fbpx
Fundação Podemos
/
/
Destaques da Semana (17/09 – 23/09)

Destaques da Semana (17/09 – 23/09)

Neste clipping, reunimos as principais notícias da semana: Bolsonaro cortou 90% da verba de combate à violência contra a mulher; TSE autoriza envio das Forças Armadas a 11 estados no 1º turno; Ministro do TSE proíbe Bolsonaro de usar imagens de discurso em Londres em propaganda eleitoral; STF mantém limitação a decretos de Bolsonaro sobre compra de armas e munição; Datafolha: Lula vai a 47%, abre 14 pontos sobre Bolsonaro e amplia chance de vencer no 1º turno; Governo Bolsonaro corta verba contra o câncer para bancar orçamento secreto em 2023; e mais.

Sábado, 17 de setembro de 2022

Bolsonaro cortou 90% da verba de combate à violência contra a mulher/Folha (17.09)

“O presidente Jair Bolsonaro (PL) cortou em 90% a verba disponível para ações de enfrentamento à violência contra a mulher durante sua gestão.”

Domingo, 18 de setembro de 2022

TSE autoriza envio das Forças Armadas a 11 estados no 1º turno/Folha (18.09)

“O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Alexandre de Moraes, aprovou o envio de agentes das forças federais, incluindo militares, para reforçar a segurança no primeiro turno das eleições em 561 municípios e localidades de 11 estados.”

PT vai ao TSE contra Bolsonaro por discurso em Londres/Poder360 (18.09)

“O PT acionou o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) contra o presidente Jair Bolsonaro pelo discurso com teor eleitoral em Londres neste domingo (18.set.2022). Na ação, a Coligação Brasil da Esperança pede que o chefe do Executivo e sua campanha sejam impedidos de promover ou usar como propaganda eleitoral qualquer vídeo, fotografia ou material gráfico produzido durante a viagem para o velório da Rainha Elizabeth 2ª.”

Aliado a Bolsonaro, Centrão já ensaia reabrir pontes com Lula e cerca todos os cenários para 2023/O Globo (18.09)

“Grupo político notabilizado por barganhar seu apoio a todo e qualquer governo, o Centrão está eleitoralmente engajado na campanha à reeleição de Jair Bolsonaro (PL), mas ao mesmo tempo já se prepara para qualquer resultado da disputa presidencial. Antes mesmo do primeiro turno, alguns parlamentares do bloco já ensaiam uma aproximação com o entorno do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), atual líder das pesquisas.”

Empresários investem milhões na compra de terras para formar ‘corredor’ de preservação no Pantanal/Estadão (18.09)

“Enquanto a preservação da fauna e da flora não faz parte dos projetos prioritários dos governos brasileiros, grupos de pessoas que incluem empresários, banqueiros, médicos e até um ex-piloto de corrida tentam, por conta própria, garantir a conservação do Pantanal comprando fazendas na região para preservá-las. O foco são áreas estratégicas para o bioma que estão sob algum grau de ameaça.”

Segunda-Feira, 19 de setembro de 2022

Ipec: Lula passa de 46% para 47%, e Bolsonaro se mantém com 31%/G1 (19.09)

“Pesquisa Ipec divulgada nesta segunda-feira (19), encomendada pela Globo, mostra o ex-presidente Lula (PT) com 47% das intenções de voto e o presidente Jair Bolsonaro (PL) com 31% na eleição para a Presidência da República em 2022.”

BTG/FSB: Lula cresce três pontos e amplia vantagem; Bolsonaro segue com 35%/UOL (19.09)

“Pesquisa do Instituto FSB realizada por telefone, contratada pelo banco BTG Pactual e divulgada hoje, aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) subiu três pontos e segue na liderança da disputa pela Presidência. O petista tem 44% das intenções de voto, ante 41% registrados na sondagem anterior, realizada na semana passada.”

Ministro do TSE proíbe Bolsonaro de usar imagens de discurso em Londres em propaganda eleitoral/CNN (19.09)

“O corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro Benedito Gonçalves, proibiu que a campanha à reeleição do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), use imagens captadas durante o discurso do presidente feito na sacada do embaixador brasileiro em Londres na propaganda eleitoral. A decisão foi publicada nesta segunda-feira (19).”

Justiça suspende condenação de Dallagnol por diárias da Lava Jato/Poder360 (19.09)

“A Justiça Federal do Paraná suspendeu nesta 2ª feira (19.set.2022) o acórdão do TCU (Tribunal de Contas da União) que condenou o ex-procurador Deltan Dallagnol (Podemos-PR) a ressarcir os cofres públicos pelos gastos com diárias e passagens da então força-tarefa da operação Lava Jato.”

Fiocruz: apenas 2 a cada 5 crianças estão protegidas contra a poliomielite no Brasil, mostra levantamento/O Globo (19.09)

“Em meio ao primeiro caso de poliomielite registrado nos Estados Unidos em quase uma década, e amostras do vírus voltarem a circular em águas de esgoto de outros lugares do mundo, como no Reino Unido, o alerta em relação ao retorno da pólio também chega ao Brasil. O temor do ressurgimento da doença é consequência direta das quedas sucessivas na cobertura vacinal contra o poliovírus, como vem acontecendo no país. Segundo um levantamento do estudo VAX*SIM, da Fiocruz, que analisa a imunização dos menores de cinco anos, apenas duas a cada cinco crianças brasileiras estão protegidas neste ano contra a paralisia infantil.”

Terça-Feira, 20 de setembro de 2022

STF mantém limitação a decretos de Bolsonaro sobre compra de armas e munição/G1 (20.09)

“O Supremo Tribunal Federal (STF) manteve nesta terça-feira (20) as decisões individuais do ministro Edson Fachin que, na prática, restringiram os efeitos de decretos editados pelo presidente Jair Bolsonaro que facilitam a compra de armas de fogo e munição, além da posse de armamento no país.”

Lula cancela ida a debate do “SBT” e confirma presença na “Globo”/Poder360 (20.09)

“O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu não participar do debate presidencial que o SBT realizará em 24 de setembro. O petista comparecerá apenas ao debate organizado pela TV Globo, em 29 de setembro.”

Total de queimadas na Amazônia em menos de 9 meses de 2022 supera o acumulado do ano passado/G1 (20.09)

“O número de queimadas registradas na Amazônia até terça-feira (19) já superou o total registrado em todo o ano de 2021. Em nove meses incompletos (261 dias), foram 76.587 focos de incêndio na região. No ano passado inteiro, foram 75.090, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).”

Na ONU, Bolsonaro cita economia “em plena recuperação” e fim de “corrupção sistêmica”/CNN (20.09)

“Em discurso de abertura da 77ª Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), o presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que a economia brasileira está em “plena recuperação”.”

Teste para varíola dos macacos é incluído na lista de exames cobertos planos de saúde/Folha (20.09)

“A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) aprovou, nesta segunda (19), a inclusão do teste para detecção da varíola dos macacos no rol de procedimentos cobertos por planos de saúde. A medida foi feita em caráter extraordinário em decorrência da situação da doença no Brasil.”

Quarta-Feira, 21 de setembro de 2022

Lula tem 44% ante 34% de Bolsonaro, diz Quaest/Poder360 (21.09)

“Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta 4ª feira (21.set.2022) mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) 10 pontos percentuais à frente do presidente Jair Bolsonaro (PL) na corrida pelo Palácio do Planalto. O petista recebeu 44% das intenções de voto contra 34% do seu rival.”

Ministro do TSE proíbe Bolsonaro de usar imagens de discurso da ONU em propaganda eleitoral/CNN (21.09)

“O ministro Benedito Gonçalves, do Tribunal Superior Eleitoral, proibiu que o presidente Jair Bolsonaro use em sua propaganda à reeleição imagens do discurso que proferiu na Organização das nações Unidas, na última terça (20).”

Dia da árvore: Estudo mostra que terras indígenas são mais protegidas que florestas sem presença humana/O Globo (21.09)

“Florestas mais preservadas são aquelas sem presença humana, certo? Não exatamente. Um estudo recente mostra que a ocupação indígena é capaz de preservar ainda mais a natureza. Realizado pelo Instituto Socioambiental (ISA), com dados do MapBiomas, o trabalho evidencia que, nos últimos 35 anos, essas populações garantiram uma proteção maior a 20% da vegetação nativa no país, o que confirma o título de “guardiões da floresta” para os povos originários.”

Governo sanciona lei que obriga planos de saúde a cobrirem tratamentos fora do rol da ANS; veja o que muda/G1 (21.09)

“O governo sancionou nesta quarta-feira (21) a lei que obriga planos de saúde a cobrirem tratamentos e procedimentos fora do rol da Agência Nacional da Saúde (ANS). A sanção foi publicada na edição desta quinta (22) do “Diário Oficial da União (DOU)”.”

Morte violenta de crianças e adolescentes na Amazônia Legal é maior que no resto do país/Folha (21.09)

“A recente explosão de violência na Amazônia Legal, território brasileiro que engloba a região Norte, o Mato Grosso e boa parte do Maranhão, tem atingido as crianças e adolescentes de lá de maneira desproporcional.”

Quinta-Feira, 22 de setembro de 2022

Datafolha: Lula vai a 47%, abre 14 pontos sobre Bolsonaro e amplia chance de vencer no 1º turno/Folha (22.09)

“Faltando dez dias para o primeiro turno das eleições presidenciais, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oscilou dois pontos para cima, atingiu 47% e tem uma dianteira de 14 pontos sobre Jair Bolsonaro (PL), que se manteve em 33%. Cresceu assim a possibilidade de o petista vencer no primeiro turno.”

Sem citar nomes e com indireta a Bolsonaro, FHC defende voto pró-democracia/UOL (22.09)

“O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) divulgou hoje uma nota em que defende um voto “pró-democracia” nas eleições deste ano. Embora não não cite nenhum candidato nominalmente, FHC se manifestou de forma velada contra a reeleição de Jair Bolsonaro (PL).”

Doenças como diabete, câncer e problemas cardíacos causam 74% das mortes no mundo, aponta OMS/Estadão (22.09)

“As doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs), como as cardíacas, o câncer e a diabete, são responsáveis por 74% das mortes em todo o mundo – e uma ação decisiva contra os fatores de risco pode salvar milhões de vidas, alertou a Organização Mundial de Saúde (OMS).”

Sexta-Feira, 23 de setembro de 2022

Governo Bolsonaro corta verba contra o câncer para bancar orçamento secreto em 2023/Estadão (23.09)

“BRASÍLIA – O corte de despesas promovido pelo governo Jair Bolsonaro para acomodar os R$ 19,4 bilhões reservados ao orçamento secreto, usado para acordos políticos, atingiu os recursos destinados a investimentos para prevenção e controle do câncer, historicamente a segunda doença que mais mata no País. A verba foi reduzida em 45%, passando de R$ 175 milhões para R$ 97 milhões, em 2023.”

Bolsonaro fala em tom de ultimato ao Judiciário, ataca Lula e diz ter a maioria no país/Folha (23.09)

“O presidente Jair Bolsonaro (PL) falou, nesta sexta-feira (23), em botar um “ponto final” no que chamou de abusos de outro Poder, em uma referência velada ao Judiciário, alvo frequente do chefe do Executivo.”

Datafolha: 69% acham que há corrupção no governo Bolsonaro. Em 2018, maioria acreditava que problema diminuiria/O Globo (23.09)

“Sete em cada dez eleitores dizem acreditar que há corrupção no governo do presidente Jair Bolsonaro, candidato à reeleição pelo PL. São 23% os que declaram não ver irregularidades na gestão federal, e 8% não souberam responder. Os dados são da pesquisa do Datafolha contratada pela “Folha de S.Paulo” e TV Globo.”

Observação: Esse conteúdo não representa, necessariamente, a opinião da Fundação Podemos.

Compartilhe:
como citar
Últimas publicações
Acompanhe nosso conteúdo
plugins premium WordPress