Clipping Internacional de 29/01 a 02/02
Manifestantes são atingidos por gás de pimenta em protesto contra a Lei de Bases na Argentina Imagem: AGUSTIN MARCARIAN - 31.jan.2024/REUTERS

Clipping Internacional de 29/01 a 02/02

Segunda-feira, 29 de janeiro

Tribunal de Hong Kong expediu ordem para dissolução da maior construtora chinesa

Medida poderá ter consequências profundas para maior economia do mundo, para além da bolha de um setor imobiliário endividado.

Venezuela cada vez mais distante de eleições livres

OEA critica decisão da Justiça venezuelana que baniu candidaturas de oposição, contrariando acordo mediado internacionalmente que previa votação livre e justa, e denuncia “lógica ditatorial de perseguição política”.

A morte de três militares americanos na fronteira entre Jordânia e Síria aumentaram a pressão sobre o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.

Foram as primeiras mortes de soldados americanos por fogo inimigo desde o início da guerra Israel-Gaza.

Terça-feira, 30 de janeiro

Como opera a UNRWA, que apoia palestinos e está sob críticas

Dez grandes doadores suspenderam seus repasses à agência da ONU de assistência aos refugiados palestinos, que já sofre falta de recursos há anos. Como ela surgiu e por que está sendo questionada?

‘Somos país da carne, mas só comemos frango’: a crise na Argentina à espera de promessas de Milei

A Argentina já foi um dos países mais ricos do mundo — mais do que a França ou a Alemanha. Grande parte dessa riqueza foi obtida por meio das exportações de carne bovina, especialmente para a Grã-Bretanha. Mas isso foi há bem mais de 100 anos. Agora, graças a uma profunda crise econômica, definha em torno do 70º lugar, segundo os dados mais recentes do Banco Mundial.

Como funciona o Telepathy, chip cerebral que Elon Musk diz ter sido implantado em uma pessoa

O bilionário Elon Musk disse na segunda-feira (29/1) que sua empresa Neuralink implantou com sucesso um chip cerebral sem fio em um ser humano pela primeira vez. Em uma postagem na rede social X, Musk disse que foi detectada uma atividade cerebral “promissora” após o procedimento e que o paciente está “se recuperando bem”.

Quarta-feira, 31 de janeiro

Netanyahu afronta aliados e rejeita solução de dois Estados

Estados Unidos, Alemanha e União Europeia se empenham pela coexistência de um Estado palestino e de Israel, mas Netanyahu rejeita categoricamente a ideia. Ela ainda é realista?

As duas maiores economias da União Europeia – França e Alemanha – racham diante da estratégia comercial a ser utilizada com o Brasil.

Os exportadores alemães tentam driblar o veto da França em relação a um acordo de livre comércio entre o Mercosul e a EU.

19 mil crianças ficaram órfãs ou sozinhas em Gaza, estima Unicef

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) estimou nesta quarta-feira (31) que cerca de 19 mil crianças ficaram órfãs ou sozinhas, sem qualquer adulto para cuidar delas, na Faixa de Gaza.

Quinta-feira, 01 de fevereiro

Argentinos voltam a confrontar polícia em protestos contra pacote de Milei

Pelo segundo dia seguido, argentinos entraram em confronto com as forças de segurança em Buenos Aires em protestos contra um pacote de leis sugerido pelo presidente Javier Milei.

Hamas deu ‘aprovação inicial’ a acordo de cessar-fogo com Israel, diz Qatar

O governo do Qatar anunciou hoje que o grupo extremista Hamas deu uma “aprovação inicial” ao novo acordo de cessar-fogo e libertação de reféns com Israel. As partes se reuniram no domingo (28) para começar as negociações para a trégua temporária.

Em meio a impasse, Alemanha defende acordo Mercosul-EU.

Ao mesmo tempo em que agricultores protestaram em Bruxelas, chanceler federal Olaf Scholz e primeiro-ministro espanhol se pronunciaram a favor do tratado de livre comércio, em contraste com França e Irlanda.

Sexta-feira, 02 de fevereiro

Como a Alemanha pode banir extremistas estrangeiros?

Políticos e governo alemão discutem proibir a entrada no país do austríaco Martin Sellner, um extremista de direita. Essa medida não é inédita, mas, na União Europeia, os obstáculos legais são altos.

Ucrânia diz ter afundado navio russo no Mar Negro

Corveta russa Ivanovets, capaz de transportar mísseis, foi afundada por um ataque de drones marítimos, segundo a agência de inteligência militar da Ucrânia.

Parceria sem limites? Disputa por influência na África expõe divisões entre Putin e Xi Jinping.

Moscou é ‘agente do caos’ com campanhas de desinformação, mercenários e apoio a golpes de Estado enquanto Pequim precisa de estabilidade para avançar com seu mega projeto de infraestrutura.

Protestos contra a extrema-direita na Alemanha. A ascensão da Afd no cenário político alemão

A Alemanha vive uma tensão política por conta da extrema-direita, que se movimenta nas eleições do país. Pelo terceiro final de semana seguido, protestos foram feitos nas ruas contra a Afd (Alternativa para a Alemanha), partido de extrema-direita ligado a figuras neonazistas.