Destaques da Semana 06/02 a 09/02

Segunda-feira – 05 de fevereiro

Crime e violência elevados afastam investidores e fazem Brasil deixar de crescer 0,6 ponto do PIB.

Estudo do Fundo Monetário Internacional mostra que insegurança custa caro ao País e diminui a produtividade da economia.

Lula descarta troca de Padilha e confronta Lira após pressão.

Presidente da Câmara eleva artilharia contra ministro, e governistas querem encontro dos dois para distensionar relação.

Toffoli Manda Investigar Transparência Internacional

O ministro Dias Toffoli, do STF, mandou investigar se a ONG Transparência Internacional se apropriou indevidamente de verbas da Lava Jato.

Terça-feira – 06 de fevereiro

Comissão de Segurança Pública do Senado aprova projeto de lei para proibir ‘saidinhas’ de presos.

Oposição compareceu em massa à sessão logo após abertura de atividade do Congresso; proposição também prevê a exigência de exames criminológicos para progressão de regime penal e o monitoramento eletrônico obrigatório dos detentos.

Haddad suspeita de lavagem de dinheiro em programa defendido por Lira, e líderes cobram explicações.

Indícios de irregularidades no Perse estão sendo investigados pela Receita Federal após custo do programa explodir em 2023.

PF encontra documentos de operação da ABIN com Ramagem

A Polícia Federal (PF) encontrou documentos sobre uma operação da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) em comunidades do Rio de Janeiro (RJ) na residência de Alexandre Ramagem, alvo de busca e apreensão.

Quarta-feira – 07 de fevereiro

PSB é pressionado a voltar a blocão de Lira com ameaça de retalização e convite para Carnaval.

Descontentes com a decisão do PSB de sair do “blocão” chefiado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), integrantes do centrão agem para tentar trazer a sigla de volta. Há, no cenário, tanto a ameaça de uma retaliação por parte de Lira como a possibilidade de uma solução diplomática, durante o Carnaval.

AGU procura ministros do Supremo contra decisão de Toffoli que sustou multas.

Governo vê grave prejuízo com suspensão de obrigações pecuniárias fixadas nos acordos de leniência e teme “efeito cascata”.

Plenário retoma debate sobre PEC da elegibilidade de militares nesta quinta-feira.

Primeiras sessões de debate da iniciativa foram marcadas por críticas da oposição.

Quinta-feira – 08 de fevereiro

A defesa do presidente do PL, Valdemar Costa Neto, afirmou que a arma encontrada no apartamento do político seria de um “parente próximo”.

Valdemar foi preso em flagrante nesta quinta-feira (8), em Brasília, por posse ilegal de arma e pela descoberta de uma pepita de ouro em sua residência.

Assessores de Bolsonaro foram presos por planejarem golpe, diz PF.

A Polícia Federal prendeu quatro ex-assessores do ex-presidente. A ordem partiu do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), que embasou a decisão na investigação da PF e na delação do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.

Tabata Amaral se encontra com José Serra e tenta buscar o apoio do PSDB à sua candidatura.

Desde quando iniciou as articulações para concorrer à Prefeitura de São Paulo, deputada teve reuniões com vários ex-prefeitos da cidade.

Sexta-feira – 09 de fevereiro

Grupos bolsonaristas reagem a operação da PF.

Ameaça de golpe e apelo à fé: como foi reação de bolsonaristas à ação da PF.

Reunião de Bolsonaro com ministros aconteceu fora da agenda presidencial.

A reunião do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) com ministros que ajudou a embasar a operação de ontem (8) da Polícia Federal não constava na agenda oficial dele, disponibilizada ao público.

‘Vai ter caos no Brasil, uma grande guerrilha’, diz Bolsonaro em vídeo apreendido pela PF.

Em trechos de gravação do encontro, divulgados pelo jornal ‘O Globo’, Bolsonaro pediu ‘reação’ contra urnas antes das eleições; ministros que participaram do encontro são alvos da Polícia Federal.

Decepção e alívio: a reação de militares à operação sobre golpe bolsonarista; leia bastidor.

Estadão ouviu integrantes da ativa e da reserva de alta patente das três Forças Armadas sobre a investigação que expôs brigas internas e detalhes de como oficiais se envolveram nos planos de Bolsonaro para dar golpe de Estado.