Neste clipping, reunimos as principais notícias nacionais da semana: Boulos é ameaçado com arma durante panfletagem; Investigações revelam conexões entre atiradores desportivos e quadrilhas do ‘novo cangaço’; Rosa Weber toma posse como presidente do STF, defende a democracia e repudia discurso de ódio e intolerância; TSE cede a militares e aprova biometria em teste de urnas no dia da eleição; Ministro do TSE suspende propagandas com falas associadas a Michelle Bolsonaro; Rosa Weber decide seguir relatora de ações sensíveis a Bolsonaro no STF; e mais.
Sábado, 10 de setembro de 2022
Prouni perde 60% da verba para assistência estudantil; bolsa-auxílio está congelada há 10 anos/G1 (10.09)
“Uma coxinha é o que o estudante de medicina Cesar Carvalho, de 22 anos, come ao longo das 12 horas do estágio no hospital, durante o período de internato. Não por falta de tempo para uma refeição mais equilibrada, mas porque “é o que dá para pagar”.”
Boulos é ameaçado com arma durante panfletagem/Folha (10.09)
“O líder sem-teto e candidato a deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) foi ameaçado por um homem armado na tarde de sexta-feira (9) durante uma agenda em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo.”
Domingo, 11 de setembro de 2022
Investigações revelam conexões entre atiradores desportivos e quadrilhas do ‘novo cangaço’/O Globo (11.09)
“Passava das 10h quando quatro criminosos disfarçados de policiais civis saltaram de uma falsa viatura no estacionamento do supermercado Nacional, em Guaíba, Região Metropolitana de Porto Alegre (RS). Era 29 de dezembro do ano passado e, naquele momento, uma empresa de transporte de valores abastecia os caixas eletrônicos do estabelecimento com uma quantia milionária. Com fuzis e pistolas, os homens entraram no estabelecimento, reuniram os vigilantes, os desarmaram e anunciaram o assalto. Mais de R$ 4 milhões foram roubados. Duas semanas depois, a polícia apreendeu uma das armas usadas, abandonada pelo bando na fuga: um fuzil calibre 7,62 comprado legalmente por um atirador desportivo.”
Sem reajuste há 5 anos, merenda vira bolacha e suco em cidades pobres/UOL (11.09)
“Na fila da merenda de sexta-feira na escola Francisca Mendes Guimarães, em Nova Fátima, no sertão baiano, alunos aguardam sua vez para escolher entre as bolachas doces e salgadas em uma bacia e pegar um copo de suco de maracujá. É essa a merenda servida aos estudantes às 10h. Para alguns, a primeira refeição do dia.”
Ministro dá nova decisão contra uso de imagens do 7 de Setembro por Bolsonaro/CNN (11.09)
“O ministro Benedito Gonçalves, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), deu uma nova decisão, neste domingo (11), pela retirada do ar de propagandas do presidente Jair Bolsonaro (PL) que usem imagens gravadas durante os atos de 7 de Setembro.”
Forças Armadas farão apuração paralela em tempo real com 385 urnas/Folha (11.09)
“Dentro da proposta de fiscalizar o processo eleitoral, técnicos das Forças Armadas decidiram investir em um projeto para conferir em tempo real a totalização dos votos feita pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).”
Segunda-Feira, 12 de setembro de 2022
TSE nega acordo e gera mal-estar com Defesa; militares mantêm apuração paralela/Folha (12.09)
“O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) negou nesta segunda-feira (12) que tenha feito acordo com as Forças Armadas para facilitar o envio de dados compilados públicos sobre a totalização de votos das eleições de outubro.”
Ipec: Lula passa de 44% para 46%, e Bolsonaro se mantém com 31%/G1 (12.09)
“Pesquisa Ipec divulgada nesta segunda-feira (12), encomendada pela Globo, mostra o ex-presidente Lula (PT) com 46% das intenções de voto e o presidente Jair Bolsonaro (PL) com 31% na eleição para a Presidência da República em 2022.”
Ao apoiar Lula, Marina defende estado laico e fala em “ameaça das ameaças”/UOL (12.09)
“A ex-ministra e candidata a deputada federal por São Paulo Marina Silva (Rede) justificou hoje o apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), fechado ontem, alegando que o Brasil enfrenta uma ameaça à democracia. Sem citar diretamente o presidente Jair Bolsonaro (PL), ela se referiu a ele como “a ameaça das ameaças”.”
“A ministra Rosa Weber tomou posse nesta segunda-feira (12) como a nova presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). No discurso de posse, ela defendeu a democracia, o Estado de Direito, e repudiou a intolerância e o discurso de ódio.”