fbpx
Fundação Podemos
/
/
Destaques da Semana (21/10 – 27/10)

Destaques da Semana (21/10 – 27/10)

Sábado, 21 de outubro de 2023

Vieira diz que Israel tem responsabilidades sobre direitos humanos em Gaza: ‘Devem ser cumpridas em qualquer circunstância’

Em um discurso em que condena os ataques do grupo terrorista Hamas, mas também faz críticas fortes à reação de Israel, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, afirmou, durante reunião de cúpula no Egito, que Israel tem responsabilidades pela crise humanitária que assola a região de Gaza.

Domingo, 22 de outubro de 2023

SP: ao menos 20 militares respondem a processo por furto de armas

Pelo menos 20 militares estão respondendo a processos disciplinares por conta do furto de 21 armas do Arsenal de Guerra do Exército, em Barueri (SP), informou o Comando Militar do Sudeste. Cerca de 40 militares continuam sem poder deixar o quartel. Eles estão de prontidão para prestar informações sobre o caso. As informações foram divulgadas em entrevista coletiva neste domingo (22).  

Segunda-Feira, 23 de outubro de 2023

Em delação, Cid diz que Bolsonaro ordenou fraudes em certificados de vacina

O tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens da Presidência da República, afirmou em seu acordo de delação premiada que partiu do então presidente Jair Bolsonaro a ordem para confeccionar certificados falsos de vacinas da covid-19.

Em Porto Alegre, grupo interreligioso lança manifesto pela paz no Oriente Médio

No 17º dia da guerra entre Israel e a organização terrorista Hamas, um grupo formado por representantes de nove religiões reuniu nesta segunda-feira (23), em Porto Alegre, organizações da sociedade civil, entidades religiosas, o setor empresarial e autoridades em um ato em defesa da paz e contra o terrorismo. No evento, foi divulgado um manifesto em que o grupo pede que a comunidade internacional defenda a solução de dois estados e a libertação imediata de todos os reféns mantidos pelo grupo terrorista.

Morte de sobrinho do miliciano Zinho leva terror à Zona Oeste, com 35 ônibus e 1 trem queimados

morte de um miliciano provocou um dia de terror na Zona Oeste do Rio na tarde desta segunda-feira (23). Ao menos 35 ônibus e 1 trem foram queimados a mando de criminosos na região, no dia com mais coletivos incendiados na história da cidade, segundo o Rio Ônibus.

Ataques criminosos no Rio: ‘Vamos aumentar equipes federais’, diz ministro da Justiça e Segurança

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, disse na noite desta segunda-feira que o governo vai ampliar as forças federais no Rio. Nas redes sociais, Dino disse ainda que secretários da pasta estarão nesta terça na capital fluminense, onde houve um dos maiores ataques da história, com 35 ônibus incendiados na Zona Oeste por ordem da milícia.

Ataque a tiros em escola de SP deixa uma estudante morta e duas feridas

Uma pessoa morreu e outras duas ficaram feridas após um ataque com arma de fogo em uma escola em Sapopemba, na zona leste de São Paulo, na manhã de hoje.

Terça-Feira, 24 de outubro de 2023

Bolsonaro no TSE: Ministério Público reforça pedido de condenação, e julgamento é suspenso

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começou a analisar nesta terça-feira mais três processos que miram a campanha do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Os ministros discutem se houve abuso de poder político e econômico nas comemorações do Bicentenário da Independência, no feriado do Sete de Setembro do ano passado. O Ministério Público Eleitoral (MPE) defendeu a condenação de Bolsonaro e ressaltou a gravidade das condutas praticadas pelo então mandatário, que era candidato à reeleição.

Exposição da Caixa irrita Lira e deve acelerar troca no banco

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) fez chegar, na 2ª feira (23.out.2023), ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sua insatisfação por ter sido retratado dentro de uma lata de lixo em obra exposta na Caixa Cultural, em Brasília. Para aliados do presidente, a imagem derrogatória do deputado apareceu em mau momento, o que pode forçar Lula a acelerar a troca de comando no banco.

Dino sugeriu a Lula uso das Forças Armadas em áreas do Rio; presidente deve consultar Defesa

O ministro da Justiça, Flávio Dino, afirmou nesta terça-feira (24) que sugeriu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva o uso das Forças Armadas em áreas do Rio de Janeiro e que o presidente deve consultar o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro.

Setores de inteligência da PF e da PRF no Rio vão dobrar de tamanho com agentes de outros estados

Os setores de inteligência da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Rio de Janeiro serão reforçados em dezembro.

Governo Lula está dividido sobre privatização de presídios

A construção de unidade prisionais privadas é um tema que tem dividido o governo. De um lado, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), vinculado ao Ministério da Fazenda e hoje comandado por Aloizio Mercadante. Do outro, o ministro de Direitos Humanos, Silvio Almeida.

Quarta-Feira, 25 de outubro de 2023

Políticos e fornecedores de grandes frigoríficos são invasores de terra indígena no Pará, diz MPF

Terra Indígena Apyterewa, a mais desmatada do país, tem como invasores uma ex-vice-prefeita de São Félix do Xingu (PA), um técnico que já chefiou uma unidade da Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) do Pará e grandes criadores que forneceram gado diretamente —a partir das fazendas no território tradicional— a frigoríficos de grande porte no país, segundo o que está afirmado em denúncias apresentadas pelo MPF (Ministério Público Federal) à Justiça Federal no último dia 20.

PF tenta prender 5 em nova fase de operação sobre os atos golpistas; Léo Índio é alvo de buscas

Polícia Federal tenta prender nesta quarta-feira (25) mais cinco suspeitos de envolvimento nos atos golpistas de 8 de janeiro – quando vândalos invadiram e danificaram os prédios do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal e Palácio do Planalto, em Brasília.

Lula demite presidente da Caixa, Rita Serrano; indicado pelo Centrão, Carlos Fernandes assumirá banco

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demitiu nesta quarta-feira (25) a economista Rita Serrano da presidência da Caixa Econômica Federal. A decisão foi comunicada a Rita em reunião no Palácio do Planalto, no fim da manhã.

Após mudança na Caixa, Lira pauta projeto defendido por Haddad para aumentar receita

Após a reunião de líderes no início da tarde, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) pautou para esta quarta-feira o projeto de lei que muda a tributação dos fundos exclusivos (fechados para alta renda no Brasil) e offshore (no exterior).

Câmara aprova projeto que taxa offshores e fundos exclusivos

Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (25) o projeto de lei que prevê a taxação das offshores (investimentos no exterior) e dos fundos exclusivos (fundos de investimento personalizados para pessoas de alta renda). Foram 323 votos a favor e 119 votos contrários. Agora o projeto vai para o Senado.

Em derrota para o governo, Senado rejeita indicação de Lula para chefia da Defensoria Pública da União

O Senado rejeitou a indicação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) do defensor público Igor Roque para o cargo de defensor Público-Geral nessa quarta-feira, 25, por 38 votos contrários e 35 favoráveis. Roque sofreu forte pressão da ala conservadora do Senado que o associou à organização de um seminário sobre o aborto na Defensoria.

Quinta-Feira, 26 de outubro de 2023

7 de setembro: relator no TSE vota por multar a chapa e tornar Bolsonaro inelegível

O ministro Benedito Gonçalves, relator das ações contra o ex-presidente Jair Bolsonaro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), votou para declarar Bolsonaro inelegível por abuso de poder político e econômico durante as comemorações do Bicentenário da Independência brasileira no ano passado e por livrar o candidato a vice, o ex-ministro Walter Braga Netto, dessa penalidade. Gonçalves, no entanto, votou por multar os dois investigado em valores diferenciados. O voto determina multa a Bolsonaro em R$ 425 mil e a Braga Netto em R$ 212 mil.

Lula faz videoconferência com famílias de reféns e desaparecidos no Oriente Médio

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou de uma videoconferência nesta quinta-feira (26) com familiares de reféns e desaparecidos israelenses em razão do conflito entre Israel e Hamas, informou o Palácio do Planalto.

STF: bancos podem tomar imóveis de devedores sem decisão judicial. Entenda o que é alienação fiduciária

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira que, quando houver atraso no pagamento de um financiamento imobiliário, os bancos e outras instituições financeiras podem tomar, sem decisão judicial, aquele imóvel que está sendo financiado, caso ele tenha sido colocado como garantia. A decisão foi baseada na lei que criou a alienação fiduciária.

Lula é pressionado a manter vice-presidente de Habitação da Caixa

demissão de Rita Serrano da presidência da Caixa acendeu o sinal vermelho sobre a representação feminina no governo. Serrano é a terceira mulher que deixa a equipe e todas são da “cota pessoal” do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Com essa dispensa, cresce a pressão para o petista segurar Inês Magalhães, vice-presidente de Habitação da Caixa que cuida do programa Minha Casa Minha Vida.

Polícia do Rio relata plano de atentado contra Cláudio Castro

O Gabinete de Segurança Institucional do Governo do Estado do Rio de Janeiro reforçou a segurança do governador Cláudio Castro (PL) e de sua família depois que o setor de inteligência da Polícia Civil relatou ter identificado um plano de atentado contra ele, a primeira-dama e os 2 filhos do casal. As informações foram divulgadas nesta 5ª feira (26.out) pela assessoria de imprensa do governo do Estado.

Sexta-Feira, 27 de outubro de 2023

Moraes vota para condenar mais seis réus pelo 8 de janeiro

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou, nesta sexta-feira (27), para condenar mais seis réus acusados de participar da execução dos atos de 8 de janeiro. Essa é a quinta leva de julgamentos pelo caso.

Censo: Brasil tem o menor número de crianças desde 1980, como melhorar a educação?

Em 2022, o Brasil já tinha menos de 20% de sua população formada por crianças e adolescentes, informou nesta sexta-feira o IBGE ao divulgar os dados do Censo 2022. São 40 milhões de brasileiros com idades entre 0 e 14 anos – praticamente o mesmo número do censo de 1970, quando eram 39 milhões de crianças no país.

Censo 2022 mostra um Brasil com maior proporção de mulheres e mais velho

A população brasileira tem uma proporção maior de mulheres e está mais velha, aponta o Censo Demográfico 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (27).

Observação: Esse conteúdo não representa, necessariamente, a opinião da Fundação Podemos.

Compartilhe:
como citar
Últimas publicações
Acompanhe nosso conteúdo
plugins premium WordPress