fbpx
Fundação Podemos
/
/
/
Clipping Internacional de 20/05 a 24/05
Ebrahim Raisi, presidente do Irã, morreu em acidente aéreo Imagem: Majid Asgaripour/WANA - 18.jun.2021/via Reuters

Clipping Internacional de 20/05 a 24/05

20 de maio – segunda-feira

Irã: Presidente era conhecido como ‘carniceiro de Teerã’, diz professor

O presidente do Irã, o ultraconservador Ebrahim Raisi, morto em um acidente de helicóptero, era um defensor ferrenho da Revolução Iraniana e conhecido como “carniceiro do Teerã” por participar de tribunais da morte com sentenças para fuzilar pessoas.

No dividido Irã, morte do presidente é recebida com luto silencioso e comemoração discreta

O Irã proclamou cinco dias de luto pelo presidente Ebrahim Raisi na segunda-feira, embora a atmosfera silenciosa tenha revelado pouco da reação pública que acompanhou as mortes de outras figuras importantes nos 45 anos de história da República Islâmica.

Qual o impacto da morte do presidente do Irã nos rumos do país.

Ebrahim Raisi sempre esteve perto do poder no Irã e foi amplamente cotado para ascender ao topo.

3 perguntas cruciais sobre morte do presidente do Irã.

O presidente do Irã, Ebrahim Raisi, morreu em um acidente de helicóptero no domingo (19/5), conforme noticiado pela imprensa estatal iraniana.

Sánchez diz que Milei não está à altura dos laços entre Espanha e Argentina.

O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, afirmou nesta segunda-feira (20) que o presidente da Argentina, Javier Milei, não está “à altura dos laços fraternos” firmados entre os dois países.

Promotor do TPI pede prisão de Netanyahu e líderes do Hamas.

Pedido cita evidências de que tanto o premiê e o ministro da Defesa israelense como três líderes do Hamas teriam cometido crimes de guerra. Decisão caberá aos juízes da corte.

Os argumentos de promotor da Corte Penal Internacional para pedir a prisão de Netanyahu e do líder do Hamas.

Karim Khan, o procurador-chefe do Tribunal Penal Internacional (TPI) fez pedidos de mandados de prisão contra o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e contra o líder do Hamas em Gaza, Yahya Sinwar.

Ultradireita reúne líderes mundiais em comício na Espanha.

A três semanas das eleições ao Parlamento Europeu, partido de ultradireita espanhol Vox, hoje representado com quatro cadeiras, espera surfar em uma onda populista.

Taiwan empossa novo presidente em meio a tensão com a China.

Tido como um “perigoso separatista” por Pequim, Lai Ching-te fez apelo por paz. China tem intensificado atividades militares na região e anunciou sanções contra empresas americanas que vendem armas à ilha.

Por que Zelenski segue governando Ucrânia mesmo sem eleição?

Mandato de presidente terminou formalmente nesta segunda-feira, e a eleição prevista para março foi adiada devido à guerra. Constituição indica o que pode ser feito nessa situação.

 

21 de maio – terça-feira

Rússia treina uso de armas nucleares táticas.

Exercício, anunciado publicamente, é recado a Ocidente após declarações que sugerem maior envolvimento de países da Otan com a guerra na Ucrânia.

Com apoio da Europa, países norte-africanos empurram migrantes para o deserto.

Investigação mostra como países europeus dão apoio e financiamento a operações agressivas para deter dezenas de milhares de pessoas todos os anos e soltá-las em áreas remotas.

Milei se recusa a pedir desculpas e Espanha afirma que embaixadora não volta a Buenos Aires.

Crise diplomática entre os dois países começou no início do mês e foi agravada após o presidente argentino chamar Begoña Gómez, esposa do primeiro-ministro Pedro Sánchez, de ‘corrupta’.

Multidão se junta para se despedir de presidente do Irã em cortejo fúnebre na cidade de Tabriz.

O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, anunciou cinco dias de luto pelas mortes de Ebrahim Raisi e Hossein Amir-Abdollahian, que morreram em acidente helicóptero.

Haiti, economia e reforma constitucional: três desafios para o novo presidente dominicano

A crise no Haiti, a manutenção do crescimento da economia e uma reforma constitucional estão entre as questões-chave do segundo mandato do presidente da República Dominicana, Luis Abinader, que venceu as eleições no último domingo.

Homens armados matam quase 40 pessoas no centro da Nigéria

Homens armados a bordo de motos mataram quase 40 pessoas em um ataque contra uma comunidade de mineração no centro da Nigéria, anunciaram autoridades nesta terça-feira (21).

O pedido de prisão formulado contra o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e contra os líderes do Hamas teve a participação da advogada de direitos humanos Amal Clooney.

Ela foi uma das especialistas consultadas pelo procurador do TPI (Tribunal Penal Internacional).

Macacos bugios, uma espécie considerada em risco de extinção, estão caindo mortos de árvores em florestas tropicais no México.

Autoridades investigam se o calor extremo está matando os animais.

Palestinos detidos são ‘algemados a camas e submetidos a procedimento médico sem anestesia em hospitais de Israel’.

Médicos e funcionários de hospitais em Israel disseram à BBC que presos palestinos de Gaza estão sendo mantidos algemados a camas de hospital, vendados, por vezes nus, e forçados a usar fraldas — prática que um médico classificou como tortura.

Por que leilão da mansão de Elvis Presley foi barrado pela Justiça

A neta de Elvis Presley, a atriz Riley Keough, está tentando impedir a venda da mansão Graceland, casa na qual viveu o cantor em Memphis, no Tennessee, Estados Unidos.

 

22 de maio – quarta-feira

 

Colômbia abrirá embaixada em território palestino.

Após romper relações com Israel, presidente colombiano ordena criação de embaixada na Cisjordânia. Anúncio é feito no dia em que Espanha, Irlanda e Noruega anunciaram que reconhecerão Palestina como Estado soberano.

Paris suspeita de Moscou por ataque a memorial do Holocausto.

Polícia da França investiga se pichação de monumento na capital do país pode ter ligações com a Rússia. Autoridades creem que o ato foi mais uma tentativa de desestabilização orquestrada pelo Kremlin.

Por que Vladimir Putin e Xi Jinping não têm mais relação entre iguais.

A mais recente visita de Estado de Vladimir Putin à China, que ocorreu neste mês, foi uma demonstração de força.

O primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, convocou eleições gerais antecipadas nesta quarta-feira (22/5) para 4 de julho.

Sunak também dissolveu o Parlamento. Ele disse que na manhã desta quarta pediu ao rei Charles 3º que dissolvesse o Parlamento em 30 de maio, o que foi concedido para permitir as eleições gerais.

A Irlanda, a Noruega e a Espanha anunciaram nesta quarta-feira (22/5) que vão reconhecer o Estado Palestino a partir de 28 de maio.

Pelo menos 140 membros da Assembleia Geral da ONU, incluindo o Brasil, reconhecem formalmente a Palestina como um Estado.

Alemanha tem recorde de crimes de cunho político e religioso.

Casos motivados por extremismo, antissemitismo, racismo, entre outros, chegam, pela primeira vez, a 60 mil. Dados refletem agravamento das tensões políticas e sociais.

Passagem de tornado destrói cidade e deixa ao menos cinco mortos nos EUA

Um tornado registrado em Iowa, nos Estados Unidos, deixou ao menos cinco mortos nesta quarta-feira (22).

Parlamentares brasileiros e americanos apresentam nesta quarta-feira (22) uma carta de compromisso democrático, num sinal de aproximação entre os deputados e senadores de ambos os países e numa primeira iniciativa de dar uma resposta ao avanço da extrema direita mundial.

A carta é um recado contra movimentos golpistas e um chamado global para a criação de uma mobilização em defesa do estado de direito. O documento foi construído a partir de uma viagem de parlamentares brasileiros aos EUA, organizada pelo Instituto Vladimir Herzog, há poucas semanas.

Uruguai decreta emergência agropecuária no leste por excesso hídrico

O governo do Uruguai decretou emergência agropecuária por excesso hídrico em dois departamentos localizados na fronteira com o Brasil, enquanto mais de 2.800 pessoas permaneciam deslocadas devido às cheias causadas pelas tempestades dos últimos dois meses, informaram as autoridades nesta quarta-feira (22).

 

23 de maio – quinta-feira

 

China realiza exercícios “punitivos” em torno de Taiwan.

Regime de Pequim intensifica atividades militares na região, dias após novo presidente da ilha tomar posse e pedir fim das “intimidações” por parte da China continental.

Bancada de ultradireita do Parlamento Europeu exclui AfD.

Declarações levianas de eurodeputado alemão minimizando SS nazista seguem custando aliados à AfD. Segundo bancada Identidade e Democracia, delegação da sigla alemã comprometia sua “coesão e reputação”.

A “cultura da memória” alemã para além do Holocausto.

Berlim quer expandir o modo de lidar com a história para incluir o passado colonialista do país. A ideia foi recebida com críticas: teme-se que os crimes genocidas do nazismo passem a ser relativizados.

Morte de Raisi não encerra repressão em curso no Irã.

Com leis misóginas e execuções em massa, presidente Ebrahim Raisi teve papel central na implementação do sistema brutal dos aiatolás. Seu legado se mantém: até mesmo o funeral é pretexto para intimidações e prisões.

‘Israel está a caminho de se converter num Estado pária’, diz ex-embaixador israelense

Israel está a caminho de se transformar em um Estado pária se o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu mantiver as atuais políticas e a condução da guerra em Gaza, na avaliação de um ex-alto diplomata israelense.

Dois a cada três nos EUA temem violência após eleição, mostra pesquisa

Dois em cada três norte-americanos dizem que estão preocupados com a possibilidade de violência política após a revanche eleitoral de 5 de novembro entre o presidente democrata Joe Biden e seu antecessor republicano Donald Trump, segundo uma nova pesquisa Reuters/Ipsos.

Preso por ataque contra primeiro-ministro da Eslováquia diz ter agido por razões políticas

O homem acusado de atirar no primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, declarou que atuou por discordar da política de governo e que não tinha a intenção de matá-lo, segundo um documento judicial obtido pela AFP nesta quinta-feira (23).

Brasil e China pedem desescalada de guerra e cúpula com Rússia e Ucrânia

Os governos do Brasil e da China fecham um entendimento comum sobre a necessidade de uma solução política da crise na Ucrânia e sugerem que haja uma espécie de desescalada no campo de batalha, para permitir que haja um processo diplomático. O acerto foi realizado depois de uma reunião em Pequim entre Wang Yi, ministro das Relações Exteriores da China, e Celso Amorim, conselheiro-chefe do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Israel repreende enviados de Irlanda, Noruega e Espanha por movimento sobre Palestina

Israel repreendeu os embaixadores de Irlanda, Noruega e Espanha nesta quinta-feira por causa do plano de seus governos de reconhecer um Estado palestino, disseram autoridades israelenses, desprezando a iniciativa como uma tentativa de “ressuscitar… políticas antigas e fracassadas”.

Alemanha diz que prenderá Netanyahu se houver mandado de Haia contra ele

A Alemanha afirmou que prenderá Benjamin Netanyahu se houver algum mandado de prisão do Tribunal Penal Internacional contra ele e o líder israelense entrar no país comandado por Olaf Scholz.

 

 

24 de maio – sexta-feira

Corte Internacional de Justiça ordena que Israel pare ‘imediatamente’ a ofensiva em Rafah.

Principal tribunal da ONU disse que ‘não estava convencido de que o esforço de retirada’ dos civis palestinos em Gaza seja suficiente para ‘aliviar o imenso risco’.

Tortura e morte ameaçam norte-coreanos deportados da China.

Após arriscar a vida para escapar do regime Kim, desertores vêm sendo repatriados aos milhares, relatam ativistas. Para Pequim, uma jogada geopolítica; para Pyongyang, dissuasão dos descontentes e até fonte de lucro.

China diz que cercou Taiwan para testar “tomada de poder”.

Manobras militares chinesas em torno da ilha entram no segundo dia. Segundo regime de Pequim, militares querem testar capacidade de “controlar territórios chave” de Taiwan. UE e ONU pedem contenção.

Putin quer negociar trégua com a Ucrânia nas linhas atuais do campo de batalha, diz agência.

O líder russo avalia que consegue vender a ideia de que a Rússia venceu a guerra e não gostaria de uma nova mobilização nacional de soldados.

Governo da Ucrânia deseja que Zelenski seja convidado por Lula à cúpula do G-20 no Rio.

Autoridades ucranianas esperam vinda do presidente apesar de possível presença de Putin; Itamaraty diz que possibilidade de convite ao ucraniano não está descartada.

Javier Milei chama Pedro Sánchez de ‘incompetente, mentiroso e covarde’.

Frase foi dita em entrevista ao La Nación, em uma nova escalada de ataques na crise diplomática desencadeada após o presidente argentino chamar a esposa do líder socialista de ‘corrupta’.

UE responsabiliza empresas por suas cadeias de fornecimento.

Nova norma determina que companhias no bloco verifiquem direitos humanos e proteção ambiental em seus fornecedores globais. Elas poderão ser obrigadas a pagar indenizações e multas em caso de violações.

 

 

 

 

 

 

Observação: Esse conteúdo não representa, necessariamente, a opinião da Fundação Podemos.

Compartilhe:
como citar
Últimas publicações
Acompanhe nosso conteúdo
plugins premium WordPress