improbidade beneficia políticos às vésperas de julgamento no STF/O Globo (25.07)

“As mudanças na lei de improbidade https://fundacaopodemos.org.br/wp-content/uploads/2023/03/semana-municipal-primeira-infancia-sao-paulo-agosto22.pngistrativa, aprovadas pelo Congresso e sancionadas pelo presidente Jair Bolsonaro no ano passado, levam a suspensões de condenações a políticos. Muitos deles poderão disputar eleições, driblando restrições que os enquadravam na Lei da Ficha Limpa. Na lista dos beneficiados estão velhos conhecidos dos eleitores, como os ex-governadores Anthony Garotinho (União Brasil-RJ) e José Roberto Arruda (PL-DF), o ex-prefeito Cesar Maia (PSDB-RJ) e o ex-ministro Eduardo Pazuello (PL-RJ).”

PGR pede ao STF arquivamento de apurações contra Bolsonaro/Poder360 (25.07)

“A vice-procuradora-geral da República, Lindôra Araújo, pediu nesta 2ª feira (25.jul.2022) que o STF (Supremo Tribunal Federal) arquive 7 das 10 apurações preliminares envolvendo o presidente Jair Bolsonaro (PL), ministros, ex-ministros e congressistas que foram abertas com base no relatório final da CPI da Covid no Senado.”

STF marca julgamento de ações contra inquéritos envolvendo Bolsonaro/Metrópoles (25.07)

“O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moares marcou para o dia 12 de agosto o início do julgamento de recursos da Procuradoria-Geral da República (PGR) e da Advocacia-Geral da União (AGU) que questionam inquéritos envolvendo o presidente Jair Bolsonaro (PL).”

Terça-Feira, 26 de julho de 2022

Ministro da Defesa diz que respeita a Carta Democrática Interamericana/Metrópoles (26.07)

“O ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, disse, durante a 15ª Conferência de Ministros da Defesa das Américas, na manhã desta terça-feira (26/7), que respeita as diretrizes da Carta Democrática Interamericana. O documento determina, entre outras coisas, que “os povos da América têm direito à democracia e seus governos têm a obrigação de promovê-la e defendê-la”.”

Funai fez relatório ilegal contra servidores, acusa MPF/Folha (26.07)

“A presidência da Funai (Fundação Nacional do Índio) produziu um relatório de inteligência ilegal para perseguir e acusar falsamente servidores do próprio órgão e associações indígenas, afirma o MPF (Ministério Público Federal) em denúncia contra o presidente da fundação, Marcelo Augusto Xavier da Silva.”

TSE vai ‘coibir violência como arma política e enfrentar desinformação como prática do caos’, diz Fachin/G1 (26.07)

“O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, afirmou nesta terça-feira (26) que a Justiça Eleitoral não vai tolerar a violência como arma política nas eleições – e vai agir para combatê-la.”

Fachin nega pedido e mantém convenção do MDB/CNN (26.07)

“O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Edson Fachin, negou nesta terça-feira pedido de filiado do MDB de Alagoas e manteve a realização da convenção do partido que deve confirmar a candidatura de Simone Tebet à presidência da República.”

A dois meses da eleição, aliados do presidente retomam articulação por PEC que blinda Bolsonaro com cargo vitalício/G1 (26.07)

“Parlamentares aliados do presidente Jair Bolsonaro (PL) voltaram a articular, nos últimos dias, uma proposta de emenda à Constituição que blinde todos os ex-presidentes da República para evitar que sejam alvos de prisão quando deixarem os cargos.”

PT racha com PSB no RS e tenta selar palanques de Lula/O Globo (26.07)

“O PT e o PSB, os dois principais partidos da aliança em torno da candidatura presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva, ficaram distantes de um acordo e devem se enfrentar na eleição para o governo do Rio Grande do Sul, o quinto maior colégio eleitoral do país.”

Quarta-Feira, 27 de julho de 2022

“Não precisamos de nenhuma cartinha” para defender democracia, diz Bolsonaro/CNN (27.07)

“O presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, voltou a dizer nesta quarta-feira (27) que respeita a Constituição e a democracia. Durante a convenção do Progressistas, em Brasília, ele afirmou que não precisa de “cartinha” para demonstrar seu apoio às instituições.”

PSB nega apoio ao PT no Ceará e fará campanha a aliado de Ciro ao governo estadual/CNN (27.07)

“Apesar da aliança ao Palácio do Planalto, o PSB negou apoio ao pré-candidato do PT no Ceará e decidiu que vai fazer campanha para Roberto Cláudio (PDT) ao governo do estado. A decisão foi ratificada em convenção estadual do partido nesta quarta-feira (27).”

MDB oficializa candidatura de Simone Tebet à Presidência/CNN (27.07)

“O MDB oficializou na tarde desta quarta-feira (27) a candidatura da senadora Simone Tebet à Presidência da República. O anúncio foi feito após a convenção virtual do partido. Mais cedo, PSDB e Cidadania aprovaram o apoio à senadora e devem indicar o vice em sua chapa. Ainda não há uma definição sobre o nome a ser indicado.”

A cada hora, 5 pessoas foram infectadas pelo HIV no Brasil em 2021/Folha (27.07)

“Qualquer pessoa pode pegar, mas o vírus impacta de maneira desproporcional certos grupos sociais, num cálculo atravessado por desigualdades e vulnerabilidades sociais.”

Quinta-Feira, 28 de julho de 2022

Carta da USP em defesa da democracia já reúne mais de 300 mil assinatura/G1 (28.07)

“Em menos de dois dias, a carta em defesa da democracia e do processo eleitoral, divulgada pela Faculdade de Direito da USP, já reuniu mais de 300 mil assinaturas, informaram os organizadores.”

Datafolha: Lula tem 18 pontos sobre Bolsonaro no 1º turno/Folha (28.07)

“A mais recente pesquisa do Datafolha sobre a corrida presidencial de outubro indica a manutenção do cenário aferido na rodada anterior, em junho, com Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apresentando uma vantagem de 18 pontos sobre Jair Bolsonaro (PL) no primeiro turno.”

Bolsonaro mantém encontros secretos com Lindôra, a quem prometeu PGR/Metrópoles (28.07)

“O presidente Jair Bolsonaro mantém desde 2020 encontros secretos com a vice-procuradora-geral da República, Lindôra Araújo, a quem já prometeu o cargo de PGR, após a saída de Augusto Aras, em 2023, caso Bolsonaro seja reeleito. As duas primeiras reuniões entre os dois ocorreram por intermédio do ex-deputado federal Alberto Fraga, que levou Lindôra ao Palácio da Alvorada para apresentá-la ao presidente – à época, ela era coordenadora da Assessoria Jurídica Criminal da PGR.”

Operação resgatou em julho 337 trabalhadores em situação análoga à escravidão, informa PGR/G1 (28.07)

“A Operação Resgate 2, ação conjunta que reuniu diversos órgãos públicos no combate ao trabalho análogo à escravidão, resgatou 337 trabalhadores neste mês.”

Sexta-Feira, 29 de julho de 2022

PF alertou Congresso dos riscos da política pró-armas de Bolsonaro, mostram documentos/Folha (29.07)

“Enquanto o presidente Jair Bolsonaro busca ampliar agressivamente o direito a posse de armas no Brasil, documentos obtidos pela Reuters revelam uma importante fonte de resistência à sua agenda: a própria Polícia Federal.”

Taxa de desemprego cai para 9,3% em junho, menor patamar desde 2015/O Globo (29.07)

“A taxa de desemprego no Brasil ficou em 9,3% no trimestre encerrado em junho, registrando o menor patamar para o período desde 2015, quando foi de 8,4%. Ainda assim, há 10,1 milhões de brasileiros em busca de uma oportunidade. Os dados são da Pnad Contínua (Pesquisa por Amostra de Domicílios Contínua), do IBGE, e foram divulgados nesta sexta-feira.”

Ciro Nogueira e Arthur Lira escondem Bolsonaro em campanhas de aliados/Estadão (29.07)

“Diante da vantagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas pesquisas de intenção de voto no Nordeste, o presidente da Câmara, Arthur Lira (Progressistas-AL), e o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, escondem o presidente Jair Bolsonaro das campanhas dos seus principais aliados locais. No Piauí, o diretório estadual do Progressistas, controlado por Nogueira, acionou o Tribunal Regional Eleitoral para tentar proibir a circulação de imagens de seus candidatos ao lado do presidente.”