fbpx
Fundação Podemos
/
/
/
Clipping Internacional de 24/06 a 28/06

Clipping Internacional de 24/06 a 28/06

24 de junho – segunda-feira

 

Antirretroviral apresenta proteção total contra HIV em teste.

Resultado preliminar de estudo feito na África pela farmacêutica Gilead mostra que nenhuma das mulheres que tomou injeções de lenacapavir contraiu vírus da aids. Dados ainda não foram revisados por outros cientistas.

Líder da ultradireita volta a banco dos réus na Alemanha. Björn Höcke enfrenta segundo julgamento por uso de slogan nazista.

Em maio, ele foi condenado a pagar multa de 13 mil euros por proferir em público antigo lema de uma organização paramilitar nazista.

Netanyahu: “fase intensa” de luta em Gaza termina em breve.

Premiê israelense assegura na TV que guerra com o Hamas continuará, mas parte das tropas será transferida para o norte, à medida que se acirra o conflito com o movimento Hisbolá do Líbano.

Atiradores matam ao menos 19 na região russa do Daguestão.

Homens armados disparam contra igrejas, sinagoga e posto de polícia em república russa de maioria muçulmana, matando ao menos 15 policiais e quatro civis, incluindo um padre. Cinco agressores são mortos.

O que se sabe sobre ataque a postos policiais, igreja e sinagoga que deixou vários mortos no sul da Rússia.

Ataques a postos policiais, igrejas e uma sinagoga na república russa do Daguestão, no norte do Cáucaso, deixaram vários mortos, incluindo 15 policiais, além de homens armados e civis.

Rússia responsabiliza EUA por ataque ucraniano em Sebastopol.

Autoridades russas dizem que ataque a cidade da península anexada da Crimeia matou cinco pessoas e foi executado com mísseis ATACMS fornecidos pelos Estados Unidos à Ucrânia.

O presidente dos EUA, Joe Biden, e seu antecessor, Donald Trump, passaram o fim de semana se preparando para o primeiro debate das eleições americanas de 2024 — de maneiras muito diferentes.

O debate desta quinta-feira (27/6), organizado pela rede americana CNN, será o terceiro confronto — o primeiro deste ciclo eleitoral — entre os dois candidatos no palco.

Rotação do núcleo interno da Terra está desacelerando.

Pesquisa mostra que a rotação do núcleo interno da Terra perdeu velocidade nos últimos 14 anos, o que pode acarretar prolongamento dos dias. Mas mudança seria imperceptível.

Diante do avanço da desinformação e do uso de plataformas digitais para disseminar ódio e mentiras, a ONU cria pela primeira vez uma espécie de carta global para fazer frente a esse fenômeno.

O documento cobra empresas de tecnologia a reconhecer o impacto negativo que podem gerar, criar mecanismos para corrigir os danos para a sociedade, além de solicitar aos governos que criem espaços seguros para o trabalho da imprensa independente.

França: partido de Marine Le Pen tem 35% das intenções de voto nas eleições legislativas.

Coalizão de esquerda fica em segundo lugar, com 29,5% da intenção de votos, segundo pesquisa.

Como guerrilheiros colombianos estão usando TikTok para recrutar crianças.

Grupos dissidentes das Farc, grupo guerrilheiro colombiano, estão postando vídeos no TikTok para atrair jovens.

 

25 de junho – terça-feira

 

Julian Assange, um homem livre.

Para uns um símbolo da imprensa livre, para outros um hacker que colocou vidas em risco, fundador do Wikileaks deixa a prisão em Londres. Odisseia jurídica do australiano se estendeu por quase uma década e meia.

Casos de antissemitismo aumentam 83% na Alemanha.

Associação nacional documentou 4.782 casos em 2023 – um aumento de mais de 80% em relação ao ano anterior, e uma média de 13 casos por dia. Guerra no Oriente Médio contribuiu para cenário.

Corte de Israel obriga ultraortodoxos ao serviço militar.

Decisão define disputa histórica e coloca em risco coalizão de Benjamin Netanyahu, que inclui partidos ultraortodoxos.

TPI emite mandado de prisão contra generais russos.

Mandado mira ex-ministro da Defesa Serguei Shoigu e seu número 2, o chefe do Estado-maior Valeri Gerasimov. Os dois são acusados de crimes de guerra e crimes contra a humanidade na condução da invasão da Ucrânia.

Sonda chinesa retorna com amostras do lado oculto da Lua.

Feito é inédito e deve ajudar cientistas a responderem perguntas sobre a formação do satélite natural da Terra.

Temores de guerra voltam a rondar Península da Coreia.

Pacto de Kim Jong-un com Putin eleva ainda mais tensões na região e faz sul-coreanos temerem nova guerra na península, 74 anos depois.

O Reino Unido se prepara para escolher o próximo primeiro-ministro na quinta-feira da semana que vem (4/7).

Cerca de 46 milhões de eleitores estão aptos para participar da primeira eleição geral no país desde 2019. Em 30 de maio, o primeiro-ministro Rishi Sunak, do Partido Conservador, dissolveu o Parlamento britânico (algo que é sua prerrogativa legal), e convocou uma eleição geral.

O drama dos moradores de Gaza: ‘Tenho dinheiro no banco mas não consigo comprar pão para meus filhos’.

“Há dias em que não consigo comprar pão para os meus filhos, embora haja pão disponível, e eu tenha dinheiro na minha conta bancária.”

3 gráficos que mostram o aumento histórico de refugiados no mundo

120 milhões de pessoas no mundo estão fora de suas casas, tendo sido forçadas a fugir da guerra, da violência e da perseguição, segundo a agência das Nações Unidas para os refugiados, ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados).

 

26 de junho – quarta-feira

 

O ex-comandante do Exército boliviano, Juan José Zúñiga, foi preso na noite desta quarta-feira (26) após tentar ocupar o palácio do governo e ordenar um golpe de Estado.

O Ministério Público boliviano abriu investigação contra o general e apoiadores.

A tentativa frustrada de golpe de Estado na Bolívia.

Após soldados invadirem palácio presidencial, presidente Luis Arce troca comando das Forças Armadas e desmantela insurreição militar. General que liderou levante golpista está preso.

Após protestos, Quênia suspende aumento de impostos.

Pressionado, governo retira proposta de reforma fiscal que foi estopim de violentas manifestações que culminaram na invasão do Parlamento. Oposição mantem cerco ao governo e exige renúncia do presidente Ruto.

Governo alemão apoia deportações por apologia ao terrorismo.

Berlim encaminha projeto de lei para facilitar a expulsão de quem exaltar publicamente ataques terroristas, inclusive com “curtidas” em redes sociais. Críticos denunciam repressão excessiva da liberdade de expressão.

Mark Rutte é oficialmente nomeado como novo chefe da Otan.

Premiê holandês em fim de mandato substituirá o norueguês Jens Stoltenberg, assumindo comando da aliança militar ocidental em momento particularmente delicado.

Os soldados LGBT da Ucrânia na linha de frente da guerra que combatem a homofobia em casa.

Um canto da simbólica praça central de Kiev agora está coberto por milhares de pequenas bandeiras azuis e amarelas, em homenagem aos soldados ucranianos caídos.

O menino sírio que cruzou cinco países da Europa a pé aos 13 anos.

Khalil tinha apenas seis anos quando deixou a Síria, palco de confrontos diários, no auge de uma guerra civil.

O que é a ‘lista da vergonha’ da ONU – e por que tanto Hamas quanto Israel estão lá.

As Forças Armadas e de segurança israelenses, o Hamas e os braços armados da Jihad Islâmica Palestina foram adicionados à lista da Organização das Nações Unidas (ONU) de grupos “que cometem graves violações que afetam crianças” em conflitos — também conhecida como ‘lista da vergonha’.

 

 

27 de junho – quinta-feira

Como a eleição francesa pode deflagrar nova crise do Euro.

Com alto nível de endividamento e déficit público da França, economistas dizem não saber como populistas à direita e à esquerda pretendem cumprir promessas sem colocar estabilidade da União Europeia em risco.

Fogo consome região ártica e faz disparar emissões de CO2.

Incêndios florestais consomem área na Sibéria equivalente a dois terços da cidade de São Paulo. Altas temperaturas e chuvas escassas favorecem as chamas – para cientistas, um sinal claro das mudanças climáticas.

“Vovó nazista” de 95 anos é condenada à prisão.

Ursula Haverbeck já cumpriu pena na cadeia por negar o Holocausto. Ainda assim, e depois de atraso da análise de recurso em nove anos, idosa continua a repetir declarações criminosas.

Quem são os protagonistas do motim na Bolívia.

Ex-aliados políticos e nomes fortes do partido governista, presidente Luis Arce e ex-presidente Evo Morales estão no centro de racha que fragiliza o país e o torna mais suscetível a uma tentativa de tomada de poder.

Eurocopa arranha mais o mito dos trens alemães pontuais.

Estatal ferroviária se desculpa por atrasos e superlotações durante torneio de seleções da Europa. Falhas e problemas estruturais geram constrangimentos e derrubam mais uma vez o mito da eficiência das ferrovias alemãs.

Brexit aumentou a imigração no Reino Unido?

“Retomar o controle”. O slogan da campanha do Brexit, a saída do Reino Unido da União Europeia, foi visto por muitos como um apelo à retomada do controle da política de imigração, acabando com a possibilidade de cidadãos do bloco europeu viverem, trabalharem e estudarem livremente no Reino Unido.

Os robôs japoneses criados com ‘pele viva’ que se parecem mais com humanos.

Cientistas japoneses descobriram uma maneira de revestir com ‘pele viva’ os rostos dos robôs, para obter sorrisos e outras expressões faciais mais realistas.

Os pescadores de polvos que estão ajudando a proteger o maior recife de corais de Portugal.

Armação de Pêra é uma antiga vila de pescadores que foi transformada em resort no Algarve, no litoral sul de Portugal.

 

28 de junho – sexta-feira

União da esquerda pode prejudicar Macron e dar vitória à direita radical nas eleições na França.

Se o presidente francês, Emmanuel Macron, provocou um terremoto político e pegou todos de surpresa ao dissolver o parlamento e convocar eleições legislativas antecipadas, ele também foi surpreendido, afirmam analistas, por algo que, definitivamente, não imaginava: que a esquerda, fortemente dividida, conseguiria voltar a se unir tão rapidamente.

A decisão da Suprema Corte dos EUA que aponta exageros em casos de acusados de invadir o Capitólio.

Suprema Corte dos EUA decidiu que promotores federais exageraram ao usar uma lei de obstrução de Justiça para acusar centenas de manifestantes que invadiram o Capitólio dos Estados Unidos em 6 de janeiro de 2021.

Como desempenho de Biden no debate com Trump disparou alarme no Partido Democrata.

Antes do debate da noite de quinta-feira (27/6), muitos americanos haviam manifestado preocupação em relação à idade e a aptidão do presidente Joe Biden para o cargo. Dizer que este debate não sanou essas preocupações pode ser um dos maiores eufemismos do ano.

Protestos no Quênia: Como geração Z forçou presidente a recuar.

A pressão da população majoritariamente jovem do Quênia surtiu efeito sobre o presidente do país, William Ruto.

Biden insiste em candidatura após fiasco em debate com Trump.

Falando a apoiadores, presidente americano admitiu desempenho ruim, mas disse que “sabe como fazer esse trabalho” e prometeu ganhar eleições: “Há muito em jogo.”

Catolicismo em declínio “irreversível” na Alemanha.

Número de fieis vem caindo há anos no país, e tudo indica que tendência será mantida. Religião, seguida hoje por 24% da população alemã, está em vias de se tornar “minoritária”, diz especialista.

Congresso da Argentina aprova reformas econômicas de Milei.

Pacote concede a presidente superpoderes perante o Legislativo, flexibiliza direitos trabalhistas e abre caminho para privatizações. Texto segue agora para sanção presidencial.

Ex-embaixador de Belarus morre em circunstâncias misteriosas.

Denis Sidorenko serviu de 2016 a 2024 em Berlim, até ser convocado de volta a Belarus, sem designação de novo posto. Causa do óbito é desconhecida, mas segundo relatos ele teria caído de um prédio.

Bolívia prende 17 suspeitos de participar de golpe frustrado.

Segundo ministro do Interior, Eduardo del Castillo, conspiradores começaram a elaborar plano em maio. Ex-comandantes do Exército e da Marinha podem pegar até 20 anos de prisão por terrorismo e levante armado.

Evo Morales crê ser dono da política; para nós, ela é do povo, diz Luis Arce à Folha.

Presidente da Bolívia fala à reportagem pouco mais de dois dias após tentativa fracassada de golpe de Estado em La Paz.

A mudança climática já está tornando suas contas mais caras.

Produtos como azeite e cacau podem sofrer as consequências de temperaturas maiores na produção.

 

 

 

Observação: Esse conteúdo não representa, necessariamente, a opinião da Fundação Podemos.

Compartilhe:
como citar
Últimas publicações
Acompanhe nosso conteúdo
plugins premium WordPress