fbpx
Fundação Podemos
/
/
/
Destaques da Semana (03/07 – 09/07)

Destaques da Semana (03/07 – 09/07)

Confira as principais notícias nacionais da semana: as manifestações contra o governo Bolsonaro; o possível envolvimento do Presidente no esquema das rachadinhas; a aprovação da quebra temporária de patentes pela Câmara dos Deputados; a mais recente pesquisa eleitoral; a circulação da variante Delta no país; resultados da investigação sobre o massacre de Paraisópolis, ocorrido em 2019; as reações de deputados, senadores e ministros da justiça às falas de Jair Bolsonaro sobre as eleições de 2022; e mais.

O presidente Jair Bolsonaro (Foto: Marcos Corrêa/PR)

Sábado, 3 de julho de 2021.

Grupo de presidenciáveis do manifesto que apontou 3ª via se esfacela três meses após lançamento/Folha (03.07)

Era uma vez um grupo de WhatsApp e um manifesto que sinalizou uma convergência de forças rumo à chamada terceira via, uma candidatura alternativa a Jair Bolsonaro (sem partido) e a Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na disputa pela Presidência da República em 2022.

Manifestantes fecham Avenida Paulista em novo ato contra o governo Bolsonaro/G1 (03.07)

Manifestantes realizaram neste sábado (3) um novo protesto contra o governo Jair Bolsonaro (sem partido) na Avenida Paulista, região central da cidade de São Paulo. O ato aconteceu pacificamente, mas houve confusão o momento da dispersão

Segunda-Feira, 5 de julho de 2021.

Ex-cunhada implica Jair/UOL (05.07)

Gravações inéditas apontam o envolvimento direto do presidente da República, Jair Bolsonaro, no esquema ilegal de entrega de salários de assessores na época em que ele exerceu seguidos mandatos de deputado federal (entre os anos de 1991 e 2018).

Votação preliminar mostra que PEC do voto impresso pode cair já na comissão/Poder 360 (05.07)

A comissão especial da Câmara que discute a PEC do voto impresso quase impôs uma derrota ao bolsonarismo na tarde desta 2ª feira (5.jul.2021). Faltou um voto para que o colegiado aprovasse um requerimento de retirada de pauta, o que atrasaria a votação do projeto.

Desaprovação a Bolsonaro bate recorde e chega a 63%, diz pesquisa CNT/MDA/Estado de Minas (05.07)

“Um levantamento do Instituto MDA Pesquisa, encomendado pela Confederação Nacional de Transportes (CNT) e divulgado nesta segunda-feira (5/7), aponta uma desaprovação recorde ao presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), desde que ele chegou ao Palácio do Planalto, em janeiro de 2019.”

Terça-Feira, 6 de julho de 2021.

Câmara aprova quebra temporária de patentes de vacinas contra a Covid-19/Folha (06.07)

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (6) projeto de lei que permite a quebra temporária de patente de vacinas contra a Covid-19, de medicamentos e também de testes de diagnóstico.

Dinheiro do SUS que iria para o combate à pandemia bancou gastos militares/Opinião O Globo (06.07)

“O dinheiro extra que o governo destinou para o Sistema Único de Saúde combater a emergência da Covid-19 vem sendo usado para atender a gastos de rotina que nada têm a ver com a pandemia. Entre essas aplicações não relacionadas ao coronavírus estão gastos militares, que se multiplicaram por 13 de 2020 para 2021.”

Lula venceria Bolsonaro no segundo turno por 58% a 25%, diz Ipsos/Istoé (06.07)

“Pesquisa Ipsos encomendada pelo DEM para avaliar a percepção dos brasileiros sobre o momento atual do país e as expectativas em relação à eleição presidencial de 2022 mostra que o presidente Jair Bolsonaro dificilmente seguirá no Planalto em um eventual segundo turno das eleições.”

Comissão da Câmara aprova projeto de Bolsonaro que autoriza PMs atuarem na fiscalização ambiental/O Globo (06.07)

BRASÍLIA — A Comissão de Meio Ambiente da Câmara aprovou nesta terça-feira projeto que foi apresentado por Jair Bolsonaro em 2014, quando deputado, que inclui os policiais militares e bombeiros no Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama). Pela proposta, PMs terão poder de fiscalização, de lavrar auto de infração ambiental e de instaurar processos https://fundacaopodemos.org.br/wp-content/uploads/2023/03/semana-municipal-primeira-infancia-sao-paulo-agosto22.pngistrativos. O texto foi aprovado por 12 votos favoráveis e 5 contra.

Petrobras anuncia aumento de 7% no preço do gás natural/Folha (06.07)

Um dia após anunciar reajustes nos preços da gasolina, do diesel e do gás de cozinha, a Petrobras informou o mercado que elevará, em agosto, o preço do gás natural em 7%. Com o novo aumento, o produto acumula alta de 50% em 2021.

Quarta-Feira, 7 de julho de 2021.

Câmara aprova projeto que cria debênture de infraestrutura/Folha (07.07)

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (7) projeto que cria as debêntures de infraestrutura e dá incentivo fiscal para empresas emitirem esses títulos de dívida para financiarem seus projetos na área.

Jungmann: Crise na Saúde é exemplo para militares não ocuparem cargos civis/Opinião UOL (07.07)

O ex-ministro da Defesa Raul Jungmann afirmou hoje, no UOL Entrevista, que a crise no Ministério da Saúde é um exemplo do porquê o Brasil não deveria ter militares ocupando cargos civis.

Governo de SP confirma que variante delta da Covid-19 circula no estado e avalia reduzir intervalo da 2ª dose de vacinas/G1 (07.07)

O governo de São Paulo confirmou nesta quarta-feira (7) que a variante delta já circula no estado entre pessoas que não tiveram histórico de viagens para o exterior. Representantes do governo e do Instituto Butantan discutem a possibilidade de redução do intervalo da segunda dose de vacinas com prazo mais estendido – atualmente de 3 meses- para que possam ser mais efetivas contra a variante.

Relator não confirma venda de 100% dos Correios e diz que projeto ainda está em discussão/Valor Econômico (07.07)

O relator do projeto de privatização dos Correios, deputado Gil Cutrim (Republicanos-MA), afirmou ao Valor que ainda não chegou a uma conclusão sobre a possibilidade de vender 100% da estatal, como quer o governo. O projeto entrou na pauta de plenário da Câmara dos Deputados, mas ainda não tem data para ser votado.

Bolsonaro confirma intenção de indicar Mendonça ao STF/O Globo (07.07)

BRASÍLIA — O presidente Jair Bolsonaro confirmou nesta quarta-feira que pretende indicar o atual ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), André Mendonça, para o Supremo Tribunal Federal (STF). Bolsonaro disse que “uma pitada de religiosidade” seria “bem-vinda” na Corte.

Quinta-Feira, 8 de julho de 2021.

Datafolha: Maioria acha Bolsonaro desonesto, falso, incompetente, despreparado, indeciso, autoritário e pouco inteligente/Folha (08.07)

O povo brasileiro não tem a melhor impressão de seu presidente. Ao contrário: para a maioria da população, Jair Bolsonaro é desonesto, falso, incompetente, despreparado, indeciso, autoritário, favorece os ricos e mostra pouca inteligência.

‘Ou fazemos eleições limpas no Brasil ou não temos eleições’, diz Bolsonaro/O Globo (08.07)

BRASÍLIA — Em mais um ataque sem provas ao sistema eleitoral brasileiro, o presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira que não haverá eleição no ano que vem se a disputa não for “limpa”.

Brasil fica de fora de declaração da ONU sobre direitos reprodutivos das mulheres/Folha (08.07)

O Brasil ficou de fora de uma declaração assinada por 65 países membros da ONU (Organização das Nações Unidas) sobre direitos sexuais e reprodutivos das mulheres. O documento, lido na terça-feira (6) por Monique van Daalen, representante da Holanda no Conselho de Direitos Humanos do órgão, pede que os países tomem medidas para assegurar a igualdade de direitos para mulheres e meninas.

Flexibilização de medidas em SP pode prolongar risco da pandemia, diz especialista/Estadão (08.07)

A decisão do governo de São Paulo de flexibilizar as regras para o funcionamento do comércio e de escolas pode ser considerada “mais política do que técnica” e “mais econômica do que epidemiológica”. A análise é do médico do Centro de Pesquisa Clínica e Epidemiológica do Hospital Universitário da USP Márcio Sommer Bittencourt.

Polícia conclui que tumulto com 9 mortes em Paraisópolis foi iniciado por PMs/Folha (08.07)

A Polícia Civil de São Paulo concluiu que a morte das nove pessoas durante um baile funk na favela de Paraisópolis, em dezembro de 2019, ocorreu em decorrência de um tumulto provocado pela ação de um grupo de policiais militares.

Sexta-Feira, 9 de julho de 2021.

Pressionado, Pacheco deve prorrogar CPI da Covid na próxima terça-feira/O Globo (09.07)

BRASÍLIA – O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), deve autorizar a prorrogação da CPI da Covid na próxima terça-feira, 13 de julho. A decisão, que dá mais três meses aos trabalhos da CPI, foi comunicada aos integrantes da comissão.

Presidentes do Congresso e do TSE reagem contra ameaças de Bolsonaro a eleições de 2022/Estadão (09.07)

As crescentes ameaças do presidente Jair Bolsonaro à realização de eleições no País no ano que vem, caso o voto impresso não seja aprovado pelo Congresso, provocaram fortes reações. Depois que Bolsonaro subiu o tom e chamou o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luis Roberto Barroso, de “imbecil” e “idiota”, integrantes da cúpula dos Poderes fizeram questão de condenar a atitude, considerada golpista.

‘Não temos intenção de proteger ninguém à margem da lei’, diz chefe da Aeronáutica sobre corrupção entre militares/O Globo (09.07)

BRASÍLIA – Militares são, tradicionalmente, avessos a entrevistas. O recente embate entre as Forças Armadas e o presidente da CPI da Covid, Omar Aziz (PSD-AM), porém, fez com que o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Carlos de Almeida Baptista Junior, decidisse falar.

Observação: Esse conteúdo não representa, necessariamente, a opinião da Fundação Podemos.

Compartilhe:
como citar
Últimas publicações
Acompanhe nosso conteúdo
plugins premium WordPress