Clipping Internacional de 26/02 a 01/03

Segunda-feira – 26 de fevereiro

Starlink vai fornecer internet via satélite para Argentina

A Argentina autorizou, nesta segunda-feira (26), a Starlink, empresa do magnata sul-africano Elon Musk, um admirador confesso do presidente Javier Milei, a fornecer internet via satélite no país.

Biden diz esperar cessar fogo em gaza até a próxima segunda-feira

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse nesta segunda-feira (26) que espera um acordo de cessar-fogo no conflito entre Israel e o movimento palestino Hamas na próxima semana.

Macron anuncia coalizão para enviar munições a Kiev e não descarta mobilizar tropas

O presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou, nesta segunda-feira (26), uma série de medidas para reforçar o apoio das potências ocidentais à Ucrânia e não descartou o envio de tropas aliadas à ex-república soviética para derrotar a Rússia.

Terça-feira – 27 de fevereiro

Argentina: Governo Milei proíbe uso de linguagem inclusiva na administração pública.

Medida, que já havia sido adotada pelo Ministério da Defesa, diz que nenhum documento público poderá conter a vogal “e” ou os símbolos “x” e “@” para expressar a indeterminação de gênero.

Entrada da Suécia e Finlândia na Otan protegerá o Mar Báltico de possível operação militar de Putin.

Adesão de países escandinavos é importante estrategicamente para isolar ativos militares russos e evitar um ataque contra repúblicas do Báltico.

Ex-professora doa R$ 5 bilhões para pagar faculdade de alunos nos EUA.

A ex-professora Ruth Gottesman fez uma doação de US$ 1 bilhão (R$ 5 bilhões, aproximadamente), para que alunos da Albert Einstein Medical College não precisem mais pagar sua faculdade.

Quarta-feira – 28 de fevereiro

Apoio a Israel pode fazer Biden perder Michigan – e toda a eleição.

Moradores de Estado com grande população árabe-americana organizam voto de protesto contra presidente americano.

Trump oferece pagar fiança de US$ 100 milhões ao apelar de multa por fraude.

Um juiz rejeitou, nesta quarta-feira (28), a proposta do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de pagar uma fiança de US$ 100 milhões para cobrir parcialmente a multa de mais de US$ 355 milhões imposta a ele por fraude civil por um tribunal de Nova York.

O funeral do opositor do governo russo, Alexei Navalni, acontecerá na sexta-feira (1º).

O funeral será na Igreja do Ícone da Mãe de Deus em Maryino, em Moscou, às 14 horas local. O sepultamento acontece no cemitério Borisovski, informou a equipe de Navalni no Telegram.

Quinta-feira – 29 de fevereiro

Morte de civis em Gaza gera onda de repúdio internacional.

Autoridades ligadas ao Hamas acusaram Israel pela morte de mais de 100 pessoas que aguardavam comboio de ajuda humanitária. Países da região e ONU condenam incidente.

As estratégias de sobrevivência em Gaza em meio a noites frias e comida racionada.

O dia havia amanhecido com a notícia de que o presidente dos EUA, Joe Biden, esperava um cessar-fogo iminente entre Israel e o Hamas, mas a maioria da população na Faixa de Gaza não conseguia pensar em nada além de em preparar algo para comer no café da manhã.

Transnístria, a região da Moldávia que pede ‘proteção’ da Rússia e acende temor de nova frente de guerra.

Os líderes pró-Rússia na região separatista da Transnístria, no leste da Moldávia, fizeram um pedido de “proteção” na quarta-feira (28/2) a Moscou — alegando que o governo moldavo está tentando “sufocar” a sua economia.

Sexta-feira – 01 de março

Vítimas de teste nuclear dos EUA seguem sem reparação.

Em 1º de março de 1954, Estado Unidos realizaram a detonação da maior bomba nuclear da história no Atol de Bikini. Diversas embarcações de pescadores foram atingidas pela radiação.

O que se sabe sobre mortes de palestinos durante entrega de ajuda humanitária em Gaza.

Vários países se juntaram à Organização das Nações Unidas (ONU) para cobrar uma investigação sobre as mortes de palestinos enquanto tentavam desesperadamente obter ajuda básica no norte de Gaza.

Em meio a tensão com Venezuela, Guiana assina acordo de cooperação com o Brasil.

Os governos dos Brasil, Guiana e Suriname divulgaram nesta quinta-feira (29), em Georgetown, capital guiana, uma declaração conjunta na qual expressaram seu compromisso com a paz e propuseram aprofundar seus acordos sobre energia e infraestrutura.