fbpx
Fundação Podemos
/
/
/
Destaques da Semana (12/06 – 18/06)
Pexels Photo 157827.jpeg

Destaques da Semana (12/06 – 18/06)

No clipping desta semana reunimos as principais notícias nacionais e internacionais: a crise hídrica brasileira e o possível racionamento de energia; a aprovação da MP de privatização da Eletrobrás e os “jabutis”; a aprovação, na Câmara dos Deputados, da Lei de Improbidade Administrativa; os cortes nas Universidades; o caso de racismo sofrido pelo professor de surfe Matheus Ribeiro; os furtos famélicos durante a pandemia; o novo governo de Israel; as eleições regionais chilenas; as eleições presidenciais do Peru; o encontro de Joe Biden e Vladmir Putin; encontro do G7 e da OTAN, e mais.

Foto por Pok Rie em Pexels.com

Sábado, 12 de junho de 2021.

Governo prepara medida provisória que abre caminho para racionamento de energia/Estadão (12.06)

“BRASÍLIA –  O governo tem nas mãos uma medida provisória que cria condições para adoção de um racionamento de energia. O Estadão/Broadcast teve acesso a documentos internos que revelam a intenção de criar um comitê de crise que terá o poder de adotar medidas como a redução obrigatória do consumo e a contratação emergencial de termoelétricas – mesmas medidas adotadas em 2001, quando a população e as empresas foram obrigadas a diminuir a carga em 20% para evitar o apagão.

Após passeio de moto em SP, Bolsonaro fala contra máscaras e isolamento social, e a favor de remédios sem eficácia/G1 (12.06)

“Um passeio de motociclistas em apoio e com a participação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) provocou interdições em vias da capital paulista, na manhã deste sábado (12). O evento foi organizado por dezenas de motoclubes de São Paulo e de outros estados e a maioria dos participantes não usou máscaras.

Domingo, 13 de junho de 2021.

Após cortes, universidades federais reduzem auxílios a alunos vulneráveis e adiam retorno presencial/Folha (13.06)

Com cortes orçamentários de até 36% das verbas de custeio determinados pelo governo Jair Bolsonaro (sem partido), universidades federais vivem um cenário de estrangulamento, com a suspensão parcial de bolsas para alunos vulneráveis e impacto até em pesquisas para vacinas contra a Covid-19.

Parlamento de Israel aprova novo governo, e Netanyahu é afastado do poder após 12 anos/O Globo (13.06)

Após 12 anos, Benjamin Netanyahu não é mais primeiro-ministro de Israel. A Knesset, o Parlamento do país, aprovou neste domingo, por 60 votos a 59, uma improvável coalizão que une as principais forças de oposição israelenses, juntando oito partidos que vão da sigla centrista Yesh Atid (Há um Futuro) à extrema direita do Yamina, passando por legendas de esquerda. É também a primeira vez que um partido que representa os árabes-israelenses, a Lista Árabe Unida, compõe o Gabinete.

G7 apoia taxa mínima global para multinacionais e buscará acordo final na reunião do G20 em julho/O Globo (13.06)

CARRIS BAY, Reino Unido – Em seu comunicado final, os líderes do G7 apoiaram a proposta dos ministros de Finanças do bloco de criar um imposto mínimo global de 15% para as multinacionais, em  especial as gigantes de tecnologia americanas como Google, Facebook, Apple e Amazon, e prometeram aprofundar o debate sobre a medida.

Segunda-Feira, 14 de junho de 2021

Centro-esquerda vence eleições regionais no Chile e conquista capital/Carta Capital (14.06)

A coligação de partidos de centro-esquerda Unidade Constituinte (UC) foi a grande vencedora do segundo turno das eleições regionais desse domingo 13, conquistando a maioria dos cargos de governador, incluindo o de Santiago. O candidato Claudio Orrego, um militante dos Democratas-Cristãos (DC), venceu com 52,7% dos votos da capital.

Eleição no Peru: Com resultado irreversível, Keiko ainda tenta anular votos/Estadão (14.06)

Com 99,935% dos votos contabilizados no Peru, não há mais dúvida de que o candidato Pedro Castillo, do partido da esquerda radical Peru Livre, venceu Keiko Fujimori, filha do ex-ditador Alberto Fujimori, na contagem oficial das eleições realizadas em 6 de junho, domingo passado.

Desigualdade bate recorde na pandemia e renda média cai a pior nível desde 2012/Folha (14.06)

Com o impacto da pandemia no mercado de trabalho, a desigualdade alcançou nível recorde no país. Além disso, a renda média despencou ao menor patamar da série histórica iniciada em 2012. As conclusões integram pesquisa divulgada nesta segunda-feira (14) pelo centro de estudos FGV Social.

O avanço das milícias digitais/Opinião Estadão (14.06)

Em tese, as redes sociais podem ser um vigoroso instrumento de difusão da democracia, onde os cidadãos podem se encontrar para debater, empatizar, fazer concessões e construir consensos. No último ano, a pandemia e mais especificamente as eleições nos EUA forçaram muitas mídias a aprimorar seus sistemas de alerta à desinformação, suspender contas falsas e elevar padrões de qualidade da informação e da civilidade nas praças virtuais. Mas, na prática, as evidências sugerem que esses esforços têm sido insuficientes.

Governo autoriza uso de Força Nacional em terra indígena yanomami/Folha (14.06)

O Ministério da Justiça autorizou nesta segunda-feira (14) o emprego da Força Nacional de Segurança Pública por 90 dias na terra indígena yanomami, em Roraima, alvo de uma escalada de conflitos violentos desde maio.

Exército mantém sigilo de 100 anos em processo contra Pazuello/Carta Capital (14.06)

O Exército negou um pedido de revogação do sigilo imposto ao processo https://fundacaopodemos.org.br/wp-content/uploads/2023/03/semana-municipal-primeira-infancia-sao-paulo-agosto22.pngistrativo aberto – e já encerrado – contra o general Eduardo Pazuello, ex-ministro da Saúde. A força manteve em segredo a apuração interna sobre a ida do militar a uma manifestação pró-Jair Bolsonaro no Rio de Janeiro, em maio.

Biden faz Otan considerar China risco à segurança do Ocidente/Folha (14.06)

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, conseguiu agregar uma dimensão militar à coalizão internacional que pretende montar para fazer frente à assertiva China de Xi Jinping.

Gilmar diz que sistema penitenciário é ‘irracional’ e defende que Judiciário ‘assuma sua responsabilidade’ no problema/Estadão (14.06)

Relator do habeas corpus coletivo movido pela Defensoria Pública da União (DPU), que beneficiou com prisão domiciliar detentos provisórios responsáveis por crianças e pessoas com deficiência, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse nesta segunda-feira, 14, que o sistema penitenciário brasileiro é ‘irracional e desumano’.

Pessoa presa tem 2,5 vezes mais chances de ser morta do que alguém em liberdade, diz CNJ/Folha (14.06)

Um estudo elaborado pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça) mostra que, até 2025, a demanda por vagas nos presídios poderá quadruplicar e os gastos com a manutenção de pessoas presas, aumentar em R$ 95 bilhões por causa do pacote anticrime, formulado pelo ex-ministro da Justiça Sergio Moro e sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em dezembro de 2019.

Terça-Feira, 15 de junho de 2021.

Argentina discute retomar embarques de carne bovina/Valor Econômico (15.06)

“O governo argentino e a indústria estão próximos de um acordo para retomar as exportações de carne bovina do país, segundo informaram nesta terça-feira a agência Reuters e o jornal “La Nacion”, que citaram fontes a par do assunto. A Argentina interrompeu suas vendas ao exterior no dia 20 de maio, em uma medida adotada, segundo o governo, para conter a alta dos preços dos alimentos.”

Bolsonaro diz que volta ao Conselho de Segurança é ‘prova’ de bom relacionamento do Brasil com resto do mundo/O Globo (15.06)

BRASÍLIA — Alvo de críticas internacionais por sua política ambiental e por sua atuação no combate à pandemia da Covid-19, o presidente Jair Bolsonaro comemorou nesta terça-feira a eleição do Brasil para uma cadeira rotativa do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), na última sexta-feira. Para Bolsonaro, a escolha é “uma prova irrefutável do bom relacionamento” do país com o resto do mundo. Entretanto, a eleição foi resultado de um acordo feito em 2018, ainda no governo Michel Temer.

Conta de luz deve subir com reajuste acima de 20% na bandeira vermelha/Folha (15.06)

O diretor-geral da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), André Pepitone, disse nesta terça-feira (15) que a bandeira vermelha, a mais cara cobrada sobre a conta de luz, deverá subir mais de 20%.

Hungria aprova lei que proíbe ‘promoção da homossexualidade’ para menores/Poder 360 (15.06)

O parlamento da Hungria aprovou, nesta 3ª feira (15.jun.2021), uma lei que proíbe a ‘promoção da homossexualidade’ para menores de idade. A medida faz parte de 1 decisão do governo do primeiro-ministro Viktor Orbán, que afirma ter como objetivo ‘combater a pedofilia e proteger as crianças’.

China diz que Otan exagera ameaça para alimentar disputa geopolítica/Folha (15.06)

A China fez duras críticas nesta terça (15) à Otan, a aliança militar liderada pelos Estados Unidos, que na véspera havia aprovado um comunicado classificando o país asiático de um risco à segurança dos seus integrantes.

Prefeitura de SP apoia projeto que prevê abstinência sexual para adolescentes/Estadão (15.06)

A Câmara Municipal de São Paulo deve votar nesta quinta-feira, 17, o projeto de lei que cria o programa Escolhi Esperar, que preconiza a abstinência sexual como método contraceptivo para adolescentes. A Prefeitura emitiu parecer favorável ao texto, que tem como relator o líder do governo, Fabio Riva (PSDB).

SP vai distribuir absorventes a alunas da rede estadual/O Globo (15.06)

SÃO PAULO — Diretora de uma escola estadual em Ubatuba (SP), Vivian Marchiori ficou surpresa ao ser procurada pela Secretaria de Educação de São Paulo para falar sobre a compra de absorventes para estudantes de seu colégio. Há pelo menos dez anos, a diretora mantém a prática de fornecer o item para alunas — uma forma, segundo ela, de evitar que as meninas deixem de ir à aula.

Quarta-Feira, 16 de junho de 2021.

Bolsonaro fala em R$ 300 para o Bolsa Família e força equipe econômica a encontrar recursos/G1 (16.06)

Ao anunciar que o novo Bolsa Família deve pagar um benefício de R$ 300, em entrevista nesta terça-feira (15), o presidente Jair Bolsonaro forçou a equipe econômica a encontrar fontes de recursos para bancar a reformulação do programa nos moldes desejados pelo chefe.

PM joga bombas de gás contra indígenas que protestam em frente à Funai/Carta Capital (16.06)

Grupos indígenas que protestavam em frente ao prédio da Funai em Brasília, nesta quarta-feira 16, foram atacados com bombas de efeito moral e gás de pimenta vindos da Polícia Militar do Distrito Federal.

Câmara aprova projeto que exige comprovação de dolo para condenação de agente público/G1 (16.06)

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (16) o projeto que altera a Lei da Improbidade Administrativa para estabelecer que agentes públicos só podem ser condenados se houver comprovação de dolo, isto é, intenção de cometer o crime.

Partidos de centro se reúnem para discutir candidatura única e descartam apoio a Lula ou Bolsonaro/O Globo (16.06)

BRASÍLIA — Presidentes de PSDB, DEM, PV, Cidadania e Podemos se reuniram nesta quarta-feira para discutir uma candidatura de centro para a eleição presidencial de 2022, a chamada terceira via. Também participaram do almoço, na casa do advogado Fabrício Medeiros, em Brasília, representantes do MDB e do SD. Ao final do encontro, os dirigentes indicaram que houve um consenso: as legendas não vão apoiar nem a candidatura do presidente Jair Bolsonaro nem a do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Biden e Putin concordam em discordar durante cúpula pragmática/Folha (16.06)

Em um encontro que durou menos do que o antecipado, os presidentes Joe Biden e Vladimir Putin concordaram em discordar sobre temas já conhecidos, mas estrelaram em Genebra nesta quarta (16) uma cúpula descrita por ambos como ‘construtiva e pragmática’.

Cármen Lúcia suspende processos na Justiça Federal sobre extração ilegal de madeira na Amazônia/G1 (16.06)

A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta terça-feira (15) a suspensão de processos na Justiça Federal do Amazonas e do Pará que tenham relação com a Operação Handroanthus, da Polícia Federal.

Quinta-Feira, 17 de junho de 2021.

AGU insiste em arquivamento de investigação sobre cheques de Queiroz a Michelle Bolsonaro/O Globo (17.06)

BRASÍLIA — A Advocacia-Geral da União (AGU) pediu que o Supremo Tribunal Federal (STF) rejeite o recurso de um advogado que contesta o arquivamento  arquivamento de um pedido de investigação sobre o depósito dos cheques de R$ 89 mil realizados por Fabrício Queiroz na conta da primeira-dama Michelle Bolsonaro.

Bolsonaro fala sobre Lázaro e defende armas: “Não durmo sem uma do lado”/Correio Braziliense (17.06)

O presidente Jair Bolsonaro comentou, na noite desta quinta-feira (17/06), o caso do criminoso Lázaro Barbosa, assassino de uma família inteira no Distrito Federal e procurado pela polícia há nove dias. O chefe do Executivo aproveitou para defender o porte de armas.

Reuniões fechadas e sumiço das redes: a estratégia de Salles para sobreviver no governo Bolsonaro/O Globo (17.06)

BRASÍLIA – Alvo de duas investigações no Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro do  Meio Ambiente, Ricardo Salles, diminuiu sua exposição pública para tentar sair da mira dos investigadores ao mesmo tempo em que passou a buscar apoio interno no governo para permanecer no cargo. O objetivo do seu sumiço é evitar gestos que pareçam provocação ao STF e elevem a pressão das investigações.

Cármen é relatora de processo da oposição contra sigilo centenário do Exército em procedimento disciplinar de Pazuello/Estadão (17.06)

Quatro partidos de oposição ao governo Jair Bolsonaro – PT, PCdoB, PSOL e PDT – acionaram o Supremo Tribunal para suspender ato do Exército que impôs sigilo de 100 anos sobre o procedimento https://fundacaopodemos.org.br/wp-content/uploads/2023/03/semana-municipal-primeira-infancia-sao-paulo-agosto22.pngistrativo disciplinar instaurado contra o general Eduardo Pazuello, ex-ministro da Saúde, em razão de participação em ato político ao lado do presidente Jair Bolsonaro – o que é proibido pelas normas militares. A ação foi distribuída para relatoria da ministra Cármen Lúcia.

Desmatamento na Amazônia trava ratificação do acordo UE-Mercosul, diz embaixador europeu/O Globo (17.06)

BRASÍLIA — O crescimento do desmatamento na Amazônia em ritmo acelerado pode impedir a ratificação do acordo entre Mercosul e União Europeia (UE), afirmou o embaixador da UE no Brasil, Ignacio Ybánez.

Em votação apertada, Senado aprova texto-base da MP da Eletrobras/Folha (17.06)

Em uma votação apertada, o Senado Federal aprovou nesta quinta-feira (17) medida provisória que abre caminho para a privatização da Eletrobras. Com 42 votos a favor a 37 contra, o governo, especialmente o ministro Paulo Guedes (Economia), obteve uma vitória no Congresso.

OMS divulga guia para reduzir taxa de suicídio em um terço até 2030/O Globo (17.06)

GENEBRA – A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou nesta quinta-feira um guia para reduzir a taxa de suicídio no mundo em um terço até 2030. Segundo as estimativas publicadas pela organização, em 2019, mais de 700 mil pessoas morreram por suicídio, causa de um a cada 100 óbitos.

Rosa Weber dá cinco dias para Bolsonaro e Congresso se manifestarem sobre orçamento secreto/Estadão (17.06)

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber deu prazo de cinco dias para que os presidentes da República, Jair Bolsonaro, da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), apresentem informações sobre a execução das emendas de relator-geral do Orçamento.

Fiasco da privatização leva o Ministério da Economia a aceitar todos os jabutis só para dizer que privatizou a Eletrobras/Opinião O Globo (17.06)

O texto da MP da Eletrobras que vai para votação daqui a pouco no Senado virou um ‘jabutizal’. Como resumiu a União pela energia, que reúne 45 entidades do setor, o que saiu da Câmara ruim, ficou pior.

TCU investigará gestão Bolsonaro por bloqueio de R$ 5 bilhões de verbas da ciência e tecnologia/Estadão (17.06)

BRASÍLIA – O Tribunal de Contas da União (TCU) vai investigar o bloqueio ilegal de verbas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (FNCDT) pelo governo, após reportagens do Estadão sobre o tema. Ao sancionar o Orçamento de 2021, o presidente Jair Bolsonaro desrespeitou uma lei complementar aprovada semanas antes pelo Congresso e contingenciou R$ 5 bilhões do fundo, o que prejudica até pesquisas sobre a covid-19.”

Sexta-Feira, 18 de junho de 2021.

Muniz Sodré e o furto da bicicleta no Leblon/Opinião Carta Capital (18.06)

Desde o início do ano, as falas, os escritos do jornalista e sociólogo Muniz Sodré têm permeado o meu pensamento de uma forma muito intensa. É bem verdade que é uma tarefa praticamente impossível, mas o meu encantamento é tamanho que sinto vontade de desbravar os mais de 40 livros que o professor da UFRJ e ativista do Movimento Negro escreveu.

Pastor Silas Malafaia promete ‘artilharia pesada’ contra Lula em 2022/Opinião O Globo (18.06)

O pastor da Assembléia de Deus Silas Malafaia reagiu ontem à divulgação de um encontro entre o ex-presidente Lula e o bispo primaz da Assembleia de Deus Ministério de Madureira, Manoel Ferreira.

O sensacionalismo no caso do ‘serial killer’ de Brasília e a intolerância religiosa/Opinião Carta Capital (18.06)

“O caso do assassino Lázaro chocou o país. Um homem que foi capaz de matar uma família inteira e fugir da polícia por sete dias, cometendo outros crimes pelo caminho. Entretanto, nas redes sociais, a partir de uma matéria do portal G1, o foco do assunto mudou. O título dizia ‘Fotos mostram que casa de Lázaro Barbosa, suspeito de chacina em Ceilândia, tem itens que indicam bruxaria e rituais, diz polícia’.”

Pela primeira vez, cientistas brasileiros descrevem como o coronavírus danifica células do cérebro/Estadão (18.06)

RIO – Um grupo de cientistas brasileiros da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e do Instituto D’Or de Pesquisa descreveu pela primeira vez como o Sars-CoV-2 invade as células neuronais e provoca danos ao cérebro. Os cientistas constataram que embora o vírus não se replique dentro dos neurônios, ele provoca uma resposta inflamatória sistêmica que leva a danos nas células neuronais. A descoberta, feita em laboratório, será crucial para a compreensão das sequelas neurológicas e psiquiátricas da covid-19.

Petrobras inicia venda de fatia na BR e marca sua saída do setor de postos de combustíveis no Brasil/O Globo (18.06)

RIO – A Petrobras deu o primeiro passo para se desfazer da fatia que ainda tem na BR Distribuidora e sair de vez do setor de distribuição de combustíveis no Brasil. A empresa protocolou junto à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) o pedido de oferta pública secundária (follow on) para venda de sua participação de 37,5% na empresa, que é líder no segmento no país.

‘Guedes quer estrelinha por privatizar Eletrobrás e joga prejuízo à sociedade’, diz Elena Landau/Estadão (18.06)

A aprovação da medida provisória que permite a privatização da Eletrobrás, repleta de jabutis, é um retrocesso para a intervenção no mercado elétrico no mesmo nível da feita pela ex-presidente Dilma Rousseff, critica a economista e sócia do escritório de advocacia Sergio Bermudes, Elena Landau. “Isso é natural num governo petista, mas num governo que se diz liberal, é espantoso”, afirma. Para ela, só estão a favor do texto o governo, os lobistas interessados em reserva de mercado e gasodutos e o ministro da Economia, Paulo Guedes, “que quer receber uma estrelinha por ter privatizado uma estatal jogando todo o prejuízo para a sociedade”.

Falta de vacina em países periféricos é prova do capitalismo funcionando/Opinião Carta Capital (18.06)

“Ainda no início da pandemia, o filósofo esloveno Slavoj Zizek publicou pela Boitempo Editorial o livro ‘Pandemia, Covid-19 e a reinvenção do comunismo’. Nele, Zizek conclui que ‘precisamos de solidariedade incondicional e de uma resposta globalmente coordenada, uma nova forma daquilo que certa vez se chamou de comunismo’. Levanta também as possibilidades de começarmos a pensar em ‘possibilidades alternativas de sociedade, possibilidades para além do Estado-nação, que se efetivem sob formas de cooperação e solidariedade globais'”

Marco Aurélio adia aposentadoria em uma semana para reduzir acervo deixado ao sucessor/Estadão (18.06)

A despedida do ministro Marco Aurélio Mello, decano do Supremo Tribunal Federal (STF), foi adiada em uma semana. Ele pediu para permanecer no cargo até 12 de julho, data em que completa 75 anos e é obrigado a se aposentar.

Agora é oficial: o digital é arma de guerra/Opinião O Globo (18.06)

Algo de novo aconteceu nesta última segunda-feira, quando o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, se encontrou pessoalmente, pela primeira vez, com os outros líderes de nações da Organização do Tratado do Atlântico Norte , a Otan. Porque uma mudança importante aconteceu: o ciberespaço foi oficialmente reconhecido como lugar onde guerras ocorrem. O meio digital não só chegou ao palco principal dos conflitos entre países, como, de certa forma, a nova Guerra Fria ganhou maior definição. Ou, ao menos, do ponto de vista das potências militares do Ocidente. Não que surpreenda, mas Biden apresentou uma visão do conflito muito distinta daquela do antecessor, Donald Trump.

Os brasileiros presos por furto de comida na pandemia de covid/BBC (18.06)

“Quando chegou à casa da filha, a comerciante Maria* encontrou suas duas netas sozinhas e trancadas; a mais velha, de cinco anos, cuidava da irmã mais nova, de três. ‘A maiorzinha começou a chorar quando me viu. Ela ficou muito emocionada de encontrar a avó. Eu devia ter tirado uma foto para comparar depois: elas estavam tão magrinhas, com fome’, conta.”

Agenda econômica do governo ainda está longe de adotar um perfil ‘verde’, dizem especialistas/Estadão (18.06)

Se o Ministério do Meio Ambiente pretende ‘passar a boiada’, a agenda econômica do governo brasileiro ainda está distante de adotar um perfil ‘verde’. Questões como a tributação do carbono e o incentivo a programas de empregos sustentáveis, por exemplo, ainda não conseguem avançar com mais afinco no Brasil. Essas reflexões fizeram parte do último painel do Summit ESG, evento online promovido pelo Estadão, que teve como convidados Alberto Bombig, editor da Coluna do Estadão, e Pedro Fernando Nery, consultor de economia no Congresso e colunista do jornal, e mediação da jornalista da Karla Spotorno.

Projeto que muda faixa de isenção do Imposto de Renda deve ser apresentado semana que vem, diz Lira/O Globo (18.06)

BRASÍLIA – O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que o projeto que vai alterar o Imposto de Renda para pessoa física, pessoa jurídica e dividendos deve ser encaminhado para a Casa até a próxima semana. Segundo o deputado, a falta de acordo em relação às progressões da tabela do IR acabou atrasando o envio da proposta pelo Ministério da Economia.

Observação: Esse conteúdo não representa, necessariamente, a opinião da Fundação Podemos.

Compartilhe:
como citar
Últimas publicações
Acompanhe nosso conteúdo
plugins premium WordPress