Destaque da Semana 29/01 a 02/02

Destaque da Semana 29/01 a 02/02

Segunda-feira, 29 de janeiro

PF detectou que Carlos Bolsonaro recebia da Abin detalhes sobre inquéritos

A investigação da Polícia Federal sobre o esquema de espionagem ilegal montado na gestão de Alexandre Ramagem na Abin (Agência Brasileira de Inteligência) colheu indícios de que o vereador Carlos Bolsonaro, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, era abastecido com informações da agência.

Pacheco diz que vai pedir ao STF nomes de parlamentares monitorados pela ‘Abin paralela’

Presidente do Senado disse que as investigações apontam para a ‘gravidade’ dos fatos, caso se confirme que deputados e senadores foram espionados clandestinamente.

Governo fecha 2023 com rombo de R$ 230,5 bi nas contas públicas, o segundo maior da história.

Déficit primário no ano passado foi de 2,1% do PIB; meta para este ano é de zerar o rombo, mas analistas não acreditam que governo vá conseguir esse objetivo.

Terça-feira, 30 de janeiro

Lula demite número 2 da Abin e escolhe nome técnico para a vaga.

Nomeado para substituir Alessandro Moretti, Marco Cepik é diretor da Escola de Inteligência da agência; presidente também muda sete diretorias.

O que levou o Brasil a piorar em ranking de percepção da corrupção?

Arcabouço jurídico frágil e instável prejudica combate à corrupção, diz entidade que organiza o ranking; indicações políticas à Justiça, como as de Lula, também pesaram contra o País.

Lula e Tarcísio fecham acordo e vão anunciar juntos túnel Santos-Guarujá.

Havia um impasse entre os dois governos de como ficaria a construção do projeto, orçado em R$ 6 bilhões. Os detalhes foram acertados em uma reunião no Palácio do Planalto

Quarta-feira, 31 de janeiro

A taxa de desemprego do Brasil recuou a 7,8% na média anual de 2023, apontam dados divulgados nesta quarta-feira (31) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O resultado representa uma queda de 1,8 ponto percentual ante 2022 (9,6%).

Na manhã de hoje, o Mercado Livre anunciou a compra dos naming rights do estádio do Pacaembu em um contrato de 30 anos.

Agora, todo o complexo localizado em São Paulo será chamado de Mercado Livre Arena Pacaembu.

O governo federal anunciou nesta quarta-feira, 31, uma queda de 4,17% no número de crimes violentos letais em 2023.

De acordo com as estatísticas, foram registradas 40.429 mortes desse tipo em 2023, menos do que as 42.190 mortes notificadas em 2022.

Quinta-feira, 01 de fevereiro

Lula vai começar do zero análise de listas tríplices para tribunais e reforça poder de Lewandowski

Interlocutores palacianos afirmam que listas negociadas com o ex-titular da Justiça, Flávio Dino, serão reavaliadas por respeito ao novo ministro; há 11 vagas em tribunais superiores e federais a serem preenchidas este ano.

TRE do RJ cassa deputado estadual por abuso de poder religioso

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) cassou nesta quinta-feira (1º), em sessão plenária, o diploma do deputado estadual Fábio Francisco da Silva, do União Brasil. Em decisão unânime, ele foi condenado por abuso de poder religioso com repercussão econômica nas eleições de 2022.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), mandou recados durante seu discurso no STF

Ele disse que a defesa da “democracia é uma pauta de todos os Poderes” e que a harmonia entre as instituições depende das “ações do Judiciário no dia a dia”.

Sexta-feira, 02 de fevereiro

Censo mostra que 18 municípios têm mais domicílios do que habitantes no Brasil.

Maioria é de cidades turísticas, onde a população aumenta nos fins de semana e durante as férias.

PF tem indícios de que Bolsonaro recebeu informações da ‘Abin paralela’

A Polícia Federal já identificou indícios de que o ex-presidente Jair Bolsonaro seria um dos destinatários das informações do esquema de espionagem ilegal na Abin (Agência Brasileira de Inteligência) sob a gestão do ex-diretor Alexandre Ramagem.

Caso Mantega na Vale renova temor de investidor estrangeiro sobre ingerência política na economia.

A volta do ‘capitalismo de Estado’ e da ‘política industrial ativista’ no governo Lula é preocupação apontada por investidores