23 de setembro – segunda-feira
Bombardeios de Israel deixam ao menos 564 mortos no Líbano. Ataque é o mais letal de Israel contra o Líbano em 18 anos e fere 1.800 pessoas. Governo israelense diz que alvos eram arsenais do grupo xiita, mas há mulheres e crianças entre as vítimas.
https://www.dw.com/pt-br/bombardeios-de-israel-deixam-ao-menos-564-mortos-no-l%C3%ADbano/a-70302679
Lula critica ONU e diz que organização ‘não tem coragem’ de criar Estado palestino. Em evento nos Estados Unidos, presidente brasileiro ainda afirmou que Nações Unidas poderiam ter evitado guerra na Ucrânia e defendeu entrada de mais países no Conselho de Segurança.
Explosão de pagers, ataque de mísseis de Israel e represália do Hezbollah são continuação de guerra. Confluência de forças domésticas e externas aponta manutenção da atual tensão na Faixa de Gaza, no sul do Líbano e em outras regiões vítimas de ataques nos últimos dias.
Estados Unidos enviam mais militares para o Oriente Médio após ataques de Israel no Líbano. Anúncio do Pentágono diz que tropas irão garantir segurança de americanos que residem na região; bombardeio israelense contra estrutura da milícia xiita Hezbollah deixou mais de 490 mortos.
Apoiadores de Evo marcham rumo a La Paz contra presidente da Bolívia. Mobilização contra o governo, que segundo Evo reuniu 15 mil pessoas, culpou Luis Arce pela crise econômica na Bolívia.
Israel está nos arrastando para um ponto em que não queremos ir, diz presidente do Irã. Masoud Pezeshkian disse que governo israelense espalha armadilhas para empurrar Teerã a uma guerra total no Oriente Médio.
Suspeito da tentativa de assassinato de Trump descreve seus planos em um bilhete. Revelação, incluída em um processo judicial, mostra a imagem mais clara até agora de um empreiteiro itinerante que disse repetidamente que estava disposto a morrer para defender a Ucrânia.
Eleição nos EUA: Trump diz que que não deve se candidatar de novo em 2028 se perder para Kamala. Trump raramente admite a possibilidade de perder legitimamente uma eleição.
O que está por trás dos melhores resultados de Trump nas pesquisas em semanas? Em uma mudança em relação a uma pesquisa do Times/Siena no mês passado, ele lidera em três Estados do cinturão do sol.
Trump lidera no Arizona, Geórgia e Carolina do Norte, Estados decisivos para a eleição nos EUA. As pesquisas no chamado ‘Cinturão do Sol’ mostram que a disputa presidencial será uma das mais acirradas da história.
Zelenski chega aos Estados Unidos para apresentar ‘plano da vitória’ a Biden. Presidente ucraniano se reunirá com americano na próxima quinta-feira; encontro com Kamala Harris e Donald Trump também estão previstos.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu nesta segunda-feira, 23, com o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, em Nova York. De acordo com o governo brasileiro, no encontro, ambos retomaram as Consultas Intergovernamentais de Alto Nível entre Alemanha e Brasil, que devem ter nova etapa no Brasil em 2025.
24 de setembro – terça-feira
Na ONU, Lula critica redes que “se julgam acima da lei”. Em discurso na Assembleia Geral da ONU, presidente defende que soberania inclui direito de fazer cumprir regras no ambiente digital. Lula ainda criticou ações de Israel em Gaza e reiterou oferta de mediação na Ucrânia.
O pacote de estímulos à economia anunciado pelo governo chinês surpreendeu o mundo por causa da abrangência, mesclando cortes de juros com maior liberação de dinheiro para crédito. O objetivo geral é produzir aumento da atividade na segunda maior economia do mundo.
O Hezbollah confirmou na noite desta terça-feira (24), que um de seus comandantes militares, Ibrahim Muhammad Qabisi, morreu em um ataque israelense no subúrbio do sul de Beirute, reduto do movimento islamista pró-Irã.
A crise política e a repressão na Venezuela entram na agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, apesar de o brasileiro ter optado por deixar de fora de seu discurso de abertura da Assembleia Geral da ONU, em Nova York.
EUA: Preso é executado após promotoria dizer que ele poderia ser inocente. O detento condenado por homicídio Marcellus Williams, 55, morreu após aplicação de injeção letal no Missouri (EUA) nesta terça-feira (24). A morte ocorreu poucas horas depois que a Suprema Corte dos Estados Unidos negou a última apelação da defesa dele e da própria promotoria, que apontou que ele poderia ser inocente.
O rei da Tailândia promulgou a lei sobre o casamento homossexual, anunciou, nesta terça-feira (24), o Royal Gazette, jornal oficial do país, tornando seu reino o primeiro país do sudeste asiático a reconhecer a união entre pessoas do mesmo sexo.
Novo trem de alta velocidade vai conectar Berlim e Paris. Nova conexão será inaugurada pelas operadoras ferroviárias Deutsche Bahn e SNCF em dezembro, e deve ter duração de oito horas. Trajeto deve custar cerca de R$ 366.
Suíça prende grupo por uso de “cápsula de suicídio”. Mulher morreu após usar cabine que permite morte por hipóxia. País autoriza eutanásia, mas procedimento precisa ser assistido por médicos.
Por que Trump insiste no conto dos imigrantes que comem pets? Esta notícia falsa de Trump está ajudando a chamar a atenção para a questão da imigração e a sua duvidosa afirmação de que os EUA ‘estão sendo destruídos’ por imigrantes sem documentos.
25 de setembro – quarta-feira
A proposta do presidente Lula (PT) de convocar uma “constituinte” para a ONU (Organização das Nações Unidas) foi recebida com uma mistura de silêncio e dúvidas por parte das principais potências. Os EUA indicaram outro caminho para a reforma da instituição.
Mais de 90 mil pessoas foram forçadas a deixar suas casas no Líbano desde segunda-feira (23) devido aos bombardeios israelenses, informou a ONU.
Em discurso na ONU, Zelenski questiona interesse do Brasil em proposta de paz para a Ucrânia. Zelenski afirmou que a Rússia está tentando ressuscitar um passado colonial e países como o Brasil deveriam reconhecer isso.
Morte de estudante gera pressão por deportações na França. Marroquino é preso por suspeita de assassinar jovem de 19 anos em Paris. Antes do crime, ele havia sido alvo de uma ordem de expulsão da França – que não foi cumprida. Caso inflamou tensões políticas no país.
Economia da Alemanha deve contrair em 2024. Principais institutos econômicos do país reduziram prognóstico para 2024 e agora veem a maior economia da Europa encolhendo 0,1%. Economia da Alemanha já foi a mais fraca da zona do euro no ano passado.
https://www.dw.com/pt-br/economia-da-alemanha-deve-contrair-em-2024/a-70325264
Direção do Partido Verde alemão renuncia após derrotas. Líderes tomaram decisão após o partido registrar mais uma derrota no pleito estadual de Brandemburgo. Legenda também corre o risco de encolher nas eleições federais de 2025 e líderes admitem pior crise em uma década.
Guerra civil ameaça aniquilar patrimônio cultural do Sudão. Locais do país africano antes considerados berço da civilização são alvo de disputa militar. Museus e sítios arqueológicos recém-restaurados estão sendo saqueados. Agentes culturais desaconselham viagens ao Sudão.
Cientistas pedem ação global contra microplásticos. Duas décadas após o primeiro estudo, nova pesquisa afirma que efeitos toxicológicos foram confirmados e há evidências de malefícios para a saúde humana.
O ministro da Saúde do Líbano disse que o que está acontecendo em seu país é uma “carnificina”, com hospitais tendo dificuldades para lidar com o número de mortes provocado pelos dois dias de ataques aéreos de Israel contra o grupo Hezbollah.
https://www.bbc.com/portuguese/articles/c5y0gzjd765o
‘Melhor recomeçar do zero do que perder a vida’, diz brasileira que fugiu do sul do Líbano.
https://www.bbc.com/portuguese/articles/cr54d5rmj74o
Trump Was President Once. And it was a total failure, even by the standards he set for himself.
https://www.theatlantic.com/ideas/archive/2024/09/trump-erase-presidency-forget/680012/
26 de setembro – quinta-feira
Israel rejeita cessar-fogo com Hezbollah e faz novos bombardeios no Líbano. Segundo jornal, ambos os países tinham dado aval à trégua, mas Netanyahu se distanciou da proposta após divulgação.
O que Israel pretende com a escalada militar no Líbano. Segundo o premiê Netanyahu, trata-se de garantir a segurança na fronteira. Porém, fatores como a falta de uma estratégia para Gaza e a ameaça constante do Hezbollah também são significativos.
https://www.dw.com/pt-br/o-que-israel-pretende-com-a-escalada-militar-no-l%C3%ADbano/a-70331186
Ex-boxeador japonês é absolvido de quatro assassinatos após passar 45 anos no corredor da morte. Iwao Hakamada, de 88 anos, foi a pessoa que mais aguardou a execução no corredor da morte no mundo.
EUA e aliados propõem cessar-fogo de 21 dias no Líbano. Ao lado de França, Alemanha e países árabes, Estados Unidos tentam evitar invasão israelense no sul do Líbano. Israel, porém, rejeita a proposta.
Promotoria acusa trio de chantagem contra família Schumacher. Três homens são acusados de exigirem 15 milhões de euros dos parentes do heptacampeão de Fórmula 1 em troca da não publicação de imagens privadas.
A guerra entre as cidades turísticas e o turismo excessivo. Em muitos pontos turísticos, como Barcelona e Paris, os moradores locais sofrem com a falta de acesso a moradias acessíveis. A culpa é dos alugueis de curta duração e plataformas como o Airbnb?
https://www.dw.com/pt-br/cidades-em-guerra-contra-crise-de-aluguel-e-turismo-excessivo/a-70334268
O passado brasileiro do pai de Kamala Harris. O economista Donald Jasper Harris já tinha uma carreira internacional respeitada quando chegou ao Brasil em 1990. Nascido na Jamaica e naturalizado americano, Harris era professor da renomada Universidade Stanford, na Califórnia, e tinha entre suas publicações o livro Capital Accumulation and Income Distribution (“Acumulação de Capital e Distribuição de Renda”, em tradução livre), de 1978.
https://www.bbc.com/portuguese/articles/c1m95n42dxjo
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse que um ataque de um Estado não nuclear apoiado por um com armas nucleares seria considerado pelo seu governo como um “ataque conjunto”. Suas declarações estão sendo interpretadas como uma possível ameaça de uso de armas nucleares na guerra na Ucrânia.
https://www.bbc.com/portuguese/articles/cwyewxdq8dxo
27 de setembro – sexta-feira
A atriz Maggie Smith, estrela dos filmes Harry Potter e da série Downton Abbey, morreu aos 89 anos. Em nota, seus filhos disseram que ela morreu de forma pacífica no hospital na manhã de sexta-feira (27/9). Considerada uma lenda do palco e do cinema no Reino Unido, ela ganhou dois Oscars durante sua carreira – por A Primavera de uma Solteirona em 1970 e Califórnia Suite em 1979.
https://www.bbc.com/portuguese/articles/c1jdwrlk88wo
Vale do Bekaa: o que é e por que Israel está atacando região onde moravam jovens brasileiros mortos?
https://www.bbc.com/portuguese/articles/c981j5j7j66o
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, discursou nesta sexta-feira (27) na Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), em Nova York. Vaiado no início, Netanyahu fez críticas ao Irã, a quem chamou de “maldição”, e falou sobre uma “reconciliação histórica” entre árabes e judeus.
Israel bombardeia quartel-general do Hezbollah após discurso de Netanyahu na ONU. Pelo menos duas pessoas morreram e dezenas ficaram feridas, disse o Ministério de Saúde libanês; premiê israelense afirmou na ONU que iria manter campanha até destruir a milícia xiita baseada no Líbano.
Sobe para 60 o número de mulheres que acusam Al Fayed, da Harrods, de estupro ou assédio sexual. Morto em 2023, magnata é acusado por ex-funcionárias da loja de luxo.
EUA devolvem ao Irã tábuas cuneiformes da antiga Pérsia. Objetos com cerca de 2.500 anos haviam sido levados para a Universidade de Chicago nos anos 1930 para serem estudados por três anos, mas acabaram ficando mais de nove décadas em solo americano.
Ex-ministro da Defesa será próximo premiê do Japão. Shigeru Ishiba defende reforço dos laços com os EUA e criação de “Otan asiática”, em meio a preocupações com a instabilidade na região. Um de seus desafios será reavivar a economia e recuperar o valor da moeda japonesa.
Ao menos 46 morrem afogados em festival religioso na Índia. Das vítimas, 37 eram crianças. Afogamentos ocorreram durante banhos rituais para celebrar festa hindu. Rios e lagoas tiveram nível elevado por enchentes recentes que afetaram a região.
https://www.dw.com/pt-br/ao-menos-46-morrem-afogados-em-festival-religioso-na-%C3%ADndia/a-70339554
Furacão Helene deixa rastro de destruição nos EUA. Ao menos quatro pessoas morreram e milhares estão sem eletricidade após passagem de furacão, que causou alagamentos na Flórida.
https://www.dw.com/pt-br/furac%C3%A3o-helene-deixa-rastro-de-destrui%C3%A7%C3%A3o-nos-eua/a-70343456
Goethe, o romance “Werther”, sua influência e seus perigos. Com o lançamento de “Os sofrimentos do jovem Werther” em 1774, o escritor alemão marcou toda uma geração – como hoje um popstar ou um influenciador das redes sociais. Mas esse culto também teve seu lado sombrio.
https://www.dw.com/pt-br/goethe-o-romance-werther-sua-influ%C3%AAncia-e-seus-perigos/a-70346453
Como mães solteiras quebram estigmas na Coreia do Sul. Com a menor taxa de fertilidade do mundo, país asiático vê população migrar para arranjos menos tradicionais de família. A cada ano cresce número de sul-coreanas que optam por ter filhos sem a figura paterna.
https://www.dw.com/pt-br/como-m%C3%A3es-solteiras-quebram-estigmas-na-coreia-do-sul/a-70348238
Conflito Israel-Hezbollah aprofunda crise no Líbano. Acirramento do conflito na fronteira entre os dois países ameaça agravar instabilidade econômica libanesa. Antes mesmo do conflito, população já enfrentava sérias dificuldades.
Após dez anos, massacre em Ayotzinapa ainda assombra México. Marcado por violência, corrupção de autoridades e narcotráfico, desaparecimento de 43 estudantes ainda não foi esclarecido no país. Especialistas falam das consequências sociais e psicológicas desse cenário.
Narcotráfico ganha terreno na América Central. Tradicional rota do tráfico de cocaína entre a América do Sul e os EUA, América Central também começa a despontar como produtora da droga. Quadro é exacerbado pela corrupção e falta de vontade política.
https://www.dw.com/pt-br/narcotr%C3%A1fico-ganha-terreno-na-am%C3%A9rica-central/a-70335966
Os sinuosos percursos para adoção de crianças na Ucrânia. Guerra iniciada pela Rússia deixou muitas crianças sem pais, algumas foram enviadas para o exterior. O número de adoções vem aumentando. Motivações dos candidatos a pais são diversas.
Justice Dept. charges three men in alleged Iran hack of Trump campaign. Officials warned of persistent efforts by some foreign nations to interfere in the upcoming U.S. election.
https://www.washingtonpost.com/national-security/2024/09/27/trump-iran-campaign-hack-indictment/