fbpx
Fundação Podemos
/
/
/
Destaques da Semana (15/05 – 21/05)

Destaques da Semana (15/05 – 21/05)

O clipping desta semana reúne as principais notícias: a militarização da Amazônia; a aprovação da privatização da Eletrobras na Câmara; Ricardo Nunes assume a prefeitura da São Paulo após a morte de Bruno Covas; a decisão de suspender a exportação de carne e a greve de portuários na Argentina; a subnotificação de mortes de pessoas LGBT+ em 2020; o conflito entre Israel e grupos palestinos; e mais. Confira abaixo a seleção de notícias da semana:

Para saber sobre os trabalhos da CPI da Pandemia, clique aqui.

Brasil vive novo ciclo de militarização na Amazônia/Opinião Carta Capital (16.05)

“A penetração dos militares no aparelho do Estado, se bem conflua para um mesmo resultado, pode obedecer a lógicas distintas. Trata-se de uma acumulação de poder que reúne cartas políticas, institucionais e territoriais.”

Ricardo Nunes assume Prefeitura sem pressa de fazer mudanças/Estadão (16.05)

“A morte precoce de Bruno Covas (PSDB) deu ao agora prefeito Ricardo Nunes (MDB), de 53 anos, um mandato praticamente completo. Ao assumir o comando da cidade de forma definitiva quatro meses após a posse da chapa vencedora das eleições do ano passado, o ex-vereador da zona sul terá pela frente três anos e sete meses para criar e apresentar à população seu modo de governar. Sem pressa. A única meta definida neste momento é a de não promover grandes mudanças na equipe nem nos projetos atuais.”

Dia Internacional Contra a LGBTfobia: subnotificação e pandemia levam Brasil a registrar menos mortes de pessoas LGBT+ em 2020/O Globo (17.05)

“A pandemia de Covid-19 e a alta subnotificação levaram o Brasil a registrar menos mortes de pessoas LGBTI+ em 2020. Ao longo do ano passado, ao menos 237 pessoas perderam a vida para a violência LGBTfóbica no país. O total verificado representa uma queda de 28% em relação a 2019. Os dados são do relatório ‘Observatório das Mortes Violentas de LGBTI+ No Brasil – 2020’, realizado pelo Grupo Gay da Bahia e pela Acontece Arte e Política LGBT+, de Florianópolis.

Suprema Corte dos EUA decide reavaliar direito ao aborto/DW (17.05)

“A Suprema Corte dos Estados Unidos informou nesta segunda-feira (17/05) que irá analisar um processo judicial que questiona uma decisão de 1973 da Corte que estabeleceu o direito constitucional ao aborto no país e vigora até hoje.”

Falta de trabalho e estudo afeta mais mulheres, negros e chefes de família/Folha (17.05)

“A falta de estudo e de trabalho que acomete jovens é maior entre mulheres, negros, chefes de família e pessoas sem instrução, segundo estudo publicado nesta segunda-feira (17) pelo centro de políticas sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV Social).

Juízes e procuradores conseguem adiar PEC que reduziria férias das carreiras de 60 para 30 dias/Folha (17.05)

“Entidades de juízes e procuradores conseguiram frear na Câmara a tramitação de uma proposta para acabar com as férias de 60 dias. As associações consideram o momento —a pandemia da Covid— inoportuno para discutir mudanças.”

Argentina suspende exportação de carne, e produtores declaram greve/Folha (18.05)

“O governo argentino anunciou na segunda-feira (17) que o país suspendeu as vendas ao exterior por 30 dias, enquanto define medidas de emergência para frear o aumento do preço no mercado interno. Em resposta à decisão, os produtores de carne argentinos anunciaram nesta terça-feira (18) uma interrupção da comercialização de seus produtos por uma semana.”

Lei que proíbe despejos na pandemia é aprovada na Câmara; texto segue ao Senado/Correio Braziliense (18.05)

“A Câmara dos Deputados aprovou, no começo da noite desta terça-feira (18/5), o PL 827/20 de autoria dos deputados André Janones (Avante-MG), Natália Bonavides (PT-RN) e Professora Rosa Neide (PT-MT). A medida proíbe despejo ou desocupação de imóveis até o fim de 2021. Atos iniciados a partir de 20 de março de 2020 (que ainda não estiverem concluídos) serão suspensos.”

IBGE prepara realização do Censo em 2022 para cumprir decisão do STF/Folha (18.05)

“O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) prepara um plano para cumprir a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que estabeleceu a realização do Censo Demográfico em 2022. A direção do instituto confirmou a informação nesta terça-feira (18).”

Perspectiva dos EUA sobre os israelenses está mudando; leia análise/Opinião Estadão (18.05)

“O presidente Joe Biden está atraindo críticas de todas as frentes na sua resposta ao conflito palestino-israelense. Seu governo parece despreparado no momento em que a violência cresce. Os críticos dizem que a Casa Branca está concentrada apenas nas prioridades da política externa sem relação com o Oriente Médio.”

Com vacinação lenta e isolamento baixo, cientistas preveem terceira onda de Covid-19 no país/O Globo (18.05)

“SÃO PAULO — O Brasil registrou queda de 19% na média móvel de mortes por Covid-19 nas duas últimas semanas. Em 18 das 27 unidades de federação, o índice está caindo, mostrou o boletim do consórcio da imprensa nesta segunda-feira. Apenas um estado está em viés de elevação na última quinzena, enquanto oito permaneceram em tendência estável (variação menor de 15% para mais ou para menos). Os números trazem esperança no combate à pandemia, mas projeções feitas por cientistas nos EUA e Brasil, no entanto, acenderam o alerta de especialistas sobre a possibilidade de uma terceira onda no país, com nova alta de óbitos.”

Exportações argentinas de grãos param com greve de trabalhadores portuários por vacinas/Folha (19.05)

“As exportações argentinas de grãos foram paralisadas nesta quarta-feira (19) devido a uma greve de trabalhadores portuários para exigir a inclusão da equipe embarcada como grupo prioritário para vacinação contra Covid-19.”

Ricardo Salles é alvo de operação da Polícia Federal/DW (19.05)

“O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, foi alvo de uma operação de busca e apreensão da Polícia Federal nesta quarta-feira (19/05), no âmbito de uma investigação sobre exportação ilegal de madeira para a Europa e os Estados Unidos. Além de endereços ligados ao ministro, os agentes estiveram também na sede do Ministério do Meio Ambiente.”

Câmara aprova texto-base da MP da Eletrobrás e mantém ‘jabutis’ do relator/Estadão (19.05)

“BRASÍLIA – A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta quarta-feira, 19, o texto-base da medida provisória que permite a privatização da Eletrobrás. A proposta autoriza o governo a diluir sua participação na estatal, hoje em torno de 60% para 45%, por meio da oferta de novas ações no mercado. A MP foi aprovada por 313 votos a favor a 166. Os deputados analisam agora os ‘destaques’, que podem alterar o teor da proposta.”

Contratos sem licitação revelam indícios de fraude durante a gestão de Pazuello/ISTOÉ (19.05)

“O Ministério da Saúde, durante a gestão do general da ativa Eduardo Pazuello, firmou contratos sem licitação com empresas para reformar prédios antigos e usou a pandemia como justificativa para considerar as obras como urgentes. Os indícios de fraudes foram revelados por uma reportagem do Jornal Nacional, nesta terça-feira (18).”

Entenda debate sobre adoção do comprovante impresso do voto nas eleições de 2022/Folha (19.05)

“Sem apresentar nenhuma prova, o presidente Jair Bolsonaro questiona frequentemente a credibilidade das urnas eletrônicas e já insinuou que não aceitará o resultado das eleições de 2022 sem o voto impresso.”

Constituinte chilena: mais votadas, mulheres terão que ceder vagas a homens/UOL (20.05)

“Nas eleições do último fim de semana, o Chile elegeu mais mulheres do que homens para compor a Assembleia Constituinte, grupo que passará os próximos meses redigindo as novas leis do país — 11 das 81 das mulheres eleitas, no entanto, terão que ceder suas vagas a candidatos homens para seguir a regra de igualdade de gênero.”

Um a cada quatro brasileiros não teve comida suficiente para alimentar a família nos últimos meses, diz Datafolha/O Globo (20.05)

“SÃO PAULO —Um a cada quatro brasileiros afirmou que a quantidade de comida na mesa para alimentar a família foi menor do que o suficiente durante os últimos meses da pandemia da Covid-19. A conclusão é de uma pesquisa feita pelo Datafolha, que realizou 2.071 entrevistas presenciais, nos dias 11 e 12 de maio, em 146 municípios do país.”

Decreto de Bolsonaro impedindo retirada de posts seria um teatro a ser derrubado na Justiça/Opinião Estadão (20.05)

“Decreto é uma palavra forte, cheia de pompa, mas na hierarquia das cortes, está abaixo de uma lei ordinária. Ou seja, quando o Palácio do Planalto manifesta o desejo de decreto que proíba as plataformas online de retirarem vídeos ou posts de políticos, parece muito mas, em verdade, é bem pouco.”

Clima extremo contribui para recorde de desabrigados no mundo/DW (20.05)

“Tempestades, inundações, incêndios florestais e secas tiraram pessoas de suas casas mais de 30 milhões de vezes no ano passado, com o aumento das temperaturas causando um caos adicional, de acordo com um relatório publicado nesta quinta-feira (20/05) pelo Centro de Monitoramento de Deslocamento Interno (IDMC, na sigla em inglês).”

Metade dos deputados que aprovaram redução de áreas protegidas em RO são pecuaristas ou foram financiados por proprietários rurais/Carta Capital (20.05)

“Para beneficiar pecuaristas, os deputados estaduais de Rondônia aprovaram uma lei que dizima duas áreas de reserva no entorno de Porto Velho. O estrago ambiental, caso sancionado pelo governador, vai retirar a proteção ambiental de 219 mil hectares da Reserva Extrativista Jaci-Paraná e do Parque Estadual Guajará-Mirim, o equivalente às áreas das cidades de São Paulo e Salvador somadas.”

Da Colômbia aos EUA, violência policial transformou protestos em movimentos de massa/Opinião O Globo (20.05)

“NOVA YORK – Quando a história deste momento global for escrita, será necessário um capítulo inteiro para descrever como os objetivos das forças policiais acabaram promovendo mudanças.”

Horas após cessar-fogo entre Israel e Gaza, Jerusalém é palco de novos conflitos/Folha (21.05)

Horas após o cessar-fogo que encerrou a sequência de 11 dias de ataques entre Israel e Gaza, a polícia israelense entrou em atrito com grupos de palestinos do lado de fora da mesquisa de Al-Aqsa, em Jerusalém, nesta sexta-feira (21).

Economia vê espaço de R$ 4,8 bilhões no Orçamento e poderá desafogar ministérios/Estadão (21.05)

“BRASÍLIA – O Ministério da Economia confirmou nesta sexta-feira, 21, um espaço adicional de R$ 4,8 bilhões no teto de gastos, a regra que limita o avanço das despesas à inflação, o que vai ajudar a desafogar ministérios que estão hoje com gastos comprimidos, muitos sob risco de um apagão no segundo semestre do ano.”

FMI diz que fim da pandemia é possível a um custo de cerca de US$ 50 bilhões/Folha (21.05)

“O FMI (Fundo Monetário Internacional) divulgou nesta sexta-feira (21) uma proposta de US$ 50 bilhões (R$ 105,7 bilhões) para acabar com a pandemia de Covid-19, vacinando pelo menos 40% da população de todos os países até o final de 2021 e pelo menos 60% até o primeiro semestre de 2022.”

Observação: Esse conteúdo não representa, necessariamente, a opinião da Fundação Podemos.

Compartilhe:
como citar
Últimas publicações
Acompanhe nosso conteúdo
plugins premium WordPress