fbpx
Fundação Podemos
/
/
/
Destaques da Semana (03/06 – 09/06)
As etnias pressionam o STF para rejeitar a tese do “marco temporal”, ideia tirada da gaveta pela bancada ruralista e posta a tramitar em regime de urgência – Imagem: FPA e Joédson Alves/ABR... Leia mais em https://www.cartacapital.com.br/justica/confira-o-que-esta-em-jogo-no-julgamento-do-marco-temporal-pelo-stf/. O conteúdo de CartaCapital está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Essa defesa é necessária para manter o jornalismo corajoso e transparente de CartaCapital vivo e acessível a todos

Destaques da Semana (03/06 – 09/06)

Sábado – 03/06/2023

 

El Niño e as mudanças climáticas nesse ano

O nome do fenômeno alude ao menino Jesus, já que na costa do Peru o Natal é a época em que ele emerge. Se a ideia era remeter ao Paraíso, foi equivocada. O El Niño costuma levar parte do planeta para o inferno. Este ano ele chegará acompanhado de efeitos da mudança climática e na sequência se uma anômala La Niña (caracterizada pelo esfriamento do Pacífico Equatorial) de três anos consecutivos. Esses fenômenos não costumam ser sequenciais.

 

O aniversário das jornadas de 2013

Antipolítica marca ciclo que liga junho de 2013 a ação golpista de 8 de janeiro. Especialistas debatem semelhanças e diferenças entre os dois eventos.

 

Domingo – 04/06/2023

 

Paulo Guedes e João Dória se aproximam

O ex-governador de São Paulo e o ex-ministro da Economia começaram uma aproximação logo depois que o Governo Jair Bolsonaro acabou. É que agora eles têm pontos em comum: dizem que não voltarão à vida pública, não cogitam filiação a partido político, e querem seguir na iniciativa privada. “Nunca rompemos a relação. Nos afastamos na pandemia. Qualquer celeuma do passado, ficou lá atrás”, disse Doria ao ser perguntado sobre os contatos que vem fazendo com Guedes.

 

As jornadas de 2013 e seus significados

Em sua tese sobre as jornadas de junho de 2013 apresentada no Institut des Hautes Études de L’Amérique Latine, a cientista política Flávia Pellegrino Vieira, do Pacto pela Democracia, retrata essa mobilização pela rede social: no primeiro ato (6 de junho) contra o aumento das passagem, a página do Facebook do MPL registrou 20.556 pessoas confirmando a participação no evento. No ato seguinte (7 de junho), eram 6.169; no terceiro, 12.782. No quarto (13 de junho) foram 28.228 e, após a reação enfurecida da PM, o quinto ato, o de 17 de junho, contou com 215.254 participantes confirmados. O movimento então transbordou o MPL e virou uma onda de repúdio à classe política e à qualidade dos serviços públicos prestados pelo Estado.

 

Segunda-feira – 05/06/23

 

Fernando Haddad apresenta mudanças no programa federal para barateamento do preço de automóveis

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta segunda-feira (5/06) que o programa do governo federal inicialmente pensado para baratear o preço do carro popular foi “repaginado” para priorizar ônibus e caminhões, embora a medida ainda contemple os carros. “A gente repaginou o programa e ele ficou mais voltado ao transporte coletivo e ao transporte de carga, mas o carro também está contemplado”, disse Haddad

 

Lira cobra de Lula empenho para aprovar a reforma tributária

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disse nesta segunda-feira, 5, ter pedido ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva uma maior “ajuda” do governo na aprovação da reforma tributária. Lira prometeu pautar a matéria ainda neste semestre, antes do recesso parlamentar, mas disse que não poderia assumir o compromisso de aprovação da pauta. Nos bastidores, parlamentares avaliam que falta um maior engajamento do presidente e do governo como um todo na aprovação da reforma tributária, que envolve interesses de diversos setores e entes.

 

Tensão na relação entre Lira e o governo federal

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmou nesta segunda-feira (5), após se reunir com o Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que o “combustível está acabando” ao se referir ao apoio de partidos de centro, fora da base lulista, a projetos de interesse do governo. Lula e Lira tomaram o café-da-manhã juntos na manhã de hoje no Palácio da Alvorada, após uma semana de crise na articulação política do governo. O encontro não estava previsto na agenda oficial do Palácio do Planalto.

 

Salles fora da disputa pela prefeitura de São Paulo

Ex-ministro do Meio Ambiente e deputado federal pelo PL, Ricardo Salles jogou nesta segunda-feira a toalha de seu projeto de disputar a Prefeitura de São Paulo. A decisão foi tomada após a repercussão do fim de semana de suas críticas públicas ao presidente do partido, Valdemar Costa Neto, que vinha dizendo em entrevistas que o partido precisará de um candidato de centro-direita na eleição municipal de 2024 na capital paulista. Valdemar define Salles como “extrema-direita”.

 

Terça-feira – 06/06/2023

 

“Câmara apresenta relatório preliminar da reforma tributária”

Os deputados do Grupo de Trabalho da reforma tributária na Câmara dos Deputados apresentam as principais diretrizes da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que mudará o sistema de impostos no país. O relator da reforma tributária, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), confirmou que apresentará o relatório, mas que o texto será um relatório das atividades do grupo de trabalho (GT). O substitutivo às propostas em tramitação (PEC 45/19, da Câmara, e PEC 110/19, do Senado), segundo sua assessoria, deverá ser divulgado quando for definida uma data para a discussão em Plenário.

Entre os pontos consensuais, deverá estar a criação de um Imposto sobre Bens e Serviços dividido em um tributo federal e um de estados e municípios. (IVA dual) A ideia é que o novo imposto substitua outros 5: IPI, PIS, Cofins, ICMS estadual e ISS municipal. Os pontos indicados no texto convergem com as linhas propostas pelas PECs 45 e 110 – que tratam da simplificação de impostos sobre o consumo, o fim da cumulatividade e a cobrança no destino, desonerando a cadeia de produção.

 

Deltan Dallagnol cassado

A mesa diretora da Câmara cassou, na tarde desta terça-feira, 6, o deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR), confirmando o julgamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do dia 16 de maio.“Deltan é um homem muito forte, muito determinado. Quando vem um problema, ele já está pensando na solução. A resiliência dele é algo maravilhoso”, comentou a presidente do Podemos, Renata Abreu (SP), minutos após a decisão da mesa diretora.Ela lamentou a postura do grupo de apenas chancelar a decisão do TSE, sem analisar o direito à ampla defesa e ao contráditório. Renata também afirmou que o partido hoje apresentou com ação cautelar em defesa de Deltan e também com outra ação pedindo a devolução da vaga ao partido. O TRE-PR definiu que o pastor Itamar Paim, do PL, ficará com a vaga. Ele teve 47 mil votos, mas foi “puxado” pelo coeficiente eleitoral do partido.

 

Projeto de lei criará mercado regulado de carbono no país. Foco são fontes que emitam mais de 25 mil toneladas ao ano de CO2 equivalente na atmosfera

O governo prepara projeto de lei que criará mercado regulado de carbono. O foco são fontes que emitam mais de 25 mil toneladas ao ano de CO2 equivalente na atmosfera. O corte atingirá grandes indústrias poluentes. Em meio ao esvaziamento da pasta do Meio Ambiente, o governo também lançou ontem plano de preservação da Amazônia, que prevê zerar o desmatamento na região até 2030.

 

Quarta-feira – 07/06/2023

 

Julgamento do Marco Temporal suspenso novamente no STF

O ministro André Mendonça, do STF (Supremo Tribunal Federal), pediu vista (mais tempo de análise) e suspendeu mais uma vez o julgamento do marco temporal após o caso ficar parado por quase dois anos na Corte. Antes, o ministro Alexandre de Moraes votou contra a tese. Mendonça classificou o voto de Moraes como “bastante robusto” e disse que precisa de “maior reflexão” sobre a matéria. O ministro se comprometeu a liberar o processo “em um prazo comum”.

 

As etnias pressionam o STF para rejeitar a tese do “marco temporal”, ideia tirada da gaveta pela bancada ruralista e posta a tramitar em regime de urgência – Imagem: FPA e Joédson Alves/ABR... Leia mais em https://www.cartacapital.com.br/justica/confira-o-que-esta-em-jogo-no-julgamento-do-marco-temporal-pelo-stf/. O conteúdo de CartaCapital está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Essa defesa é necessária para manter o jornalismo corajoso e transparente de CartaCapital vivo e acessível a todos

As etnias pressionam o STF para rejeitar a tese do “marco temporal”, ideia tirada da gaveta pela bancada ruralista e posta a tramitar em regime de urgência – Imagem: FPA e Joédson Alves/ABR.

 

Minuta de Golpe no celular de Mauro Cid

A Polícia Federal encontrou no celular de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), uma minuta golpista e “estudos” para dar suporte a um eventual golpe de Estado. Contudo, a perícia não encontrou provas de que o material foi encaminhado a Bolsonaro pelo celular. Além da minuta do golpe, Cid e Reis também discutiam como convencer autoridades do Exército a aderir ou colaborar com a GLO. O ministro Alexandre de Moraes, do STF, afirma que Cid “reuniu documentos com o objetivo de obter suporte jurídico e legal para a execução de um golpe de estado”.

 

Queda significativa do desmatamento na Amazônia em relação ao ano passado

O desmatamento na Amazônia Legal caiu 10% em maio de 2023, em relação ao mesmo período do ano passado. As informações foram divulgadas na quarta-feira pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), com dados apurados pelo sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

De janeiro a maio de 2023, o desmatamento na Amazônia caiu 31% frente ao acumulado nos primeiros cinco meses de 2022. A área afetada pela atividade ilegal entre janeiro e maio deste ano alcançou 1.986 km².

 

Quase um quinto dos jovens entre 14 e 29 anos não frequenta escola em 2022, aponta IBGE. Maioria esmagadora é de pretos ou pardos

Quase um quinto (18%) dos jovens entre 14 e 29 anos não frequentavam escola ou não tinham completado o ensino médio em 2022, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua Educação 2022, divulgada pelo IBGE. Ao todo, existiam 9,5 milhões de jovens nesta situação no país no ano passado. Desse contingente, 58,8% são homens e 41,2% são mulheres. Na análise por raça, 27,9% eram brancos e 70,9% pretos ou pardos.

 

Vaga de Deltan Dallagnol continuará com o Podemos

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), atendeu a pedido do Podemos e determinou a posse do ex-deputado Luiz Carlos Hauly (Podemos-PR) na vaga de Deltan Dallagnol (Podemos-PR), cuja cassação, decidida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foi confirmada nessa terça-feira (6) pela Câmara.

 

Quinta-feira – 08/06/2023

 

Perícia define o valor das joias sauditas destinadas ao ex-presidente Bolsonaro

A Polícia Federal (PF) concluiu a perícia nas joias apreendidas pela Receita Federal com uma comitiva do governo Jair Bolsonaro no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, em outubro de 2021. O conjunto foi avaliado em R$ 5,1 milhões. O conjunto da marca suíça Chopard, composto por colar, anel e brincos de diamante, foi avaliado em R$ 4 milhões. O relógio vale em torno de R$ 1 milhão, segundo a perícia. Inicialmente, o conjunto foi avaliado em R$ 16,5 milhões. A diferença dos valores pode ter ocorrido porque a avaliação feita pela Polícia Federal, frequentemente, é objetiva. Ou seja, a análise leva em consideração o valor efetivo dos diamantes. Ficam de fora outros elementos subjetivos que agregam valor e compõem o preço na loja, como o joalheiro que desenhou a peça, a grife que produziu a joia, o lucro que a empresa vai tirar e até o custo para venda e com impostos.

 

Representante de Lula é vaiado na marcha para Jesus em São Paulo

Indicado para representar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Marcha para Jesus em São Paulo nesta, quinta-feira, 8, o ministro-chefe da Advocacia-Geral da União, Jorge Messias, foi vaiado ao citar o nome do petista para a multidão de evangélicos que participou do ato.

 

El Niño deve causar superaquecimento e baixos níveis de umidade no ar

O El Niño é um dos fatores que pode influenciar na previsão de recordes de temperaturas nos próximos quatro anos. De acordo com a Organização Mundial Meteorológica (OMM), há uma probabilidade de 66% de a média anual de aquecimento ultrapassar 1,5°C entre 2023 e 2027.

 

Sexta-feira – 09/06/2023

 

STF tem três votos a favor da atribuição do mandato de Deltan a seu suplente

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), confirmou a posição que já havia apresentado em decisão individual e votou no início da madrugada desta sexta-feira, 9, para destinar o mandato do deputado cassado Deltan Dallagnol (Podemos-PR) ao seu suplente, o economista Luiz Carlos Hauly. Ele foi acompanhado por Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes.

 

Investigado por conta do kit de robótica também fez negócios com prefeituras ligadas ao chamado centrão

Investigado pela PF (Polícia Federal) no esquema de superfaturamento de kits de robótica, Denilson de Araújo Silva, 51, também aparece como dono de outra empresa, a Star Medicamentos e Material Hospitalar Eireli, ou Star Med. A companhia faturou R$ 8,5 milhões em contratos emergenciais da pandemia com prefeituras de Pernambuco entre 2020 e 2022, segundo as investigações.

IPEC: 37% dizem que governo Lula é ótimo ou bom; 28% acham ruim ou péssimo.

Pesquisa Ipec divulgada nesta sexta-feira (9) pelo jornal O Globo aponta que o governo Lula (PT) oscilou para baixo no índice de aprovação dos brasileiros. A gestão do presidente é aprovada por 37% dos entrevistados, enquanto 28% reprovam. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

 

Bia Haddad faz história em Roland Garros

O Brasil sorriu com Bia a cada grito de vibração em pontos conquistados, feições incrédulas e lágrimas quando percebeu o quão longe havia chegado. Ela também emocionou ao deixar um recado aos avós na câmera da transmissão do torneio e fez a torcida revisitar o sentimento de acompanhar Guga desenhando um coração no saibro daquela mesma quadra.

Observação: Esse conteúdo não representa, necessariamente, a opinião da Fundação Podemos.

Compartilhe:
como citar
Últimas publicações
Acompanhe nosso conteúdo
plugins premium WordPress