Destaques da semana (12.02.21)

Fique por dentro das últimas notícias:

Essa edição do clipping conta com uma seleção das principais notícias da semana: a aprovação na câmara sobre a autonomia do Banco Central; o andamento do processo de impeachment de Trump; os pontos em voga sobre a continuação do auxílio emergencial; a posição do STF sobre as mensagens vazadas na operação Lava Jato; a situação das mulheres no mercado de trabalho frente à pandemia; e a revisão do Plano Nacional de Direitos Humanos pela ministra Damares.

Fachada do Banco Central do Brasil, Brasília. O Banco Central do Brasil é uma autarquia federal integrante do Sistema Financeiro Nacional, sendo vinculado ao Ministério da Economia. Foto: Leonardo Sá/Agência Senado

Banco Central autônomo: aceno ao mercado e críticas à urgência (10.02)/ Nexo

“A Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira (10) o projeto de lei que dá autonomia ao Banco Central. A medida já havia passado pelo Senado em novembro de 2020. Agora segue para sanção presidencial.”

Senado dos EUA aprova constitucionalidade de impeachment e vai julgar Trump fora do cargo (09.02)/ Folha

“A partir desta quarta, acusação e defesa apresentam seus argumentos sobre a culpabilidade do ex-presidente, em sessões presididas pelo senador Patrick Leahy (Vermont). Cada lado terá até 16 horas para a exposição de suas teses. Vencida essa etapa, os senadores têm direito a perguntas e acusação e defesa podem convocar testemunhas —o que ainda não está claro se vai acontecer, visto que democratas e republicanos, por motivos distintos, querem acelerar o julgamento.”

7 chaves para entender o impasse sobre o auxílio emergencial (09.02)/ Nexo

“O auxílio emergencial foi encerrado em 31 de dezembro de 2020. Mas há, no começo de 2021, diversas pressões pela volta do programa. O presidente Jair Bolsonaro afirmou na segunda-feira (8) que “acha” que o benefício será retomado. A volta do auxílio, porém, passa por uma série de entraves, com diferentes caminhos que podem ser tomados.”

2ª Turma do STF garante a Lula acesso a mensagens da ‘Vaza Jato’ (09.02)/ Estadão

“Em uma nova derrota da Operação Lava Jato, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta terça-feira (9), por 4 a 1, manter a decisão que garantiu à defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva acesso à íntegra do material apreendido na Operação Spoofing – investigação que mirou grupo de hackers que invadiu celulares de autoridades, atingindo o ex-ministro da Justiça Sérgio Moro e procuradores que atuaram na força-tarefa da Lava Jato em Curitiba.”

Pandemia faz condições trabalhistas das mulheres recuarem uma década na América Latina (10.02)/ El País

“Em um relatório intitulado A autonomia econômica das mulheres na recuperação sustentável e com igualdade, apresentado nesta quarta-feira em Santiago, a CEPAL, uma agência da ONU, pede aos Governos que adotem políticas de recuperação econômica com perspectiva de gênero para reduzir a desigualdade e não deixar ninguém para trás. “Os setores em alto risco concentram cerca de 56,9% do emprego das mulheres e 40,6% do emprego dos homens na América Latina”, descreve o relatório. Em alguns países, a disparidade é ainda maior, como no caso do México: 65,2% das mulheres trabalhadoras estão empregadas em setores muito golpeados pela crise, contra 44,9% dos homens.”

Damares convoca grupo para revisar o Programa Nacional de Direitos Humanos, que prevê desarmamento e a defesa de minorias (10.02)/ Folha

“O governo de Jair Bolsonaro promoverá a revisão do Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH). A ministra Damares Alves, da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, publica nesta quinta (11) portaria para convocar um grupo de trabalho que discutirá o tema.”