fbpx
Fundação Podemos
/
/
/
Clipping Internacional de 27/05 a 31/05

Clipping Internacional de 27/05 a 31/05

27 de maio – segunda-feira

“As pessoas não foram feridas nem mortas, foram carbonizadas”

Descreve Mohamad Hamad, um dia após o bombardeio israelense que atingiu um campo de deslocados em Rafah, no sul da Faixa de Gaza.

Ataque aéreo mata dezenas em Rafah. Bombardeio teria atingido campo de desabrigados na Faixa de Gaza.

Israel diz ter atacado “alvos legítimos”. Mediadores temem que incidente possa minar esforços de paz.

Netanyahu classifica ataque de Israel a campo de refugiados de Gaza como ‘acidente trágico’.

Primeiro-ministro de Israel afirmou que a ofensiva em Rafah será investigada e disse não estar atrapalhando as negociações por reféns.

O que se sabe de ataque de Israel a campo de refugiados em Rafah, que deixou mortos e feridos

Pelo menos 45 pessoas foram mortas, incluindo mulheres e crianças, em um ataque aéreo israelense a um acampamento para palestinos desalojados na cidade de Rafah, no sul de Gaza, informou o Ministério da Saúde do território administrado pelo Hamas.

Mais de 300 milhões de menores ao ano sofrem abuso online.

Primeiro estudo global sobre o tema revela que 12,6% dos menores de idade no mundo todo sofreram com exploração e abuso sexual online. Especialistas alertam que autoridades não estão preparadas para lidar com o problema.

O pedido de desculpas do Papa após ser acusado de usar termo ofensivo sobre gays

O Papa Francisco teria usado uma linguagem extremamente ofensiva em um episódio que pode ter um impacto profundo na forma como sua posição em relação à homossexualidade é percebida.

França investe em tecnologia buscando liderança em IA.

País incentiva investimentos em inteligência artificial, tentando recuperar terreno em relação a potências do setor, como EUA e China. Mas especialistas alertam serem necessários mais esforços para superar obstáculos.

Deslizamentos em Papua Nova Guiné deixam 2.000 soterrados.

Avalanche de terra ocorreu de madrugada em cidade remota no norte do país. Governo pede ajuda à comunidade internacional.

Otimista em relação à guerra na Ucrânia, Putin faz um expurgo na Rússia.

Apesar de anos de críticas, o presidente Vladimir Putin só agora mudou seu ministro da Defesa e permitiu prisões de corruptos de alto escalão.

Xi Jinping monta ‘big brother’ casa por casa para obter o controle total da vida dos chineses.

Revivendo uma campanha de vigilância da era Mao, as autoridades estão rastreando residentes, crianças em idade escolar e empresas para evitar qualquer possível agitação.

 

28 de maio – terça-feira

Noruega, Irlanda e Espanha reconhecem Estado palestino.

Governos das três nações europeias veem iniciativa como incentivo para impulsionar uma solução de dois Estados. Israel critica decisão como “recompensa” para o Hamas.

Um milhão de palestinos fugiram de Rafah, diz ONU.

Sob ataque israelense, cidade abrigava mais de um milhão de pessoas que fugiram dos bombardeios em outras áreas de Gaza. Fuga ocorre “sem lugar seguro para ir e em meio a bombardeios e condições de vida inadequadas”.

Vaticano pede desculpas por fala homofóbica do papa.

Pontífice teria dito que “já há ‘bichice’ demais” nos seminários ao defender a proibição da admissão de homens gays. Porta-voz da Igreja lembra que aproximação com a comunidade LGBTQ+ é uma marca do atual papado.

Em alegação final, promotoria acusa Trump de tentar destruir democracia dos EUA.

Trump é acusado de falsificar registros contábeis para encobrir um pagamento feito à ex-atriz pornô Stormy Daniels para que ela não tornasse público um caso extraconjugal com ele.

Peru: procuradoria denuncia presidente por suspeita de suborno no caso ‘Rolexgate’.

Chefe do Estado teria recebido joias e relógios de luxo em troca de favores políticos, segundo acusação.

Bélgica anuncia US$ 1 bilhão em ajuda militar e doação de 30 caças F-16 para a Ucrânia.

Acordo bilateral de segurança foi anunciado durante visita de presidente ucraniano a Bruxelas; Kiev também fez acordo com a Espanha para alocar 1 bilhão de euros de ajuda militar ainda em 2024.

Partido de Mandela pode ter pior votação na África do Sul desde fim do apartheid; entenda.

Congresso Nacional Africano, que domina a política há 30 anos e tem o ex-presidente Nelson Mandela como seu maior símbolo, corre o risco de não conquistar a maioria; desemprego e violência causam frustração no país.

Petro ya tiene en su poder el borrador de “paz política” en Venezuela tras las elecciones presidenciales.

El presidente de Colombia ha recibido un texto, elaborado por su embajador en Caracas junto a diplomáticos de otros países, que enviará en breve a Nicolás Maduro para que lo acepte.

No vale-tudo eleitoral, Trump impulsiona contas ligadas ao QAnon que apoiam sua candidatura à presidência.

 

Tribunal Penal de Haia recebe terceira queixa por crimes de guerra contra jornalistas em Gaza.

Resolução 2222 da ONU, que determina proteção de jornalistas em coberturas de guerra, completou nove anos em 27 de maio.

 

29 de maio – quarta-feira

 

Israel toma fronteira inteira de Gaza com o Egito e avança com incursões em Rafah

Forças israelenses assumiram o controle de uma zona tampão na fronteira entre a Faixa de Gaza e o Egito, disse o Exército do país nesta quarta-feira, dando a Israel autoridade efetiva sobre toda a fronteira terrestre do território palestino.

Guerra em Gaza deve durar ao menos até o fim do ano, diz Israel.

Conselheiro de segurança diz que militares já controlam 75% de área de segurança na fronteira do território palestino com o Egito.

Lula escolhe novo embaixador do Brasil na Ucrânia e recebe sinal verde de Zelenski.

O diplomata Rafael de Mello Vidal ainda precisa de autorização do Senado para assumir em Kiev; ele é atualmente embaixador do Brasil em Angola e exerceu o mesmo cargo no Mali.

Ex-chefe de espionagem deve se tornar novo premiê da Holanda.

Dick Schoof, antigo chefe do serviço de inteligência holandês deverá assumir governo do país, sustentado por coalizão liderada pelo partido do ultradireitista Geert Wilders.

Coreia do Norte envia balões com lixo e cocô à Coreia do Sul.

Segundo Pyongyang, ação é resposta aos balões lançados regularmente por ativistas do país vizinho, portando críticas a Kim Jong-un, música k-pop, dinheiro e alimentos. Seul diz ter coletado mais de 260 balões.

Pena de morte no mundo atinge alta recorde em 9 anos, diz AI.

Relatório da Anistia Internacional contabilizou em 2023 maior número de executados desde 2015. Responsável por quase três quartos de todas as execuções, Irã é país onde foi registrado o maior aumento.

Ucrânia pode usar armas francesas em ataques na Rússia.

Na Bélgica, Zelenski repetiu sua exigência. França então autorizou uso de suas armas contra posições em território russo, sob determinadas condições. Chanceler Scholz está agora sob pressão.

Marcas de perfumes de luxo estão envolvidas com trabalho infantil, revela investigação da BBC.

Uma investigação da BBC sobre as cadeias de produção e fornecimento de perfumes descobriu que o jasmim usado pelos fornecedores das marcas Lancôme e Aerin Beauty foi colhido por menores de idade.

 

30 de maio – quinta-feira

 

Trump é o 1º ex-presidente americano condenado criminalmente.

Político foi considerado culpado por ter ocultado pagamento feito às vésperas da campanha de 2016 a ex-atriz pornô para comprar silêncio dela sobre suposto caso.

O ex-presidente americano Donald Trump foi hoje considerado culpado de fraude contábil para comprar o silêncio de uma atriz pornô, que poderia prejudicá-lo nas eleições de 2016 —vencidas por ele.

A condenação não tira Trump da corrida eleitoral de novembro deste ano.

Juri chega a veredito no julgamento de Donald Trump nos EUA

O júri do Tribunal de Nova York considerou o ex-presidente dos Estados Unidos, o republicano Donald Trump, culpado nas 34 acusações no caso em que ele é réu, acusado de ocultar pagamentos secretos à atriz pornô Stormy Daniels, com o intuito de influir no resultado das eleições de 2016. Apenas o veredicto foi divulgado hoje. A pena será anunciada em 11 de julho pelo juiz do caso, Juan Merchan, e Trump ficará em liberdade até lá.

Taiwan detecta 38 aviões chineses ao redor de seu território.

Governo mobilizou aeronaves e navios militares em resposta à ação de Pequim, que vem intensificando a pressão sobre a ilha.

Animais desmaiam e água fica escassa em onda de calor escaldante na Índia

Animais desmaiaram e pessoas pularam em caminhões-tanque com baldes em meio à escassez de água e funcionários públicos trocaram o horário de trabalho em meio a uma onda de calor escaldante do verão que tem atingido o norte da Índia há dias.

Biden permite que Ucrânia use armas dos EUA para atacar dentro da Rússia.

Permissão destina-se exclusivamente para a Ucrânia atacar locais militares na Rússia que estão sendo usados para atingir a área de Kharkiv, disseram autoridades dos EUA.

Justiça de Hong Kong condena 14 ativistas pró-democracia.

Processo com 47 acusados é o maior caso desde a imposição da lei de segurança nacional, criada para abafar a dissidência no território semiautônomo chinês.

Como ultradireita se infiltra na cultura da juventude alemã.

Ideias extremistas não aparecem mais associadas apenas a homens de cabeça raspada e coturno. Seus slogans agora são entoados em festas, por jovens segurando uma taça de rosé – e, muitas vezes, no TikTok.

“Mega-acordo” saudi-americano pode lançar corrida nuclear?

Pacto anunciado pela imprensa traz tanto promessas quanto ameaças. Por um lado, mais estabilidade entre EUA e Riad, chances de negócios. Por outro, o perigo da proliferação de armas atômicas no Oriente Médio.

Os sul-africanos que ainda vivem sob ‘apartheid econômico’ 30 anos após fim da segregação racial.

O quarto de Jameelah já foi um necrotério; o de Faldilah, um banheiro; e o de Bevil, o consultório médico que ele visitava para receber seu remédio contra o diabetes.

Eleições na África do Sul: partido de Mandela pode perder maioria pela 1º vez, sugerem resultados iniciais.

Foram anunciados os primeiros resultados das eleições consideradas as mais disputadas na África do Sul desde que o Congresso Nacional Africano (ANC, na sigla em inglês) chegou ao poder, há 30 anos.

O fascismo ainda está vivo na Itália?

Eles se enfileiram como uma formação militar: mil pessoas, a maioria delas vestida de preto, algumas com tatuagens na cabeça raspada.

O Parlamento do Reino Unido foi dissolvido oficialmente nesta quinta-feira (30) pelo primeiro-ministro Rishi Sunak, após permissão concedida pelo Rei Charles 3º.

A partir de hoje, os parlamentares passam a ser candidatos e têm pela frente cinco semanas de campanha eleitoral para convencer seus eleitores de que merecem continuar no cargo.

 

31 de maio – sexta-feira

Quais são as chances de Donald Trump acabar na prisão?

Veredito de Nova York é um golpe contra o pré-candidato republicano, mas não anula suas chances de concorrer no pleito de 5 de novembro, nem de atuar como presidente, mesmo atrás de grades – graças à Constituição.

Quais são os 4 processos criminais que tramitam contra Donald Trump.

Donald Trump se prepara para a revanche eleitoral contra o presidente americano, Joe Biden, em novembro — e, desta vez, vai disputar o pleito como um criminoso condenado.

Trump fica inelegível?

6 perguntas para entender o que acontece com ex-presidente dos EUA.

Ucrânia poderá empregar armas alemãs contra território russo.

Seguindo exemplo dos EUA, Berlim permite a ucranianos atacarem zonas de fronteira com armas que forneceu, para se defenderem. Até então, contraofensivas com equipamento ocidental eram tabu, por temor de uma escalada.

Economia é o maior desafio do segundo mandato de Bukele.

Presidente de El Salvador foi reeleito após reduzir criminalidade com modelo autoritário. No entanto, medidas econômicas de seu primeiro governo fracassaram.

Como a Rússia entrava a transição verde da Noruega no Ártico.

No arquipélago norueguês Svalbard, enquanto o plano de Oslo é migrar para as energias renováveis, a companhia russa atuante no local quer intensificar a extração de carvão. Um impasse agravado pela guerra na Ucrânia.

‘Todos os olhos em Rafah’: o movimento global compartilhado por mais de 44 milhões de pessoas.

Uma imagem que mostra acampamentos de refugiados palestinos e a frase “Todos os olhos em Rafah”, gerada por Inteligência Artificial, está percorrendo as redes sociais.

Quem compete com o Brasil pela liderança do ‘Sul Global’?

Em seu terceiro mandato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem sido apontado como um dos principais candidatos para liderar o chamado ‘Sul Global’ em sua busca por mais prestígio para países em desenvolvimento, principalmente da América do Sul, África e Ásia.

 

 

 

 

Observação: Esse conteúdo não representa, necessariamente, a opinião da Fundação Podemos.

Compartilhe:
como citar
Últimas publicações
Acompanhe nosso conteúdo
plugins premium WordPress