Fique por dentro das principais notícias da semana!
Nesta edição do clipping, reunimos as principais notícias nacionais: o novo Bolsa Família; a denúncia feita por grupos indígenas contra o Bolsonaro no Tribunal Penal Internacional; a votação do voto impresso; a votação da nova reforma trabalhista; o desfile de blindados em Brasília; a revogação da Lei de Segurança Nacional; a PEC dos precatórios e o seu significado; atualizações sobre a reforma eleitoral; a seca brasileira; a prisão de Roberto Jefferson; e mais.
Domingo, 8 de agosto de 2021.
Cem anos de proteção a Bolsonaro/El País (08.08)
“Só dentro de 100 anos, no longínquo 2121, os brasileiros poderão saber se o então presidente Jair Bolsonaro se vacinou ou não contra a covid-19 em meio à pior crise sanitária do século. Também só dentro de um século a sociedade terá direito a saber quantas vezes seus filhos mais velhos, todos parlamentares e pessoas públicas com um papel ativo no Governo, tiveram acesso ao Palácio do Planalto. Estes sigilos centenários, determinados pela gestão Bolsonaro este ano, têm como base a Lei de Acesso à Informação (LAI).“
Segunda-Feira, 9 de agosto de 2021.
Com guarda-chuva amplo, novo Bolsa Família só terá formato final em outubro/Exame (09.08)
“BRASÍLIA – A proposta que reformula o Bolsa Família, que foi batizado de Auxílio Brasil pelo atual governo, cria uma espécie guarda-chuva para vários programas sociais. Além de reformular a estrutura da ação de transferência de renda, a medida provisória (MP) que institui a nova política prevê a concessão de bolsa para atividades esportivas, iniciação científica, voucher creche, além de bônus para quem conseguir emprego.“
Indígenas denunciam Bolsonaro em Haia por genocídio/DW (09.08)
“O presidente Jair Bolsonaro pode ser o primeiro brasileiro a se tornar réu no Tribunal Penal Internacional (TPI). Um pedido de investigação por crimes contra a humanidade e genocídio praticados pelo presidente contra os povos indígenas foi protocolado na corte nesta nesta segunda-feira (09/08) pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib).“
Desfile de blindados é sinal de fraqueza e efeito internacional será desastroso, diz Jungmann/Folha (09.08)
“Na avaliação do ex-ministro da Defesa e da Segurança Raul Jungmann, a realização nesta terça-feira (10) de um desfile de blindados em frente ao Palácio do Planalto, em Brasília, é um teatro promovido por Jair Bolsonaro na tentativa de demonstrar força, revelando na verdade a sua fraqueza.“
Terça-Feira, 10 de agosto de 2021.
‘Novo Bolsa Família’ é insuficiente e cruel com os mais pobres, afirma organização/Carta Capital (10.08)
“A Rede Brasileira de Renda Básica definiu como “cheque em branco” a Medida Provisória que cria o novo programa social que substituirá o Bolsa Família, batizado de Auxílio Brasil.“
Técnicos do TCU apontam ilegalidades no edital do 5G que prevê licenças de R$ 45,6 bilhões/Folha (10.08)
“Pressionada, a área técnica do TCU (Tribunal de Contas da União) apontou dezenas de inconsistências e ilegalidades nas regras da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para o leilão do 5G que o ministro das Comunicações Fábio Faria (PSD-RN) remarcou para outubro, depois de dois adiamentos por atrasos no processo.“
Sob a fumaça do voto impresso, Câmara reduz proteção aos trabalhadores/UOL (10.08)
“A Câmara dos Deputados rejeitou a introdução do voto impresso, tara de Jair Bolsonaro. A proposta precisava de 308 votos para mudar a Constituição, mas teve 229 a favor e 218 contrários. Com isso, enterra um projeto que serviu apenas para atacar o sistema eleitoral, tumultuar a política e desviar a atenção dos debates que realmente importam para a qualidade de vida no país. Como os direitos dos trabalhadores.“
PEC dos Precatórios decreta morte da regra de ouro com atalho no Orçamento/UOL (10.08)
“A PEC dos Precatórios entregue na segunda-feira (9) pelo governo ao Congresso Nacional decreta a morte da “regra de ouro”, uma das principais normas fiscais que vigorou no país desde a Constituição de 1988. Considerado um dos pilares necessários para o equilíbrio das contas públicas, o dispositivo impede a emissão de dívida pelo governo para o pagamento de despesas correntes, como salários e conta de luz, por exemplo.“
Imprensa internacional critica desfile e cita “cenário a la Trump”/UOL (10.08)
“Com ironia e comentários sobre o desespero do governo para se manter no poder, a imprensa internacional repercutiu nesta terça-feira o desfile militar organizado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).“
Senado aprova projeto que revoga Lei de Segurança Nacional e define crimes contra a democracia/G1 (10.08)
“O Senado aprovou nesta terça-feira (10) o projeto que revoga a Lei de Segurança Nacional e inclui, no Código Penal, uma lista de “crimes contra a democracia”.“
Aras opina contra pedido da defesa de Flávio Bolsonaro para arquivar caso das ‘rachadinhas’/O Globo (10.08)
“BRASÍLIA – O procurador-geral da República, Augusto Aras, opinou contra o pedido da defesa do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) ao Supremo Tribunal Federal (STF) para arquivar as investigações do Ministério Público do Rio de Janeiro no caso das “rachadinhas” na Assembleia Legislativa do Rio. O pedido corre sob sigilo no Supremo.“
Quarta-Feira, 11 de agosto de 2021.
Na falta de votos, tanques/Opinião Estadão (11.08)
“O presidente Jair Bolsonaro deu ontem uma demonstração cabal de seu profundo isolamento político e de sua fragilidade como governante. A título de exibir força e reafirmar sua condição de comandante das Forças Armadas, Bolsonaro ordenou que a Marinha realizasse um desfile com veículos blindados no coração de Brasília, no dia em que estava programada, na Câmara, a votação da chamada PEC do Voto Impresso.“
Câmara rejeita ‘distritão’ e aprova coligações na PEC da Reforma Eleitoral/CNN (11.08)
“O plenário da Câmara dos Deputados rejeitou, na noite desta quarta-feira (11), o destaque da PEC da Reforma Eleitoral que previa a adoção do sistema conhecido como distritão para a eleição de parlamentares. A proposta havia sido aprovada nesta segunda-feira (9) pela comissão especial sobre o tema.“
Senado aprova quebra temporária de patentes de vacinas em caso de emergência sanitária/UOL (11.08)
“O Senado aprovou hoje projeto que autoriza a quebra de patentes temporária de vacinas e insumos em situações de emergência sanitária ou calamidade pública, caso da pandemia de Covid-19.“
Após ataques à Argentina, Bolsonaro diz a embaixador que ‘rivalidade só no futebol’/Istoé (11.08)
“Em um encontro com o embaixador da Argentina no Brasil, Daniel Scioli, nesta terça-feira (10), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), disse que rivalidade com o país só existe no futebol. As informações são da Folha.“
Quinta-Feira, 12 de agosto de 2021.
O golpe frustrado e o golpe que avança/Opinião Carta Capital (12.08)
“Nossas forças, por assim dizer, armadas não estão preparadas para a defesa nacional. Além de desequipadas para o enfrentamento a qualquer ameaça externa digna de respeito (pois 75% dos gastos da Defesa são consumidos com salários, aposentadorias e pensões paras filhas de oficiais), suas operações dependem da supervisão do Pentágono, que as condiciona, mediante o monopólio do fornecimento de armas e munições (de segunda linha ou obsoletas), e as controla do ponto de vista político-ideológico, sempre na contramão de nossas necessidades”
Bolsonaro recebe grupo de indígenas no Palácio do Planalto/Correio Braziliense (12.08)
“O presidente Jair Bolsonaro recebeu nesta quinta-feira (12/8) um grupo de indígenas no Palácio do Planalto. Inicialmente, conversou com um líder Xavante e, em seguida, cumprimentou do lado de fora do prédio outras lideranças indígenas, entre elas, Parecis, sem máscara, com apertos de mãos e selfies. O mandatário ainda recebeu presentes como cocares e colares.“
Câmara barra voto preferencial e fim do segundo turno na reforma eleitoral/UOL (12.08)
“Como já acordado na noite de ontem, deputados aprovaram hoje um destaque à PEC (proposta de emenda à Constituição) da reforma eleitoral para barrar a adoção do modelo do voto preferencial que acaba com o segundo turno. Foram 388 votos para barrar a mudança e 36 favoráveis.“
Moraes pede ao TSE investigação de ministro da Justiça por suposta campanha eleitoral antecipada/Folha (12.08)
“O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes pediu para o corregedor-geral do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Luís Felipe Salomão, investigar se o ministro da Justiça, Anderson Torres, cometeu o crime de campanha eleitoral antecipada ao participar de uma live com o presidente Jair Bolsonaro.“
Câmara conclui aprovação de nova reforma trabalhista; texto vai ao Senado/UOL (12.08)
“A Câmara dos Deputados concluiu nesta quinta-feira (12) a votação de uma nova reforma trabalhista, mudando uma série de regras para os trabalhadores. O texto-base da proposta já havia sido aprovado na terça, e agora os deputados concluíram a votação de destaques, que são mudanças no texto. Todos eles foram rejeitados.“
TSE adota medidas para aumentar transparência de urnas e apuração nas eleições/CNN (12.08)
“O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, anunciou nesta quinta-feira (11) uma série de medidas para aumentar a transparência das urnas eletrônicas e na apuração dos votos.“
Saúde tem 9,5 milhões de doses em centro de distribuição; Rio suspende vacinação por falta de doses/G1 (12.08)
“O Ministério da Saúde informou à GloboNews e ao Jornal Nacional que tinha, na quarta-feira (11), 9,5 milhões de doses de vacinas contra Covid-19 da Pfizer e CoronaVac em seu no Centro de Distribuição em Guarulhos, em São Paulo (veja vídeo acima). Desse total, 3,6 milhões de doses seguiriam aos estados até o fim de semana.“
Sexta-Feira, 13 de agosto de 2021.
Graças a bilhete, pacientes presas em celas de clínica são soltas no Ceará/UOL (13.08)
“No último dia 3, a delegada titular de Defesa da Mulher do Crato, Kamila Moura Brito, recebeu um bilhete entregue por uma mulher. A mensagem havia sido passada pela irmã dela, internada em uma clínica de repouso feminina na cidade, que fica a 517 km de Fortaleza.”
Roberto Jefferson integra ‘núcleo político para desestabilizar instituições republicanas’, diz Moraes em decisão de prisão/O Globo (13.08)
“BRASÍLIA — Ao determinar a prisão do presidente nacional do PTB Roberto Jefferson, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes afirmou que o ex-deputado integra o “núcleo político” de uma possível organização criminosa que tem como objetivo “desestabilizar as instituições republicanas”. Moraes escreveu ainda que Jefferson realizou ameaças ao STF e atentou contra a democracia. A Polícia Federal cumpriu a prisão do ex-deputado por volta das 9h desta sexta-feira, em sua residência no município de Levy Gasparian, no Rio de Janeiro.“
Governo Bolsonaro liberou R$ 1 bilhão de emendas antes de análise de PEC do voto impresso/Estadão (13.08)
“BRASÍLIA – Às vésperas da votação da retomada do voto impresso, bandeira do presidente Jair Bolsonaro, o governo abriu o cofre e pagou R$ 1,03 bilhão de emendas individuais, dinheiro que chegou diretamente à base eleitoral de parlamentares. A operação de transferência foi feita pelo mecanismo do “cheque em branco”, um esquema revelado pelo Estadão, pela qual deputados e senadores transferem recursos a prefeitos e governadores sem fiscalização.“
Seca histórica faz 53 cidades do Sudeste, Sul e Centro-Oeste racionarem água/Estadão (13.08)
“A seca histórica deste ano já faz pelo menos 53 municípios de cinco Estados racionarem água, afeta a navegação e ainda contribui para o desequilíbrio do ecossistema nas Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País. Na lista de cidades com rodízio no abastecimento aparecem até centros urbanos grandes, como Curitiba e a região metropolitana.“