Destaques da Semana 12/02 a 16/02

Segunda-feira, 12 de fevereiro

Bolsonaro convoca ato na Paulista em meio a investigações de tentativa de golpe de Estado.

Manifestação foi anunciada no momento em que apurações policiais se aproximam do ex-presidente; em vídeo, ele pediu que manifestantes não levem cartazes contra ninguém e alegou que usará o ato para se defender.

Acordo entre Lula e Lira terá ‘prova dos 9’ na conferência das emendas da saúde.

Técnicos do ministério e da Câmara vão se reunir para verificar divergências na liberação; petista orientou ministra Nísia Trindade a cumprir acordos selados pela articulação política.

Bolsonaro veta alianças do PL com PSD nas eleições municipais: ‘Candidato do Kassab eu não apoio’.

Partido nega proibição, mas afirma que há “rusga” pois bancada do PSD votou pelo indiciamento do ex-presidente na CPMI do 8 de Janeiro

Terça-feira, 13 de fevereiro

Alta de casos de dengue reacende teorias conspiratórias no debate político das redes sociais.

Pesquisa do Instituto Democracia em Xeque mostra que fake news são construídas com roteiro semelhante ao utilizado durante a pandemia da Covid e põem em dúvida eficácia das vacinas.

Como Brasil virou o maior importador de diesel russo e qual o efeito no nosso bolso.

Após a invasão da Ucrânia pela Rússia, a UE (União Europeia) resolveu cortar os laços energéticos que mantinha com o país agressor, que durante anos foi sua maior fonte de energia.

Deputados pedem que Tarcísio e Nunes punam Vai-Vai com bloqueio de recursos públicos.

Políticos ligados à Polícia Militar reclamam de desfile da escola de samba e querem que governo de SP e prefeitura deixem de repassar dinheiro para a agremiação no próximo ano.

Quarta-feira, 14 de fevereiro

Exército exonera dois militares alvos da PF em investigação sobre planejamento de golpe de Estado.

Guilherme Marques de Almeida e Hélio Ferreira Lima, que foram alvos da Operação Tempus Veritatis na semana passada, foram exonerados pelo comandante do Exército, general Tomás Paiva.

Bolsa Família e Minha Casa, Minha Vida sustentam avaliação do governo; PAC ocupa último lugar.

Pesquisa foi encomendada pelo Palácio do Planalto para direcionar conduta da gestão neste início de ano.

Líderes bolsonaristas pressionam Ricardo Nunes e Tarcísio a irem a ato do dia 25 na Paulista.

Grupo alinhado com ex-presidente fala em ‘perda de apoio da direita’ em caso de ausência dos governantes na manifestação convocada por Jair Bolsonaro no dia 25 de fevereiro, em São Paulo.

Quinta-feira, 15 de fevereiro

Empresários pressionaram Bolsonaro a dar golpe, disse Cid em áudio

A investigação da Polícia Federal sobre o plano de golpe articulado por Jair Bolsonaro encontrou diálogos nos quais o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens da Presidência, indicou a pressão de empresários para uma “virada de jogo” no resultado das eleições. De acordo com Cid, os empresários participaram de uma reunião com Bolsonaro em 7 de novembro de 2022 para tratar do tema —na ocasião, Lula já havia vencido o segundo turno das eleições. Dentre eles estavam o fundador da Tecnisa, Meyer Nigri, e o dono da Havan, Luciano Hang.

Bolsonaro transferiu R$ 800 mil aos EUA, onde aguardaria tentativa de golpe, mostra investigação.

Ex-presidente viajou final de dezembro de 2022; ‘evidencia-se que o então presidente transferiu seus bens, ilícitos e lícitos, para assegurar a sua permanência no exterior’.

Tarcísio demite militar alvo da PF em investigação sobre tentativa de golpe de Estado.

Major da reserva do Exército Angelo Martins Denicoli foi exonerado da Prodesp, empresa pública de tecnologia; ele é suspeito de integrar ‘núcleo de desinformação e ataques ao sistema eleitoral’.

Sexta-feira, 16 de fevereiro

Moraes diz que PF apresentou ‘provas robustas’ de tentativa de golpe.

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, disse que a PF (Polícia Federal) apresentou “provas robustas” de uma tentativa de golpe de Estado no Brasil.

Agentes nas buscas aos dois fugitivos do presídio federal de Mossoró (RN) encontraram na madrugada de hoje roupas e pegadas no rastro da fuga em uma área rural da cidade.

Depois disso, as buscas se intensificaram na região próxima à penitenciária.

Ricardo Nunes diz que vai a ato convocado por Bolsonaro na Paulista: ‘Preciso ser solidário’.

Expectativa é que prefeito compareça à manifestação com o governador Tarcísio de Freitas; Jair Bolsonaro convocou o ato depois de ter sido um dos alvos da Operação Tempus Veritatis, da Polícia Federal.