fbpx
Fundação Podemos
/
/
/
Destaques da Semana (13/01 – 19/01)

Destaques da Semana (13/01 – 19/01)

Segunda-feira, 15 de janeiro de 2024

 

Coronel indicado por Bolsonaro para vice de Nunes comandou Rota e Ceagesp

Ricardo Nascimento de Mello Araújo, coronel da reserva da PM, é o indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para ser vice de Ricardo Nunes (MDB) na disputa pela Prefeitura de São Paulo em 2024.

 

Os relatos de Tony Garcia que levaram STF a autorizar apuração contra Moro

Os relatos feitos pelo ex-deputado estadual Antônio Celso Garcia, conhecido como Tony Garcia, levaram a PF e a Procuradoria-Geral da República a pedirem um inquérito contra o senador Sergio Moro (União-PR). O ministro Dias Toffoli, do STF, autorizou a investigação. Em nota, o ex-juiz afirma que as declarações são “fantasiosas”.

 

Haddad e Pacheco alinham duas MPs para garantir desoneração da folha e arrecadação do governo

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), chegou a um entendimento com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), sobre a Medida Provisória (MP) da oneração da folha. Após encontro na noite desta segunda-feira, 15, eles desenharam uma proposta para superar o mal estar entre Congresso e equipe econômica.

 

Terça-feira, 16 de janeiro de 2024

Elite no Brasil vê renda crescer até o triplo do observado entre o restante da população

A renda de 15 mil pessoas pertencentes ao topo da pirâmide social no Brasil cresceu nos últimos anos até o triplo do ritmo observado entre o restante da população, elevando a concentração da riqueza ao fim do governo Jair Bolsonaro (PL).

Onde está Haddad? Ausência em Davos frustra interlocutores, e Brasil é visto como ‘mais do mesmo’

Participação do País no Fórum Econômico Mundial, na Suíça, é avaliada como desanimadora por banqueiros e executivos; evento é rara oportunidade de vender a imagem em um palanque global.

Aliados veem risco eleitoral e necessidade de abafar críticas de Bolsonaro a Valdemar

Aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e do dirigente Valdemar Costa Neto acreditam que há risco de prejuízo eleitoral para o partido no desentendimento público dos dois. A preocupação se justifica pelo pleito municipal deste ano e, por isso, a avaliação das duas alas é a de que é preciso baixar a temperatura e evitar novos atritos.

 

Quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

A volta dos unicórnios: mercado prevê retorno das startups bilionárias após dois anos de retração

Após dois anos de forte retração, demissões e encerramento de atividades, o segmento de startups vislumbra uma recuperação neste ano, com a volta gradual de investimentos e de rodadas de captação. O apetite dos investidores, contudo, ainda se manterá muito distante do “ano de ouro”, em 2021, quando havia abundância de recursos no mercado e as captações mais que triplicaram em relação ao ano anterior – que já tinha sido bom – e atingiram US$ 11 bilhões.

Comissão de Ética pode rediscutir quarentenas de autoridades do governo Bolsonaro

A Comissão de Ética Pública (CEP) da Presidência da República pode rediscutir regras de quarentena para altos funcionários públicos após o Estadão revelar possíveis casos de desvirtuamento do benefício envolvendo ex-ministros e dirigentes do governo Jair Bolsonaro. É o que diz o presidente da CEP, o advogado Manoel Caetano Ferreira Filho. Os processos de quarentena citados nas reportagens podem até ser reabertos.

Como reagir ao impacto da IA no mercado de trabalho?

No Brasil, avanço da inteligência artificial gera apreensões, e é consenso entre especialistas ouvidos pela DW que a tecnologia poderá aumentar ainda mais a desigualdade social.

 

Ministério dos Povos Índigenas fica sob críticas após volta do garimpo à Terra Yanomami

Volta do garimpo e mortes no território suscitam questionamentos acerca do trabalho empenhado pela pasta comandada por Sonia Guajajara

 

 

Quinta-feira, 18 de janeiro de 2024

 

PF encontrou diálogos de Carlos Jordy com foragido de invasão do 8/1

A investigação da Polícia Federal na Operação Lesa Pátria encontrou diversos diálogos entre um foragido pela invasão do Congresso Nacional no 8 de janeiro e o deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ), líder da oposição na Câmara dos Deputados que foi alvo da PF nesta quinta-feira (18). A PF obteve indícios de que Jordy atuou como orientador dos atos antidemocráticos que contestavam o resultado das eleições de 2022, como bloqueios de rodovias e acampamentos e quartéis.

 

Siderúrgicas e indústrias travam disputa por causa de aço importado; governo pode arbitrar questão

Siderúrgicas e indústrias travam disputa por causa de aço importado; governo pode arbitrar questão. Produtores nacionais pedem sobretaxa para os produtos de fora, sobretudo o chinês, devido à ‘invasão’ ao mercado brasileiro; indústrias consumidoras falam em desindustrialização e aumento de preços.

 

Haddad procura deputados da bancada evangélica após suspensão de isenção fiscal

Haddad procura deputados da bancada evangélica após suspensão de isenção fiscal. Silas Câmara e Sóstenes Cavalcante receberam ligações do ministro, mas são aconselhados por pastores a não participar de reunião; acoplada ao Ministério da Fazenda, Receita Federal suspendeu imunidade tributária sobre a contribuição previdenciária de ministros religiosos.

 

 

Sexta-feira, 19 de janeiro de 2024

 

Haddad desconversa sobre revogar MP da reoneração e diz que Lula vai tratar com Pacheco

O ministro Fernando Haddad (Fazenda) desconversou sobre a possibilidade de o governo revogar a MP (medida provisória) que promove a reoneração gradual da folha de pagamento de 17 setores da economia.

 

Lula afaga militares e elogia ação das Forças Armadas contestada por ambientalistas

O presidente Lula (PT) fez afagos aos militares durante agenda nesta sexta-feira (19) no Recife. O petista enalteceu ações ambientais das Forças Armadas ao mencionar a área onde será construída uma Escola de Sargentos na região metropolitana da capital pernambucana.

 

Pedro Bial acusa Meta de ser cúmplice em crime de falsificação após ser vítima de deepfake

Pedro Bial acusa Meta de ser cúmplice em crime de falsificação após ser vítima de deepfake. Apresentador disse que teve imagem veiculada em propaganda de ‘remédio milagroso’ contra calvície; empresa disse que atividades não são permitidas e que aprimora sua tecnologia para combatê-las

Observação: Esse conteúdo não representa, necessariamente, a opinião da Fundação Podemos.

Compartilhe:
como citar
Últimas publicações
Acompanhe nosso conteúdo
plugins premium WordPress