27 de janeiro – segunda-feira
Sobreviventes de Auschwitz alertam sobre onda de ódio. Em cerimônia dos 80 anos da libertação do campo de Auschwitz-Birkenau, sobreviventes pedem que horror nazista não seja esquecido e alertam para naturalização do pensamento autoritário na política.
https://www.dw.com/pt-br/sobreviventes-de-auschwitz-alertam-sobre-onda-de-%C3%B3dio/a-71430025
Em Auschwitz, sobreviventes pedem que o mundo não se esqueça do horror nazista. Cerimônia na Polônia chama a atenção para naturalização do pensamento autoritário no discurso político e nas redes sociais; ataque do Hamas e antissemitismo dominam discursos.
Cultura da memória na Alemanha, 80 anos depois de Auschwitz. País cuida para que capítulo mais sombrio da sua história não caia no esquecimento. Mas, diante do crescente antissemitismo, muitos criticam que essa cultura alemã da memória se fixa demais no passado.
https://www.dw.com/pt-br/cultura-da-mem%C3%B3ria-na-alemanha-80-anos-depois-de-auschwitz/a-71424910
Dez fatos sobre o campo de concentração de Auschwitz. O Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto lembra o genocídio cometido pelos nazistas. Estima-se que mais de 1 milhão de pessoas tenham sido mortas em Auschwitz-Birkenau, a grande maioria judeus.
https://www.dw.com/pt-br/dez-fatos-sobre-o-campo-de-concentra%C3%A7%C3%A3o-de-auschwitz/a-52141454
Campo Auschwitz-Birkenau, a morte em escala industrial. O maior campo de extermínio de Hitler ficava na Polônia e hoje é um memorial. Mais de 1 milhão de pessoas morreram no lugar, sobretudo judeus. O testemunho dos poucos sobreviventes é mais vital do que nunca.
https://www.dw.com/pt-br/campo-auschwitz-birkenau-a-morte-em-escala-industrial/a-71403986
O presidente Lula (PT) conversou com o presidente russo, Vladimir Putin, nesta segunda-feira (27), sobre agendas bilaterais e futuro dos Brics, que o Brasil preside neste ano, em meio à crise de deportações dos Estados Unidos —que, segundo o Itamaraty, não entrou na conversa.
https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2025/01/27/lula-putin-russia-crise.htm
Declaradamente defensor da liberdade de expressão, o governo de Donald Trump impôs uma ampla censura sobre órgãos de ciência e seus pesquisadores, além de ter criado exigências no setor de artes e instaurado um sistema pelo qual funcionários públicos são forçados a delatar colegas.
‘Crise com o Brasil é página virada’, afirma Maduro em entrevista exclusiva a Opera Mundi. Líder venezuelano disse ao jornalista Breno Altman que seu papel e o de Lula é priorizar as relações entre Caracas e Brasília.
O Brasil decidiu bancar, em “caráter emergencial”, a Operação Acolhida, para recebimento de imigrantes da Venezuela, após os Estados Unidos anunciarem o corte de verba por três meses na OIM (Organização Internacional para as Migrações).
Empresas de tecnologia perdem mais de US$ 1 tri em valor de mercado após anúncio de IA chinesa. Só a Nvidia chegou a ter redução de quase US$ 600 bilhões; app de startup asiática é mais barato que modelos atuais.
Israel autoriza retorno de palestinos à região norte de Gaza, reduzida a ruínas. Deslocados voltam para casa após Hamas concordar em soltar 6 reféns nesta semana, em vez de 3 como previsto.
A startup chinesa DeepSeek lançou na semana passada um chatbot de inteligência artificial (IA) generativa comparável aos modelos da OpenAI – ou até superior em algumas performances – e com recursos menores, utilizando chips menos avançados. Desde o lançamento, os modelos R1 e V3 conquistaram uma onda de consumidores que levaram a DeepSeek ao topo da Apple App Store no fim de semana, além de alcançarem o topo em rankings de chatbots IA.
Uma área de rituais com altar da época do Primeiro Templo do reino de Judá foi encontrada em Jerusalém no Parque Arqueológico da Cidade de Davi, anunciou a Autoridade de Antiguidades de Israel. Os achados foram publicados em artigo na revista científica da IAA, Atiqot, em 12 de janeiro.
Com inflitrações e sem dinheiro para reformas, Louvre está em alerta.
Possível “navio fantasma” russo nega sabotar cabo submarino. Búlgara Navibulgar afirma que rompimento de cabo submarino de fibra óptica não foi intencional. Navio sob suspeita de pertencer a “frota fantasma da Rússia”. Autoridades da Suécia abrem investigação.
Perdões de Trump podem minar o Estado de direito. Presidente dos EUA perdoou apoiadores que invadiram o Capitólio em Washington há quatro anos, a fim de impedirem a transferência pacífica de poder. Especialistas alertam para consequências graves.
https://www.dw.com/pt-br/perd%C3%B5es-de-trump-podem-minar-o-estado-de-direito/a-71426093
28 de janeiro – terça-feira
Auschwitz lança site de pesquisa de vítimas do Holocausto. Ferramenta online permite buscar informações sobre as vítimas do campo de concentração nazista, assim como detalhes sobre o transporte de prisioneiros para o lugar.
Pânico com IA chinesa fez ações americanas perderem ‘PIB da Arábia Saudita’.
Relógio do Juízo Final chega ao pior nível da história. Risco nuclear, guerras, mudança climática e IA levam ponteiro a 89 segundos do fim simbólico.
A Neuralink, startup do bilionário Elon Musk, chocou o mundo ao realizar implantes cerebrais para dar a tetraplégicos a habilidade de controlar máquinas, como computadores. Em conversa no Deu Tilt, o podcast do UOL para humanos por trás das máquinas, Miguel Nicolelis, um dos maiores neurocientistas do mundo, aprova a tecnologia usada, mas afirma que a iniciativa mais “parece um açougue” e optou pelo lado mais espetacular para arrecadar mais dinheiro.
A ministra de Segurança da Argentina, Patricia Bullrich, afirmou hoje (28) que o país aumentará o controle nas fronteiras com o Brasil e com os demais países limítrofes. A Argentina faz fronteira com Brasil, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai. O anúncio ocorreu em entrevista à rádio Mitre, em meio à tensão provocada pelo anúncio da instalação de um muro de arame de 2002 metros na fronteira com a Bolívia, na cidade argentina de Aguas Blancas.
Mãe que tornou filha famosa em meme diz se sentir culpada: ‘As pessoas eram malucas’. Chloe tem 14 anos hoje, mas print ‘desconfiado’ dela criança continua a circular nas redes.
‘Túmulos se tornaram nosso maior sonho’: refugiados sírios retornam e buscam familiares mortos.
Entre dor e alegria, palestinos voltam ao norte de Gaza. Milhares vão a pé para área que foram forçados a deixar pelos militares de Israel, retornando a região devastada por bombardeios, para ver o que restou do antigo lar e desenterrar parentes ainda sob escombros.
https://www.dw.com/pt-br/entre-dor-e-alegria-palestinos-voltam-ao-norte-de-gaza/a-71432934
Em menos de dez dias de mandato, Donald Trump já deu provas de que pretende cumprir as promessas linha-dura feitas a seus eleitores sobre a questão migratória. A expectativa é de que o novo titular da Casa Branca também reveja uma série de políticas de seu antecessor em outro tema que tem tudo para marcar uma guinada e tanto em relação a Joe Biden: direitos trabalhistas.
Premiê da Sérvia renuncia após três meses de protestos. Manifestantes fazem atos quase diários após 15 pessoas morrerem em desabamento em estação de trem. Acidente é atribuído à corrupção do governo do presidente Aleksandar Vucic, que governa o país há mais de 10 anos.
Google Maps vai usar nome Golfo da América nos EUA. Mudança não valerá no México. Em outros países, usuários verão os dois nomes. Alteração segue determinação do presidente Donald Trump.
https://www.dw.com/pt-br/google-maps-vai-usar-nome-golfo-da-am%C3%A9rica-nos-eua/a-71435289
Inteligência artificial: UE e EUA seguem rumos opostos. Enquanto Bruxelas implementa regras abrangentes para garantir segurança e responsabilidade aos usuários, Washington, sob Donald Trump, reverte proteções e dá mais influência às grandes corporações de tecnologia.
https://www.dw.com/pt-br/intelig%C3%AAncia-artificial-ue-e-eua-seguem-rumos-opostos/a-71439753
Uma juíza federal suspendeu o congelamento dos programas sociais ordenados pelo presidente norte-americano Donald Trump, determinando que os tribunais precisam de mais tempo para considerar as ramificações de longo alcance de sua ordem.
A embaixada do Brasil em Kinshasa, na República Democrática do Congo, foi alvo de ataques, afirmou o Ministério de Relações Exteriores nesta terça-feira (28). Funcionários da representação não foram atingidos.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta segunda-feira (28) um decreto que proíbe o financiamento de tratamentos médicos para crianças e adolescentes transgênero pelo governo federal.
29 de janeiro – quarta-feira
EUA têm quase 1,5 milhão sob ordem de deportação; ao menos 38 mil são brasileiros. Documento do serviço de imigração lista apenas imigrantes que não estão presos e com casos já analisados pela Justiça.
As sobretaxas comerciais como estratégia de pressão de Trump. Republicano ameaçou a Colômbia com tarifas para que país aceitasse deportações. Mas ele pode fazer isso, pelas normas da OMC? Que efeitos elas teriam sobre Colômbia e sobre outro parceiro, como o México?
Por que fala de Trump sobre Brasil pode ser tiro no pé. Para analistas, ao questionar importância do Brasil para a economia americana, novo presidente dos EUA arrisca fortalecer aliança anti-Trump. Dependência financeira e política persiste na América Latina, mas tem caído.
Agenda de Trump para os EUA favorece a China e DeepSeek é só o começo. No século 21, dominará o país que tiver o ecossistema mais inteligente, barato e eficiente de IA, veículos elétricos, baterias inteligentes e eletricidade limpa abundante.
Telescópio de mais de 1 bilhão de euros avança no deserto do Atacama; veja fotos. Cerca de 60% concluído, espelho primário do instrumento terá quase 40 metros.
Reclamação da Argentina e de mais dois países foi o principal motivo para o cancelamento da reunião da Celac (Comunidade de Estados Latino Americanos e Caribenhos), convocada para quinta-feira (30), em Honduras. No comunicado oficial, a presidente de Honduras, Xiomara Castro, alegou “falta de consenso” para a realização da reunião, que discutiria o conflito entre Colômbia e Estados Unidos sobre a deportação de imigrantes. A reunião “urgente” havia sido convocada por ela no domingo (26).
Depois de desistir da compra da Embraer em 2020 por conta da pandemia, a Boeing reportou perdas de quase US$ 3,8 bilhões no quarto trimestre de 2024, mais do que esperavam os analistas. O prejuízo anual foi de R$ 11,8 bilhões. Foi um dos anos mais difíceis da história da gigante aeroespacial americana.
A OMS (Organização Mundial da Saúde) disse nesta terça-feira (28) estar preocupada com a suspensão de recursos dos EUA para programas de combate ao HIV e alertou que isso pode resultar em uma ”ameaça global”. O presidente Donald Trump, assim que tomou posse, anunciou cortes em ajuda humanitária ao órgão.
Em quebra de tabu, Bundestag aprova moção com aval da AfD. Aprovação de proposta de rejeição de imigrantes na fronteira alemã constitui rompimento histórico do chamado “cordão sanitário”, por ocorrer com apoio de parlamentares da ultradireita.
Presidente alemão alerta contra relativização do Holocausto. Steinmeier adverte que Holocausto não pode ser esquecido no país, dias após bilionário Elon Musk propor que alemães parem de sentir culpa “pelo que seus avós fizeram”, em ato da sigla de ultradireita AfD.
Netanyahu é primeiro líder estrangeiro convidado por Trump. Procurado pelo Tribunal Penal Internacional, onde responde por crimes de guerra e contra a humanidade, primeiro-ministro israelense é esperado nos EUA em 4 de fevereiro.
Rússia derruba mais de 100 drones ucranianos. Kiev lançou ataques na madrugada contra uma refinaria de petróleo e instalações de energia nuclear. Moscou diz ter repelido a maioria dos drones nas regiões russas de Kursk e Briansk.
https://www.dw.com/pt-br/r%C3%BAssia-derruba-mais-de-100-drones-ucranianos/a-71445532
Tumulto deixa dezenas de mortos e feridos em festa na Índia. Ao menos 30 perderam a vida e cerca de 90 ficaram feridos em confusão e pisoteamento durante banho de rio no maior encontro religioso do mundo, no norte do país. Festival hindu reúne 450 milhões de fiéis.
Alemanha reduz previsão de crescimento para 2025. Indefinição política no país antes das eleições gerais e incertezas econômicas geradas após a volta de Donald Trump à Casa Branca derrubam prognóstico anterior. Economia deve crescer apenas 0,3%.
https://www.dw.com/pt-br/alemanha-reduz-previs%C3%A3o-de-crescimento-para-2025/a-71445606
30 de janeiro – quinta-feira
Os deputados franceses instaram, nesta quinta-feira (30), o governo do presidente Emmanuel Macron a “rejeitar” a ratificação do acordo comercial entre União Europeia (UE) e Mercosul, comunicando a posição à Comissão Europeia.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou tarifas de 25% para os produtos provenientes do México e do Canadá, que começam a vigorar já neste sábado, 1º de fevereiro. Trump também mencionou que os EUA estão em processo de aplicar tarifas à China, e afirmou: “(O país asiático) precisa parar de enviar fentanil (um opioide) para o nosso país e matar nosso povo”. De acordo com o presidente, esse será o motivo para que as tarifas sobre a China sejam implementadas em breve.
Avião levando 64 colide no ar com helicóptero em Washington. Voo da American Eagle, com 64 pessoas a bordo, caiu no rio Potomac depois da colisão com o aeronave militar Black Hawk, que levava três soldados. Presidente Trump confirmou que não houve sobreviventes.
As duas caixas-pretas do avião envolvido na colisão com um helicóptero militar em Washington D.C. foram encontradas nesta quinta-feira (30), informaram meios de comunicação norte-americanos. Ao todo, 67 pessoas morreram na tragédia.
Morre a cantora e atriz britânica Marianne Faithfull, aos 78 anos.
Os Beatles, separados há mais de meio século e com apenas dois membros vivos, estão entre os candidatos ao Grammy de Gravação do Ano, uma indicação surpreendente que destaca o debate contínuo da Academia sobre como lidar com a inteligência artificial. A notícia de que os Beatles lançariam a música “Now and Then” com a ajuda de IA provocou entusiasmo em alguns fãs, mas indignação em outros, pois alguns chegaram à conclusão de que havia deepfakes envolvidos.
O padre conservador Calvin Robinson teve sua licença revogada pela Igreja Anglicana Católica após fazer o mesmo gesto que Elon Musk fez durante a posse de Donald Trump. Historiadores viram o gesto como uma referência ao “Sieg Heil”, saudação nazista popularmente empregada nos anos 1930 e 1940.
https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2025/01/30/padre-gesto-musk.htm
Um juiz dos Estados Unidos bloqueou temporariamente autoridades de uma prisão federal de transferirem uma mulher transgênero para uma instalação para homens e impedirem o acesso dela a auxílio de afirmação de gênero, como pedia um decreto emitido pelo presidente do país, Donald Trump, informaram advogados nesta quinta-feira.
Sobrevivente do Holocausto condena elo entre CDU e AfD. Albrecht Weinberg, de 99 anos, quer devolver medalha da Ordem do Mérito que recebeu do Estado alemão em protesto contra aproximação entre conservadores e ultradireita. “Não aprenderam nada com a Segunda Guerra Mundial?”
Merkel critica candidato do próprio partido por apoio da AfD. Em rara manifestação, ex-chefe de governo alemã condena candidato de sua sigla a chanceler por contar com votos da legenda de ultradireita para aprovar moção parlamentar por regras de imigração mais rígidas.
O que é o “cordão sanitário” contra a ultradireita alemã? Com o apoio da AfD, conservadores da CDU aprovam rigorosa moção anti-imigração e violam decisão histórica dos partidos alemães de não colaborar com a ultradireita. Teria isso rompido o chamado “cordão sanitário”?
“Colômbia tem desafios sobre gênero e comunidades indígenas”. ‘Alma do deserto’ gira em torno de uma mulher trans da etnia wahuu de 72 anos. Uma biografia extremamente rara. DW Brasil entrevistou a documentarista Mónica Taboada Tapia.
Como Trump deportará pessoas de ditaduras latino-americanas? Forçar países como Venezuela, Cuba e Nicarágua a aceitar o retorno de imigrantes que estão ilegais nos EUA será uma tarefa complexa para o governo americano. Sanções podem não ter efeito ou ser contraproducentes.
31 de janeiro – sexta-feira
Um dia antes da prometida data da entrada em vigor de tarifas comerciais, o presidente Donald Trump voltou a ameaçar o Brics, caso o bloco liderado pelo Brasil em 2025 substitua o dólar nas exportações e importações.
A Argentina construirá um alambrado de 200 metros de arame na fronteira com a Bolívia e aumentará o controle nas fronteiras com o Brasil e com os demais países limítrofes. A ministra de Segurança da Argentina, Patricia Bullrich, não descarta a possibilidade de novas cercas —ela deu o exemplo da fronteira entre Bernardo de Irigoyen, na província argentina de Missiones, e as cidades de Dionísio Cerqueira (SC) e Barracão (PR), do lado brasileiro.
Estúdios sujos e 12 horas ao vivo: abusos no conteúdo adulto da Colômbia.
O cofundador da Microsoft Bil Gates diz que se surpreendeu com a guinada à direita recente de figurões do ramo da tecnologia.
https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2025/01/31/bill-gates-guinada-a-direita-tecnologia.htm
Rosto e mistérios de cidade são descobertos em casa do século 2 na Líbia.
https://www.uol.com.br/nossa/noticias/redacao/2025/01/31/descoberta-rosto-pedra-libia.htm