fbpx
Fundação Podemos
/
/
/
Destaques da Semana 18/03 a 22/03

Destaques da Semana 18/03 a 22/03

Segunda-feira – 18 de março

 

Haddad diz que PL dos impostos sobre aplicações financeiras segue nesta terça para Casa Civil.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou há pouco que a pasta enviará nesta terça-feira, 19, à Casa Civil um projeto de lei que trata da cobrança de impostos sobre aplicações financeiras

O Ministério da Saúde anunciou, na noite desta segunda-feira (18), a exoneração de Alexandre Telles, então diretor do DGH (Departamento de Gestão Hospitalar).

A demissão acontece horas após a primeira reunião ministerial do governo, em que a chefe da pasta, Nísia Trindade, foi cobrada pelo presidente Lula (PT).

Joice Hasselmann se filia ao Podemos

A ex-deputada federal Joice Hasselmann anunciou nesta segunda-feira (18) sua volta à política com a filiação ao Podemos.

MPTCU pede que tribunal apure suposta interferência de Lula na Petrobrás.

O MPTCU (Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União) enviou representação à corte, nesta segunda-feira (18), para que seja apurada suposta interferência do governo Lula (PT) na Petrobras.

 

Terça-feira – 19 de março

 

PF diz que falsificação em cartão de Bolsonaro pode ter elo com tentativa de golpe.

Ordem para falsificação dos cartões partiu de Bolsonaro, disse Mauro Cid à PF; OUTRO LADO: ex-presidente negou, em depoimento, ter feito pedido.

Bolsonaro deu ordem para inserir dados falsos em cartão de vacinação de covid, disse Mauro Cid à PF.

Relatório final da Operação Verine indica que ex-presidente que ‘agiu com consciência e vontade’ para a fraude em sua carteira de vacinação; ex-ajudante de ordens imprimiu o certificado falso dentro do Palácio da Alvorada e entregou o documento nas mãos de Bolsonaro; o advogado Fábio Wajngarten disse que o indiciamento é ‘absurdo’.

O que explica a nova alta de mortes no trânsito do Brasil.

Depois de caírem até o final da década passada, as mortes no trânsito brasileiro voltaram a crescer. Economia em alta e menor fiscalização contribuem para mudança de tendência, que é mais forte no Norte e Centro-Oeste.

Centrão prepara superpartido e Ronaldo Caiado como presidente contra o PT.

A reunião da Executiva Nacional do União Brasil não selou apenas a decisão de afastar do cargo o presidente da legenda, deputado Luciano Bivar (PE)

Pedro Herz, dono da Livraria Cultura, morre aos 83 anos; relembre trajetória do livreiro.

A morte de um dos mais conhecidos livreiros brasileiros foi confirmada por Sérgio Herz, filho do empresário e atual CEO da Cultura.

 

Quarta-feira – 20 de março

 

Julgamento Robinho no STJ

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) decidiu por 9 votos a 2 pela prisão do ex-jogador Robinho em solo brasileiro pelo crime de estupro coletivo, cometido na Itália em 2013. Ele foi condenado a 9 anos de detenção.

Copom reduz taxa básica de juros em Março

O Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central reduziu a taxa básica de juros da economia em 0,5 ponto percentual, de 11,25% para 10,75% ao ano. Esta é a sexta queda consecutiva e a menor taxa em 2 anos.

Curso de Medicina da USP no interior vai ganhar nova faculdade.

Curso é oferecido em Bauru desde 2018, mas até agora estava subordinado à Faculdade de Odontologia. Agora, terá autonomia acadêmica, financeira e administrativa.

MPDFT denuncia Jair Renan Bolsonaro por lavagem de dinheiro e falsificação de documentos.

Filho do ex-presidente Jair Bolsonaro é acusado de fraudar documentos para obter empréstimo bancário.

Fim das Saidinhas Temporárias

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (20/3) o projeto de lei que acaba com a saída temporária de detentos para visitar parentes e amigos, a chamada “saidinha”.

 

Quinta-feira – 21 de março

 

Brasil vacinou contra dengue 14,5% do público-alvo e 0,2% da população.

Especialista afirma que baixo índice de imunização se relaciona com o aumento de movimentos antivacina nos últimos anos.

Ex-diretor da PF é denunciado por fraude licitatória

O Ministério Público Federal (MPF) no Rio de Janeiro apresentou à Justiça Federal denúncia por fraude licitatória contra o ex-diretor da PRF (Polícia Rodoviária Federal) Silvinei Vasques, que atuou no governo Bolsonaro. Ele está preso preventivamente desde agosto de 2023, por causa de outra investigação.

A Câmara Municipal de São Paulo aprovou nesta quinta (21) um relatório que recomenda a privatização da Sabesp mediante o cumprimento de determinadas condições.

O texto foi produzido por uma comissão especial criada para analisar o tema.

Câmara aprova mudanças na reforma do ensino médio; entenda o que muda.

Texto é resultado de acordo entre relator e governo federal após negociação tensa; carga horária para cursos técnicos foi principal motivo para embate.

 

Sexta-feira – 22 de março

 

Governo Lula bloqueia R$ 2,9 bi do Orçamento e mantém déficit dentro da meta fiscal.

Desempenho da arrecadação no início de 2024 contribuiu para traçar cenário benigno em primeiro relatório.

Acordo de delação de CID pode ser revisto após revelação de audios

Depois de virem a público gravações em que o ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, o tenente-coronel Mauro Cid, faz acusações contra a Polícia Federal, há possibilidade de que seu acordo de delação premiada seja anulado.

Governo afina rotas do ‘PAC da Integração’ com países vizinhos da América do Sul.

Agenda mobiliza 11 Estados brasileiros e terá financiamento de US$ 10 bilhões de bancos multilaterais, como CAF, BID e o brasileiro BNDES.

Trabalho, desinteresse e gravidez tiram 9 milhões de jovens da escola.

 

Observação: Esse conteúdo não representa, necessariamente, a opinião da Fundação Podemos.

Compartilhe:
como citar
Últimas publicações
Acompanhe nosso conteúdo
plugins premium WordPress