Destaques da Semana (08/05 – 14/05)

Nesta edição do clipping semanal, damos ênfase aos principais acontecimentos políticos do Brasil e do mundo: o Orçamento secreto, ataque hacker nos Estados Unidos, conflito na Terra Yanomami, o conflito Israel e Palestina, as principais pautas aprovadas na Câmara, a rejeição do presidente Bolsonaro e a primeira pesquisa Datafolha para a eleição de 2022, e mais. Confira a seleção abaixo:

Foto: Marcos Amend / Greenpeace

*Para saber as atualizações da CPI da Pandemia, clique aqui.

Bolsonaro cria orçamento secreto em troca de apoio do Congresso/Estadão (08.05)

“BRASÍLIA – Um esquema montado pelo presidente Jair Bolsonaro, no final do ano passado, para aumentar sua base de apoio no Congresso criou um orçamento paralelo de R$ 3 bilhões em emendas, boa parte delas destinada à compra de tratores e equipamentos agrícolas por preços até 259% acima dos valores de referência fixados pelo governo.”

OCDE: países ricos devem aumentar impostos sobre herança para combater desigualdade no pós-pandemia/O Globo (11.05)

“PARIS – Os governos que buscam recursos extras para fazer face à crise do coronavírus e às dificuldades do pós-pandemia deveriam aumentar seu imposto sobre heranças e propriedades, disse a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) nesta terça-feira.”

Câmara aprova projeto que restringe atuação da oposição/Estadão (12.05)

“BRASÍLIA – A Câmara aprovou nesta quarta-feira, 12, um projeto capaz de restringir a atuação da oposição na Casa ao reduzir as ferramentas do chamado ‘kit obstrução’ – foram 337 votos favoráveis e 110 votos contrários a alteração do regimento interno.”

Datafolha: Aprovação a Bolsonaro recua seis pontos e chega a 24%, a pior marca do mandato; rejeição é de 45%/Folha (12.05)

“O governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tem a aprovação de 24% dos brasileiros, a pior marca de seu mandato até aqui, segundo pesquisa do instituto Datafolha. O percentual dos que consideram a gestão ótima ou boa era de 30% em março, quando foi feito o levantamento anterior.”

EUA declaram estado de emergência após ataque hacker/Terra (12.05)

“Um ataque cibernético contra uma das maiores empresas de distribuição de combustíveis dos Estados Unidos, a Colonial Pipeline, está gerando uma dor de cabeça enorme para as autoridades, o que fez com que o governo americano declarasse estado de emergência na segunda-feira, 10, em 17 estados pelo risco de falta de combustíveis.”

Cármen vota para impor derrota ao governo em processo no STF de maior impacto financeiro/Folha (12.05)

“A ministra Cármen Lúcia votou nesta quarta-feira (12) para que o STF (Supremo Tribunal Federal) declare que a exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e da Cofins vale desde março de 2017, quando a corte firmou esse entendimento.”

Conflito na Terra Yanomami: 3 pontos para entender o confronto entre garimpeiros e indígenas/G1 (13.05)

“A Terra Indígena Yanomami, maior reserva indígena em extensão territorial do Brasil, registra desde o dia 10 de maio uma série de conflitos armados entre garimpeiros e indígenas na comunidade Palimiú. A região, que fica no município de Alto Alegre, é alvo do garimpo ilegal de ouro desde a década de 1980. Mas, nos últimos anos, essa busca pelo minério se intensificou, causando degradação da floresta e ameaçando a saúde dos moradores.”

Lira instala comissão especial para analisar PEC do voto impresso/Carta Capital (13.05)

“O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (Progressistas-AL), instalou no início da madrugada desta quinta-feira 13 a comissão especial para analisar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do voto impresso.”

Câmara aprova projeto que flexibiliza regras de licenciamento ambiental/Estadão (13.05)

“BRASÍLIA – O projeto da nova Lei Geral do Licenciamento Ambiental foi aprovado na madrugada desta quinta-feira, 13, pelo plenário da Câmara dos Deputados. Com maioria na Casa, a bancada ruralista aprovou o texto substitutivo do Projeto de Lei 3.729, de 2004, relatado pelo deputado federal Neri Geller (Progressistas-MT), vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária.”

Sem matéria-prima, produção da CoronaVac será paralisada nesta sexta, diz Butantan/G1 (13.05)

“Envase já tinha sido interrompido no final de abril por falta de insumo. Setores de rotulagem e controle de qualidade vão suspender o trabalho com a CoronaVac a partir desta sexta (14), quando será entregue o último lote da vacina ao governo federal. Instituto negocia liberação de 10 mil litros do imunizante, que segue sem previsão de chegar ao país.”

Militares americanos deixam segunda maior base no Afeganistão/O Globo (14.05)

“CABUL – Os soldados americanos deixaram a base militar dos EUA na cidade Kandahar, segunda maior no Afeganistão, continuando uma retirada do país iniciada em 1º de maio e que deve se completar em 11 de setembro deste ano, encerrando a mais longa guerra americana.”

Ataques israelenses já deixaram mais de 100 mortos na Faixa de Gaza/Carta Capital (14.05)

“Israel posicionou tanques e veículos blindados ao longo da fronteira da Faixa de Gaza, no quarto dia de um novo conflito sangrento com grupos armados palestinos, acompanhado por uma explosão de violência entre judeus e árabes em território israelense.”

Vereadora de Niterói Benny Briolly deixa o país após ameaças de morte/ISTOÉ (14.05)

“A vereadora de Niterói, no Rio de Janeiro, Benny Briolly (PSOL), primeira parlamentar trans eleita na cidade, anunciou na noite desta quinta-feira (13) que precisou deixar o Brasil após receber ameaças de morte.”

Movimento negro realiza protestos contra racismo, chacinas e ‘genocídio sem fim’/Correio Braziliense (14.05)

“A Coalizão Negra por Direitos, coletivo que reúne entidades do movimento negro de todo o País, realizou protestos em diferentes capitais nesta quinta-feira, 13, como São Paulo, Rio, Brasília e Salvador. A data, que marca a abolição formal da escravidão no Brasil em 1888, foi lembrada em manifestações contra o racismo, contra a violência policial e o ‘histórico de genocídio negro avança no Brasil de uma forma sem limites’, como divulgou a coalizão.”