Destaques da Semana (01/10 – 07/10)
Lula Bolsonaro

Destaques da Semana (01/10 – 07/10)

Neste clipping, reunimos as principais notícias da semana: Governo Bolsonaro corta verba de ações para mulheres em até 99% no Orçamento de 2023; Sete ex-ministros são eleitos para o Congresso; Lula, com 48,4% dos votos, e Bolsonaro, com 43,2%, se enfrentarão no 2º turno; PF diz ter encontrado caso de corrupção em estatal entregue por Bolsonaro ao centrão; Ipec: Lula tem 51% no 2º turno, e Bolsonaro, 43%; Pará investiga caso de paralisia em criança de 3 anos; Após forte reação, ministro da Educação anuncia desbloqueio para universidades, colégios federais e Capes; e mais.

Sábado, 1º de outubro de 2022

Governo Bolsonaro corta verba de ações para mulheres em até 99% no Orçamento de 2023/Folha (01.10)

“Dois terços das ações que beneficiam mulheres no Orçamento tiveram cortes na proposta para 2023, enviada pelo governo Jair Bolsonaro (PL) ao Congresso no fim de agosto. Nos casos mais expressivos, a tesourada representa 99% do que havia sido reservado inicialmente em 2022.”

Domingo, 2 de outubro de 2022

PT pretende intensificar diálogo com Tebet e o MDB para eventual governo/Folha (02.10)

“O PT pretende intensificar o diálogo com o MDB em torno da composição para que o partido integre o governo, caso Lula (PT) vença as eleições. A ideia é que a legenda indique desde já que Simone Tebet (MDB-MS) poderá comandar uma pasta da nova https://fundacaopodemos.org.br/wp-content/uploads/2023/03/semana-municipal-primeira-infancia-sao-paulo-agosto22.pngistração.”

Sete ex-ministros são eleitos para o Congresso. Veja o desempenho nas urnas dos auxiliares do presidente/O Globo (02.10)

“Cerca de 20 aliados próximos que assumiram cargos no governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) concorreram nas eleições de 2022. Entre ex-assessores, secretários e ministros, três disputaram governos estaduais; sete, uma vaga de deputado federal, e oito, ao Senado. Há ainda o caso do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto (PL), que subiu no palanque do próprio presidente como candidato a vice em sua chapa. Até as 21h30, com a apuração ainda em andamento, sete já haviam garantido a eleição. E há ainda os casos de Onyx Lorenzoni e Tarcísio de Freitas, que passaram em primeiro lugar para a disputa do segundo turno na disputa do Rio Grande do Sul e de São Paulo.”

Governadores são reeleitos em 12 estados; veja lista – Eleições 2022/CNN (02.10)

“Os governadores de 11 estados brasileiros e do Distrito Federal foram reeleitos no primeiro turno das eleições, realizado no último domingo (2).”

Brasil teve 939 registros de crimes eleitorais e 307 prisões/Agência Brasil (02.10)

“Balanço da Operação Eleições 2022 divulgado às 17h pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública contabiliza 939 crimes eleitorais e 307 prisões em todo o país neste domingo (2) de eleições. Foram 233 registros de crimes de boca de urna e 149 de compra de votos/corrupção eleitoral. Há, ainda, 33 casos de violação ou tentativa de violação do sigilo do voto.

Segunda-Feira, 3 de outubro de 2022

Auxílio Brasil: um dia após confirmação do 2º turno, governo antecipa parcelas de outubro/G1 (03.10)

“O governo federal anunciou nesta segunda-feira (3) a antecipação em uma semana do pagamento das parcelas de outubro do Auxílio Brasil e, consequentemente, do vale-gás. Os pagamentos são feitos pela Caixa Econômica Federal.”

“O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou nesta segunda-feira que o Censo Demográfico 2022, cuja operação começou em agosto e estava prevista para ser concluída em outubro, foi prorrogada para o início de dezembro.”

Lula, com 48,4% dos votos, e Bolsonaro, com 43,2%, se enfrentarão no 2º turno/Valor Econômico (03.10)

“O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) vão se enfrentar no segundo turno da eleição, marcada para o dia 30 de outubro. Com 99,98% das urnas apuradas, o petista encerrou a primeira etapa da disputa com cerca de 48,43% dos votos válidos. A surpresa foi a votação do presidente, com 43,20%, um desempenho acima do projetado no último retrato das pesquisas de intenção de voto, especialmente no Sudeste e no Sul.”

Representação feminina na Câmara dos Deputados cresce 18%/CNN (03.10)

“Neste domingo (28), 91 mulheres foram eleitas como deputadas federais, de acordo com levantamento da CNN feito com base em dados do Tribunal Superior Eleitoral. O número representa 17,7% do total de 513 parlamentares.”

Lira fala em votar regulamentação de pesquisas eleitorais/Poder360 (03.10)

“O presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira (PP-AL) voltou a criticar as pesquisas de intenção de voto nesta 2ª feira (3.out.2022). Em entrevista à GloboNews, o presidente da Câmara dos Deputados afirmou que deseja votar no Congresso a regulamentação das pesquisas eleitorais.”

Terça-Feira, 4 de outubro de 2022

PF diz ter encontrado caso de corrupção em estatal entregue por Bolsonaro ao centrão/Folha (04.10)

“A Polícia Federal afirmou ter encontrado indícios de corrupção dentro da Codevasf, a estatal federal entregue pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) ao controle do centrão em troca de apoio político.”

PDT anuncia apoio à candidatura de Lula no 2º turno das eleições/G1 (04.10)

“O PDT anunciou nesta terça-feira (4) apoio do partido à candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, no segundo turno das eleições para a Presidência da República.”

Tucano José Serra declara votos em Lula e em Tarcísio no segundo turno/Metrópoles (04.10)

“O senador José Serra anunciou, nesta terça-feira (4/10), que definiu seus votos no segundo turno das Eleições 2022: para presidente, o tucano decidiu apoiar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Já em São Paulo, a escolha é pelo ex-ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas (Republicanos), nome de Jair Bolsonaro (PL), em detrimento do petista Fernando Haddad.”

Bolsonaro na maçonaria? Lula e diabo? 2º turno começa com ataques mentirosos vinculados a religiões/Estadão (04.10)

“Publicações que circulam na internet tentam associar o candidato do PT ao ‘satanismo’; outras insinuam uma equivocada contradição entre ser maçom e acreditar em Deus”

“O ministro da Justiça, Anderson Torres, encaminhou à Polícia Federal (PF) um pedido de abertura de inquérito sobre a atuação dos institutos de pesquisas eleitorais.”

Nova manobra no Ibama pode levar à prescrição de 45 mil multas no valor de R$ 18,8 bi/Folha (04.10)

“Documentos do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) obtidos pela Folha apontam uma nova ofensiva da cúpula do órgão por prescrição de multas ambientais e o risco de a iniciativa atingir 45 mil processos, cujas autuações a infratores somam R$ 18,8 bilhões.”

Quarta-Feira, 5 de outubro de 2022

Universidades federais dizem que governo bloqueou orçamento e estão com atividades em risco/G1 (05.10)

“Universidades federais afirmaram nesta quarta-feira (5) que o governo federal formalizou um bloqueio de recursos no Ministério da Educação, o que vai afetar as atividades das instituições.”

Tebet formaliza apoio a Lula: “Reconheço seu compromisso com a democracia”/Metrópoles (05.10)

“A terceira colocada no primeiro turno das eleições presidenciais, Simone Tebet (MDB), formalizou, nesta quarta-feira (5/10), apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o segundo turno da disputa presidencial, que ocorrerá no dia 30 de outubro.”

FHC anuncia apoio a Lula no segundo turno/G1 (05.10)

“O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) anunciou nesta quarta-feira (5) o voto em Lula (PT) no segundo turno da disputa presidencial.”

Secretários pedem demissão do governo de SP após apoio de Rodrigo a Bolsonaro/CNN (05.10)

“Um dia após o governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), anunciar apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL) na corrida de 2º turno pela Presidência da República contra Luiz Inácio Lula da Silva (PT), três secretários do primeiro escalão do governo decidiram entregar seus cargos.”

“Pesquisa do Ipec divulgada nesta quarta-feira (5), encomendada pela Globo, aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 51% de intenção de votos no segundo turno e que o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 43%. Este é o primeiro levantamento do instituto feito após o primeiro turno das eleições. As entrevistas foram feitas entre segunda-feira (3) e quarta-feira (5), e a margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.”

Quinta-Feira, 6 de outubro de 2022

Campanha de Lula planeja carta a evangélicos/G1 (06.10)

“A campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) planeja divulgar uma carta aos evangélicos, articulada junto de representantes das igrejas, para deixar claro o compromisso de um eventual governo petista com esses eleitores.”

Bolsonaro diz que Caixa terá programa de perdão de até 90% das dívidas das famílias/UOL (06.10)

O presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), disse nesta quinta-feira que a Caixa Econômica Federal vai anunciar um programa de perdão de até 90% das dívidas para 4 milhões de pessoas, em fala no Palácio da Alvorada com parlamentares, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), transmitida pelas redes sociais.

Sem critérios definidos, Barros quer criminalizar pesquisas eleitorais/UOL (06.10)

“O líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR), apresentou hoje (6) um projeto de lei que visa criminalizar institutos de pesquisas eleitorais e seus contratantes quando os resultados de levantamentos não forem similares aos das urnas. Os institutos entraram na mira de governistas após o primeiro turno das eleições — houve uma grande diferença entre os resultados das pesquisas e os resultados das urnas.”

Pólio: Pará investiga caso de paralisia em criança de 3 anos/O Globo (06.10)

“A Secretária de Saúde Pública do Pará (Sespa) investiga um caso suspeito de poliomielite em uma criança de três anos. Segundo informações do documento de Comunicação de Risco, emitido pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde – CIEVS/SESPA, uma criança de três anos com paralisia testou positivo para poliovírus (SABIN LIKE 3) , através da metodologia de isolamento viral em fezes. O Ministério da Saúde foi notificado e acompanha o caso.”

Sexta-Feira, 7 de outubro de 2022

Após forte reação, ministro da Educação anuncia desbloqueio para universidades, colégios federais e Capes/O Globo (07.10)

“O ministro da Educação, Victor Godoy, publicou nesta sexta-feira um vídeo afirmando que as universidades, institutos federais e a Capes terão recursos desbloqueados. Na última sexta-feira, o ministério da Economia havia determinado que o Ministério da Educação estaria impedido de gastar R$ 2,4 bilhões, com a promessa de que o valor voltará a ser liberado em dezembro.”

Projeto bolsonarista sobre pesquisas usa dados errados e pressupõe voto imutável/Folha (07.10)

“A antiga pressão de setores do Congresso brasileiro para censurar pesquisas eleitorais foi reforçada agora com a tentativa de criminalização generalizada de institutos que realizam levantamentos e se materializou, nesta quinta (6), na apresentação de um projeto de lei inexequível —caso seja aprovado.”

Grandes igrejas evangélicas aumentam poder no Congresso e bancada fica mais ‘conservadora’/Estadão (07.10)

“Mais de 60% dos deputados federais da Frente Parlamentar Evangélica foram reeleitos e grupo é reforçado por novos bolsonaristas. Esquerda emplaca nomes conhecidos, como Marina Silva, mas ainda é minoria.”

FHC anuncia apoio a Lula no segundo turno/G1 (05.10)

Ipec: Lula tem 51% no 2º turno, e Bolsonaro, 43%/G1 (05.10)

Quinta-Feira, 6 de outubro de 2022