26 de agosto – segunda-feira
Daniel Ortega chama de ‘vergonhosa’ postura de Lula sobre eleições na Venezuela e relembra Lava Jato. Ditador nicaraguense disse que brasileiro quer defender interesses americanos na América Latina e declarou, ao relembrar polêmicas de petista: ‘Não me diga que suas gestões foram extraordinárias’.
A melhor estratégia de Trump para derrotar Kamala é bastante simples. Como disputas presidenciais são vencidas e perdidas com base na personalidade dos candidatos, Donald Trump terá que dizer aos Estados Unidos que Kamala Harris é fraca e mudou de posição quando foi conveniente.
Vitória da oposição na Venezuela ocorreu sem indícios de fraude em atas, mostra estudo dos EUA. Análise estatística das mais de 25 mil atas divulgadas pela coalizão de Edmundo González e María Corina descartou irregularidades nos votos, enquanto o chavismo ainda não divulgou as atas originais.
Rússia lança 200 drones e mísseis em um dos maiores ataques contra Ucrânia desde o início da guerra. Ataques visaram infraestrutura de energia em Kiev e nas regiões de Lviv e Rivne no oeste e Zaporizhzhia no sudeste; quatro pessoas morreram e mais de 30 ficaram feridas.
Trump sugere que pode desistir de debate da ABC News com Kamala Harris em 10 de setembro. Candidato republicano afirmou que a ABC News, a emissora que realizará o debate, é ‘a pior rede em termos de injustiça’.
Kamala Harris tem planos esqueléticos na economia e incertos na política externa. Candidata democrata revelou apenas plataformas vagas, mas seu histórico sugere que ela seria pragmática.
Terremoto de magnitude 5,3 abala o sul de Portugal. Não há registro de vítimas ou danos maiores; terremoto teve origem no mar, mas não há risco de tsunami.
27 de agosto – terça-feira
A África está vendo um rápido aumento nos casos de mpox com quase 4 mil infecções relatadas na semana passada, disse o órgão de saúde pública do continente nesta terça-feira, 27, repetindo um apelo por vacinas que deveriam chegar esta semana, mas que tiveram a entrega adiada.
Depois de reclamar da ABC News, Trump volta atrás e diz que vai participar de debate com Kamala. Republicano sugeriu que um desacordo entre campanhas sobre microfones serem silenciados foi resolvido, mas equipe de Kamala não confirmou afirmação.
O míope populismo econômico de Kamala Harris e Donald Trump. Ideias como controle de preços e imposição de tarifas são exemplos de guinada das campanhas em eleição marcada por preocupação dos americanos com a inflação.
Trump radicaliza seus ataques aos imigrantes. Temo que o discurso de ódio contra os imigrantes se intensifique ainda mais nas próximas semanas, porque muitos dos outros temas da campanha do republicano estão falhando.
Maduro fortalece aliados com reforma de gabinete e dá ministério ao número dois do chavismo. Ditador anunciou mudança um dia antes dos protestos convocados pela oposição que denuncia fraude eleitoral na Venezuela.
Oposição da Venezuela denuncia sequestro de seu fiscal eleitoral e porta-voz Perkins Rocha. A líder María Corina Machado acusou o regime do ditador Nicolás Maduro de levar o advogado; organizações contabilizam mais de 1.600 presos políticos desde as eleições de 28 de julho.
Acusação contra Trump por 6 de janeiro é reformulada após decisão da Suprema Corte sobre imunidade. Nova acusação remove uma seção que tratava das interações de Trump com o Departamento de Justiça, uma área sobre a qual Trump recebeu direito à imunidade após decisão da corte em julho.
Zelenski diz que incursão na Rússia faz parte de plano maior para acabar com a guerra. Sem dar detalhes sobre plano, presidente ucraniano afirmou que não pretende anexar permanentemente região de Kursk e que apresentará proposta para Biden, Kamala e Trump.
Como grupos armados expandem seus impérios na América Latina. Após décadas de políticas repressivas antidrogas fracassadas, grupos armados agora controlam vastas parcelas de terra, agricultura, petróleo e política na região.
Macron se recusa a nomear primeira-ministra da esquerda e agrava crise política na França. O presidente da França afirmou que uma primeira-ministra do bloco de esquerda poderia prejudicar a ‘estabilidade institucional’ do país.
Maduro prende 120 crianças em onda de repressão na Venezuela, em número maior que Pinochet e Videla. As forças de Maduro prenderam adolescentes com idades a partir dos 13 anos, denunciam ativistas; o procurador-geral Tarek William Saab, principal autoridade policial da Venezuela, não respondeu a um pedido de comentário.
ONU interrompe parcialmente operações em Gaza após ordem de retirada de Israel. A organização havia estabelecido uma base provisória em Deir al-Balah, no centro da Faixa de Gaza, mas Israel pediu que todos os civis saíssem do local.
28 de agosto – quarta-feira
O popular aplicativo de vídeos curtos TikTok deve enfrentar um processo nos Estados Unidos em virtude de uma espécie de desafio que circulou pela plataforma, de acordo com o site The Verge. Trata-se do “blackout challenge”, ou desafio do apagão, que convidava jovens a basicamente se enforcar até perder os sentidos.
O primeiro estágio de um foguete Falcon 9, da SpaceX, explodiu ao tentar pousar em uma balsa-drone no Oceano Atlântico. Pouco antes de completar a descida, o propulsor tombou, caindo no mar. O incidente ocorreu na noite do último dia 27.
Um estudo publicado na revista The Seismic World analisou o megatsunami ocorrido na Groenlândia em setembro do ano passado. A onda alcançou, em seu pico, dezenas de metros de altura. Graças ao isolamento da região, não houve vítimas, mas uma unidade militar foi destruída.
Eleições nos EUA: 238 políticos do Partido Republicano assinam carta em apoio a Kamala Harris. Grupo alega que um eventual segundo mandato do candidato de seu partido, Donald Trump, é ‘simplesmente insustentável’ e ‘prejudicará pessoas reais’; porta-voz da campanha de Trump chamou a carta de ‘hilária porque ninguém sabe quem são essas pessoas’.
Como o agro ajuda a explicar a relação do Brasil com a Ucrânia? O governo Lula é o segundo governo brasileiro que manteve uma postura de ‘neutralidade’ perante o conflito porque a produção agrícola brasileira precisa do comércio com a Rússia.
María Corina promete fazer chavismo ‘ceder’ em meio a novos protestos contra reeleição de Maduro. Em manifestação convocada um mês após eleições, opositora disse que é improvável que a pressão internacional sobre ditador cesse e afirmou que Venezuela se tornou ‘uma causa global’.
Petroleiro atacado por houthis no Mar Vermelho corre risco de vazamento, diz pentágono. MV Sounion transporta mais de 150 mil toneladas de petróleo bruto e possível vazamento tem o potencial de estar entre os maiores já registrados vindos de um navio.
EUA: primeiro manifestante a invadir Capitólio em 2021 é condenado a mais de 4 anos de prisão. Michael Sparks enfrenta acusações criminais de obstrução de um processo oficial e de desordem civil, além de várias acusações de contravenção.
Em uma cidade da Rússia controlada pela Ucrânia, civis russos presos temem pela vida. Para as forças ucranianas na área, a ofensiva é vista menos como uma conquista para anexação no longo prazo e mais como uma tática de negociação.
Japão diz que avião chinês violou seu espaço aéreo. Em resposta, o Japão enviou caças e alertou o avião chinês para partir; foi a primeira vez que o país detectou uma aeronave militar chinesa no seu espaço aéreo.
https://www.estadao.com.br/internacional/japao-china-aviao-chines-violou-espaco-aereo-japones-nprei/
29 de agosto – quinta-feira
Argentina: colheita de milho alcança 99,3% na última semana.
Exportações agropecuárias dos EUA em 2025 devem cair para US$ 169,5 bi, diz USDA.
‘Meus valores não mudaram’, diz Kamala na primeira entrevista como candidata democrata. Ao lado de parceiro de chapa Tim Walz, conversa com jornalista Dana Bash, da CNN, marcou mudança de posição de Kamala para uma visão mais centrista.
Venezuela ameaça prender líder opositor Edmundo González caso ele falte depoimento. Ministério Público o convocou a depor pela terceira vez; nas primeiras, ele justificou não ter garantias de independência e respeito ao devido processo legal por parte do chavismo.
Israel mata líder da Jihad Islâmica em segundo dia de operações militares na Cisjordânia. Muhammad Jaber era um dos homens mais procurados por Israel devido ao seu papel no planejamento e execução de ataques contra israelenses na Cisjordânia.
Países reforçam seus arsenais nucleares em meio ao aumento de conflitos no mundo. Número de ogivas consideradas prontas para uso vem crescendo e liga alerta para a primeira corrida armamentista nuclear do pós-Guerra Fria.
Defensores enrustidos do Terceiro Reich alemão não são mais apenas um partido de minoria extremista. Chances do partido extremista AfD parecem fortes antes das eleições de setembro em três Estados do leste.
UE não reconhece ‘legitimidade democrática’ de vitória de Maduro, diz chefe de diplomacia do bloco. Josep Borrell frisou que a vitória não pôde ser comprovada sem a divulgação das atas eleitorais e, portanto, não pode ser reconhecida.
Em indireta a Lula, Maduro diz que ninguém se meteu no Brasil quando Bolsonaro contestou eleição. Em comparação enganosa e distorcida, ditador declarou que ‘os gringos não têm moral’ para interferir nos assuntos eleitorais e políticos da Venezuela.
https://www.estadao.com.br/internacional/nicolas-maduro-indireta-lula-bolsonaro-eleicoes-venezuela/
Kamala Harris faz campanha na zona rural da Geórgia, reduto de republicanos conservadores. Junto de vice Tim Walz, candidata adotou uma estratégia incomum, já que democratas não costumam se aventurar fora da região metropolitana de Atlanta.
Nova pesquisa indica que Kamala amplia vantagem sobre Trump entre mulheres e latinos. Democrata aparece com 45% das intenções de voto em sondagem Reuters/Ipsos; Trump tem 41% em empate técnico no limite da margem de erro.
Ucrânia pressiona aliados para autorizarem o uso de armas ocidentais dentro da Rússia. Kiev pede para que europeus convençam os EUA a retirarem as restrições ao uso de armas de longo alcance; diplomacia europeia se diz a favor, mas sofre resistência de Hungria e Itália.
Taylor Swift: CIA ajudou a evitar ataque terrorista em show da cantora em Viena, na Áustria. Agência forneceu informações sobre vários suspeitos que levaram a prisões, disse o vice-diretor.
Venezuela registra maior número de ‘presos políticos’ do século, diz ONG. Foro Penal denuncia um aumento considerável das detenções após a questionada eleição de julho, em que Nicolás Maduro foi reeleito.
30 de agosto – sexta-feira
A Ucrânia e o Tribunal Penal Internacional (TPI) instaram, nesta sexta-feira (30), a Mongólia a prender Vladimir Putin, acusado de crimes de guerra, quando o presidente russo visitar o país na próxima semana, embora o governo russo não tenha expressado preocupação sobre a questão. Putin deverá visitar a Mongólia na terça-feira (3), em sua primeira viagem a um país signatário do Estatuto de Roma, que criou o TPI, desde que esse tribunal emitiu seu mandado de prisão, em março de 2023.
Putin viajará à Mongólia mesmo sendo alvo de mandado de prisão do Tribunal Penal Internacional. Visita será a primeira viagem de Putin a um estado-membro do TPI desde que o mandado de prisão foi emitido, em março de 2023, por suspeitas de crimes de guerra na Ucrânia; Kremlin afirmou que ‘não há preocupação’.
Repetir as eleições seria como zombar do povo venezuelano, diz diretora da Human Rights Watch. Segundo Juanita Goebertus Estrada, qualquer nova eleição na Venezuela ocorreria em condições ainda mais precárias após a onda de repressão do chavismo.
Exército dos EUA critica campanha de Trump após filmagem em cemitério militar: ‘lamentável’. Funcionária do local teria sido empurrada ao tentar avisar sobre lei federal proíbe campanhas políticas no cemitério; campanha de Trump negou alegações e disse que recebeu permissão das famílias de militares enterrados ali para filmar.
Israel e Hamas farão pausa humanitária para vacinação contra poliomielite na Faixa de Gaza, diz OMS. Sucessivas ‘pausas humanitárias’ serão ao longo de três dias, no horário das 6h às 15h; cerca de 640 mil crianças devem ser imunizadas a partir deste domingo, 1º de setembro.