Destaques da Semana (07/10 – 11/10)
Rebeca Andrade é a primeira brasileira a conquistar três medalhas em uma única edição do Mundial Naomi Baker/Getty Images

Destaques da Semana (07/10 – 11/10)

Sábado, 07 de outubro de 2023

Rebeca Andrade é bicampeã mundial do salto, e Biles é prata após queda

Rebeca Andrade é bicampeã mundial do salto. A brasileira, que em 2021 venceu tanto o Mundial quanto as Olimpíadas, repetiu a dose neste sábado (7), na Antuérpia (Bélgica), desta vez deixando para trás a maior ginasta de todos os tempos. Simone Biles caiu no primeiro salto, quando tentou executar o chamado Biles II, e terminou com a prata.

Brasil condena ataques a Israel e convoca reunião do Conselho de Segurança da ONU

País está na presidência do órgão neste mês; órgão vai se reunir neste domingo para discutir tema

Domingo, 08 de outubro de 2023

Michelle ‘puxa’ mulheres e PL filia 14 mil até outubro

Ex-primeira-dama tem feito eventos pelo país com campanha de trazer novas filiadas e interessadas em se candidatar nas eleições do ano que vem

Avião da FAB fará repatriação de brasileiros em Israel

Aeronave deve pousar em Tel Aviv nos próximos dias

Maior barragem de SC é fechada após confronto entre policiais e indígenas deixar feridos

Estrutura no município de José Boiteux, no Vale do Itajaí, fica dentro de território indígena e não é operada há quase 10 anos. Santa Catarina soma 120 cidades com estragos causados pela chuva.

Segunda-Feira, 09 de outubro de 2023

Silvio Almeida quer recriar Comissão de Mortos e Desaparecidos em 25/10; Múcio resiste

Enquanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva despacha do Palácio da Alvorada, onde se recupera de uma cirurgia no quadril, há uma disputa aberta dentro do governo em torno da recriação da Comissão Especial de Mortos e Desaparecidos Políticos.

IBGE inclui perguntas sobre identidade de gênero e orientação sexual em nova pesquisa

PNDS 2023 abordará demografia, saúde reprodutiva de homens e mulheres e nutrição das crianças, diz instituto

Chanceler de Lula afirma que situação entre Israel e Palestina é insustentável e pede o fim da escalada de violência

Mauro Vieira disse que, como presidente do Conselho de Segurança da ONU, o Brasil não poupará esforços para conter a violência na região

FAB fará 15 voos para buscar brasileiros em Israel. Primeiro avião chega a Brasília na madrugada de quarta-feira

Primeira leva de cidadãos nacionais decolará para o Brasil na terça-feira à tarde

Terça-Feira, 10 de outubro de 2023

Conservadores quebram acordo e aprovam em comissão proibir casamento gay

Uma comissão da Câmara dos Deputados aprovou um projeto que proíbe o casamento gay no Brasil. Foram 12 votos a favor e cinco contra o texto do relator, deputado Pastor Eurico (PL-PE). No entender dele, a união de duas pessoas do mesmo sexo não constitui uma família.

Após críticas por encontro com grupo palestino, Padilha anuncia reunião com Conib

Assessor que debochou de vítima do Hamas participou de encontro com ministro do governo Lula no início do mês

Brasil é eleito e volta ao Conselho de Direitos Humanos da ONU

Último mandato do país no órgão havia terminado em 2022; Cuba e China também foram escolhidas

Brasil bate recorde e faz o maior resgate de vítimas de trabalho escravo no campo para um 1º semestre em 10 anos

No total, 1.408 pessoas foram encontradas nessa situação, uma alta de 44% contra igual período de 2022, diz relatório da Comissão Pastoral da Terra. Conflitos em áreas rurais aumentaram 8%, para 973.

Câmara aprova medidas de prevenção a desastres naturais; texto retorna ao Senado

Proposta ainda trata de ações de monitoramento de riscos de desastres e produção de alertas antecipados à população

Quarta-Feira, 11 de outubro de 2023

Governo Lula ignora há 6 meses recomendação do MPF para emergência em saúde na Terra Indígena Mundurucu