fbpx
Fundação Podemos
/
/
/
Destaques da Semana (21/08 – 27/08)

Destaques da Semana (21/08 – 27/08)

Fique por dentro das principais notícias da semana!

Neste clipping, reunimos as principais notícias nacionais da semana: o temor por uma insurgência nas Polícias Militares; o envio de ajuda humanitária ao Haiti; a autorização para o início do plano de racionamento de energia; o incêndio no Parques Estadual de Juquery; a aprovação da recondução de Aras a PGR; a aprovação do edital de leilão do 5G; a retomada do julgamento do STF sobre a demarcação de terras indígenas e a importância dessas terras para a conservação ambiental; o aumento da inflação e do endividamento do brasileiro; o clamor de Bolsonaro para que a população economize energia; e mais.

Confira a seleção de notícias da semana:

Domingo, 22 de agosto de 2021.

Ex-presidentes consultam generais sobre risco de golpe no País/Estadão (22.08)

Os ataques do presidente Jair Bolsonaro à democracia e a ameaça de não aceitar as eleições de 2022 sem a adoção do voto impresso levaram cinco ex-presidentes da República a procurar contatos com militares para saber a disposição dos quartéis. Emissários ouviram de generais da reserva e da ativa a garantia de que as eleições vão acontecer e de que o vencedor – seja quem for – tomará posse.

Governo brasileiro envia ajuda humanitária para o Haiti após terremoto que matou mais de 2,2 mil pessoas/O Globo (22.08)

Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou na manhã deste domingo levando ajuda humanitária para o Haiti, após o terremoto de 7,2 de magnitude que atingiu o país no dia 14 deixar mais de 2,2 mil mortos e 12,2 mil feridos, disse a Secretária Especial de Comunicação do governo (SeCom) no Twitter.

Brasil perde 16% da superfície de água em 30 anos; Mato Grosso do Sul lidera/Estadão (22.08)

Em 30 anos, 15,7% da superfície de água do Brasil desapareceu. No Estado mais afetado, o Mato Grosso do Sul, mais da metade (57%) de todo o recurso hídrico foi perdido desde 1990. Ali, essa redução ocorreu basicamente em um dos biomas mais importantes do País, o Pantanal.

Dez partidos divulgam nota em apoio a Moraes, alvo de pedido de impeachment feito por Bolsonaro/Folha (22.08)

Dez partidos divulgaram notas, neste domingo (22), em defesa da democracia e em apoio ao ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal).

Segunda-Feira, 23 de agosto de 2021.

Governo autoriza início de plano de racionamento de energia/Folha (23.08)

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, definiu as regras para o início do programa de racionamento de energia destinado a grandes consumidores. A medida, aguardada desde o agravamento da crise energética, entrou em vigor nesta segunda-feira (23) com a publicação de uma portaria no Diário Oficial da União.

Chefe de batalhões da PM paulista convoca para ato bolsonarista e ataca o STF; Doria afasta coronel/Estadão (23.08)

O governo de São Paulo determinou o afastamento preliminar do chefe do Comando de Policiamento do Interior-7 da Polícia Militar de São Paulo, coronel Aleksander Lacerda, que vem convocando seus “amigos” para a manifestação do dia 7 de Setembro, em Brasília. Uma reunião do comando geral da PM foi convocada para esta segunda-feira e pode determinar outras punições a Lacerda, aguardado no encontro para apresentar sua defesa.

Relator da ONU pede que STF rejeite marco temporal e defenda indígenas/UOL (23.08)

Relator Especial da ONU sobre os direitos dos povos indígenas, Francisco Cali Tzay faz um apelo para que o Supremo Tribunal Federal (STF) garanta os direitos dos povos indígenas a suas terras, e que rejeite um argumento legal promovido por agentes comerciais com o fim de explorar recursos naturais em terras indígenas tradicionais.

Bolsonaro recua e sanciona orçamento secreto para 2022/Estadão (23.08)

Após reconhecer que as emendas de relator-geral atrapalham a política fiscal e podem prejudicar a condução de políticas públicas, o presidente Jair Bolsonaro recuou e sancionou a previsão de pagamento dessas emendas, identificadas no Orçamento sob o código RP-9, na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2022. Com isso, os parlamentares poderão indicar esses recursos no Orçamento do ano que vem, em pleno período eleitoral.

Parque Estadual do Juquery, atingido por incêndio, abriga último grande remanescente de Cerrado da Grande SP/G1 (23.08)

O Parque Estadual do Juquery, em Franco da Rocha, que já teve cerca de 60% da vegetação queimada em um incêndio de grandes proporções, abriga o último grande remanescente de Cerrado da Região Metropolitana de São Paulo.

Terça-Feira, 24 de agosto de 2021.

PF monitora ataques de Steve Bannon, estrategista de Trump, a urnas brasileiras/Estadão (24.08)

BRASÍLIA – A Polícia Federal passou a monitorar as investidas no Brasil do ex-estrategista do ex-presidente americano Donald Trump. Steve Bannon tem atacado instituições brasileiras e questionado a lisura do sistema eleitoral do País. As suspeitas são de que o americano possa ser um dos mentores de milícias digitais que operam no País para reproduzir o discurso radical do presidente Jair Bolsonaro. A polícia vê reflexos das ações de Bannon no Brasil, e encontros dele com pessoas do núcleo mais próximo ao presidente não passam desapercebidos dos investigadores.

Ministério da Saúde estuda possibilidade de imunizar 35 milhões de pessoas com terceira dose/O Globo (24.08)

BRASÍLIA— O Ministério da Saúde estima, em um primeiro recorte, a possibilidade de imunização de 35 milhões de pessoas com a terceira dose da vacina contra Covid-19. A estimativa inclui idosos, pacientes imunocomprometidos e profissionais da saúde. O dado foi informado pela secretária extraordinária de enfrentamento à Covid-19 da pasta, Rosana Melo, durante audiência na Comissão sobre o tema na Câmara. Segundo ela, ainda nesta semana a pasta dever dar um “veredito” sobre a aplicação da dose de reforço no país.

Dívida média dos brasileiros inadimplentes é maior que salário mínimo, aponta Serasa/Valor Investe (24.08)

Uma conta atrasada aqui e outra ali, uma crise econômica que não vai embora, a pandemia e educação financeira ainda engatinhando. Não é de se admirar que o brasileiro com contas atrasadas tenha dívidas superiores ao salário mínimo.

Senado aprova recondução de Aras à PGR/Poder 360 (24.08)

O plenário do Senado aprovou nesta 3ª feira (24.ago.2021), por 55 votos a favor, 10 contra e uma abstenção, a recondução do procurador-geral da República, Augusto Aras, a um novo mandato de 2 anos. Mais cedo, a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania) da Casa já havia dado seu aval à indicação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) por 21 votos a favor e 6 contra.

Quarta-Feira, 25 de agosto de 2021.

TCU aprova edital do leilão do 5G; vencedor terá de instalar rede privativa para o governo/G1 (25.08)

O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou nesta quarta-feira (25) o edital do leilão do 5G, a nova geração de internet móvel. Foram sete votos a um.

‘Combo da morte’: entenda por que 5 projetos de lei no Congresso são apontados como ameaças ao meio ambiente, quilombolas e indígenas/G1 (25.08)

O futuro dos povos tradicionais e do meio ambiente no Brasil está sendo decidido e votado em Brasília. Nesta quarta-feira (25), deve ser retomada no Supremo Tribunal Federal (STF) a análise de uma ação que servirá de diretriz para as mais de 300 terras indígenas ainda em processos de demarcação no país, que são históricos e lentos.

IPCA-15 já passa de dois dígitos em quatro capitais; Curitiba lidera, com alta de 11,43% em 12 meses/Estadão (25.08)

RIO e SÃO PAULO – Pressionada pelo aumento da conta de luz, a inflação acumulada em 12 meses chegou à marca de dois dígitos em quatro capitais do País na prévia de agosto: Porto Alegre (10,37%), Goiânia (10,67%), Fortaleza (11,37%) e Curitiba (11,43%). Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira, 25.

Fachin arquiva pedido de Bolsonaro para proibir STF de abrir inquérito sem aval do MP/O Globo (25.08)

BRASÍLIA — O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin, arquivou nesta quarta-feira o pedido do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para derrubar o artigo do regimento interno da Corte que permite a abertura de investigações de ofício, ou seja, sem passar pela Procuradoria-Geral da República (PGR), como é o caso do inquérito das fake news. O ministro também rejeitou dois pedidos similares feitos por partidos políticos. Também nesta quarta, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, rejeitou o pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes apresentado por Bolsonaro.

Pacheco arquiva impeachment de Moraes por falta de ‘justa causa’ e volta a pedir pacificação/G1 (25.08)

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), afirmou nesta quarta-feira (25) que a decisão de arquivar o pedido de impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes foi motivada por aspectos jurídicos e políticos.

Quinta-Feira, 26 de agosto de 2021.

Bolsonaro diz que hidrelétricas podem parar de funcionar e pede para ‘apagar um ponto de luz em casa’/Folha (26.08)

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pediu nesta quinta-feira (26) para a população apagar um ponto de luz em casa para economizar energia. Ele disse que algumas hidrelétricas podem parar de funcionar por causa da crise hídrica.

Dois de cada três brasileiros com deficiência não foram à escola ou têm fundamental incompleto/Estadão (26.08)

Dois em cada três brasileiros adultos (67%) com deficiência não frequentaram a escola ou têm o ensino fundamental incompleto, segundo a  Pesquisa Nacional de Saúde do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta quinta-feira, 26. Entre as pessoas sem deficiências, a taxa é de 30%. Neste mês, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, disse que em a convivência  fica “impossível” em salas de aulas que têm alunos com certos graus de deficiência e defendeu salas especiais. A declaração foi rebatida por especialistas, que apontaram benefícios da inclusão para todos os alunos.

À revelia de STF e estados, governo estuda intervenção com Força Nacional/UOL (26.08)

“Discute-se no governo federal ressuscitar a tese de que a Força Nacional pode ser usada para intervenções em estados e no Distrito Federal sem a anuência de governadores, bastando uma ordem ministerial – interpretação que já foi rechaçada pelo Supremo Tribunal Federal.”

Demarcação de terras indígenas: STF dá início a julgamento, que prosseguirá na próxima quarta/G1 (26.08)

O Supremo Tribunal Federal (STF) começou a julgar nesta quinta-feira (26) se demarcações de terras indígenas devem seguir o chamado “marco temporal”.

Bolsonaro deverá ir para Nova York para Assembleia Geral da ONU/O Globo (26.08)

BRASÍLIA — O presidente Jair Bolsonaro deverá participar presencialmente da próxima Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em setembro, em Nova York. Pela tradição da ONU, o presidente brasileiro faz o discurso de abertura da Assembleia, o que está programado para ocorrer mais uma vez.

Sexta-Feira, 27 de agosto de 2021.

Código Eleitoral afrouxa Ficha Limpa e reduz causas que tornam políticos inelegíveis/O Globo (27.08)

BRASÍLIA — O projeto de novo Código Eleitoral, com votação marcada para a próxima quinta-feira na Câmara dos Deputados, prevê a derrubada de um dos principais trechos da Lei da Ficha Limpa: o que torna inelegível o político que renuncia ao mandato para evitar a cassação. Pela regra atual, um parlamentar fica impedido de se candidatar a cargos eletivos por oito anos a partir do momento em que o Conselho de Ética recomenda a sua cassação, ou seja, antes mesmo de o caso chegar ao plenário da Casa Legislativa em que tramita.

Terras indígenas respondem por somente 1,6% do desmatamento dos últimos 36 anos/Folha (27.08)

As terras indígenas vêm garantindo proteção aos biomas brasileiros nas últimas três décadas. Somente 1,6% do desmatamento registrado no período ocorreu nessas áreas —que, segundo a Funai, correspondem a 12% do território nacional.

Variante Delta vai acabar com o sonho da imunidade coletiva obtida com a vacina?/O Globo (27.08)

Com a variante Delta, muito mais contagiosa que a cepa original, parece ilusório alcançar a imunidade coletiva apenas com as vacinas anticovid-19, embora os imunizantes continuem sendo cruciais para conter a pandemia, destacam especialistas.

Bandeira vermelha da conta de luz terá alta de até 58%/O Globo (27.08)

BRASÍLIA —  A bandeira tarifária, uma sobretaxa que é acionada nas contas de luz quando o custo da geração de energia aumenta, deve  subir de R$ 9,49 para um valor entre R$ 14 e R$ 15 a partir de setembro. A decisão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) será informada no máximo até a próxima terça-feira. Será um aumento, portanto, entre 50% e 58%.

Observação: Esse conteúdo não representa, necessariamente, a opinião da Fundação Podemos.

Compartilhe:
como citar
Últimas publicações
Acompanhe nosso conteúdo
plugins premium WordPress