fbpx
Fundação Podemos
/
/
/
Clipping Internacional de 25/03 a 29/03

Clipping Internacional de 25/03 a 29/03

Segunda-feira – 25 de março

 

Visita de Macron tenta reaproximação entre Brasil e França.

Presidente francês cumpre agenda oficial de três dias no país, marcando a primeira visita de um chefe de Estado da França em mais de dez anos e um estreitamento dos laços após turbulência do governo Bolsonaro.

Os colonos judeus que planejam construir assentamentos na orla de Gaza.

Quem não gostaria de ter uma casa na praia? Para alguns da extrema direita de Israel, as cobiçadas propriedades à beira-mar agora incluem as areias de Gaza.

Conselho de Segurança da ONU aprova pedido inédito de cessar-fogo em Gaza.

O Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU) aprovou nesta segunda-feira (25/3) uma resolução inédita pedindo “cessar-fogo imediato” em Gaza.

 

Ataque na Rússia: por que o Estado Islâmico vê a Rússia como inimiga.

Horas depois do ataque armado contra uma casa de shows no norte de Moscou, na última sexta-feira (22/3), o grupo extremista autodenominado Estado Islâmico assumiu a responsabilidade pelo atentado em seu canal no Telegram.

 

Terça-feira – 26 de março

 

Perda de energia fez com que navio batesse em ponte nos EUA; buscas seguem.

O navio que colidiu com a sustentação de uma ponte em Baltimore, nos EUA, tinha perdido energia minutos antes, informou o governador de Maryland

Especialista da ONU acusa Israel de atos genocidas em Gaza.

Relatora para direitos humanos das Nações Unidas diz haver “motivos razoáveis” para apontar vários atos de genocídio, alertando também sobre a “limpeza étnica”. Israel rejeita acusações.

Como Putin desafia o movimento olímpico ao criar Jogos alternativos.

Comitê Olímpico do Brasil (COB) foi um dos convidados pela Rússia a participar dos ‘Jogos da Amizade’; COI fala em ‘tentativa cínica da Rússia de politizar o esporte’.

Jovem prefeita é morta no Equador e reabre crise sobre domínio do narcotráfico no país.

Homicídio da mulher de 27 anos, a jovem a liderar uma prefeitura equatoriana, entrou para a lista de políticos assassinados desde as eleições de 2023.

Eleição na Venezuela: opositora de Nicolás Maduro diz que não conseguiu registar candidatura.

Coligação Plataforma Unitária afirma que oposição foi impedida de acessar sistema de registro; Conselho Nacional Eleitoral negou prorrogação do prazo.

 

Quarta-feira- 27 de março

 

China: novo plano para estimular o crescimento passa pela construção de mais fábricas.

Enquanto os líderes chineses promovem sua estratégia, outros países se preocupam com o excesso de capacidade de produção e com os planos para mais exportações.

Afinal, a Venezuela terá eleições presidenciais livres?

Maior aliança de oposição do país nomeia “candidato tampão”, após série de entraves impostos pelo regime de Nicolás Maduro. Repressão a opositores continua, apesar de promessa de pleito democrático.

América Latina se torna palco de disputa entre China e EUA.

Depois de deixar de lado região, Estados Unidos volta a investir na América Latina. Movimento busca fazer frente à expansão da influência chinesa nos países latino-americanos.

O país onde se vendem mais fraldas para adultos do que para bebês.

Uma fabricante de fraldas japonesa anunciou que vai deixar de produzir fraldas para bebês no país — e, em vez disso, focará no mercado para adultos.

 

Quinta-feira – 28 de março

 

O presidente Lula (PT) afirmou hoje que a situação das eleições na Venezuela é “grave” e que o Brasil irá acompanhá-las de perto.

As críticas estão em linha com nota do Itamaraty publicada na terça (26) que marcou uma mudança de tom em relação ao regime de Nicolás Maduro.

Em reunião, Lula e Macron destoam sobre Mercosul-UE e Putin vira saia justa

O presidente Lula (PT) e o presidente francês Emmanuel Macron voltaram a discordar hoje (28) sobre a assinatura do acordo entre Mercosul e União Europeia e sobre a possível vinda do russo Vladimir Putin para o G20 no Rio de Janeiro.

Lula cita ‘nervosismo’ europeu com Putin, e Macron afirma que não pode ser ‘fraco’ com russo.

Presidente francês diz que presença do líder da Rússia na Cúpula do G-20 é problema da diplomacia brasileira e não deve colaborar para consensos; petista diz que ‘bicudos vão ter que se entender’.

“Visita de Macron favorece mais imagem de Lula”.

Enfraquecido internacionalmente e criticado em casa, presidente francês priorizou agenda sustentável e de negócios em viagem. Especialistas veem protagonismo geopolítico do Brasil e França mais próxima do Sul Global.

Petro expulsa diplomatas argentinos após ofensa de Milei.

Governo da Colômbia tomou decisão após o presidente da Argentina chamar o líder colombiano de “assassino terrorista”. Na Venezuela, opositores de Maduro estão no escuro após buscarem refúgio em embaixada argentina.

Rússia financiou rede de propaganda anti-Ucrânia na Europa.

Inteligência tcheca descobre grupo que usava site de notícias com sede em Praga para divulgar informações favoráveis a Moscou. Com dinheiro russo, rede pagava políticos, incluindo membros da ultradireita alemã.

 

Sexta-feira – 29 de março

 

Japão finalmente exibe “Oppenheimer”, com alerta de gatilho e desconforto em Hiroshima.

O vencedor do Oscar de melhor filme, “Oppenheimer”, finalmente estreou no Japão nesta sexta-feira, em meio a preocupações sobre como o tema nuclear seria recebido no único país que sofreu com os efeitos da bomba atômica

Corte da ONU manda Israel liberar entrada de ajuda em Gaza.

CIJ determina que país garanta a entrega “desimpedida” de ajuda humanitária ao território palestino, no âmbito de processo que apura eventuais atos de genocídio, e aponta fome extrema na região.

Israel bombardeia alvos na Síria. Ataque atingiu depósitos de armas.

Segundo ONG, 36 soldados sírios e seis membros do grupo Hisbolá morreram, no maior ataque do tipo nos últimos três anos.

Ataques russos atingem centrais elétricas da Ucrânia.

Rússia voltou a mirar infraestrutura energética ucraniana com drones e mísseis, provocando danos em seis regiões do país. Ministro pede mais sistemas de defesa ao Ocidente para proteger setor.

Venezuela pede reunião com Planalto após crítica de Lula a eleições no país.

A Embaixada da Venezuela pediu uma reunião ao governo Lula (PT) após o presidente e o Itamaraty terem feito nesta semana críticas abertas ao processo eleitoral no país.

Guerra é ameaça real e Europa não está preparada, diz premiê da Polônia.

O primeiro-ministro polonês, Donald Tusk, fez um aviso contundente de que a Europa entrou numa “era pré-guerra” e afirmou que se a Ucrânia for derrotada pela Rússia, ninguém na Europa poderá se sentir seguro.

 

Observação: Esse conteúdo não representa, necessariamente, a opinião da Fundação Podemos.

Compartilhe:
como citar
Últimas publicações
ACOMPANHTE NOSSO CONTEÚDO
plugins premium WordPress