Destaques da Semana (15/10 – 21/10)

Neste clipping, reunimos as principais notícias nacionais da semana: TSE intima ministro da Justiça e presidente do Cade; Cara a cara, Lula usa covid para atacar Bolsonaro e presidente, Petrolão; Setembro respondeu por metade de toda a área queimada no Brasil em 2022; TSE desmonetiza Brasil Paralelo e intima Carlos Bolsonaro por fake news; Datafolha: Lula tem 49% no 2º turno, e Bolsonaro, 45%; Plano de militares para fiscalização de urnas prevê 8 etapas e fim só em janeiro; e mais.

Sábado, 15 de outubro de 2022

‘Pintou um clima’: fala de Bolsonaro sobre meninas venezuelanas repercute e gera críticas nas redes/G1 (15.10)

“Uma fala do presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) em entrevista a um podcast nesta sexta-feira (14) gerou repercussão nas redes sociais. Na declaração (veja no vídeo acima), Bolsonaro conta que estava de moto andando em uma região administrativa do Distrito Federal e encontrou meninas venezuelanas:”

TSE intima ministro da Justiça e presidente do Cade/Poder360 (15.10)

“O corregedor geral da Justiça Eleitoral e ministro do TSE Benedito Gonçalves intimou na noite de 6ª feira (14.out.2022) o ministro Anderson Torres (Justiça) e o presidente do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). O caso tem relação com pedido de abertura de inquérito para investigar atuação de empresas de pesquisa.”

Domingo, 16 de outubro de 2022

Cara a cara, Lula usa covid para atacar Bolsonaro e presidente, Petrolão/UOL (16.10)“O primeiro confronto direto entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) apresentou um novo modelo de debate e foi dividido em dois momentos. No primeiro bloco, Lula dominou a cena emparedando Bolsonaro com questões sobre a condução da pandemia de covid-19. No último, depois de pressionado por acusações de corrupção na Petrobras, o petista se perdeu no tempo e o chefe do Executivo teve quase seis minutos para falar, sem interrupção.”

Moraes manda PT e redes sociais tirarem do ar fala de Bolsonaro sobre venezuelanas/Metrópoles (16.10)

“O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, determinou neste domingo (16/10) que as redes sociais TikTok, Instagram, LinkedIn, Facebook, Youtube, Telegram e Kway retirem do ar vídeos em que Jair Bolsonaro (PL) afirma que “pintou um clima” entre ele e meninas venezuelanas de 14 e 15 anos.”

Campanha escala Michelle Bolsonaro para tentar consertar estrago de fala sobre meninas venezuelanas/O Globo (16.10)

“A campanha de Jair Bolsonaro escalou a primeira-dama, Michelle, para tentar consertar o estrago provocado pela declaração que o presidente deu a um podcast a respeito de jovens venezuelanas que conheceu na comunidade de São Sebastião, no Distrito Federal.”

A cada 2 dias, 1 criança com menos de 5 anos morre de Covid no Brasil; grupo está sem vacina da Pfizer e governo não tem previsão para imunização/G1 (16.10)

“Em média, uma criança com menos de 5 anos morre de Covid-19 a cada 2 dias no Brasil. Atualmente, os pequenos brasileiros desta faixa etária representam 9% do total de internações pela doença.”

Segunda-Feira, 17 de outubro de 2022

Lula cita bolsonarismo consolidado e diz que ‘vamos ter problema’ após ganhar eleição/Folha (17.10)

“O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda-feira (17) que ele irá ganhar as eleições e derrotar o presidente Jair Bolsonaro (PL). Disse, porém, que o “bolsonarismo está criado” —e que isso será um problema.”

Ipec: Lula tem 50% no 2º turno, e Bolsonaro, 43%/G1 (17.10)

“Pesquisa do Ipec divulgada nesta segunda-feira (17), encomendada pela Globo, aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 50% de intenção de votos no segundo turno e que o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 43%.”

Tiros em Paraisópolis não tinham Tarcísio como alvo, dizem PMs da região/UOL (17.10)

“Os tiros disparados na manhã de hoje na favela de Paraisópolis, zona sul de capital paulista, não tinham como alvo premeditado Tarcísio de Freitas, candidato do Republicanos ao governo de São Paulo, de acordo com policiais militares que atuam na região. O MP (Ministério Público) não tem indícios de ameaça de morte do PCC (Primeiro Comando da Capital), a facção criminosa que domina o local, contra nenhum dos candidatos ao Poder Executivo.”

Setembro respondeu por metade de toda a área queimada no Brasil em 2022, aponta Mapbiomas/G1 (17.10)

“O último mês de setembro registrou um número de queimadas que consumiu mais de 5.825.520 hectares no Brasil.”

Terça-Feira, 18 de outubro de 2022

Bolsonaro pede desculpa a venezuelanas em vídeo com Michelle/Poder360 (18.10)

“O presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) gravou um vídeo na 2ª feira (17.out.2022) com um pedido de desculpas às venezuelanas menores de idade citadas por ele no podcast do canal Paparazzo Rubro-Negro, em 14 de outubro. Na entrevista, o candidato à reeleição disse que “pintou um clima” ao passar de moto em São Sebastião, região administrativa do Distrito Federal, e que as meninas se arrumavam para “ganhar a vida”.”

Após pressão de Lira, projeto que criminaliza pesquisas avança na Câmara/UOL (18.10)

“O plenário da Câmara aprovou hoje (18), por 295 votos a 120, a urgência do projeto de lei que visa criminalizar os institutos de pesquisas eleitorais quando os resultados de levantamentos não forem similares aos das urnas. Com isso, o texto não precisa passar pelas comissões da Casa e já pode ter o mérito analisado diretamente pelos deputados.”

Barroso autoriza transporte público gratuito no segundo turno/Estadão (18.10)

“O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou prefeitos e concessionárias a oferecerem transporte público gratuito no segundo turno da eleição.”

TSE desmonetiza Brasil Paralelo e intima Carlos Bolsonaro por fake news/UOL (18.10)

“O corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro Benedito Gonçalves, intimou o vereador Carlos Bolsonaro a se manifestar em uma ação da campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre difusão de fake news. A decisão também manda o YouTube desmonetizar quatro canais de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL), incluindo o da produtora Brasil Paralelo, por difusão de conteúdos falsos contra o petista.”

Área desmatada da Amazônia em 2022 é 8 vezes maior que a cidade do Rio, mostra Imazon; marca é a pior em 15 anos/G1 (18.10)

“De janeiro a setembro de 2022, a área de floresta derrubada na Amazônia Legal atingiu 9.069 km², um número quase oito vezes maior que a cidade do Rio de Janeiro.”

Canabidiol: MPF cobra explicações sobre resolução do CFM que restringe uso de substância/Estadão (18.10)

“O Ministério Público Federal (MPF) instaurou procedimento nesta segunda-feira, 17, para apurar a compatibilidade da resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) que restringe o uso do canabidiol (CBD), composto feito a partir da planta cannabis sativa (maconha), com o direito social fundamental à saúde, nos termos da Constituição Federal. O órgao cobrou explicações do CFM sobre as mudanças, que enfrentaram reações após a publicação, em até 15 dias. Pediu também esclarecimentos, no mesmo prazo, à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e ao Ministério da Saúde.”

Quarta-Feira, 19 de outubro de 2022

Datafolha: Lula tem 49% no 2º turno, e Bolsonaro, 45%/G1 (19.10)

“Pesquisa foi feita entre segunda (17) e esta quarta-feira (19); margem de erro é de 2 pontos, para mais ou para menos. Se a eleição fosse hoje, Lula teria 52% dos votos válidos, e Bolsonaro, 48%. Resultados se referem à intenção de voto no momento das entrevistas. A diferença dos candidatos está no limite da margem de erro, com o petista em vantagem, diz o Datafolha.”

Quaest: Lula oscila para baixo e tem 53% dos votos válidos; Bolsonaro, 47%/UOL (19.10)

“Pesquisa Quaest realizada de forma presencial, contratada pela Genial Investimentos e divulgada hoje, aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está à frente para o segundo turno eleitoral, com 53% das intenções para votos válidos. O presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 47%. Votos válidos são calculados com exclusão de brancos, nulos e indecisos.”

TSE dá a Lula direito de se defender de Bolsonaro em 184 inserções na TV/UOL (19.10)

“A ministra Maria Claudia Bucchianeri, do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), determinou nesta quarta-feira a perda de 184 inserções às quais a campanha de Jair Bolsonaro teria direito de veicular na TV até quinta-feira da próxima semana, quando termina o horário eleitoral gratuito. O conteúdo seria exibido no intervalo das programações das emissoras.”

Amazônia tem quase 40% de extração de madeira ilegal, diz estudo/Estadão (19.10)

“RIO – Quase 40% da extração de madeira na Amazônia é irregular, segundo estudo conduzido pela Rede Simex, que reúne várias instituições de pesquisa da região. O trabalho revela ainda que pelo menos 15% da retirada ilegal ocorreu dentro de áreas protegidas, como terras indígenas e unidades de conservação.”

PF prende suspeito de ataque hacker ao Ministério da Saúde/Poder360 (19.10)

“A PF (Polícia Federal) prendeu nesta 4ª feira (19.out.2022), em Feira de Santana (BA), o principal suspeito de integrar uma organização criminosa que teria promovido um ataque hacker contra o Ministério da Saúde em 2021.”

Quinta-Feira, 20 de outubro de 2022

TSE amplia poder de polícia para remover fake news na reta final da eleição/UOL (20.10)

“O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) aprovou por unanimidade uma resolução que endurece o combate a fake news e amplia o poder de polícia do tribunal para permitir a exclusão de conteúdos falsos e/ou descontextualizados repetidos que já tenham sido alvo de decisões para retirada do ar pelo plenário da Corte. A medida também reduz o tempo para a derrubada de fake news nas redes, sob risco de multa por hora de descumprimento.”

Ministra do TSE suspende 164 direitos de resposta dados a Lula/Poder360 (20.10)

“A ministra Maria Claudia Bucchianeri, do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), suspendeu nesta 5ª feira (20.out.2022) 164 direitos de resposta na TV concedidos ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).”

Redes sociais criticam decisão do TSE para tirar posts do ar em até 2h/Metrópoles (20.10)

“A resolução aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta quinta-feira (20/10), que reduz o prazo para plataformas digitais excluírem publicações contendo fake news, gerou críticas e questionamentos por parte das empresas.”

Sexta-Feira, 21 de outubro de 2022

Plano de militares para fiscalização de urnas prevê 8 etapas e fim só em janeiro/Folha (21.10)

“O trabalho de fiscalização do processo eleitoral feito pelas Forças Armadas prevê uma última etapa de análise de dados sobre as urnas eletrônicas que deve ocorrer até dois meses após as eleições, com término previsto para 5 de janeiro de 2023.”

TSE vai julgar direitos de resposta de Lula e Bolsonaro neste sábado/Metrópoles (21.10)

“O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve decidir, durante o fim de semana, sobre quem tem razão na guerra de direitos de resposta entre as campanhas de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL). A Corte Eleitoral confirmou ao Metrópoles que o ministro Alexandre de Moraes vai abrir sessão virtual à meia-noite desta sexta-feira (21/10) para que os magistrados julguem a questão.”

Brasil perde 890 mil empregos de maior complexidade em sete anos/Folha (21.10)

“O Brasil perdeu 890 mil empregos na produção de bens de média e alta complexidade em apenas sete anos, de 2013 a 2020. Se consideradas somente as 12 principais profissões de maior complexidade, tanto na indústria de bens de consumo quanto no setor de serviços, a perda é de quase 380 mil.”

Autor: Heloísa Cristina Ribeiro

Heloísa Cristina Ribeiro é bacharel em Ciências e Humanidades e Graduada em Relações Internacionais pela Universidade Federal do ABC. Foi membro do Grupo de Estudos do Sul Global (GESG/UFABC), do comitê Gestor de Direitos Humanos da UFABC e atuou como Diretora de Assuntos LGBT do Diretório Central dos Estudantes na mesma instituição. Atualmente integra o time de Estudos e Pesquisas da Fundação Podemos.

Esse conteúdo não representa, necessariamente, a opinião da Fundação Podemos.