30 de setembro – segunda-feira
Satélites mostram que Gaza foi ‘apagada’ do mapa em um ano. Praticamente um ano depois da eclosão do conflito entre o Hamas e Israel, um levantamento realizado pela ONU usando satélites revela uma destruição generalizada de Gaza, a aniquilação de 90% dos ativos agrícolas, a queda de 81% no PIB do local e o fechamento de oito de cada dez empresas.
Ritmo de aquecimento dos oceanos quase dobrou desde 2005, diz relatório. Desde 1970, oceanos absorveram mais de 90% do excesso de calor causado por emissões de gases de efeito estufa.
Novo medicamento contra esquizofrenia é aprovado nos EUA: ‘Divisor de águas’. Medicação parece ter menos efeitos colaterais do que antigos remédios, motivo que leva muitos pacientes a interromperem o tratamento.
O que o conflito entre Israel, Hezbollah, Hamas e Irã realmente significa. Guerra está inserida na disputa geopolítica mundial entre Estados Unidos e eixo liderado pela Rússia, Irã e Coreia do Norte.
‘O futuro das redes sociais é assustador’, diz Orkut Büyükkökten. Uma década após o encerramento do serviço que leva o seu nome, engenheiro turco fala com o ‘Estadão’; ele revisita o passado, analisa o presente e projeta o futuro das mídias sociais.
‘The New York Times’ declara apoio a Kamala Harris: ‘única escolha patriótica para presidente’. A última vez que o mais influente jornal dos EUA apoiou um candidato presidencial republicano foi em 1956, quando declarou apoio a Dwight D. Eisenhower.
A impotência do Líbano diante do conflito Israel-Hezbollah. Governo do país não tem influência sobre o conflito que ocorre em seu território. Papel do Exército também reflete a fraqueza crônica do Estado libanês. Israel bombardeia centro de Beirute pela primeira vez em um ano.
México: Sheinbaum toma posse nesta terça em meio a desafios. Primeira mulher presidente do México, Claudia Sheinbaum enfrentará na largada de sua gestão temas como eleições nos Estados Unidos e recente reforma judicial.
Reservas de petróleo fazem Guiana chamar emigrantes de volta. Descoberta de grandes jazidas do combustível fóssil em 2015 aquece a economia local, mas faltam mão de obra e trabalhadores qualificados. Governo quer atrair de volta os guianenses na diáspora.
Ascensão da ultradireita transforma política de asilo da EU. Há anos a União Europeia vem reforçando suas políticas migratórias, mas êxitos recentes de siglas ultradireitistas colocam em dúvida reformas recentemente acordadas pelos países do bloco.
Ilha do Pacífico na linha de frente da luta pelo clima. Uma das menores nações do planeta, Palau está sob ameaça da elevação do nível do mar, marés altas, enchentes e tempestades tropicais cada vez mais fortes. No Pacífico, dezenas de outros países estão no mesmo barco.
https://www.dw.com/pt-br/ilha-do-pac%C3%ADfico-na-linha-de-frente-da-luta-pelo-clima/a-70368320
01 de outubro – terça-feira
O Conselho de Segurança da ONU terá uma reunião de emergência na quarta-feira (2) para discutir a escalada das hostilidades no Oriente Médio, informou nesta terça-feira (1º) à imprensa a Suíça, que preside o organismo este mês.
As IDF (Forças de Defesa de Israel, na sigla em inglês) anunciaram que a maioria dos mísseis lançados pelo Irã, nesta terça-feira (1º), foi interceptada com a ajuda de uma coalizão defensiva liderada pelos Estados Unidos.
https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2024/10/01/misseis-israel-ira.htm
O que é o ‘Eixo da Resistência’ comandado pelo Irã e quem o integra? O chamado “Eixo da Resistência” é uma aliança informal de países e milícias do Oriente Médio liderada pelo Irã, que inclui a Síria, o grupo libanês Hezbollah, o palestino Hamas, os rebeldes houthis no Iêmen e milícias xiitas no Iraque, Afeganistão e Paquistão.
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse nesta terça-feira (1º) que o Irã cometeu um “erro grave” ao realizar um ataque a mísseis contra Israel e que “pagará” o preço pela ação.
Médicos na Argentina têm salário abaixo da linha da pobreza.
Estamos a um passo do momento mais perigoso da história do Oriente Médio. É momento de acionar o Código Vermelho. Porque quando você começa a cruzar as linhas vermelhas, todas elas desaparecem.
Bombardeio do Irã pode dar a Israel a justificativa que precisava para atacar Teerã. É possível que o assassinato de Hassan Nasrallah tenha sido projetado para provocar o Irã, atraindo-o para uma armadilha estratégica.
Ex-premiê da Holanda assume como novo chefe da Otan. Mark Rutte terá de enfrentar desafios como manter apoio ocidental à Ucrânia e lidar com ameaças da Rússia. Ele substitui o norueguês Jens Stoltenberg.
https://www.dw.com/pt-br/ex-premi%C3%AA-da-holanda-assume-como-novo-chefe-da-otan/a-70374958
Força da ONU no Líbano alerta contra incursão israelense. Unifil diz que qualquer travessia de Israel para o Líbano seria uma violação da “soberania” do país. Hezbollah tenta desmentir incursão, enquanto EUA manifestam apoio a Israel. Espanha e Turquia pedem fim de operação.
Chinesa é presa por suspeita de espionagem na Alemanha. Mulher de 38 anos que trabalhava em empresa de logística no aeroporto de Leipzig/Halle é suspeita de repassar informações à inteligência chinesa. Alvos seria fábrica de armamentos envolvida na produção de tanques Leopard.
https://www.dw.com/pt-br/chinesa-%C3%A9-presa-por-suspeita-de-espionagem-na-alemanha/a-70377413
The Christian Radicals Are Coming. The movement that fueled January 6 is revving up again.
https://www.theatlantic.com/politics/archive/2024/10/eau-claire-tent-revival/680097/
What Democrats Don’t Understand About J. D. Vance. The vice-presidential candidate’s foes see him as unlikable—but MAGA world sees him as a brainy counterweight to Trump.
https://www.theatlantic.com/politics/archive/2024/10/vance-fans-trump-debate/680091/
02 de outubro – quarta-feira
Irã conclui ataque a Israel após lançar cerca de 200 projéteis. Ofensiva antecipada de Teerã ocorreu em resposta a ataques de Israel ao Hezbollah no Líbano.
As Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês) lançaram um novo ataque aéreo contra Beirute, no Líbano, na noite desta quarta-feira (2), no Brasil (madrugada de quinta-feira, 3, no Líbano). O ataque deixou ao menos cinco mortos e 8 feridos, conforme balanço preliminar divulgado pelo Ministério da Saúde libanês nas redes sociais.
A presidente da Geórgia, Salomé Zurabishvili, recusou-se a assinar uma polêmica lei que restringe os direitos das pessoas LGBTQIAPN+, aprovada em setembro pelo Parlamento, anunciou nesta quarta-feira (2) seu gabinete.
EUA vão reativar pela 1ª vez uma usina nuclear abandonada, em meio à demanda maior por energia. Ninguém jamais reiniciou um reator nuclear americano que estava aparentemente fechado para sempre. Mas, com o aumento da demanda de eletricidade, o interesse está crescendo.
https://www.estadao.com.br/economia/eua-vao-reativar-usina-nuclear-abandonada/
Chimamanda Ngozi Adichie volta ao romance depois de uma década; conheça ‘A Contagem dos Sonhos’. Autora de ‘Americanah’ e ‘Sejamos Todos Feministas’, e uma das principais vozes de sua geração, vai abordar a pandemia de covid-19 em obra que segue quatro mulheres cujas vidas estão interligadas; veja quando será o lançamento.
Quais as perspectivas para o Irã após o ataque a Israel? Teerã aguarda reação ao ataque de mísseis lançado contra Israel, enquanto aumentam temores de um alastramento do conflito para outras regiões do Oriente Médio.
Comissão Europeia propõe adiamento de lei antidesmatamento. Após pressão do Brasil e da Alemanha, órgão quer atrasar em 12 meses implementação de nova regra que barra importações de áreas desmatadas. Ambientalistas criticam adiamento.
Israel proíbe entrada de secretário-geral da ONU no país. Ministro israelense do Exterior declara António Guterres “persona non grata” por não ter condenado ataque iraniano “de forma inequívoca”. Guterres emitiu declaração com alerta sobre escalada do conflito no Oriente Médio.
UE, EUA e aliados condenam ataque iraniano contra Israel. Von der Leyen diz que ação ameaça a estabilidade regional e agrava situação já volátil. Blinken considera ofensiva “totalmente inaceitável”. Scholz diz que o Irã “arrisca incendiar toda a região”.
https://www.dw.com/pt-br/ue-eua-e-aliados-condenam-ataque-iraniano-contra-israel/a-70385110
O debate entre candidatos a vice-presidente na noite de terça-feira (1/10) entre o republicano J.D. Vance e o democrata Tim Walz foi um embate civilizado e relativamente contido sobre as questões que estão nas mentes dos eleitores americanos antes da eleição de 5 de novembro. Nisso, foi diferente dos dois debates presidenciais que ocorreram anteriormente neste ano.
https://www.bbc.com/portuguese/articles/c99v3v1gy4do
03 de outubro – quinta-feira
Líbano responde a ataques de Israel pela 1ª vez desde o início do confronto. O Exército do Líbano disparou contra tropas israelenses nesta quinta-feira (3) pela primeira vez desde o início da ofensiva de Tel Aviv contra o Hezbollah, há cerca de duas semanas.
Ataque de Israel no centro de Beirute mata pelo menos 9. Bombardeio teria alvejado clínica na capital do Líbano pertencente a organização ligada ao Hezbollah. Israelenses anunciam morte de três comandantes do Hamas em Gaza.
https://www.dw.com/pt-br/ataque-de-israel-no-centro-de-beirute-mata-ao-menos-9-pessoas/a-70394295
Os preços do petróleo subiram nesta quinta-feira diante de preocupações de que o conflito regional crescente no Oriente Médio poderia interromper fluxos globais de petróleo. Os futuros do petróleo Brent fecharam em alta de 3,72 dólares, ou 5,03%, a 77,62 dólares o barril. Os futuros do petróleo West Texas Intermediate (WTI) dos Estados Unidos fecharam em alta de 3,61 dólares, ou 5,15%, a 73,71 dólares.
A ex-primeira-dama dos Estados Unidos Melania Trump apoia o direito ao aborto na sua autobiografia que será publicada na terça-feira (8), segundo o The Guardian, uma posição inesperada sobre um tema quente nas eleições presidenciais em que o seu marido concorre.
Biden discute com Israel ataques a instalações petrolíferas do Irã; preço do barril sobe. Medida seria uma resposta aos ataques iranianos realizados contra Israel esta semana; Irã disse que qualquer assistência de países no conflito os farão ‘cúmplice e alvo legítimo’.
Eleição na Venezuela: Centro Carter apresenta atas à OEA e afirma que González venceu com 67%. Organização independente atuou como observadora internacional e reiterou que o processo eleitoral venezuelano careceu de transparência.
Nova regra de imigração pode impactar economia de Portugal. Sob pressão dos populistas de direita, governo português endureceu normas para regularização de imigrantes. Mas medida pode aumentar escassez de mão de obra no país.
Scholz diz que reunificação alemã ainda não está completa. No Dia da Unidade Alemã, que marca a reunificação da Alemanha Ocidental e da Alemanha Oriental em 1990, chanceler federal aponta para a necessidade de mais trabalho para equilibrar disparidades entre regiões.
Rússia captura cidade-chave no leste da Ucrânia. Conquista de Vugledar marca maior vitória do regime de Putin desde fevereiro. Russos tentavam tomar a cidade desde 2022. Ucrânia confirma que recuou tropas na região.
https://www.dw.com/pt-br/r%C3%BAssia-captura-cidade-chave-no-leste-da-ucr%C3%A2nia/a-70397567
Reino Unido vai devolver arquipélago para as Ilhas Maurício. Britânicos encerram disputa com ex-colônia sobre a soberania do Arquipélago de Chagos, que remontava aos anos 1960. Acordo prevê que Reino Unido vai poder manter base de Diego Garcia, administrada com os EUA.
04 de outubro – sexta-feira
O plano de Putin para salvar seu Exército: recrutar mais soldados e obrigar as mulheres a engravidar. O presidente Vladimir Putin injeta cada vez mais recursos em duas prioridades interconectadas: recrutar mais soldados e estimular famílias maiores.
Líder do Irã defende ataques e pede união contra Israel. No 1º sermão público em 5 anos, Khamenei diz que massacre do 7 de Outubro foi legítimo.
O Exército de Israel teria tentado matar Hashem Safieddine, chefe do conselho executivo do Hezbollah, durante um ataque aéreo em Beirute, no Líbano, na quarta-feira (2) à noite (horário local). Safieddine é primo e possível sucessor do líder assassinado do grupo, Hassan Nasrallah. A informação foi divulgada pela agência Axios, de acordo com falas de três autoridades israelenses.
As eleições americanas de 2024 prometem influenciar o mercado automotivo mundial, e o Brasil não ficará fora dessas repercussões. A disputa, principalmente em relação à política comercial e ambiental, pode ter impactos diretos e indiretos na indústria automotiva brasileira, especialmente em áreas como os veículos elétricos e a presença crescente das montadoras chinesas, como a BYD.
O líder Kim Jong-un ameaçou usar armas nucleares para destruir a Coreia do Sul após o país falar que pode “esmagar” o Exército norte-coreano. A informação é da mídia estatal.
O Ministério das Relações Exteriores da Rússia disse na sexta-feira que a decisão de retirar o Talibã da lista de organizações terroristas foi “tomada no mais alto nível”, informou a agência de notícias estatal TASS.
Melania Trump parece ter se juntado a um grande grupo de ex-primeiras-damas americanas do partido Republicano que se manifestaram em favor do direito ao aborto — uma visão contrária ao de seu marido, o ex-presidente e candidato à Casa Branca Donald Trump.
https://www.bbc.com/portuguese/articles/c5yjqpvrlp2o
UE aprova tarifas sobre carros elétricos da China. Votação abre caminho para a imposição de tarifas de até 35,3% sobre veículos elétricos da China. Alemanha se opõe à medida temendo guerra comercial com a China, Pequim critica “protecionismo” europeu e ameaça retaliar.
OMS aprova primeiro teste para diagnosticar mpox. Organização Mundial da Saúde diz que teste permitirá detectar a doença com maior rapidez e facilidade. Mais de 800 pessoas já morreram de mpox na África, com mais de 30 mil casos registrados.
https://www.dw.com/pt-br/oms-aprova-primeiro-teste-para-diagnosticar-mpox/a-70407085
Evo Morales é investigado por estupro de adolescente. Denúncia sobre possível envolvimento de ex-presidente da Bolívia em crimes de tráfico e contrabando de pessoas cita que ele teve uma filha com menina de cerca de 15 anos.
https://www.dw.com/pt-br/evo-moraes-%C3%A9-investigado-por-estupro-de-adolescente/a-70404385