Destaques da Semana (11/03 – 17/03)

Sábado, 11 de março de 2023

Governo Lula sofre pressão para suspender venda de armas ao Peru/Folha (11.03)

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem sido pressionado por deputados aliados a proibir exportações de armamentos ao governo do Peru. A justificativa é a crise política e social em que a nação andina está mergulhada desde o final do ano passado.

Domingo, 12 de março de 2023

Joias já eram bens do Ministério da Fazenda quando Bolsonaro fez última tentativa de pegar diamantes/Estadão (12.03)

Receita já tinha declarado ‘perdimento’ do item devido ao ‘abandono’ das joias na alfândega, em 2022; itens iriam a leilão, mas oferta foi cancelada após reportagem do ‘Estadão’

Defesa e Exército articulam proposta para proibir militar da ativa em cargo civil/Folha (12.03)

O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, pretende apresentar nos próximos dias ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) uma proposta para evitar que militares que assumam cargos políticos ou civis permaneçam na ativa.

Segunda-Feira, 13 de março de 2023

CGU autoriza fim do sigilo do cartão de vacinação de Bolsonaro/Metrópoles (13.03)

A Controladoria-Geral da União (CGU) confirmou, nesta segunda-feira (13/3), que decidiu autorizar o fim do sigilo do cartão de vacinação do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Haddad vê ‘gordura’ para baixar juros no Brasil e diz que quebra de bancos nos EUA não deve gerar crise sistêmica/G1 (13.03)

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta segunda-feira (13) que não vê risco de uma crise sistêmica na economia global a partir das quebras de dois bancos nos Estados Unidos, na última semana – e que, mesmo em um cenário mais incerto, o Brasil tem “gordura” para viabilizar uma queda nos juros básicos da economia.

Sob Bolsonaro, Brasil passou a importar mais da Arábia Saudita e fez acordo para deixar de exigir visto de turistas/O Globo (13.03)

O governo do ex-presidente Jair Bolsonaro promoveu uma aproximação do Brasil com a monarquia da Arábia Saudita, o que impulsionou as trocas comerciais com o país do Oriente Médio nos últimos anos e trouxe a promessa de investimentos que até hoje não saíram do papel. A família real saudita deu à comitiva brasileira duas caixas com joias em 2021: uma delas ficou com Bolsonaro, enquanto a outra, com peças avaliadas em R$ 16,5 milhões e que seriam destinadas a Michelle Bolsonaro, foi apreendida pela Receita Federal. O tratamento dado aos presentes está sob investigações da Polícia Federal e do Ministério Público Federal.

Governo vai priorizar repasses a polícias com câmeras corporais/Metrópoles (13.03)

O Ministério da Justiça e Segurança Pública está preparando uma portaria para priorizar, no repasse de recursos, estados que se adequem às novas diretrizes de segurança pública nacionais.

Terça-Feira, 14 de março de 2023

TSE mantém multa a Bolsonaro após reunião de campanha com embaixadores/Agência Brasil (14.03)

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, decidiu, nesta quinta-feira (14), manter a multa de R$ 20 mil aplicada contra o então presidente Jair Bolsonaro no caso da reunião com embaixadores, realizada em julho do ano passado, no Palácio da Alvorada.

Pacheco explica por que não avançou com CPI dos atos de 8 de janeiro/Agência Brasil (14.03)

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), enviou nesta terça-feira (14) ao ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), sua justificativa para não ter dado prosseguimento ao requerimento de abertura na Casa de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre os atos de 8 de janeiro. O requerimento foi apresentado em janeiro, com 38 assinaturas, pela senadora Soraya Thronicke (União-MT).

PGR vai investigar militares por atos do 8 de Janeiro/Poder360 (14.03)

A PGR (Procuradoria-Geral da República) abriu uma investigação para apurar a responsabilidade de militares nos atos extremistas do 8 de Janeiro.

Após ataques no Rio Grande do Norte, Dino autoriza envio da Força Nacional ao estado/G1 (14.03)

O ministro da Justiça, Flávio Dino, autorizou na tarde desta terça-feira (14) o envio de agentes da Força Nacional para reforçar a segurança no Rio Grande do Norte. O estado registrou uma série de ataques criminosos desde a madrugada em pelo menos 19 cidades.

Quarta-Feira, 15 de março de 2023

Joias: TCU dá cinco dias para Bolsonaro entregar segundo pacote e fará varredura em presentes/Estadão (15.03)

Corte de contas também requereu que conjunto de diamantes de R$ 16,5 milhões que está apreendido com a Receita Federal vá para o acervo público, após conclusão das investigações

Câmara dos Deputados instala comissões permanentes; Rui Falcão vai presidir CCJ/CNN (15.03)

O Partido dos Trabalhadores (PT) indicou o deputado Rui Falcão (PT-SP) para presidir a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), responsável por analisar a constitucionalidade de propostas que tramitam na Câmara.

Moraes autoriza retorno de Ibaneis Rocha ao governo do Distrito Federal/CNN (15.03)

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta quarta-feira (15) o retorno de Ibaneis Rocha (MDB) ao comando do governo do Distrito Federal (DF).

Lula se encontra com almirantes, e Marinha dá 90 dias para oficiais se desfiliarem de partidos/Folha (15.03)

No mesmo dia em que a cúpula da Marinha se encontrou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a instituição enviou aos oficiais da Força uma mensagem interna dando 90 dias para que militares da ativa se desfiliem de partidos políticos, sob risco de punição.

Quinta-Feira, 16 de março de 2023

Ibovespa fecha em alta, impulsionado por maior apetite por risco após alívio com Credit Suisse/G1 (16.03)

O Ibovespa, principal índice da bolsa de valores de São Paulo, a B3, fechou a sessão desta quinta-feira (16) em alta, após uma sessão marcada por volatilidade. Investidores repercutiram o empréstimo que será concedido ao banco Credit Suisse pelo Banco Central da Suíça e avaliaram dados do mercado de trabalho norte-americano e a nova alta de juros da zona do euro por parte do Banco Central Europeu (BCE).

Anderson Torres presta depoimento em ação no TSE que pode tornar Bolsonaro inelegível/G1 (16.03)

O ex-ministro da Justiça Anderson Torres prestou depoimento, nesta quinta-feira (16), no âmbito de uma ação que tramita no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e que pode tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) inelegível.

‘O que aconteceu no 8/1 foi apagão geral’, diz Ibaneis ao retomar governo/UOL (16.03)

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), voltou hoje ao cargo após mais de 60 dias afastado por suspeita de omissão em dia 8 de janeiro, quando manifestantes golpistas invadiram e destruíram as sedes dos três Poderes.

CPI dos atos golpistas: Exército dificultou prisões em Brasília, afirma ex-chefe operacional da PM/O Globo (16.03)

Ex-chefe do Departamento Operacional da Polícia Militar no Distrito Federal preso desde fevereiro, o coronel Jorge Eduardo Naime afirmou, nesta quinta-feira, em sessão da CPI dos Atos Golpistas, na Câmara Legislativa do Distrito Federal, que tropas do Exército dificultaram o trabalho da PM durante as ações de 8 de janeiro e tentaram impedir a prisão dos terroristas e a entrada da corporação nas sedes dos Três Poderes durante a invasão. Ainda segundo o coronel, os bolsonaristas acampados em Brasília viviam em realidade paralela: ‘Parecia uma seita’.

RN: forças de segurança prendem 69 suspeitos de ataques criminosos/Metrópoles (16.03)

A Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social do Rio Grande do Norte (RN) divulgou o balanço desta quinta-feira (16/3) sobre a atuação das forças de segurança no estado. Nesta semana, diversas cidades potiguares foram alvos de ataques promovidos por uma facção criminosa, que lançou ofensivas contra órgãos públicos, delegacias de polícia e veículos da frota de transporte público.

Sexta-Feira, 17 de março de 2023

Dengue dispara no Brasil e governo Lula anuncia centro de emergência/Folha (17.03)

Com o aumento de casos de dengue, chikungunya e zika no país, o Ministério da Saúde instalou um Centro de Operações de Emergências Arboviroses, com o objetivo de elaborar estratégias de controle e redução de casos graves e óbitos.

PF prende pichadora do ‘perdeu, mané’ e ladrão da bola de Neymar/Folha (17.03)

A Polícia Federal cumpre nesta sexta-feira (17) mandados de busca e apreensão e de prisão contra suspeitos de envolvimento nos atos golpistas de 8 de janeiro.

Suspensão do consignado abre crise no governo e na base/CNN (17.03)

A suspensão do crédito consignado pelos bancos públicos nesta quinta-feira (16) abriu uma crise interna entre ministérios e na relação do governo com sua base aliada.

Planalto delega a Lira definição de relator de nova regra fiscal/CNN (17.03)

O Palácio do Planalto indicou a líderes partidários que a definição final do relator da proposta da nova regra fiscal caberá ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).